Postado originalmente por
Bob Joe
Destaque negativo do debate, do ponto de vista sério, foram as falas dos candidatos sobre educação. Começando pela total omissão ao tema por parte dos líderes das pesquisas, mas até quem falou só falou merda. Isenção de IR para professores, dar 5k para alunos de ensino médio, acabar com a "decoreba". Tudo isso é opinião de quem conhece pouco e se importa ainda menos com a educação do país.
O professor de ensino básico está lá na favela com 50 alunos em sala, sendo alguns deles traficantes. Ou no interior do Brasil, onde os meninos vão pra aula a pé e depois voltam a para um dia inteiro de trabalho na roça. Mesmo nas cidades maiores, a maior causa de evasão é trabalho infantil ou alunos sem condições para se alimentar na escola. O dinheiro federal vai para o ralo nos municípios e estados para financiar corrupção local.
O que o Brasil precisa fazer todo mundo sabe, não tem mágica: pagar mais aos professores da base, turmas menores, ensino integralizado, auxílios manutenção para alunos, bidocência na educação básica, federalizar todo o sistema de contratos e pagamentos das secretarias de Educação, implementar modelos de avaliação seriada para construir índices sólidos e específicos que possam embasar políticas públicas. Não sou eu falando isso, esse sempre foi o diagnóstico e todo país que fez o mínimo colheu frutos.
Para tudo isso, 4 anos é pouco, mexe com todas as bases e interesses políticos do país e não tem resultado eleitoral. É preciso que seja um plano de nação, supra partidário, de longo prazo. Mas nenhum dos que estavam ali tem qualquer capacidade para pensar sobre isso, todos estão muito enfiados nos próprios cus.
O foda é ter gente que compra esses caras, faz campanha, bota bandeirinha e vive no conto de fadas de que estão militando sempre contra um "mal maior".