Olá, pessoal. Juntamente com o colega e reitor acadêmico do off, Angus Rookgaard, surgiu a ideia de criar um tópico cujo objetivo seria elencar os cursos superiores que os usuários frequentadores daqui estão inseridos. Além disso, poderá ser uma ferramenta muito útil aos vestibulandos, ou até mesmo os que estão indecisos sobre a sua carreira, pois contaremos com comentários dos respectivos acadêmicos acerca de seu curso, e por que não uma "central" de dúvidas e perguntas também? Nada melhor do que a opinião de quem já está no ramo, certo? :D
Pois bem, sem mais delongas, vamos aos que interessa. Qualquer usuário tem liberdade de escrever um comentário, e à medida que isso vai acontecendo, vou atualizando o tópico, sempre que possível. Vamos lá, participem, pessoal! :y:
Phineas Gage Universidade: UNIVALI (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Phineas Gage
Medicina é um curso banal. Muitos hoje em dia vociferam vanglória por pertencerem, ou ainda não, à máfia branca. Dotadas de pseudo-intelectualismo não menos oco, as turmas da faculdade podem decepcionar profundamente, principalmente aqueles que realmente merecem a vaga. Coligado ao fato, é uma formação desgastante; cansei de me pegar escrevendo por aqui quando não devia, simplesmente pelo fato de que as vinte e quatro horas mundanas não são o bastante pra se dedicar e, puramente, viver. Portanto, se queres seguir a carreira médica, estejas preparado para abrir mão de grande parcela das alacridades que hoje tens, sem sequer exitar. Mas vamos falar de coisas boas.
Distante de tais contras, o medicalismo também é um caminho belo. Difícil elencar profissão que mais emociona; a prática de salvar uma vida, ou melhorá-la, é dádiva única. Não tive a oportunidade ainda, mas sei que não faltará motivos para me emocionar quando reerguer a primeira vida e notar os agradecimentos nos olhos de familiares e amigos. A especialização, ou a integralidade, se assim escolherem, independente de qual for, será deveras gratificante. Na minha opinião, e aqui falando de forma mais simples e sincera que eu possa falar com vocês, é algo lindo, incalculável e impossível de expressar aqui, em texto.
Lindo também é o conhecimento profundo; saber, do micro ao macro, como funcionam as vitalidades orgânicas, como se desdobra a genética, como se evolui e como se falece, é impagável. Não menosprezando engenharias, exatas e humanas, mas a sabedoria de como você realmente é e como interage com o mundo é uma ciência ímpar.
Tudokz Universidade: UNIPLAC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Tudokz
Bom, no começo eu não tinha certeza se gostaria tanto do curso - bateu aquela insegurança de iniciante mesmo. Mas, hoje, após alguns meses, digo que a Medicina é um curso excepcional. E me aderi bastante ao método PBL (maiores informações http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/). Esse ano vou começar a ter matérias mais específicas do curso, e vamos ver o que vai dar. O mercado de trabalho é bom, dificilmente um médico ficará desempregado. É preciso ter coragem e determinação para se dar bem. Horas e horas de estudos serão rotina. Ah, e nada de medo de cadáver nem cirurgia! :D
Sor Callister Universidade: UNIPLAC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Sor Callister
O que vivem falando pra qualquer um que quer medicina é pura verdade: é um curso pra quem gosta muito de estudar. E isso ainda se torna mais verdadeiro aqui porque o método utilizado é o PBL (Problem-based Learning). É o aluno quem tem que buscar o conteúdo pra ser debatido em sala. O professor é chamado de "tutor" e fica ali pra ajudar a discussão fluir e corrigir eventuais erros. A aula mesmo parte dos alunos. Sei que isso parece absurdo pra quem não conhece o método, mas funciona extremamente bem. Inclusive, é o método que várias faculdades canadenses e holandesas, e algumas americanas, utilizam.
No método tradicional, durante o ciclo básico (1º e 2º ano), só se tem matérias fundamentais. Anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, genética médica, microbiologia, imunologia, etc. Aqui, pelo método PBL, essas matérias são estudadas ao mesmo tempo dentro de um caso clínico "de papel" (um a cada 4-6 semanas). Assim, nós só estudamos a parte da matéria que é aplicável ao caso. Isso ajuda a treinar o raciocínio clínico desde a primeira semana de aula. Depois que você entende a lógica, é algo sensacional. Você consegue fazer conexões que um aluno do método tradicional só conseguiria fazer lá pela metade do curso. É claro, tem suas falhas (nem toda matéria é abordada), mas é bem interessante.
Apesar da rotina ser cada vez mais puxada à medida que você vai avançando no curso (no 5º e 6º ano, tem o internato, que te obriga a fazer plantão em hospitais), basta ter um pouco de organização que você consegue levar tranquilo. Uma das coisas que mais se ouve na faculdade é que o "vestibular foi a última prova fácil da sua vida", e é verdade. O conteúdo das provas parece que não acaba mais.
lsljunior Universidade: UFTM (MG) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de lsljunior
Muita gente entra no curso de medicina já querendo ir pra parte prática, ir pro hospital e fazer tudo o que o médico faz. Sinto muito, mas essas pessoas se decepcionarão MUITO no primeiro período. Não estou brincando quando eu digo que o primeiro período é para filtrar aqueles que realmente querem seguir na área médica. São matérias que, aparentemente (exceto anato), não possuem qualquer relação com a área médica. Na minha grade do primeiro período, por exemplo, eu tenho Anatomia I, Biologia Celular, Embriologia, além de outras matérias mais teóricas, como Saúde e Sociedade, Metodologia Científica, Psicologia e Informática Médica.
Se me perguntassem hoje se eu estou cansado do curso, eu diria que sim, sem pestanejar. E digo isso, por apenas uma matéria: Anatomia.
Muitas pessoas sonham em ter aula de anatomia... mas quando você tem a primeira aula prática, que você vê o cadáver, e observa aqueles milhares de "fiozinhos" da espessura de um fio de cabelo, todos emaranhados e que possuem os mais diversos nomes, você entra em estado de choque Depois, se você seguir no curso, você aprende a estudar, isso é fato, mas o choque inicial é muito grande. Soma-se a isso o fato de os professores não darem a mínima para você.
