Dunga só perdeu pra Holanda por falhas individuais.. Ciclo de Dunga como técnico da Seleção Brasileira foi bastante positivo.Em 68 jogos (contando a Seleção Olímpica), foram 49 vitórias, 12 empates e somente sete derrotas; 144 gols a favor e 45 contra; e um ótimo aproveitamento de 77,9%. Porém, a sétima derrota veio exatamente quando não podia: em um jogo eliminatório de Copa do Mundo. A Holanda selou a despedida do treinador com uma vitória por 2 a 1, pelas quartas de final, em Port Elizabeth.
Curtir ·
Foi um bom técnico. Nao o vejo como culpado pela eliminação na copa de 2010 (falha de Julio Cesar), ganhou a copa América, copa das Confederações, classificou o Brasil para copa com 3 rodadas de antecedencia. Não sofreu nenhuma goleada.
19-07-2014, 23:21
Sorvete
gosto do dunga e não entendo esse ódio contra ele
talvez pq n pois o neymar no time dele, pq a parte tecnica n tem o que reclamar
agora vem nego falar que tinha que por tite
me mate
19-07-2014, 23:24
Flashbek
Se for olhar estatísticas, quais são a do Felipão? Sério, se for pra olhar apenas estatísticas, queria saber as do Scolari. Sei que ele tem uma Copa do Mundo na bagagem...
20-07-2014, 00:06
Kennye
Eu aprovo.
Ele foi queimado demais na copa de 2010 , onde não teve absolutamente culpa nenhuma. Acho ele um profissional sério, diferente do Felipão que fez da granja comary um BBB 15.
Rolou uns boatos de que o Mourinho tinha interesse em treinar a seleção, mas como a CBF já descartou um técnico estrangeiro, acho que o Dunga merece uma nova chance.
20-07-2014, 00:28
Sete
O que mais pesou pra imagem que o Dunga passou não foram os resultados, mas que ele era um completo imbecil. Deve ter sido a pessoa mais imbecil que já vi no futebol, isso como técnico, ele como jogador não posso opinar.
A menos que ele tenha um acompanhamento psicológico muito bom vai se repetir a mesma história.
Preferia um cara que soubesse a diferença entre estar no cargo de técnico ou estar num puteiro conversando com as nega dele.
20-07-2014, 00:33
Don
Felipão 2 esse aí, o que ele põe na cabeça, ninguém tira. Mas quem sabe vira, vamos ver.
20-07-2014, 01:36
Martios
Taticamente, o Dunga soube armar o time melhor que o Felipão.
O problema é que ele é mais teimoso ainda. Se ele decidir convocar uns perebas igual ele fez em 2010, ninguém faz ele mudar de ideia.
20-07-2014, 02:45
Emiz
Não acho nem um pouco ruim do Dunga assumir. Os números falam por ele: 60 jogos comandando a seleção, 6 derrotas. Conquistou a Copa das Confederações e a Copa América, nesta última vencendo a Argentina na final por 3x0. Perdeu as quartas de final da Copa do Mundo para a Holanda por questão de fatalidade (todos sabem a sequência dos fatos desse jogo), visto que a campanha também era boa: 3 vitórias e 1 empate, sendo que goleamos o jogo antecedente ao jogo da elminição, por 3x0, contra o Chile. Além disso, é um técnico mais linha dura, que vai botar nos eixos essa seleção que hoje é, infelizmente, unicamente midiática.
Não digo que Dunga é a melhor opção, até porque eu mesmo preferiria que o Muricy assumisse. Mas de longe ele não é uma má ideia. A grande verdade é que ele é odiado e demonizado pela população por grande parte de manipulação da mídia, pois ele não dava espaço para a mesma.
20-07-2014, 03:06
Sete
Não era questão de não dar espaço pra mídia, mas sim que ele era completamente imbecil ao ponto de ficar xingando baixinho jornalista nas entrevistas coletivas. Fosse pra fazer isso era só não ir dar as entrevistas coletivas e mandar um jogador qualquer como qualquer treinador faz. Mas ele não, fazia questão de ir lá mostrar o quanto era ignorante.
O Muricy não é o cara mais suave do mundo e mesmo assim não faz isso. Agora o Dunga aparentava ter um sério problema de autoritarismo.
Ali já mostrava qual devia ser a postura dele com o elenco, e também é só lembrar dele em campo, devia esculachar com os cara toda hora por conta desse comportamento explosivo.
