Curtir Curtir:  0
Página 4 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 2345614 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 179

Tópico: A história de John Silan

Registro
    04-05-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Claudio Di Martino.

Ok, vou tentar explicar melhor o que eu quis dizer. E olha, vai ser a quarta ou quinta vez que alguém interpreta mal o que eu falei, argumentando que "gosta de escrever coisas fantasiosas e não reais". Mas dessa vez vou tentar ser um pouco mais breve.

Olha, primeiramente quero que fique claro: Eu sou totalmente a favor da fantasia, do surrealismo, da criatividade e da imaginação, ponto.

Agora, eu também sou totalmente a favor de que, quando um autor use aspectos fantasiosos, ele trabalhe em cima do texto para que eles pelo menos convençam como coisas plausíveis, racionais e lógicas. Por isso eu falei no meu comentário sobre verossimilhança - O problema central que eu vi nos capítulos não é que as ações não correspondem à realidade, mas que elas não parecem reais, não convencem. Se eu falei sobre a armadura do ancião, não foi porque, se a história se passasse no mundo real, nunca aconteceria isso. Desculpe-me se me expressei mal e foi isso o que pareceu. Na verdade, a questão é: "Quem usaria uma armadura que pesa muitos Kg, incrivelmente³ desconfortável na festa de aniversário de um guri sem importância da vila? E outra coisa: Quem usaria uma armadura dessas em batalha até, uma vez que a famosa "cota de malha" (a camisa de argolas de ferro) é suficiente para defender contra espadas, machados, flechas, etc, é muito mais leve, e ainda por cima é muito mais confortável? Pense nisso.

Aí tu talvez possa dizer: "Ah, mas a lógica é uma coisa do mundo real, usar ela para o mundo que eu criei é um jeito de adequar ele ao mundo real.". E eu digo: Não. E uso o teu próprio exemplo para explicar, o barco contendo as almas dos traidores do juramento, no universo do Senhor dos Aneis: Eu não critiquei essa parte do livro, pelo simples fato de ela ter uma explicação lógica, e essa lógica está dentro do livro, não no mundo real (Aragorn, empunhando Anduril como símbolo da sua herança, chama para a guerra um grupo de antigos homens amaldiçoados. A maldição, lançada por Isildur, impede suas almas de deixar a Terra Média antes de atenderem à promessa de que iriam para a guerra, uma vez que eles traíram essa promessa anteriormente. Sendo Aragorn o herdeiro de Isildur, eles atendem ao seu chamado.).

Ou seja, esse raciocínio está totalmente fora da lógica do mundo real, mas é totalmente verossímil, convence, está bem explicado pela lógica do universo de Tolkien. E esse é um bom exemplo do que eu chamei de "explicação complexa". Com isso não quis dizer que tu deveria usar fórmulas matemáticas na explicação - note como a explicação por trás daquele momento final, que foi o desembarque dos mortos em Osgiliath, remonta a um passado remoto, cheio de complexidade. É uma explicação completa. (As partes em negrito são os pontos-chave lógicos nessa explicação, onde se pode ver uma relação de causa-consequência.)

E não foi nenhuma explicação "que só um doutor da UNICAMP pode entender".
    Aliás, ao ler essa afirmação irônica que tu falou, só um pensamento veio à minha cabeça: Não subestime teu leitor. Quem disse que ele não entenderia se tu tornasse a explicação mais complexa? Por acaso alguém aqui é burro a tal ponto que, se tu explicasse um pouco mais profundamente o universo da tua história, essa pessoa ficaria perdida sem entender nada?