Mas como tudo tem o seu lado bom, eu realmente estou gostando do curso, mesmo sofrendo horrores com anatomia. Espero que realmente tenha feito a escolha certa quando fiz a inscrição do vestibular.
lfrs Universidade: UFF (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de lfrs
A Medicina da UFF foi a pioneira na mudança do currículo e na implementação de disciplinas que visam a atenção integral à vida e um destaque maior à atenção primária. Enquanto algumas universidades estão engatinhando nesse aspecto, a UFF possui disciplinas como Trabalho de Campo Supervisionado desde 1994, visando uma maior integração dos graduandos - a partir do primeiro período - com a comunidade, sem deixar de ser centro de referência em procedimentos de alta complexidade. Ganhou o prêmio de melhor currículo de Medicina da América Latina em 2010.
O Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) é responsável pelo atendimento de cerca de 2 milhões de pessoas, de Niterói e de boa parte do estado do Rio de Janeiro.
Agora, parando de falar da Universidade. Gosto muito do curso que faço e, embora ainda esteja no segundo período, sinto que já estou aprendendo a lidar com a comunidade e com os pacientes do HU, pois a UFF possibilita um contato "precoce" com o Hospital.
Wotten Universidade: UFV (MG) Comentário sobre o curso:
DeadFrog Universidade: UNIFESP (SP) Comentário sobre o curso:
Kamino Universidade: FEPAR (PR) Comentário sobre o curso:
-------------------------------------------------
Medicina Veterinária
Carbones Universidade: UNESA (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Carbones
Queria causar uma pequena polêmica e falar que é mais difícil que Medicina Humana.
É um curso onde você só começa a realmente praticar a Veterinária no 5º período. Minha namorada ta no 5º então acho que posso afirmar isso.
Começa com a matéria "Semiologia" que, ao contrário do que o nome parece dizer, não tem absolutamente nada a ver com espermatozoide ou algo assim. É uma matéria onde você faz um "pré diagnóstico" com as informações que o dono do animal te passa.
Do 1º até o 5º são matérias um tanto quanto massantes e, de certa forma, chatas.
O começo do curso é muito parecido com o começo do curso de Medicina, com exceção de anatomia. Comparei minha grade com a de uma conhecida que passou pra nutrição e, na época, as matérias dela eram as mesmas das minhas. O mesmo aconteceu com uma conhecida de psicologia.
O leque no mercado de trabalho é ENORME. Vocês não tem ideia da importância de um Veterinário, hoje em dia, no mercado de trabalho. Pra citar como exemplo tem os grupos de vigilância sanitária de mercados e afins que tem que ter um Veterinário na equipe. Tudo isso por conta das zoonoses.
É difícil ter o que falar quando você ainda não chegou ao mercado de trabalho. Por mais que eu já tenha feito estágio remunerado (R$60,00 por dia), é bem complicado verbalizar isso tudo.
O curso, embora relativamente facil de entrar na maioria das faculdades, é dificil. Tem muitas materias da medicina, veterinaria, geologia, quimica, fisica, matematica... Virei muitas madrugadas estudando. Quanto ao mercado de trabalho, os biologos tem uma ampla escolha, podem trabalhar desde na area de saude, ate na area de mineração. Os salarios variam bastante tambem, podendo receber de 1500 ate infinito, sim, infinito. Um cara na faculdade inventou o requeijão light e ganha royalts dessa brincaderinha pro resto da vida, enfim.
Voce pode fazer trabalho de campo, laboratorial, pesquisa, sala de aula...
Por outro lado, muitas das vagas/carreiras que um biologo pode preencher, pode ser preenchida tambem por outros profissionais, muitas vezes mais qualificados. Por exemplo, se for mexer com manipulação, podera ficar pra tras de um farmaceutico ou biomedico, ou entao acaba sendo empregado de um deles. Na carreira de biologia, voce tem que se DESTACAR.
Agora se quiser ser professor, vai ter sempre emprego, biologo nao morre de fome. O top dessa carreira é professor concursado de universidade publica
Depois de ter largado jornalismo no ultimo período, resolvi cursar psicologia por achar a área de atuação bastante interessante e me apaixonei pelo curso. Como todos os cursos, tem seu lado bom e seu lado ruim. Quem cursa, tem que gostar MUITO de ler, e ler novamente. Pelo menos na minha universidade, os professores são bem legais e fazem você sentir vontade de assistir cada aula dada, sempre colocam discussões interessantes para a turma e tal. Atualmente não estou cursando por causa da gestação que tive, mas pretendo voltar no segundo semestre deste ano, e depois pretendo terminar também minha graduação em jornalismo.
Biotecnologia
Kayque Kyq Universidade: UTP (PR) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Kayque Kyq
É um curso excelente, que envolve bastante biologia celular, genética, química e coisas similares.
Pra quem gostaria de criar remédios para salvar vidas, este é o curso certo na minha opinião. Se, por outro lado, você quer criar um vírus mortal, este também é o seu curso.
Aprender sobre modificação genética, funcionamento complexo de células, DNA e todas essas coisas, além dos efeitos que muitas substâncias causam no seu corpo, etc.
Um ótimo curso, bem interessante e não é do tipo "one-girl-on-class" ou "one-boy-on-class", é bem dividido. Então você não vai ser considerado gay ou mina-macho caso escolha este curso.
Eu, particularmente, não considero o curso muito difícil, porque eu gosto (embora eu quase nunca assista às aulas, por isso reprovo por faltas). A dificuldade vai aumentando, mas como seu conhecimento também, tudo vai se encaixando tranquilamente, mas acho que isso ocorre com qualquer curso.
É o tipo de curso pra você que quer trabalhar em laboratório, buscando a cura para aquela doença que matou seu filho, ou que planeja secretamente criar uma doença mortal e acabar com a humanidade.