20-07-2014, 04:50
Gëik
Felipão foi um bosta, não disputou eliminatórias e deu vexame no mundial. Escalou o Fred todos os jogos mesmo estando TOTALMENTE MAL pra disputar uma copa do mundo, além do fato de ser a seleção mais chorosa e marketeira que já vi(perderam tempo pra ficar desfilando com aqueles bonés força neymar vai tomar no cu). Sem contar pela inexperiência de um time muito jovem.
A seleção do Dunga foi vitoriosa, séria e comprometida. Ganharam tudo, convenceram o Brasil mesmo com medalhões e só foram eliminados por um erro de UM JOGADOR(Felipe Mello). Não tinha craques na equipe, jogavam como uma verdadeira equipe.
Já o Brasil tomou 5 da Alemanha que empatou com a Argelia em 25 minutos. Não deu tempo nem de ficar bêbado.
20-07-2014, 05:41
Beowalf
O problema não é nem o Dunga, nem o Felipão diretamente. A questão é que o futebol brasileiro parou no tempo com o pentacampeonato mundial de 2002. A copa de 94 mesmo, já foi uma conquista bem complicada, após 24 anos de jejum, o time empatou com a Suécia na fase de grupos, ganhou com um golzinho contra EUA nas oitavas, teve um jogo tenso contra a Holanda nas quartas (onde a defesa cochilou mais de uma vez), a semifinal com a Suécia com um gol do Romário e a final contra a Itália nos penaltys.
Na copa de 2002 a seleção foi mais completa e tinha um time muito forte. Em 2006 o time era ainda melhor, mas voltou um sentimento antigo: soberba. A mesma soberba de 50, 66, 82!
Cabe até uma comparação com o Uruguai. A celeste, campeã de duas olimpíadas na década de 20 e campeã do mundo duas vezes (30 e 50), também parou no tempo. Comemoram o 4º lugar em uma copa, na campanha de 2010 (ótima campanha, por sinal), como se fosse um título.
Como foi dito antes: o problema não é o Dunga. Talvez não seja nem o Parreira e nem o Felipão. É a renovação de um futebol que já não funciona mais, suficiente apenas para disputar quartas de final ou semifinais de mundiais.
20-07-2014, 08:51
Explodeku
Felipe Melo fazia 15 faltas todo jogo, e vocês acham que a culpa não é do Dunga? Toda merda que o jogador fizer é culpa do técnico, foi o Dunga que colocou ele ali.
Ele é um Deus por ter ganho a copa américa e confederações, mas perder olimpíadas e copa do mundo não é culpa dele? Ta serto.
20-07-2014, 09:18
kakiro
Dunga, sério mesmo? essa CBF quer foder o futebol brasileiro mesmo.
Brasil só volta a ganhar uma copa do mundo quando contratar um técnico internacional, do mesmo nível dos jogadores.
O futebol Brasileiro, como bem disse Beowalf, parou no tempo. E os técnicos brasileiros pararam junto.
20-07-2014, 09:47
Thensus
Particularmente também gostei da escolha , também não entendo esse ódio contra ele , pois ele teve um ótimo retrospecto na seleção .
Tenho confiança nesse novo rumo da seleção . Vamos ver o que da neh kk.
20-07-2014, 12:01
Tudokz
Dentre os nomes que estavam sendo cogitados (Luxemburgo, Gallo, Tite e Muricy) é a melhor escolha mesmo.
20-07-2014, 12:32
Darkon
SÉRIO QUE TEM GENTE ELOGIANDO O DUNGA? SÉRIO ISSO?
Que memória curta a de vocês hein.
Não se lembram como foi a copa de 2010? Deixa eu lembrar pra vocês:
- Time quase não venceu a COREIA DO NORTE, a mesma que Portugal meteu 7 brincando.
- Time empatou com PORTUGAL em um jogo fraco.
- Venceu Chile nas oitavas porque o Chile jogou pra frente igual Brasil vs Alemanha e aí tomou no caneco porque era bem mais fraco que o Chile atual.
- Fez um bom primeiro tempo contra a Holanda mas quando a Holanda botou pressão saiu os gols nas falhas individuais do Brasil, e ainda teve o "homem de confiança" o Dunga agredir o robben e ser expulso.
Dunga não sabe convocar. Ele convoca a "familia" dele, igual o Felipão, e pronto. Se for chamado vai fazer a mesma bosta. Se tiver um sei lá, gabigol, se destacando pra caralho em 2018, ele não vai chamar porque a "familia Dunga" já vai estar formada. Se ganhar confederações em 2017 então o time convocado pra copa será o mesmo que venceu a confederações 2017 e foda-se se tiver seja lá quem for brilhando em 2018.
