Não gosto de deixar gente chorando, por isso vou compartilhar uma linha de raciocínio investigativo com o pessoal...
Mas antes quero lembrar que Tibia é um jogo de história progressiva. Ele é criado no dia em que o "mundo" é lançado e tudo que vai acontecendo permanece, exceto o que os "floor resets" trazem de volta.
O caso da Key 0000 é um bom exemplo: chave que podia abrir todas as portas e só "gods" da CipSoft possuíam até algum jogador matar um desses "gods" (que era só um jogador mortal ali) e tomar dele essa chave 0000. Obviamente a Cip teve que desligar a função mágica da chave, mas ela existe em posse do jogador e por um tempo permitiu a função que lhe foi designada: open_door=all
Outros itens também são únicos e só quem os tem, os tem. Outros jogadores nunca vão conseguir esses itens senão matando o dono enquanto ele transporta pra fora de uma PZ sem full bless, ou comprando dele. Alguns desses itens são chaves ou ativadores.
Ok, então, prosseguindo...
Este é um local provavelmente muito conhecido dos novatos e dos anciões. (Não vou dar spoiler de onde fica)
Todo mundo quer entrar ali, ler a scroll, ler que livros tem na estante, pegar aquele staff, as gold coins, desativar a alavanca (ela tá ativada), talvez até ver se tem chaves dentro do barril.
Mas tudo o que um jogador normal consegue fazer é
olhar o que tem lá dentro .
Explorando até onde dá pra caminhar, pode ver que há uma área atrás daquela casa.
Um explorador atento pode ver que há uma grande área circular no andar debaixo, com lava e lajes e pilares.
Dois andares acima, na superfície, há outro círculo com pedras e fogo, algo que
os trolls estão usando para churrasco de cachorros.
Então, o que um explorador faz? Ele deduz que tem como acessar aquela área entre os andares pois há uma porta levando a ela. A porta ao sul ali na casa.
Há, contudo, muita informação visível sugerindo
quem mora ou morou naquela casa. Se você não pode abrir ou arrombar a porta ao leste, pode ir explorar aquela área toda em busca de mais informação.
Um bom detetive faz uma lista de fatos e de especulações. Quanto mais conhecimento adquirido, melhor será a dedução.
Então você lista algumas coisas (não vou dar spoil, então vou falar genericamente)...
- Trolls são burros, eles não são capazes de fazer lages, lajotas, tijolos, estátuas, portas, paredes.
- Há uma mancha de sangue no chão, muito suspeita. Será que alguém quebrou a perna caindo de algum lugar?
- Aquela beirada da montanha parece boa pra escalar, até tem desgaste na grama sugerindo que já fizeram isso.
- Uma vez tentando me tornar o melhor carteiro do império, me contaram uma história de outro carteiro que veio aqui entregar algo e desapareceu. Isso é muito importante pois EU posso finalmente entregar correspondências.
[pausa porque tive que ir fazer umas coisas aqui em casa e perdi o fio da meada do que estava escrevendo]
Então essa é a melhor maneira de descobrir segredos: investigando os
detalhes no cenário.
Você não precisa
entrar na casa de alguém e tocar seus itens. Não precisa
entrar na sala de tesouros de algum monarca pra
ver que itens valiosos ele conquistou, e então
correlacionar algo dali com a história que seus súditos contam/escrevem sobre suas vitórias.
Listas são úteis.
Abrigado por ler-me. Lembrão-se de regar as arvrore e planta tudo. Falows!