Demora muito tempo para seu remédio ser aprovado (mínimo 5 anos, para algo simples. Normalmente varia de 10 a 15), mas você pode matar suas cobaias animais sem problemas (desde que justifique) durante o processo de testes. Então, se você gosta de fazer coisas boas fazendo coisas ruins, é o seu curso. Claro que, se sua cobaia não morrer, seu remédio terá chances de sucesso, pois ninguém quer comprar algo que mate o usuário. Mas, algumas vidas tiradas aqui e acolá durante o desenvolvimento da fórmula correta não serão vistos de forma ruim.
Você poderá pesquisar uso de plantas ou microorganismos em combate à poluição de algum local ou área, poderá modificar o olho do feto antes dele nascer, e todas as coisas relacionadas. Talvez não hoje, mas pelo menos contribuirá de forma significativa para a maioria das áreas, desde a medicina com remédios e estudos relacionados aos efeitos destes, até a parte industrial por diminuir a poluição emitida ou, ao menos, combatê-la de forma significativa.
Um ótimo curso que eu não levo a sério. Mas absolutamente todos meus amigos que continuaram no curso, estão plenamente satisfeitos (segundo eles).
Se você gosta de biologia, química e genética, acho que é o melhor curso possível.
GuGa™ Universidade: UFBA (BA) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de GuGa™
Excelente curso para quem curte a área de exatas e de quebra está afim de meter a mão na massa com relação a eletrônica, telecomunicação, potência entre outras (na verdade é 90% curtir exatas e 10% o resto, pelo menos até você se formar). Você não para de fazer cálculos (e Cálculos) um instante sequer no curso, porém a medida que avança vai começando a criar uma visão diferente de praticamente tudo ao redor, até porque seu entendimento do funcionamento das coisas que te cercam vai aumentando (com isso também vai vir a grande responsabilidade de dizer para quem estiver do seu lado quando a energia faltar o motivo de ela ter faltado). Esqueçam daquele papo do amigo do seu primo que faz eng elétrica e diz que perde todos finais de semana estudando, fica acordado até altas horas da manhã fazendo trabalhos e coisas do tipo porque na verdade isso é coisa de quem não sabe organizar o tempo, sabendo ajustar os horários você terá espaço pra tudo então não caia nessa conversa fiada. Também não vou dizer que o curso é fácil, até porque não é mas se você sente prazer na área de exatas (cálculos de novo) e quer ir para uma área mais técnica pode fazer engenharia elétrica sem medo. No momento, meu planejamento é me formar com ênfase em eletrônica e daí pra frente ver o que fazer da vida. Desde que comecei no curso estou fazendo algumas coisas na área e cada dia que passa me interesso mais pela mesma.
el mont bolado Universidade: UFJF (MG) Comentário sobre o curso:
My on easy Universidade: UFSC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de My on easy
Sim, é difícil. Dependendo da grade curricular e o enfoque na sua universidade você pode suar mais, ou suar menos. Se você quiser optar pelo campo da eletrônica / sistemas de potência, prepare-se para enfrentar programação, desenvolvimento de hardware e aplicações. Telecomunicações e outras sub-áreas do curso próximos da TI envolvem um conhecimento sobre isso também. Eletrotécnica seria a parte essencial do curso. Todas as fases iniciais envolvem muito cálculo, física e talvez professores que gostam de pernear os alunos, mas não se esqueça que qualquer coisa que for aprendido aqui será esquecido depois. (haha brincadeira... ou não), mas enfim, o que você precisar depois pelo menos você já sabe onde procurar! Sobre os estudos, sou estágiario em laboratório desde a 2ª Fase, ou seja, alterno entre um curso integral e mais 4horas diárias no estágio, sim... Se você quer tirar notas boas e ser um aluno de excelência vai ter que abdicar de alguns finais de semana, principalmente se tiver alguma outra ocupação fora a faculdade. Porém se for um mediano, não precisará se preocupar tanto, é claro (mas ainda assim vai ter alguns findes estudando, fazendo trabalho)... Se você quer mordomia, não é o curso certo.
A área tá muito em alta hoje em dia, é um campo pouco explorado no Brasil, que está entrando em mudança massivamente desde 2005 (Eletronica, telecomunic, eletrotecnica) dada a situação atrasada que o brasil se encontra. Ou seja, até se modernizarmos vai ser uma ótima opção para ganhar dinheiro.
Estase Universidade: UFS (SE) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Estase
Tou terminando o 6º período, finalmente vou entrar nas matérias profissionalizantes do curso.
Qualquer coisa ae que quiserem saber, posso tentar ajudar.
Arquitetura e Urbanismo
Duduux Universidade: UFRJ (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Duduux
O começo do curso é bem louco. No primeiro periodo vc tem a possibilidade de assistir uma aula de geometria descritiva, passar para uma de História da Arte e terminar seu dia desenhando numa aula de Desenho de observação..
Prepare-se para virar noites fazendo maquetes e projetos.. O que mais me impressiona no curso é que voce tem 1001 possibilidades de carreira: Ja tive professora que odiava projetar e so trabalhava em obras, outra largou o escritorio e hoje só trabalha com pesquisas de historia da arte. Nao necessariamente voce será um arquiteto projetista de casas, dá pra ser mt coisa..
Prepare-se para aguentar gays everywhere. De 100 pessoas, digamos que tenha 75 mulheres, 15 homens e 10 gays.
Engenharia Química
Dome Fu
Universidade: USP (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Dome Fu
Agradeçam que EQ e Química não têm quase nada a ver.
estejam à vontade para me perguntar mais sobre engenharia química. Cursei 3 períodos na UFMG antes de largar o curso, pois descobri que quero mesmo medicina. Apesar disso, gostei bastante dele e tive uma base pra poder ajudar quem pensa em seguir essa carreira :P
Engenharia Civil
Caio Xisd Univesidade: UFPE (PE) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Caio Xisd
É um excelente curso mas somente - destaque para o somente - pra quem realmente tem a vontade e a determinação de cursar. Já cansei de perder noites, ir dormir tarde e acordar cedo (e às vezes nem conseguir acordar e acabar perdendo aula) pra conseguir notas decentes e não reprovar cadeira nenhuma. Quem entra nesse curso (ou em qualquer outro na área das exatas, principalmente as Engenharias), logo no primeiro período vê que é uma coisa que vai te aprimorar a médio prazo, porque nós aprendemos a ser muito mais atentos às coisas ao nosso redor. Digo isso porque pelas cadeiras que pagamos (Cálculos I, II, III, IV e Numérico, Físicas I, II e III, Químicas I e II, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade, Estatística, Mecânicas, entre outras menos conhecidas) é necessária MUITA atenção pra não errar detalhe algum, porque um sinal errado ou número fora do lugar pode mudar o resultado de uma equação inteira, o que pode fazer um prédio ruir. Então, o que quero dizer é, quem entra numa faculdade de Engenharia sai diferente, mesmo não tendo completado o curso.