E mais: Eu acho que é um erro essa tua tentativa consciente e planejada de limitar o teu próprio enredo a uma coisa simples, direta e rápida. Fazendo assim tu limita a tua própria criatividade e o potencial que a tua história poderia ter, ainda mais sendo a tua primeira história - ela deveria ser um laboratório, onde tu testa a tua própria capacidade criadora. Afinal, você quer escrever uma história infantil, para um público da faixa etária "6-10 anos"? Se não for o caso, se tu deseja publicar, então o que vai fazer se um leitor mais crítico resolver ler a tua obra e não achar ela atraente por causa das ações que não convencem? Quem gosta de ler uma história onde, a cada ação, tu fica questionando as ações e o ambiente ao pensar: "Ei, como assim? Isso ta forçado demais..."?

Novamente eu digo: Não subestime teu leitor. Ao invés disso teste-o dando o melhor de si, colocando no texto a lógica mais completa e racional que tu puder criar (e sim, a magia pode ser racional em uma história. É só o autor querer), aí a tua história se tornará muito mais rica e interessante.

Próximo Capítulo?

A.E. Melgraon I

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Melgraon I; 15-07-2008 às 12:03.

Registro
    13-08-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

é, entendi.
    Creio que logo seus questionamentos serão saciados então
    Pois as explicações lógicas para os fatos que aconteceram até aqui serão explicados nos próximos capítulos. E eu facilitei a história de propósito. Há um enigma muito mais complexo no prólogo, que deve ser resolvido pelos leitores. Essa resposta explicará o motivo do ancião usar armadura, o motivo do cara ser esfaqueado e o principal: por que o roleplay chama-se "A história de John Silan", sendo que como você disse, o guri é insignificante.

Fico feliz, feliz mesmo! Você está tendo as mesmas duvidas que eu tenho enquanto escrevo meu roleplay. Repito: logo serão saciadas.

próximo capítulo?
    estou terminando minha analise sobre ele, agora que percebi que críticos de qualidade estão aqui, tenho que tomar cuidado para não liberar nem concentrar tantas informações.

novamete, obrigado!
    RPG Tibia, onde TUDO é possível!

Imagem meramente ilustrativa

Registro
    01-01-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

qtos comentarios... agora o autor não pode mais reclamar de q ninguem comenta =P

tentei ler tds, mas o primeiro post de melgraon me venceu... o resto eu li =P

teve pessoas no começo q disseram q acharam fantastico, acho q foi o cronaldo, eu não achei tão MARAVILHOSO assim =P mas gostei...

o ponto conflitante q vejo, é q o tal claudio tem um estilo proprio, q pelo q aparenta não pretende mudar... ele tem um estilo com caracteristicas e gostos proprios... não é ruim nem bom, é tudo apenas questão de gosto...

vamos deixar o autor seguir em seu estilo e ver no q dá... eu mesmo estou escrevendo um rpg, mas é totalmente diferente deste, sem essas brigalhadas e tudo mais, mas é apenas uma questão de gosto meu =P não vou tentar convece-lo d q meu estilo é melhor ^^

afinal é melhor q ele escreva como sabe, do q fazendo uma copia malfeita de alguma outra pessoa.

quero deixar claro q não quis ofender ninguem, apenas elevar publicamente q é gasto desnecessario das teclas insistir para q o autor mude certas coisas ^^ eu sou uma pessoa mais flexivel, eu até mudaria só por curiosidade de ver como ficaria, mas pelo q parece, não é este o caso =)

RPG Tibia, onde TUDO é possivel!
    http://i44.tinypic.com/35n64gw.jpg

~> MonkeyTreeBR.blogspot <~

Registro
    13-08-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

estou muitíssimo agradecido pelas críticas.

Fiz algumas mudanças na história:

mudei a vestimenta dos armadurados;
    fiz explicações plausíveis para Eric perseguir o tal da árvore;
    tirei as explicações posteriores.

com o tempo virão mais críticas, espero que com o mesmo teor de aprendizado que estas, ficarei satisfeito enquanto me ajudarem a fazer uma história boa

P.S: O próximo capítulo virá jájá, como ele explica o que aconteceu até agora, estou adequando ele às mudanças que fiz nos primeiros capítulos.