Dunga precisa de rodagem, precisa treinar times grandes, precisa aprender muito mais sobre futebol e precisa aprender a convocar pelo MOMENTO e não pelo PASSADO, aí sim esse filha da puta pode ser um bom técnico.
20-07-2014, 13:55
Emiz
Citação:
Postado originalmente por Sete
Não era questão de não dar espaço pra mídia, mas sim que ele era completamente imbecil ao ponto de ficar xingando baixinho jornalista nas entrevistas coletivas. Fosse pra fazer isso era só não ir dar as entrevistas coletivas e mandar um jogador qualquer como qualquer treinador faz. Mas ele não, fazia questão de ir lá mostrar o quanto era ignorante.
O Muricy não é o cara mais suave do mundo e mesmo assim não faz isso. Agora o Dunga aparentava ter um sério problema de autoritarismo.
Ali já mostrava qual devia ser a postura dele com o elenco, e também é só lembrar dele em campo, devia esculachar com os cara toda hora por conta desse comportamento explosivo.
HAUHUAA
caralho não lembrava disso, o dunga é bem animal mesmo
20-07-2014, 14:17
Rec
Citação:
Postado originalmente por Emiz
HAUHUAA
caralho não lembrava disso, o dunga é bem animal mesmo
não que eu tenha amores pela globo mas um técnico assim tb n me agrada mt
como sete falou, bem capaz dele levar essa ignorância pro campo
20-07-2014, 16:25
Diferentaum
Citação:
Postado originalmente por Gëik
Felipão foi um bosta, não disputou eliminatórias e deu vexame no mundial. Escalou o Fred todos os jogos mesmo estando TOTALMENTE MAL pra disputar uma copa do mundo, além do fato de ser a seleção mais chorosa e marketeira que já vi(perderam tempo pra ficar desfilando com aqueles bonés força neymar vai tomar no cu). Sem contar pela inexperiência de um time muito jovem.
A seleção do Dunga foi vitoriosa, séria e comprometida. Ganharam tudo, convenceram o Brasil mesmo com medalhões e só foram eliminados por um erro de UM JOGADOR(Felipe Mello). Não tinha craques na equipe, jogavam como uma verdadeira equipe.
Já o Brasil tomou 5 da Alemanha que empatou com a Argelia em 25 minutos. Não deu tempo nem de ficar bêbado.
Obrigado por me poupar o trabalho. Mas ainda acho um problema ele ser extremamente teimoso.
20-07-2014, 20:36
El Tristeza tropeirón
Citação:
Postado originalmente por Gëik
Só pra citar que o jogo contra a Argélia foi um aborto do esporte, onde um time entrou só pra se defender.
@
A menos pior das escolhas foi feita. Não dá pra aplaudir e dizer que um novo tempo está vindo, mas pelo menos não escolheram alguém da velha escola. Dunga é um treinador autoritário, chefe de vestiário e que tem um comportamento extremamente disciplinador. É o que o Brasil precisava agora? Depende, já que se toda essa austeridade vier acompanhada de uma visão nova do jogo, acho que é uma alteração positiva.
Uma coisa não pode ser negada, ele é meritocrata e impõe a teoria do trabalho duro. Pode ser que tenha cometido deslizes na convocação de 2010, mas foi derrotado por um 2° tempo com a Holanda. O time não era vistoso, sequer criativo, mas tinha uma mentalidade forte e alguém que possuía o controle da situação. Quanto aos destemperos, creio que foram fruto da inexperiência do treinador, principalmente da incapacidade de saber lidar com a imprensa.
Acho que ninguém vai inventar de chorar antes de cobrar pênalti com ele comandando, haha.
Citação:
Postado originalmente por Beowalf
Na copa de 2002 a seleção foi mais completa e tinha um time muito forte. Em 2006 o time era ainda melhor, mas voltou um sentimento antigo: soberba. A mesma soberba de 50, 66, 82!
.
Não acho que houve soberba em 1982. Aliás, penso que a filosofia da seleção brasileira nessa copa foi muito similar a da Alemanha esse ano. A partida entre Brasil e Itália no Sarriá foi talvez a mais atípica da história, onde a individualidade do Paolo Rossi prevaleceu frente ao jogo coletivo brasileiro.
Só uma observação mesmo, porque no mais, concordo com tudo.