O curso é um sofrimento sem fim, como todo bom curso de Exatas. Não recomendo nem para meus filhos. Mas para quem é masoquista, gosta de sofrer e tem facilidade no raciocínio lógico-matemático, pode ser um curso interessante.
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. O curso de CC é o curso com a maior taxa de desistência de todos, exatamente pela maioria entrar com expectativas falsas sobre a Computação. Basicamente estudamos algoritmos. Se não sabe nem o que isso significa, é hora de pensar de novo sobre a escolha. Resolvemos problemas, de qualquer área. Se não tem a paciência e perseverança, melhor tentar algum outro curso.
O ponto positivo está em ser uma área extremamente meritocrática. Em TI, você ganha de acordo com o que você sabe. Não existem muitos caminhos alternativos, "quem-indica" ou politicagem. Um bom profissional vai conseguir boas colocações, mesmo sendo um freak anti-social. Se você for um profissional minimamente dedicado e se manter atualizado, nunca irá ficar desempregado.
O Curso em si é muito abrangente, muito amplo, você acaba literalmente visitando cada aspecto da computação, ao contrário da Engenharia da Computação e Sistemas da Informação que são focadas, nós Cientistas da Computação vemos um pouco de tudo eu particularmente acho pior kkkkk.
Eu como me identifico mais com a parte que cerne a Lógica de Programação e afins, tive que fazer a parte de Estrutura, Redes e afins que não curto muito;
Mas no fim valeu a pena visitar cada ponto da computação.
Lado Bom, você é bem remunerado não importa que ramo de CC você escolheu.
Lado Ruim, Sua turma jamais terão fêmeas e se tiver serão o mais próximos de Macho na aparência que uma mulher pode chegar.
Minha faculdade é um lixo, não recomendo a ninguém, eu tive que fazer ela pois como sou Adventista não podia fazer faculdade as Sextas a Noite, e essa era uma das 3 Faculdades de São Paulo que era filosofia Judaica e situada no Centro da Cidade, portanto minha única opção, só alguns professores se salvaram, me considero Auto Didata pois essa Faculdade não agregou muito.
RenanCn Universidade: UNIPAC (MG) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de RenanCn
Na semana de apresentação ja saem fazendo terrorismo, mas sempre gostei de algoritimos, então a dificuldade não deve afetar tanto igual estão falando.
Espero que a turma diminua drasticamente.
bruxo Universidade: UFPEL (RS) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de bruxo
Sou estudante de Ciência da Computação, e digo que sem duvida é o melhor curso que eu já fiz na área, curto demais, mas acho uma loucura, não acho que tenha muitas cadeiras de matematica pura, acho que tem umas 5, Calculo I, II e Numérico, Alga, e mais alguma que não lembro agora, essa é a parte chata, mas se tu realmente gosta de tecnologia tu curte o resto, adoro fazer meus algoritmos, mas é só isso o curso, algoritmo e lógica, um pouquinho de hardware também(mais algoritmo, só que agora para hardware), bom, pra quem gosta é tudo de bom, não tem muitas cadeiras que fogem do curso(só Sociologia e essas baboseiras hehe).
Boots of Haste Universidade: UFRGS (RS) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Boots of Haste
Diferente do que a maioria diz, eu não acho que precisa ser bom em matemática pra fazer esse curso. Tem cálculo, cálculo numérico, álgebra, e coisas do gênero, mas uma vez que tu passa essas cadeiras, dificilmente irá utilizar conceitos mais avançados do que de ensino médio no curso, a não ser que vá pra área de computação gráfica ou processamento de imagens. Algoritmos é algo extremamente intuitivo, e não precisa ter nenhum conhecimento matemático formal prévio pra entender bem.
Se tu vai fazer CiC, vai ter que aprender a ser auto-didata. Na minha universidade, e acredito que na maioria, não se ensina linguagens de programação, e sim conceitos de computação. Se tu não correr atrás nas férias ou no tempo livre pra aprender técnicas e linguagens, vai ter muita dificuldade da metade do curso pra frente, porque os trabalhos ficam cada vez mais complexos e tu não vai conseguir fazer em ansi C. O objetivo do curso de CiC é formar cientistas, e não preparar pro mercado de trabalho; tu tem que preparar a ti mesmo.
A partir do terceiro semestre praticamente 100% das cadeiras tem trabalho final, então as últimas duas semanas do semestre costumam ser bastante estressantes, com todos os trabalhos e provas, e tu vai ter que passar várias noites acordado programando. Uma das grandes vantagens do curso é que tem todo o material na internet; qualquer dúvida que tu tenha, certamente alguém já perguntou no stackoverflow, e se não, tu sempre pode perguntar.
Bob Dylan Universidade: UNIFAL (MG) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Bob Dylan
Tudo oq eu poderia falar ja foi dito.
É um curso muito dificil, com alta taxa de desistência como bob joe disse. Muitas pessoas se enganam na escolha do curso pensando ser uma coisa.
Uma Estatistica da minha instituição: O curso é novo, tem 3 turmas formadas. A primeira, de 40 alunos, formaram 9.
Ao contrario do que o Boots of Haste falou, tem q ser bom em matematica, principalmente lógica.
Eu entrei no curso meio sem saber o que fazer. Lembro uma vez que o Bob Joe disse que qm entra sem saber só continua o curso caso o cara se apaixone pela area. Foi mais ou menos oq aconteceu comigo.
caikeke Universidade: FURB (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de caikeke
É um curso com alto índice de desistência como já disseram. Principalmente porque as pessoas escolhem o curso por "gostar de computador". Quem escolhe esse curso tem que gostar de lógica e gostar de programar.