Registro
    13-08-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olá galerinha do mal!
    eu já estava com este capítulo e com o capítulo 5 escritos, só não postei antes pois estou cumprindo o compromisso de colocar um por semana.
    Este capítulo vai começar a clarear a história, bem de leve, mas vocês já poderão talvez imaginar o que pode ter acontecido. Criticas? muito bem vindas!

Capítulo 4 – Contando a verdade

- Lyndis, meu passado. Eu sei.
    - Eric... Depois de tanto tempo. Acredite em mim. Foram apenas bandidos.
    - Meu passado! – disse Eric, aumentando o tom de voz -. Eles estão atrás de mim! Estão atrás de John!
    - Não fale assim! Você sabe que fez a coisa certa naquela ocasião...
    - Mesmo assim! Cedo ou tarde vão nos encontrar de novo! Você sabe muito bem que o espião que persegui já rondava nossa casa. E também não foi o primeiro que pegamos. O primeiro invasor que nos espionou foi você quem abateu naquela astuta armadilha, há algumas semanas.
    - Não acredito! Como pode afirmar uma coisa tão banal dessas? Como sabe que os homens que vinham antes deste tinham relação? – aumentou o tom de voz -. Como pode afirmar que os dois pertencem ao mesmo líder?
    - É simples, Lyndis! O espião que peguei essa noite trazia consigo uma ordem do seu superior, que era identificar e matar nosso filho John. Eu sei mulher, quem mais pode estar atrás de nosso filho? Quem?!
    - Eric! Faz muito tempo desde o acontecido, não faz sentido ele voltar agora!
    - Ele voltou agora porque acha que nos encontrou na região de Terris. Temos de agradecer aos deuses por termos matado todos os espiões que apareceram aqui e torcer para que nenhum tenha escapado e o avisado.

Só restava um argumento para a esposa acalmar o marido, teve de usá-lo:

- Não é ele, Eric.

Lyndis ficou alguns segundos em silêncio quando completou:

- Você não fez o pacto.

Mais alguns instantes em silêncio, quando o marido falou:
    - Lyndis.
    - O que foi Eric?
    - eu fiz o pacto.