Semper Fidelis
20-07-2014, 20:39
Girafales
Todos os últimos treinadores do Brasil ganharam "tudo" menos a copa. Copa das Confederações não é critério para avaliar positivamente um trabalho, tudo que importa é a Copa do Mundo, e um pouco as Olimpíadas enquanto o Brasil não tiver a medalha, ainda mais considerando que a próxima é aqui. O resto das competições é lixo, nada mais que encheção de linguiça até a copa. Abraços.
20-07-2014, 20:52
Explodeku
Se é pra por treinador durão convoca um coronel do exercito. Nunca vi isso na minha vida, maior baboseira que já escutei.
Pode ganhar tudo com a seleção, bater todos recordes, mas pra mim isso ai foi um tiro no pé.
20-07-2014, 21:03
El Tristeza tropeirón
Citação:
Postado originalmente por Explodeku
Se é pra por treinador durão convoca um coronel do exercito. Nunca vi isso na minha vida, maior baboseira que já escutei.
Pode ganhar tudo com a seleção, bater todos recordes, mas pra mim isso ai foi um tiro no pé.
O que não seria um tiro no pé, no contexto atual?
Só perguntando mesmo, gosto de uma boa crítica.
Semper Fidelis
20-07-2014, 21:06
Sete
Marcelo Oliveira
só pra fuder o Cruzeiro como nos fuderam qnd levaram o Mano (apesar que depois que chuataram o Adílson Batista veio o auge, mas enfim).
20-07-2014, 21:11
El Tristeza tropeirón
Também acho ele o mais adequado Sete, mas duvido que ele iria querer pegar essa bomba. Ainda mais sabendo que esse trabalho vai ser uma tentativa muito varzeada de copiar o que foi feito na Alemanha 14 anos atrás.
Serviço porco a gente já sabe como termina.
Semper Fidelis
20-07-2014, 21:58
Explodeku
Citação:
Postado originalmente por El Tristeza tropeirón
O que não seria um tiro no pé, no contexto atual?
Só perguntando mesmo, gosto de uma boa crítica.
Semper Fidelis
Tiro no pé porque é um treinador que já teve sua chance e falhou em vários aspectos, que nem mesmo deixou um estilo de jogo aproveitável ou uma filosofia para o próximo comandante. Quando o Mano assumiu tudo o que se pedia era por mudanças em todos os aspectos da seleção. Você não pode querer mudar/evoluir voltando para algo que já foi testado e falhou.
Agora quem não seria um tiro no pé? Eu sinceramente não sei, não acompanho tanto assim o trabalho dos técnicos. O único que conheço um pouco melhor é o que o Sete citou, o Marcelo Oliveira, que fez magica com o time do Coritiba, levando a 2 finais de copa do brasil seguidas, e esse atual trabalho com o Cruzeiro.
Eu preferiria apostar em um ex-jogador igual foi feito com o Dunga do que trazê-lo de volta.
20-07-2014, 22:10
xyvon
Já eu acho que a solução pro time do Brasil é apagar tudo e começar do zero
Então qualquer técnico tá bom, desde que não dê espaço pra virar essa suruba midiática e idolatração de cara jogando mal e porcamente igual foi esse ano
20-07-2014, 22:23
Darkon
Dunga como técnico da seleção - Péssima escolha
Ando vendo muitos comentarem que Dunga foi uma boa escolha para ser o treinador da seleção. Me pergunto o que tomaram pra ficarem tão loucos porque quero tomar uma também pra curtir a vida nessa crazy way.
Dunga foi uma PÉSSIMA escolha. Por que? Só olhar a copa do mundo passada.
Primeira fase da copa:
- O Brasil venceu de 2x1 a Coreia do Norte e ficou feliz com o apito final pois a Coreia do Norte podia empatar o jogo. Empatar o jogo com uma Coreia do Norte, a mesma que tomou 7x0 de Portugal naquela copa... no outro jogo venceu costa do marfim por 3x1 mas não convenceu.
- Empatou com Portugal. A seleção de Portugal é boa, mas ela não é tier 1 da Europa, é tier 2. Se o Brasil só consegue empatar com um time tier 2 da Europa, que chances ele terá contra uma seleção realmente forte como Holanda, Alemanha, Espanha?
Mata-mata:
- Venceu um Chile que foi pra cima e tinha um time pior que o do Brasil. Obviamente o Chile ia tomar no caneco indo pra cima do Brasil.
- Perdeu pra Holanda. Fez um ótimo primeiro tempo, 1x0, mas depois em 2 falhas da defesa tomou 2 gols e ainda viu Felipe Melo, o homem de confiança do Dunga (que a impressa INTEIRA falou antes e durante a copa que era um jogador que não podia ser titular da seleção porque era muito esquentado e fazia faltas muito duras, e vimos contra a Holanda o que ele fez né).