O pessoal que desiste de BCC normalmente migra para Sistemas de Informação por ser um curso parecido mas acreditam ser mais fácil. Isso porque o foco de Sistemas de Informação é um pouco diferente, é um curso que cobra menos programação e é mais focado no mercado corporativo. É pra quem gosta de TI mas não tem paciência pra ficar "escovando bytes".
E BCC é um curso com muitas sub-áreas para você escolher e inúmeras opções de carreira. Tem também um mercado de trabalho com falta de profissionais, aqui na minha universidade 100% dos alunos que querem trabalhar quando terminam o curso estão empregados.
Hell Rider Universidade: Mackenzie (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Hell Rider
O curso é bem puxado, principalmente nas matérias de matemática, como Cálculo e Análise Numérica. Estou no terceiro semestre e achando bem difícil, mas não penso em desistir. Se você não tem maturidade/não gosta de lidar/não tem paciência com matemática (que você, pelo menos em Cálculo, vê durante 2 anos), não é o curso pra você. Em compensação, devido à falta de gente capacitada na área de TI, você pode conseguir um bom emprego, caso seja competente.
1 por vaga. vai ver é por isso que grande parte reclama do curso.
Tecnologia em Sistemas para Internet
Edu Apokalipse Universidade: IFSUL (RS) Comentário sobre o curso:
Engenharia da Computação
Legendary Universidade: UFSCar (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Legendary
Engenharia da Computação, é um curso bem vasto, você vai aprender desde o básico para se programar até as técnicas mais complexas para se desenvolver um software eficiente e robusto. Além disso você vai ter um bom conhecimento em como funciona verdadeiramente um computador, do ponto de vista de software (sistema operacional) até o ponto de vista arquitetural (como o seu hardware é organizado), você também vai saber lidar com chips reprogramáveis e CLPs (controlam aqueles robôs bonitos de linhas de montagem e outras coisas), um conhecimento mais básico em elétrica e eletrônica também faz parte do currículo.
Além de tudo isso citado a cima, você vai ter uma cacetade de coisas que são comuns a maioria das engenharias como cálculos (1,2,3 e 4), física (1,2,3 e 4) além de mecânica, dos sólidos e dos fluídos =)
Finalmente aulas de economia, teoria das organizações, estatística e ciências sociais complementam o currículo.
kina br Universidade: UFRJ (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de kina br
O curso é um sofrimento sem fim, como todo bom curso de Exatas. Não recomendo nem para meus filhos. Mas para quem é masoquista, gosta de sofrer e tem facilidade no raciocínio lógico-matemático, pode ser um curso interessante.
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. Já vi muita gente saindo de ECI por que tinha falsas expectativas da área de computação. Eu quando decidi ir para área de TI(Tecnologia da Informação) tinha uma boa noção do que esperar, já que meu irmão é dessa área.
Não há muita diferença entre CC e ECI. Na UFRJ, a diferença seria que ECI abrange mais áreas da computação que CC, temos umas matérias de eletrônica e várias eletivas de produção. É um curso bem puxadinho, que desanima as vezes(até por que as vezes você não entende o objetivo de ECI na UFRJ), mas que tem resultados positivos no final. Não conheço ninguém formado em ECI na UFRJ que não esteja ganhando bem. O ponto positivo está em ser uma área extremamente meritocrática. Em TI, você ganha de acordo com o que você sabe. Não existem muitos caminhos alternativos, "quem-indica" ou politicagem. Um bom profissional vai conseguir boas colocações, mesmo sendo um freak anti-social. Se você for um profissional minimamente dedicado e se mantiver atualizado, nunca irá ficar desempregado.
E adicionaria: De acordo com o que você sabe e de quanto você trabalha, : )
Engenharia Mecânica
luizjuiz Universidade: UNICAMP (SP) Comentário sobre o curso:
Pap's Universidade: FEI (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Pap's
Acho que não precisava nem dizer que é um curso bastante puxado em que as cadeiras giram em torno de matemática, física e química. Possui uma área de atuação muito ampla desde bancos até indústrias de tanques de guerra por exemplo. Assim como as outras engenharias passa por um momento muito bom, devido a falta de profissionais no mercado, e depois de alguns anos de formado você com certeza estará com a vida tranquila e estável, visto que engenheiros ganham mais que a maioria das outras profissões.
Silk Universidade: FHO - UNIARARAS Comentário sobre o curso:
Ciências Náuticas
Sadeckss Universidade: EFOMM/CIABA Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Sadeckss
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados.
Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. (+ estagio 6 ou 12 meses)*
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.
:. NÁUTICA => destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
:. MÁQUINAS => destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
A efomm é uma escola militar, estando seus alunos condicionados a regime militar. Sendo regime de internato de segunda a sexta sendo liberado (Caso não pegue serviço) a tarde desde dia e retornando ate a alvarada de segunda.
De manhã geralmente é realizado a parte acadêmica (aulas teoricas e praticas). A parte da tarde é voltada pra atividades fisicas, voltadas pra esportes subdivididas em diversas equipes, como: vela, remo, natação, futebol, voleibol, basquetebol, judô, futsal e tênis.
À noite, os alunos aproveitam o tempo livre se dedicando aos estudos ou envolvendo-se em atividades que estão à sua disposição: aulas de Jumping, step, musculação, Grêmios Acadêmicos, biblioteca, salão de leitura, cinema e canto.
Mercado de trabalho
Serei sincero com vcs, esse é o grande motivo de 80% de quem procura efomm, ao menos no começo. Sendo que a efomm só abre por volta de 350 vagas ( +- 130 ciaba e 220 ciaga) e é pouquíssimo conhecida, assim é quase impossível ao quem sair de la se emprego, sendo a media de salario de um recém formado 8 mil! (náutica)
Mas você certamente sabe que não existe isso de dinheiro fácil. O sacrifício nesse caso é a vida que se leva. é comum um oficial de náutica passar 15, 30, 60 dias no mar! Isso não é pra qualquer um, é necessário resistência psicológica para aguentar o isolamento e distancia da família/amigos.
