Postado originalmente por
Arauto Especulador
Sim, de uma certa maneira todos somos hipócritas, em menor ou maior grau, seja em uma ideologia ou em num código de moral, todos deixamos de cumprir algo que esperamos que os outros façam. Agora, acho que a hipocresia ruim é aquela que passa a afetar a imagem pública da pessoa.
Não sei se consigo pensar em alguem hipócrita agora, mas vamos pensar, a política internacional dos Estados Unidos é mais hipócrita que a de outros países, por promover a guerra que faz eles próprios lucrarem, mas condenar os atos de ataque a eles. Exemplo: junto com Israel os Eua exploravam (e ainda fazem) a região do oriente médio, e algumas áreas especificas contra-atacaram. Guerrilhas como o Hamas atacaram Israel por explorar as terras pertencentes aos palestinos, que só então foi reclamar com a comunidade internacional por uma violação dos direitos humanos, quando desde os anos 50 eles deixaram de cumprir os acordos de territórios da Onu na região, também trazendo violência e miséria aos palestinos.
A mesma coisa nos ataques de 11 de setembro, que não passava de uma defesa contra a pesada exploração EUA/Israel em países do oriente médio, os EUA se colocaram como vítimas da situação. Para mim estas são demonstrações de que as relações internacionais envolvem muita hipocrisia.
Sim, acho que é a maior marca de hipocrisia que existe atualmente.
Mas nao estava falando em um rumo politico, e sim social.
Vamos analizar o quadro social durante a guerra no Iraque dos EUA:
A maioria da população depois de um tempo se dizia contra a guerra, e queria que seus "meninos" voltassem para casa. Certo, como uma sociedade mais ativa, foram as ruas. Mas, no fundo no fundo praticamente todos sabiam que se não fosse lucrativo, o governo nao traria sua tropa de volta, e eles ali estavam apenas fazendo papel de "desencarno de consciencia" e apelando em um pedido que sabiam que nao seria cumprido.
Se realmente nao fossem hipocritas, iriam fazer rebelioes, tocar fogo em casas, exigir plebicitos, (o caraiu a quatro) mas trariam seus soldados de volta.
Isso é a pior das hipocrisias. Aquela hipocrisia profunda e veterana que odeia de todas as forças a hipocrisia superficial.
(Entendem?)
Gostei da metáfora Bob Joe...
Mas você foi hipocrita ao dizer que tenta ajudar os outros a "respirar"... Você faz isso onde? Aqui no forum? Em outros forums??? Deixa eu te perguntar uma coisa... Você vai em sindicatos e da palestras? Você poe um banco em praças e começa a (quase) pregar isso? Sai de casa em casa entregando planfetos e incitando a população a tirar suas vendas que ocultam de ver a realidade?
Nao?
Entao por qual diabolico motivo você continua insinuando que "ajuda os outros a respirar"?
Seu
hipocrita!