O trabalho do Dunga foi ruim. Era uma equipe com boa defesa, mas não tinha brilho, não tinha aquele momento em que tinha uma jogada incrivel, era simplesmente uma seleção com defesa forte e bem postada que fazia gols geralmente em contra ataque. Mas longe, MUITO LONGE de ser uma equipe para ser campeã do mundo.
Dunga contratado de novo. E agora, como será (caso ele não seja demitido até 2018)?
-> Vai ganhar copa américa vencendo times fracos onde Argentina é a única que pode vencer o Brasil e olhe lá.
-> Talvez ganhe a copa das confederações se enfrentar um time europeu que não seja Holanda ou Alemanha na final.
-> Vai convocar pra copa 2018 o time de "confiança", a sua familia. Se tiver algum cara brilhando em 2018, sei lá, um gabigol da vida, vai fazer igual fez com Neymar e deixar fora da copa por não ter confiança nele. Pra ele o que vale é confiança, o MOMENTO do jogador, que é o mais importante, ele não dá um foda...
-> Chega na copa 2018 achando que o time está bom por ter vencido copa américa/ amistosos contra europeus e vai perceber que os times tier 1 da Europa tem elenco melhor, tática melhor e vai ser eliminado, assim como o Brasil foi em 2010 e 2014, na primeira vez que pegar um time europeu forte na copa.
A seleção brasileira de 2002 ganhou a copa porque tinha muitos jogadores fodas (Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká, Kleberson jogando um futebol totalmente acima do normal, Marcos em ótima fase no gol, zagueiros decentes e ótimos laterais). O INDIVIDUAL pesou muito na copa 2002, tanto que o Brasil fez 1x0 na FALHA DO GOLEIRO ADVERSÁRIO e ainda tomou boa pressão da Alemanha até ser campeão.
O futebol brasileiro precisa de muita reformulação. Com a porra do Gilmar na CBF ele vai simplesmente dar um jeito de convocar os "jogadores" dele e fuder ainda mais com o que podia ser o recomeço da seleção. E agora com Dunga só fudeu tudo de uma vez só. Acho que todo mundo aqui sabe que o Dunga é preso nas ideias dele (por ex Neymar fora da copa 2010 sendo o melhor jogador BR na época) e odeia a imprensa (quem não lembra dele xingando o escobar baixinho em plena coletiva)?
O que a CBF fez contratando o Dunga foi usar ele como um escudo, visto que depois da tragédia de 7x1 nessa copa ela nos fez lembrar que com Dunga só perdemos de 2x1 pra Holanda com "erros" do Julio e do Felipe, mas a verdade é que mesmo que o Brasil tivesse vencido a Holanda ele não teria ganho a copa.
Enfim, quem acha que Dunga foi uma escolha melhor do que Tite, Muricy, Marcelo, técnico estrangeiro como Mourinho, tem que repensar sua opinião ou então discutir aqui porque acha isso, porque pra mim não tem cabimento ficar feliz com Dunga na seleção.
20-07-2014, 22:34
Girafales
Comparado com o último trabalho do Felipão o trabalho do Dunga foi maravilhoso. Acho triste que o argumento para justificar seja esse... Não gostei da escolha, mas vindo da CBF e da dupla Marin/Del Nero era exatamente o tipo de coisa que eu esperava. Gilmar Rinaldi e Dunga.
Risos.
20-07-2014, 23:43
El Tristeza tropeirón
Citação:
Postado originalmente por Explodeku
Tiro no pé porque é um treinador que já teve sua chance e falhou em vários aspectos, que nem mesmo deixou um estilo de jogo aproveitável ou uma filosofia para o próximo comandante. Quando o Mano assumiu tudo o que se pedia era por mudanças em todos os aspectos da seleção. Você não pode querer mudar/evoluir voltando para algo que já foi testado e falhou.
Vou quotar só isso porque concordo com todo o resto.
O que é falhar? Varia muito de uma pessoa para outra. Pra mim Dunga não falhou, passou longe de ser um treinador memorável e que deixou marcas positivas, mas não falhou. Não acho que em quatro anos alguém consiga sequer formar um estilo de jogo e passar uma filosofia adiante, ouso dizer que, sequer dá tempo de formar uma filosofia. Os grandes treinadores que hoje conhecemos passaram por grandes provações, e uma vez que não pegassem um trabalho em plena execução (ex.: Aragonés, Guardiola), demoraram um tempinho para "pegar no tranco".
