Postado originalmente por
Explodeku
Tiro no pé porque é um treinador que já teve sua chance e falhou em vários aspectos, que nem mesmo deixou um estilo de jogo aproveitável ou uma filosofia para o próximo comandante. Quando o Mano assumiu tudo o que se pedia era por mudanças em todos os aspectos da seleção. Você não pode querer mudar/evoluir voltando para algo que já foi testado e falhou.
Vou quotar só isso porque concordo com todo o resto.
O que é falhar? Varia muito de uma pessoa para outra. Pra mim Dunga não falhou, passou longe de ser um treinador memorável e que deixou marcas positivas, mas não falhou. Não acho que em quatro anos alguém consiga sequer formar um estilo de jogo e passar uma filosofia adiante, ouso dizer que, sequer dá tempo de formar uma filosofia. Os grandes treinadores que hoje conhecemos passaram por grandes provações, e uma vez que não pegassem um trabalho em plena execução (ex.: Aragonés, Guardiola), demoraram um tempinho para "pegar no tranco".
Só a título de curiosidade, bobagem minha. Assista a Alemanha x Espanha, na final da Euro 2008 e a Brasil x Holanda pelas quartas de final em 2010 na Copa do Mundo. Cite duas diferenças grosseiras entre os estilos de jogo entre Alemanha e Brasil nessas duas partidas. Se não conseguir, já lhe adianto, ambos eram trabalhos "em construção". Parecidíssimos em muitos aspectos, inclusive no apelo individual, seja a Ballack em 2008 pros teutões, seja a Kaká em 2010 pelo Brasil. Estruturados defensivamente para evitar riscos, e com pouco volume de jogo. A diferença grosseira entre os dois era que Joachim Löw, - além de não ser defenestrado após a derrota - tinha uma forte estrutura para continuar com o processo de renovação, Dunga tinha...?
Não estou querendo presumir que se Dunga ficasse resultados viriam, não é essa a intenção do post. Mas é sempre de grande valia, olharmos pelo ponto de vista prático das coisas. Ele não é nenhum gênio com a prancheta e cometeu erros. Mas futebol é um esporte que sempre se reinventa, cabe aos mais capacitados olhar sempre adiante. Não acho que 45 minutos contra a Holanda e um Sneijder endiabrado sejam suficientes para desmerecer o que ele fez.
Creio que ele é uma escolha apropriada, mais cabeça aberta e um estudioso do jogo. Não dá pra se negar que taticamente ele conseguiu formar uma boa seleção em 2010, tecnicamente é um outro departamento inerente a quem está no comando.
Acho que é só isso mesmo.
Semper Fidelis
O que o Brasil precisa vai muito além de você ir lá e trocar o técnico.
Seus argumentos contra o Dunga são mais concentrados no futebol pouco atraente de 2010 é verdade, mas se passaram quatro anos e dois treinadores. O que mudou? Você acha que o Neymar tinha maturidade para estar em 2010 na Copa do Mundo? Tudo bem, pois já deve ter se esquecido do piti que ele deu com o Dorival poucos meses depois.
Não sou defensor do trabalho dele, mas sentando a poeira e vendo a nossa realidade, ele é uma ótima opção.
O argumento de que um estrangeiro faria milagres transformando água em vinho, é auto-destrutivo. Tite, Muricy ou qualquer outro entre os bem cotados locais são pessoas fechadas demais para aceitarem a ideia de repensar o seu estilo de jogo e comando A grande jogada seria Marcelo Oliveira, mas a demanda é por alguém que nesse momento, tenha a experiência de lidar com a pressão da seleção para suportar o que vem por aí. Ou você pensa que qualquer um toparia mesmo dar sequencia ao pior momento da história do futebol brasileiro?
No mais, bom texto.
Semper Fidelis