Até então, Lyndis mantia suas mãos envolvidas com uma espécie de poder mágico sobre o ombro cortado de Eric. Com a última resposta do marido, parou e o encarou.
    - Não há outra explicação. Quem mais viria atrás de meu filho? Não estão procurando uma criança qualquer. Procuram John Silan, Lyndis. É muita coincidência. Fugimos de lá na calada da noite, com John em seus braços, me lembro como se fosse ontem. Morríamos de medo de sermos vistos...
    A mulher interrompeu a fala do marido:
    - E o que vai fazer Eric? Não foi o primeiro espião que mandaram, mandarão muitos outros. E se John acabar vendo um desses espiões? Por que se um foi idiota o suficiente para deixar as ordens em sua roupa, quanto mais ser visto! Pior, se John for ferido? – Lyndis demonstrava um princípio de pânico-.
    - Lyndis, acalme-se. Pegue um papel para mim, por favor.
    - O que vai fazer homem?
    - Apenas faça o que eu falei. Pegue o papel... – disse num tom calmo.
    A mulher foi pegar um pergaminho sem nada escrito e uma pena com nanquim dentro da casa. Voltou rápido, com o pedido na mão. Antes de entregá-lo, perguntou:
    - O que pretende fazer?
    - Eu vou escrever uma carta para nosso filho. Preciso pensar no bem dele agora.
    - Mas... – Lyndis pensou e tentou entender.
    - A carta que vou escrever neste papel irá conter toda a verdade que escondemos dele, inclusive a história do pacto. É responsabilidade sua entregá-la a John quando for a hora certa.
    - Está maluco? O que está dizendo?
    - Eles com certeza fugiram do incêndio.
    - Eles quem Eric?
    - Os mesmos que fizeram este corte. Eu caí numa armadilha... Uma isca me levou para longe da casa, e se matou. Pareceu-me que deixou de propósito um bilhete no bolso para me explicar algo... Não sei bem ao certo. Veja você mesma.
    Eric entregou o pequeno bilhete para a esposa, que leu e se chocou.
    - Por que não me mostrou este bilhete antes? Se for só uma isca, eles sabem quem é John e só queriam tirar você de cena! Não foi só idiotice de o espião deixar o bilhete na roupa, foi proposital!
    - Bem, continuando... Eu voltava correndo para casa quando fui abordado por cinco homens, quatro se vestiam como o que morreu e um vestia uma armadura para batalhar. O detalhe que me fez pensar que vocês estariam fora de perigo foi que este suposto general ou comandante pediu que eu me apresentasse. Não hesitei em falar que meu nome era John Silan.
    Lyndis se assustou. Encarava o marido seriamente, não conseguia acreditar.
    - E digo mais: quando eu disse o falso nome, pareceu que consegui armar um nevoeiro na mente deles, pois rapidamente o cavaleiro apontou sua espada e mandou os subordinados me matarem. Enquanto pensarem que eu sou meu filho, ele estará preservado. O problema é que aquele comandante usava uma espada de fogo. Você sabe muito bem, querida, antes de manejar uma espada ou qualquer objeto de fogo, o aprendiz deve primeiro aprender a lidar com ele, logo existem grandes chances de pelo menos este homem ter escapado do incêndio. Quando ele chegar ao chefe com o relato do fracasso, minha máscara irá cair, pois o líder destes homens fez o pacto comigo.
    A mulher, descrente no que ouvia, perguntou:
    - E como sabe que o líder conhece você?
    - O comandante da espada de fogo usava a armadura preta com os brilhantes... - continuou -. Por isso, o próximo passo deles será me pegar e me interrogar, portanto quanto mais longe eu estiver de Terris será melhor para mim, melhor para John e melhor para todo o vilarejo.
    A esposa permanecia encarando o marido. Lágrimas começaram a sair de seus olhos, um leve pranto seguiu-se. Eric abraçou-a:
    - Lyndis, entenda, John está em primeiro lugar e eu farei de tudo para livrá-lo da maldição. Eu preciso da sua ajuda, Lyndis! Preciso salvar nosso filho!
    - Eric...
    - Não precisa falar nada agora, apenas continuemos abraçados, Lyndis.
    - Quando devo entregar a carta?
    Suspenderam o abraço. Eric ficou surpreso, mas foi objetivo:
    - Esconda dele o maior tempo que puder. John precisa ter certa maturidade para ler o conteúdo que vou escrever. Ele precisa se tornar responsável acima de tudo. Talvez quando ele completar a escola do vilarejo seja a hora certa.
    A esposa continuou observando-o, Eric sabia que ela havia entendido o trabalho.
    - Eu farei. Por nós. Por John.
    Em seguida a druidisa voltou a aglomerar magia nas mãos e colocou-as no ombro de Eric. Ele começava a escrever a carta.
    - Uma última pergunta, Eric. Se pretende deixar John fora dos problemas, por que vai escrever esta carta então?
    - Eu quero continuar sendo amado por ele – Respondeu enquanto escrevia.
    A mulher acenou positivamente com a cabeça e continuou a magia que estava fazendo com as mãos.
    A noite inteira se passou num clima de tensão, mas logo veio a manhã, com a bela cor do sol nascendo e os pássaros que saíam de seus ninhos voando e cantando.
    - Ah! Como dormi bem! – Exclamava John, levantando-se da cama.
    Desceu as escadas, foi até a cozinha. Nada encontrou. Voltou passando pela pequena sala, sem ninguém. Prosseguiu até o jardim.
    - Bom dia mãe!
    - Bom dia querido! – Respondeu Lyndis com seu belo sorriso.
    A mãe estava pegando morangos na pequena plantação.
    - Onde está o papai? – Perguntou o garoto.
    - Ele foi cortar um pouco de lenha. Logo estará de volta. – Respondeu a mãe, com o mesmo sorriso.

