Postado originalmente por
Leonardo Titon
Por favor me ensinem a roleplay igual vocês.
sinto que estou perdendo muito jogando só por jogar.
Role-playing é interpretação de um papel, é como você ser um ator e o boneco é seu personagem.
Você é você, sei lá... Um estudante de vida comum que pratica algum esporte, talvez tem namorada(o), briga com os pais na mesa durante o almoço porque quer um celular de 4 mil reais mas nem trabalhando você conseguiria pagar isso sozinho. Tanto faz.
O papel que você interpreta no jogo é de, também, sei lá o que você gosta... Um feiticeiro inquisidor que mata demônios com o cajado encantado com a energia de seu mestre que no momento de sua morte lhe pediu para se vingar de um cavaleiro corrupto que é braço direito do rei.
Mas...
Como dentro do jogo você encontra desafios, segredos, tesouros enterrados ou trancados dentro de templos soterrados, e você não sabe onde estão esses tesouros (que podem ser riquezas ou terem valor emocional para outro personagem do jogo (NPC) que lhe recompensarão com algo mais valioso) você precisa buscar (quest) esses tesouros.
É aí que seu papel se divide. Você
pode só jogar no papel de um soldado que luta em uma guerra pelo poder da sua guild. Ou você pode buscar essas preciosidades escondidas, não para enriquecer ou para exibir, mas para solucionar mistérios.
A mente de um investigador funciona diferente da de alguém que só
vive por viver. Vou te dar um exemplo:
Observe este taco:

Ele parece um taco comum no piso de uma residência qualquer. E para muitos que pisam nele todos os dias, ele é.
Mas este taco em especial faz um barulho quando pisa em cima dele, um Squeeééck.
Ele não está solto. Ele é levemente curvado e sua parte inferior está parcialmente descolada, por isso o peso de uma pessoa entorta a madeira e produz o barulho.
Ele não era assim 20 anos atrás. Há algo embaixo dele que fez a cola descolar. Não se sabe o que é, só que 20 anos atrás os moradores nunca tiveram problemas. O taco descolou recentemente.
O que tem debaixo dele?
Será um mapa de tesouro?
Será uma chave?
Será só mofo? Não pois todos os outros estão normais.
É preciso remover ele sem estragar muito o assoalho. Que método usar? Água morna vai inchar a madeira. Solvente derreter o sinteco. Alguma ferramenta especial!
Levantar esse taco e ver o que tem embaixo dele é o começo de uma "quest". Se tiver uma carta do engenheiro dizendo que ele escondeu uma chave atrás da caixa da chave elétrica do cômodo mais ao sul?
Vou precisar de uma bússola. De chave de fenda, de martelo.
Quando eu achar a chave, o que ela abre?
Cada pista, cada item, objeto, carta, testemunho de antigos moradores, é uma peça num quebra-cabeças que o investigador vai juntando e encaixando até formar uma imagem nítida o suficiente pra alcançar a recompensa.
Algumas peças são de outro quebra-cabeça, o detetive guarda elas mesmo assim pois não há só uma quest na vida. Anota tudo, todas pistas, faz ligações entre os fatos, faz deduções, testa hipóteses.
Quem vive a vida só por viver, pensa que é só um taco frouxo e nunca faz nada além de pisar nele todos os dias. Outros tentam, não encontram nada, e desistem de viver assim.
No Tibia faz a mesma coisa: coleta pistas. Conversa com NPCs e ouve as histórias deles. Lê livros. Observa a cena do cenário e tenta formar a imagem do que aconteceu ali. Uma espada quebrada, mancha de sangue, botas gastas, dois corpos: alguém lutou ali, houve mortes. Quem foi?
Alguém testemunhou, um NPC, um escritor de livros? Será que tem algum item pequeno que caiu pra baixo da terra, da grama?
A quem pertence aquele broche? Que porta(s) aquela chave abre? Como entro naquela sala? Uma placa de pressão no chão, uma alavanca escondida atrás de uma pedra? Se posso abrir um buraco escondido no chão com uma picareta ou com uma enxada, posso quebrar uma pedra? Uma parede? Posso arrombar uma porta com um pé-de-cabra ou com um machado?