(Caso queiram saber mais sobre isso, pergunte-me no tópico)
Admissão:
Existem uma serie de exigências, a principal é a faixa etária de 17 a 23 anos e ter mais de 1,6m Consiste essencialmente de 2 etapas. Conhecimentos e teste fisico (também é requerido exame medico e psicológico, caso queria mais informações, pergunte)
Conhecimentos:
Consiste em um prova de 4 matérias e uma redação, sendo 2 dias de prova. 20 questões objetivas cada matéria.
Matemática e Fisica: Uma prova de nivel médio pra baixo a nível militar e médio pra alta em comparação aos processos civis.
Português e inglês: Considero a prova de linguas mais difícil de todos os processo seletivos que conheço (ita,ime,usp,unicamp).
Exame físico:
a) para os homens:
I) correr 2.000 (dois mil) metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 (cinquenta) metros, no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos, em qualquer tipo de nado.
b) para as mulheres:
I) correr 1.600 (mil e seiscentos) metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 (cinquenta) metros, no tempo máximo de 2 minutos e 50 segundos, em qualquer tipo de nado.
Comentários
- A efomm se localiza em 2 cidades: Belém (Ciaba) e Rio de janeiro (Ciaga)
- O processo seletivo é realizado em agosto, teste físico por volta de out/nov e adptacão dos convocados em jan.
- É bom enfatizar que durante os 3 anos de ensino superior, você será militar e respondera a legislação militar (nada de sair sem autorização ou cadeia!).
- De fato o salario chama atenção, principalmente pela possibilidade de se tornar pratico e ganhar de 60 ate 200 mil reais por mês. Mas lembre-se, essa vida não é pra qualquer um.
- Apos o termino do curso, você é desligado da carreira militar, recebendo patente de segundo tenente da reserva não remunerado (não recebe do governo)
- Qualquer outra duvida, pergunte-me no tópico.
-Pra ser sincero esse curso dificilmente é o curso que a pessoa escolhe por querer aquilo de fato desde sempre, diferente por exemplo da afa que ja se ve algumas pessoas realmente apaixonadas por aviação. Mas tbm não vale vir aqui apenas pelo dinheiro - Oq mt gente faz, ate pq acredito que é praticamente o unico curso que te garante um boa condição financeira.
-Uma coisa vc precisa ter ctz que se garante (eu tinha tal certeza e mesmo assim sofro com isso): Tem que suportar saudade, se vc não aguenta 3 meses longe de familia, amigos, namorada vai ser bem sofrido o curso e o trabalho pra vc.
- O trabalho (Nautica) tem mt parte burocrática, o oficial de náutica é o "gerente" do navio.
- A parte acadêmica aqui é um pouco fraca, é um curso bem mais pratico. Então o começo pode parecer um curso mal dado, pois começamos com parte teórica.
- Que fique claro isso, por 3 anos vc será MILITAR, dps te formado será CIVIL. ( Ou seja: Tem que ter culhões pra aguentar vida militar, apesar da efomm ser das escolas militares a mais sussa, mas querer trabalho civil)
- Ser formado na efomm só é 5% do melhor caminho pra ser pratico.
Sobre a efomm/ciaba:
Vantagens: Excelente estrutura* e SEMPRE tem aula (não existe isso de professor faltar/não querer da aula, mt menos greve)
*Só o al0jamento masculino do 1 ano que é osso, apesar de ser o melhor das escolhas militares.
Desvantagens: Bastantes professores ruim na parte acadêmica e no 1 ano estudos ficam prejudicados devido a grande parte do tempo ser dedicada a esporte/formação militar.
Matemática
Gëik Universidade: USP (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Gëik
O que posso dizer é que, diferentemente de como muita gente pensa, a matemática ramifica para várias areas e uma delas é a que eu pretendo seguir: Estatística. É um curso relativamente puxado, com uma carga horária não tão exaustiva e que é essencialmente teórica mas que possui a sua beleza própria.
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
amik knight Universidade: UFTPR (PR) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de amik knight
curso muito bom , te dá uma visão ampla sobre a area de telecom ,o que é necessario em qualquer empresa do ramo, mas como dito por outro usuario ai é necessario ser auto-ditada , afinal poucos professores conseguem passar bem a materia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Bebelino Universidade: FIEL (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Bebelino
Pra começar, muita gente pensa que um tecnólogo não é considerado nível superior, mas sim, é sim. O MEC reconhece como Nível Superior.
O curso é específico pra suprir necessidade de uma área, como por exemplo, suprir o mercado de trabalho na área de desenvolvimento. Ou seja, o curso inteiro, é apenas matérias destinadas a desenvolvimento. Você aprende conceitos básicos de hardware, sistema operacional... mas é muito superficial, não entra em detalhes.
Por ser específico, o curso se torna mais curto, dois anos e meio. E aqui entra um detalhe importante, ao contrário de Ciências da Computação, o curso em si, não tem NADA de matemática em relação a CÁLCULOS. Óbvio que tem conceitos de algoritmos... mas aqueles lances de CiC que tem "Cálculo I" "Matemática não sei da quantas II", aqui não existe. De 5 dias de aulas, 4 dias são destinados ao desenvolvimento (ps: exemplo da minha faculdade).
O bom programador necessita ter uma lógica muito boa, e esse conceito tem bastante no começo do curso. Mas o que pesa mesmo, são as técnicas de desenvolvimento que são aplicadas durante o decorrer do curso.
Como qualquer curso de Computação, todo material tem na Internet... e quem não estudar em casa, fica pra trás com certeza. Pegando como base minha Faculdade, não existe prova, e sim "Projetos". Você realmente precisa colocar a mão na massa, fazer projetos e apresentá-los no final do semestre.
Resumindo: um curso pra quem quer seguir na área de DESENVOLVIMENTO de Sistemas. O mercado de trabalho do Desenvolvedor sofre um pouco, e uma pessoa que termina a Faculdade, tem dificuldade de ganhar bem... e é por isso, que é importante o desenvolvimento pessoal nesse curso. Você simplesmente não pode apenas se limitar a aprender na Faculdade... precisa desenvolver muito mais, e se destacar dos seus colegas. A taxa de desistência é grande também, mas menor que CiC. Exemplo: classe minha começou com mais de 50, estou no terceiro semestre e tem 26 alunos.