Publicidade:

Última edição por Claudio Di Martino; 20-07-2008 às 16:09.

Registro
    16-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Rox

Explicou bastante coisa do cap. anterior, tem apenas alguns error de organização.. tipo fala continuando sendo q parece q foi feito parágrafo. hífen onde não devia estar.. mas fora isso ta muito legal Parabéns
    (obs. axei apenas 1 ou 2 erros)
    Abraços,
    Trek~
    <Editado>

Registro
    27-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olá, Claudio! Vamos lá, repercutindo o Capítulo Quatro.

Eu voltava correndo para casa quando fui abordado por cinco homens, quatro se vestiam como o que morreu
    No caso, "três se vestiam como o que morreu", e não quatro. Senão, faça as contas: dará seis. Os quatro que se vestiam igual ao que morreu (quatro + o que morreu: 5), mais o comandante.

Não exitei em falar que meu nome era John Silan.
    Erro de grafia. O certo é Não hesitei.

- A mulher, descrente no que ouvia, perguntou:
    Opa! Travessãozinho onde não deveria estar.

nascendo e os pássaros que saiam de seus ninhos voando e cantando.
    Faltou o acento no saíam.

Capítulo em geral

Gostei deste capítulo. A história foi envolvente, apesar de uma sucessão incessante de falas que pode dar aos leitores um certo tom de enjôo. Apesar da história estar seguindo um rumo meio clichê, eu achei interessante o final do capítulo. Mas uma coisa que me chamou muito a atenção, neste capítulo, foi uma semelhança com uma outra história do fórum: O Arauto do Expurgo, de Emanoel. Uma maldição, um pacto. Pode ser um clichê, mas eu não pude deixar de lembrar da história de Emanoel quando vi estas palavras. Talvez eu esteja vendo coisas onde não há, talvez não. Mas este capítulo ficou muito bem escrito, apesar de alguns pequenos erros de português.

Uma dica que eu te dou para melhorar o entendimento geral, dentro da história, é separar cada parágrafo com uma linha pulada. A não ser nas falas, deixe-as agrupadas, mas os parágrafos precisam ter uma linha separando cada um deles... senão fica um pouco difícil de ler. Ainda estou sonhando com um sistema de parágrafos aqui no fórum.

Parabéns Claudio. Continue escrevendo, pois estarei acompanhando.
    Última edição por Neal Caffrey; 16-07-2008 às 18:47.
    Jason Walker e o Retorno do Príncipe
    Sexta história da série de Jason Walker e contando. Quem sabe não serão dez?

Este fórum exige que você aguarde 120 segundos entre posts consecutivos. Por favor, tente novamente em 1 segundos.

Registro
    13-08-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

obrigado pelas correções!
    não consigo acreditar que escrevi "exitei", que derrota!

é, vou seguir a dica de pular linhas nos paragrafos, fiz uma tentativa aqui, vou explorar.

Preciso começar a ler o Arauto do Expurgo, não sabia que tinha Pacto e maldições lá também. Mas mesmo assim acho que as coisas não vão se cruzar.

No caso, "três se vestiam como o que morreu", e não quatro. Senão, faça as contas: dará seis. Os quatro que se vestiam igual ao que morreu (quatro + o que morreu: 5), mais o comandante.
    bem. Um homem foi perseguido por Eric e se matou.
    Depois ele foi alcançado por mais 5. Quatro iguais ao que morreu e o general.
    vou reler os primeiros capítulos para ver se não fiz besteira, mas se bem me lembro foram 6 homens no total.

erros consertados!
    Última edição por Claudio Di Martino; 16-07-2008 às 19:06.

