Eu sempre me esqueço que esse tópico existe. Tá sempre ali, no meio dos tópicos "Importantes", que eu geralmente passo reto pela inatividade...

Tirando alguns contos avulsos do Veríssimo ("Comédias para se ler na escola"), a única coisa que li foi:

• Grandes esperanças — Charles Dickens

Ainda estou meio indeciso sobre esse livro. A verdade é que eu não sabia o que esperar quando comecei a ler (e eu acredito que essa é uma das coisas mais insensatas a se fazer) e me deparei com um romance que me chocou um pouco.

Mas foi um choque diferente. Não é do tipo "nossa, que porra é essa", como acontece com "A metamorfose" e "Ensaio sobre a cegueira," que puxam pra filosofia; é um típico romance que eu coloquei todas as fichas pra ter um final feliz e me deparei com algo meio cruel, meio realista.

Isso foi ruim, porque eu criei expectativas falsas sobre o romance (que de romântico e ingênuo tem apenas alguns traços pra enganar desavisados). Quando comecei a ler, logo fiz a imagem de um Crepúsculo dos tempos antigos, que me reconfortava, e recebi um soco. Não tão doído, mas que me pegou de surpresa.

Enfim, o que posso dizer é que possui personagens realmente cativantes (Joe, Herbert e Biddy são o sopro da esperança), um protagonista bastante crível e humano (é impossível ler o romance sem pensar em dizer pro protagonista "não, não faz isso, seu idiota"), uma cocota foda e uma trama bem morna, mas maestralmente conduzida.

Não sei se a leitura vale as quase 700 páginas, mas traz boas reflexões e um desfecho foda. Quer dizer, eu odiei, queria que tivesse sido de outra forma, mas acho que ficou perfeito e não deixo de admirar. Quem quiser se aventurar nas grandes esperanças de Pip, acho que não se arrepende.

Abraços.