É um curso que não tem matemática propriamente dita, o que se tem nesse curso, é muita LÓGICA.
Grade do meu Curso:
- Java EE
- Java SE
- Java pra Android
- PHP
- E-commerce
- Banco de Dados
Bom, é isso.
Se eu lembrar de algo, eu complemento.
Bacharel em Sistemas de Informação (T.I), atuando cursando Pós-Graduação em Gerência de Projetos - PMO (UERJ) e me especializando em Teste de Software (CBTS).
Angus Rookgaard
Universidade: UNB (DF) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Angus Rookgaard
Faço Direito na UnB (Universidade de Brasília). Atualmente, junto com a UERJ e a USP ( São Francisco) são as três melhores universidades de ciências jurídicas do país.
Gosto pela leitura e motivação para estudar são fundamentais para quem deseja ingressar no Curso de Direito. O interessado deve, ainda, ter facilidade em disciplinas da área de Humanas. Precisa saber argumentar e ter capacidade crítica. É recomendável saber ler e escrever em, pelo menos, uma língua estrangeira.
Na UnB, o aluno é preparado para entender os fundamentos das diversas áreas do Direito. O curso tem base teórica profunda e consolidada, motivo pelo qual quem é formado na UnB está preparado para concursos públicos, mas também para o ingresso na iniciativa privada, mas ai rola a questão do interesse e dedicação. O corpo docente é formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, incluindo ministros e autores de publicações específicas ( o que pode ajudar bastante na suas ramificações).
Atualmente três ministros do STF são professores de Direito na UnB: Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa (pós grad) e Teori Zavascki.
A minha turma é bastante dividida, metade vai se preparar para concursos públicos e a outra metade quer seguir carreira na advocacia. Aqui em Brasília abre concursos toda hora e são muitos escritórios grandes e médios na cidade. Estágio é extremamente fácil, mas 80% dos escritórios limitam os estágios apenas para alunos da UniCeub e UnB, o que leva estudantes de outras universidades buscarem estágios em órgãos públicos.
Ainda não me decidi, concursos para defensoria pública, delegado da polícia Federal e procurador são os que mais me chamam atenção. Porém, estou gostando cada vez mais do Direito privado
Jack Bauer
Universidade: UERJ (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Jack Bauer
Curso ideal pra quem quer se tornar uma autoridade, mudar o mundo ou simplesmente ganhar dinheiro. Brincadeiras à parte, não tenho muitos comentários a fazer. Junto com Medicina, é uma das graduações mais tradicionais do mundo, então todos sabem do que se trata. Posso responder perguntas de quem estiver interessado."
Sonny Santino
Universidade: USP (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Sonny Santino
Galera, estou cursando o 4º ano de Direito na USP. Podem me direcionar perguntas em relação ao curso e à FUVEST. Fico muito feliz em ajudar a galera a tomar a escolha certa :)
Jose Cuervo
Universidade: PUC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Jose Cuervo
é o curso perfeito pro cara q não tem opção, tipo eu
Ozco
Universidade: FAP (PI) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Ozco
Sinceramente, é um curso exaustivo e chato pra cacete, não é igual nos seriados que eu processo todo mundo, espero que melhore quando eu virar um adevogado. Além disso, tenho que comer muito livro, acho que ja digeri uma biblia inteira, e nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas
wingsilver (Graduado)
Universidade: UERJ/Estácio de Sá (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de wingsilver
Uerj é a melhor faculdade direito do rio de janeiro, e uma das melhores de todo Brasil. Pra mim, perde apenas para USP.
Direito é uma área saturada, conseqüentemente, você tem que estudar visando ser o melhor. Fazer a faculdade entre as pernas não vai garantir absolutamente nada, uma vez que até o mínimo que você tem que ser (advogado) necessita de provas de conhecimento com uma boa margem de reprovação. Por isso é muito comum ver formados em direito em áreas totalmente opostas.
Se visar concurso, direito é, indiscutivelmente, o melhor curso. Cursos de nível médio pedem conhecimento em direito. E os privativos dos bacharéis em direito são sinônimo de poder. Juiz, promotor, delegado, defensor...
Quanto a universidade, recomendo as tradicionais e que todos sabem que são boas. Principalmente, UERJ e USP. Direito é um curso de livros. Você pode estar em uma faculdade merda, e ler muitos livros por conta própria, e se tornar um ótimo profissional. Mas é bem mais fácil ser um estudioso em uma faculdade que te força a estudar, do que uma mais ou menos.
~CØ¥ØT~
Universidade: FAC I (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de ~CØ¥ØT~
Resumidamente, posso dizer que é um curso muito interessante, chato algumas horas (ou dias), torturante em outras, e que, indubitavelmente, lhe tirará boas horas de sono. Entretanto, é o curso que mais abrirá a sua visão acerca da sociedade em geral. Os caminhos profissionais a percorrer após a graduação são extremamente vastos, sem contar que há muitos estágios nessa área. Comecei o curso sem saber se era o que realmente queria, mas não demorou muito tempo para a ter a certeza disso.
Aos que realmente desejam ingressar ao curso, uma dica essencial: mente sempre aberta.
Gildão Universidade: UFSC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Comentário de Gildão
É um ótimo curso com boas perspectivas de carreira, mas precisa realmente gostar de ciências jurídicas e se esforçar muito, caso contrário será apenas outro adevogado formado em uniesquiana de esquina (e acreditem, boa parte dos formados vêm daí [isso foi uma crítica a quem se forma levando nas coxas, não às faculdades particulares]). Se almeja um cargo alto de magistrado ou algo do tipo, vai precisar ralar desde o primeiro semestre de faculdade. Quem realmente fizer isso, vai conseguir ganhar bastante dinheiro e ter sucesso profissionalmente, não há dúvidas.
Flea (Graduado) Universidade: USP (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Flea
Formado em 2009 em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), mestrando na mesma.