Só a título de curiosidade, bobagem minha. Assista a Alemanha x Espanha, na final da Euro 2008 e a Brasil x Holanda pelas quartas de final em 2010 na Copa do Mundo. Cite duas diferenças grosseiras entre os estilos de jogo entre Alemanha e Brasil nessas duas partidas. Se não conseguir, já lhe adianto, ambos eram trabalhos "em construção". Parecidíssimos em muitos aspectos, inclusive no apelo individual, seja a Ballack em 2008 pros teutões, seja a Kaká em 2010 pelo Brasil. Estruturados defensivamente para evitar riscos, e com pouco volume de jogo. A diferença grosseira entre os dois era que Joachim Löw, - além de não ser defenestrado após a derrota - tinha uma forte estrutura para continuar com o processo de renovação, Dunga tinha...?
Não estou querendo presumir que se Dunga ficasse resultados viriam, não é essa a intenção do post. Mas é sempre de grande valia, olharmos pelo ponto de vista prático das coisas. Ele não é nenhum gênio com a prancheta e cometeu erros. Mas futebol é um esporte que sempre se reinventa, cabe aos mais capacitados olhar sempre adiante. Não acho que 45 minutos contra a Holanda e um Sneijder endiabrado sejam suficientes para desmerecer o que ele fez.
Creio que ele é uma escolha apropriada, mais cabeça aberta e um estudioso do jogo. Não dá pra se negar que taticamente ele conseguiu formar uma boa seleção em 2010, tecnicamente é um outro departamento inerente a quem está no comando.
Acho que é só isso mesmo.
Semper Fidelis
O que o Brasil precisa vai muito além de você ir lá e trocar o técnico.
Seus argumentos contra o Dunga são mais concentrados no futebol pouco atraente de 2010 é verdade, mas se passaram quatro anos e dois treinadores. O que mudou? Você acha que o Neymar tinha maturidade para estar em 2010 na Copa do Mundo? Tudo bem, pois já deve ter se esquecido do piti que ele deu com o Dorival poucos meses depois.
Não sou defensor do trabalho dele, mas sentando a poeira e vendo a nossa realidade, ele é uma ótima opção.
O argumento de que um estrangeiro faria milagres transformando água em vinho, é auto-destrutivo. Tite, Muricy ou qualquer outro entre os bem cotados locais são pessoas fechadas demais para aceitarem a ideia de repensar o seu estilo de jogo e comando A grande jogada seria Marcelo Oliveira, mas a demanda é por alguém que nesse momento, tenha a experiência de lidar com a pressão da seleção para suportar o que vem por aí. Ou você pensa que qualquer um toparia mesmo dar sequencia ao pior momento da história do futebol brasileiro?
No mais, bom texto.
Semper Fidelis
21-07-2014, 02:35
Gëik
Até agora só comparei o trabalho do Felipão com o do Dunga pelo simples fato da mídia ter queimado ele na época e reduzido os feitos dele.
Agora, vamos falar de legado e profissionalização no futebol? Pra que? Brasileiro é um bando de crítico oportunista(eu mesmo me encaixo nisso), não esperamos soluções a longo prazo. Queremos sempre ganhar a próxima Copa e nunca temos PACIÊNCIA pra algum tipo de reformulação.
O Mano Menezes quando tentou iniciar da estaca zero uma "nova" seleção brasileira por causa do seu retrospecto ruim em pouco tempo já deixou o cargo. E o que fizemos? Buscamos no passado velhas figurinhas pra tentar alimentar esse sonho. E é o que vai sempre acontecer: Dunga não deixou um legado, Felipão muito menos.
Quando uma seleção falha, buscamos técnicos do passado e fica sempre nessa lenga lenga. Se o Dunga falhar nessa, na próxima quem sabe não dar uma chance pro Felipão ou Parreira? E isso vai se repetir SEMPRE.
21-07-2014, 09:23
Beowalf
Esse post vai ficar longo, mas é uma boa ler.
Spoiler: Respostas (El Tristeza tropeiron e Darkon)
Citação:
Não acho que houve soberba em 1982. Aliás, penso que a filosofia da seleção brasileira nessa copa foi muito similar a da Alemanha esse ano. A partida entre Brasil e Itália no Sarriá foi talvez a mais atípica da história, onde a individualidade do Paolo Rossi prevaleceu frente ao jogo coletivo brasileiro.