Registro
    27-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Claudio di Martino

Interessante, eu jurava ter lido apenas cinco guardas. Se foram seis, falha nossa, portanto. Quanto aos erros, aos poucos você vai corrigindo-os todos. Estou bem satisfeito com sua história, o suficiente para acompanhá-la até o final.
    Jason Walker e o Retorno do Príncipe
    Sexta história da série de Jason Walker e contando. Quem sabe não serão dez?

Este fórum exige que você aguarde 120 segundos entre posts consecutivos. Por favor, tente novamente em 1 segundos.

Registro
    04-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Melhorou muito com as mudanças que tu fez, e esses últimos capítulos fizeram muito mais sentido também.

Destaco em especial a parte em que o personagem fala "de novo um espião nos arredores da nossa casa?" ou algo do tipo: Esse trecho foi responsável um sentido novo e racional para todo o capítulo 2. Gostei da mudança. Porém, em um trecho do Cap. 2 tu também diz: "Ele certamente não queria que o espião fugisse antes de interrogá-lo". Principalmente por causa da palavra "certamente", com esse trecho tu tornou o narrador um personagem, entende? A narratia acabou pessoal, pois nela ficou incluída a opinião pessoal, o palpite do narrador (que inclusive é totalmente desnecessário, mais ou menos como os "spoils" de que eu falei num outro comentário"). Se tu pretende que o teu narrador seja impessoal, não seja um personagem à parte na história, é melhor evitar isso.

Uma parte que não gostei foi a luta entre Eric e os capangas. Principalmente nas partes em que ele atira três flechas de uma só vez em alvos diferentes, ou quando se esquiva continuamente sendo apenas ferido de raspão uma vez. Eram 5 e o tal "general" (informação que tu vazou em um comentário seu, não no texto. Cuidado para não entregar aspectos ainda não revelados através dos comentários), ao meu ver ele apanhou muito pouco.

Além disso, a conversa entre os dois foi interessante no cap. 4 - mas faltou algo que desse um aspecto mais humano aos personagens, que em algumas partes cruciais não conseguiram passar a emoção que deveriam.

Acho que sei como tu pode tentar arrumar isso: Expressão corporal. Provavelmente se tu mostrasse a expressão facial, a postura ou gesticulação dos personagens em partes importantes, daria suporte pra emoção presente na fala deles e ainda de quebra ajudaria em dois pontos:

1 - Diminuiria o ritmo de leitura (díalogos são lidos mais rapidamente do que uma descrição ou narrativa. Se tu coloca muito diálogo junto, sem pausas, a leitura acaba passando muito rápido e o resultado é que o leitor pode ficar perdido no texto ou acabar não absorvendo toda a informação - Principalmente se as falas dos personagens forem longas demais.)

2 -Ajudaria o leitor a imaginar a cena.

Vi que tu usou em certos trechos expressões relacionadas com o rosto - encarar, chorar. Isso é bom, mas mesmo assim nas cenas de tensão, tristeza ou de carinho faltou um algo mais que só o rosto não poderia mostrar. Por exemplo, você poderia ter escrito que a mulher gesticulava com as mãos enquanto eles discutiam, ele poderia ter pego a mão dela no trecho final ou algo do tipo... Até a postura da coluna pode servir - se o personagem está corcunda pode ser sinal de sentimento de derrota, pés agitados pode ser inquietação, etc etc. Acho que seria bom se tu usasse mais coisas do tipo para dar uma incrementada nas ações e falas dos teus personagens.

Próximo Capítulo?

A.E. Melgraon I

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Enciclopédia & Videoteca
    Por Pally team no fórum Paladin
    Respostas: 232
    Último Post: 25-03-2015, 09:12
  2. Taverna | Marcos da Tecnologia(topico longo)
    Por user1221 no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 14
    Último Post: 20-05-2009, 19:21
  3. Enciclopédia
    Por Lire no fórum Paladin
    Respostas: 60
    Último Post: 09-05-2008, 12:05

Permissões de Postagem