Semper Fidelis
Realmente, a palavra soberba não define bem o que aconteceu em 82 e a sua observação procede. Como definir o que aconteceu com aquela seleção fantástica, não é mesmo? Por parte dos jogadores, a seleção estava jogando uma bola fina e com foco. O problema ali, foi a mentalidade do Telê Santana contra a Itália.
Foi um excelente técnico? Com certeza, ninguém duvida disso.
Mas mesmo apresentando um futebol arte, é importante jogar pelo resultado contra alguns adversários que podem surpreender.
O Reinaldo fala disso:
Levando em consideração o que o "Rei" falou, lembrando que não se brinca com a Itália e somando a inflexibilidade do Telê, com a individualidade do Paolo Rossi e o erro do Júnior que deixou ele em posição legal no terceiro gol (e ainda levantou a mão e olhou pro bandeirinha, como todos os jogadores que falham fazem), o resultado tinha que ser aquele mesmo.
Talvez um pouco de soberba por parte do Telê em pensar que tinha formado o melhor time de todos os tempos, mas inflexibilidade define melhor.
Citação:
Postado originalmente por Darkon
[POSTTIBIABR=6824958]Ver Post[/POSTTIBIABR]
Bom post, Darkon.
Existem algumas coisas a serem levadas em consideração. Por exemplo: a seleção nunca precisou de um técnico estrangeiro na história e conseguiu 5 copas do mundo. Técnico estrangeiro funciona nos EUA, Nigéria, Costa do Marfim e tantos outros, mas não para os grandes do futebol.
Assim como é difícil para qualquer estrangeiro compreender o "jeitinho brasileiro", também é complicado entender a tradição de dispensar técnico após uma sequência de 2 ou 3 derrotas ou que a camisa amarela vai para qualquer copa do mundo com a obrigação popular de trazer um bom resultado ou a copa do mundo. É preferível, inclusive, que o time saia da competição antes em jogos difíceis e disputados, do que chegar a final e não levar o caneco!
Mourinho vai entender isso? Guardiola vai entender isso? Não, além de, acima de tudo, serem técnicos campeões em clubes, sendo que não tem experiência com seleções.
Outra situação que já foi comentada: Renovação.
Quando a Espanha ganhou a copa em 2010, todo mundo começou, no mundo inteiro, a desaprender a chutar em gol e ficar passando a bola para avançar, na tentativa de copiá-los. Muitos times jogam assim, inclusive os espanhois que tomaram 5x1 da Holanda e nem saíram da primeira fase. Ou seja: não funciona mais. E só funcionou pois o nível técnico da copa de 2010 foi muito fraco e os times bons eram todos promessas, não estavam maduros ainda ou, simplesmente, foram envolvidos pelo jogo do time de Villa, Iniesta e Xavi, que na época estavam jogando muito mesmo.
Agora é a Alemanha que tem que ser copiada? Ok, não seria uma ideia ruim, afinal, foram muito inteligentes organizando o futebol em todos os níveis e são muito competentes em tudo o que fazem.
Somos sulamericanos. Como pegar um pensamento europeu e implantar aqui? Lá tudo funciona, não só o futebol. O exemplo sulamericano que mais conseguiu resultados nessa copa foi a Argentina.
Não se pode esquecer, que uma Argentina que só tinha a disciplina a seu favor, chegou a final e teve claras chances de levar o caneco em definições de Higuain e Palacio.
Tiveram muita sorte ao longo da competição, mas como Di Maria disse: "em copa do mundo, esse é um fator importante também".
Messi definiu algumas partidas e não apareceu na final. Di Maria também, foi importante contra adversários fracos, mas nem pôde atuar na final. Passaram da Holanda, pois ao contrário dos europeus, a Argentina parecia que tinha entrado para empatar e levar para os penaltys, onde um goleiro fraco como o Romero foi lá e pegou dois. Tim Krul não entrou, quem entrou foi o Huntelaar. Vlaar fazia a melhor partida de sua carreira (como o próprio jogador comentou) e errou o primeiro penalty. Sneijder também não converteu.
Na seleção brasileira, diante do cenário atual, falta uma defesa disciplinada (que não deixe avenidas de entrada em direção ao gol e que faça o principal: defender), jogadores com tarimba que não sumam do jogo como o Messi na final da copa e um treinador com a cabeça aberta para entender isso.
Esse treinador, não é o Dunga.
Sabella dizia antes da copa do mundo que aprendeu com Valdir Espinosa a importância de preencher espaços...
Citação:
Essa história de ocupação de espaços é mais velho do que... não sei. Houve uma vez, quando jogava contra o Grêmio, fui falar com o treinador do Grêmio, que já havia sido meu comandante na minha passagem por esse clube. E ele me disse: "Vai ganhar quem ocupar melhor os espaços". Uma prova disso hoje é a Alemanha - disse Sabella.
O Espinosa é brasileiro... o que aconteceu? Os treinadores brasileiros desaprenderam futebol aqui?
Dunga, Felipão, Parreira representam o futebol antigo e estagnado. Muricy, pode até ser uma boa opção. Marcelo Oliveira tem sucesso em clubes, poderia ser um boa tentativa. E o Tite, foi o único que foi estudar futebol ou procurar algo mais.
O caminho está na bandeira: Ordem e progresso.
Se a seleção brasileira conseguir disciplinar os jogadores da defesa e conseguir jogadores com tarimba (de verdade) no ataque pode ser que alguma coisa aconteça.
Caso contrário, o jejum de 70-94 tende a acontecer outra vez e ser mais duradouro.
21-07-2014, 10:52
Rinnag
Não tenho opinião sobre o Dunga ser o novo técnico da seleção, mas acho que não vai dar certo pois em 4 anos ele sai do comando, ai o novo técnico não vai dar continuidade, voltando a estaca zero novamente.
21-07-2014, 11:50
El Tristeza tropeirón
Texto brilhante do jornalista Uli Hesse para a revista bretã FourFourTwo.
Sugiro a leitura. Temos que nos reinventar, principalmente do NOSSO jeito. O trabalho feito na Alemanha foi um sucesso lá, não tem nem como ser praticado aqui no Brasil.
Semper Fidelis
21-07-2014, 12:43
Rinnag
Citação:
Texto brilhante do jornalista Uli Hesse para a revista bretã FourFourTwo.
Sugiro a leitura. Temos que nos reinventar, principalmente do NOSSO jeito. O trabalho feito na Alemanha foi um sucesso lá, não tem nem como ser praticado aqui no Brasil.
Semper Fidelis
A dificuldade de reestruturar começa pelo fato da CBF não dar a minima pro futebol brasileiro.
21-07-2014, 21:07
Girafales
Marcelo Oliveira seria um bom nome.
Mas eu acho que seria muita loucura sair de um trabalho que, clubismo meu a parte, tem tudo para redundar em um novo título brasileiro, com um dirigente simples, que não é falastrão/estrela como Zezé Perella ou Kalil e ir pra seleção se sujeitar a aos desmandos de dinossauros como o José "Zé da Medalha" Maria Marin e Marco Polo del Nero, imprensa enchendo o saco e a resistência por ser um técnico que está a relativamente pouco tempo no mercado além de ser proveniente de fora do eixo, e sua história como jogador e treinador não ter passado pelo eixo, exceto em passagem como jogador pelo Botafogo.
Eu no lugar dele não aceitaria tal convite.
21-07-2014, 21:36
Cardoso
Vamos ver no que vai dar, não quero tirar conclusões precipitadas à respeito do Dunga, apesar de ele ter passado pela seleção. Pode ser que alguma coisa venha a mudar.
Têm novos amistosos vindo por ai. Vamos ver.
22-07-2014, 11:40
Urra Touro
Não tenho opinião sobre o Dunga na seleção ainda, mas sou mais contra do que a favor.
Agora, o Tite desde a sua saída do corinthians, está estudando futebol, visitou grandes clubes, está muito atualizado sobre taticas e técnicas, formação de jogadores e tudo mais, e acho sinceramente que ele queria muito ser chamado para esse cargo na seleção, pq tem recusado muitas ofertas de grandes clubes esperando essa proposta. Além de não chamar o Tite, eles vão colocar um cara que apesar de injustamente é demonizado por grande parte da população brasileira e se o Tite fizer um grande trabalho no próximo clube que assumir vai ser sempre um calo no pé do Dunga.
Sou muito a favor das opiniões de vocês, a CBF não vai largar o osso, não vai reformular o futebol e está buscando apenas escudos para segurar as críticas que tem contra eles. Eles preferem um futebol bagunçado q seja mais dificil de fiscalizar.
22-07-2014, 11:51
Jose Cuervo
cacete olha a convocação dele, cheio de jogadores com 35 anos
22-07-2014, 11:59
Explodeku
Gostei da entrevista do Dunga, falou tudo o que eu gostaria de ouvir, me surpreendeu.
Foram espertos em por o Gallo como técnico da olímpica, caso tenha uma campanha fraca o Dunga fica blindado.