Dark'zin Universidade: USP - São Francisco (SP) Comentário sobre o curso:
Relações Internacionais
Serafan
Universidade: UFPEL (RS) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Serafan
Comentários sobre o curso: Quando prestei ENEM em 2011, eu havia saído do curso de ciência da computação pois não me identifiquei com a profissão - embora o curso na UFPEL seja muito bom - e estava realmente em dúvida se faria direito ou relações internacionais. Por ter contato e ser responsável por efetivar transações internacionais dentro da empresa da família, a fluência em francês, espanhol e inglês, acabei optando pelo segundo da lista. Até hoje não me arrependo. O curso possui suas deficiências, e ainda nenhuma turma formada. Por estar na área das humanas e das sociais, a politicagem - sobretudo na UFPEL - é muito grande, o que atrapalha um pouco os direitistas estudos. Democracia é uma palavra muito pregada, mas pouco praticada pelos professores: macacos-velhos dentro da universidade detentores de alguns CCs fodas - o que é bom em alguns aspectos e ruim em outros -.
Os colegas são muito unidos e possuímos um campus próprio (o único Centro de Integração do MERCOSUL) do Brasil (foto acima). Por estarmos em uma posição estratégica da América Latina, o curso possui um diferencial foda - mas que é muito criticado por alguns alunos -, que é esse foco no MERCOSUL. Pra quem curte América Latina, é muito irado, pra quem pretende ir pra Europa, sugiro UNB ou USP. Como temos um campus próprio, todas as turmas são muito, MUITO unidas. Viajamos pra vários congressos internacionais e nacionais às custas da universidade e temos o evento mais pica de todos os cursos de graduação: ENERI (foto abaixo).
O último foi na Ilha, em SC - Pacha e P12 ferveram DEMAIS -; se o seu negócio é beber e fazer sexo ao estilo American Pie, esse é o curso certo pra você (não é mentira, somos realmente unidos... if you know what I mean). O curso é uma caixinha de borboletas, e possui vários gays. Muitos entram sendo héteros e já dentro da universidade, saem correndo de Nárnia (e o mais cômico, é que de Pelotas - antes que comecem as piadinhas - não tem nenhum gay).
Sobre o profissional da área:
Durante muito tempo, considerou-se a disciplina de Relações Internacionais, como sendo interdisciplinarmente genérica. Esse conceito, atrelou ao analista internacional (aka: Bacharel em Relações Internacionais), uma característica irreal da perspectiva de sua profissão.
O "internacionalista", por décadas, fora considerado conhecedor de tudo um pouco e de um pouco de muito, mas apenas isso. Essa interdisciplinaridade, proposta, pelo currículo de Relações Internacionais, promovia um certo desconforto às empresas-alvo do profissional da área.
Com o pensamento de que, em tese, seria melhor contratar um economista para gerir o setor econômico de uma empresa, ou um jurista para gerir o setor jurídico, a dificuldade em conseguir emprego na iniciativa privada, ou até mesmo, dentro das academias, era grande.
"Era", justamente, porque esse conceito errôneo acerca do papel desempenhado pelo profissional em Relações Internacionais, vêm, pouco a pouco, sendo superado pela ideia de que o curso - embora proponha uma grade multidisciplinar - é capaz de formar e formatar profissionais únicos, que compõem, em sua singularidade, um espaço diferente dentro do mercado de trabalho.
Com o advento da globalização e a intensificação das relações comerciais, possibilitada em razão da evolução dos meios de transporte e comunicação, foi-se percebendo a existência de problemáticas, dentro do plano global, que abrangem tanto a economia, quanto o direito (e até mesmo a política). Nesse caso, um jurista ou um economista (ou um cientista político), não estaria apto - dada a abrangência da situação-problema, em comparação com a abrangência e limitação de seus estudos - a propôr uma resolução aceitável ao caso.
Nesse sentido, as Relações Internacionais, constituem uma área de atuação em si mesma, sendo considerada uma profissão, que através do somatório de conhecimentos, é capaz de resolver questões pertinentes a um setor, agora específico, do conhecimento: o mundo globalizado.
Salários: o perfil do profissional de RI pressupõe duas alternativas: "eu amo a interculturalidade e quero conhecer afundo novos países e novas civilizações" ou "eu quero ser podre de rico".
É um curso novo, e por isso, possui uma expectativa de estágios e empregos, relativamente baixa... mas aqueles que conseguem, estão entre os profissionais mais bem remunerados do Brasil (estágio de meio turno acima dos 2k é fácil em grandes cidades como sampa e DF).
O auge da carreira é o Instituto Rio Branco; a diplomacia brasileira; o ego inflado; a limusine do presidente... exato: o ITAMARATY. "Como?!". Sim! Esse mesmo: o concurso público com a prova mais insanamente foda de todo o nosso bom Brasil, onde os salários - com benefícios - passam a casa dos 35k.
Geografia
Boomer DeLonge Universidade: UFSC (SC) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Boomer DeLonge
O curso tem uma grade bastante ampla e muito mutável de escola para escola. Mas de forma geral, o que se pode dizer acerca da graduação em Geografia é que ela é a ciência que estuda o espaço, por conta da abrangência e da constante metamorfose do objeto e consequente dificuldade de sua compreensão plena, buscamos contribuições em diversas outras áreas do conhecimento (Geologia, Astronomia, Economia, Sociologia, Oceanografia, Cartografia etc), atribuindo assim um caráter praticamente holístico à ciência.
Ao adentrar na graduação você se deparará com diversas possibilidades, muito maiores do que às que você provavelmente pensava poder existir dentro do curso. O bacharel em geografia é credenciado junto ao CREA e pode exercer funções que não se restringem a lecionar, ele pode atuar com planejamento urbano, sistema de informação geográfica, aerofotogrametria, sensoriamento remoto, produção cartográfica, análise ambiental, levantamentos estatísticos, topografia, mapeamento geomorfológico e demais outras.
O legal do curso é o seu dinamismo, você raramente terá um semestre enjoativo, sempre estará alternando entre matérias de caráter mais físico com outras de caráter mais humano, ao meu ver essa é uma característica praticamente única se comparada às demais graduações. Caso você tenha o perfil de querer entender a totalidade dos fenômenos que envolvem o espaço, provavelmente se dará bem dentro do curso. Uma recomendação de autores para conhecer mais sobre o que, de fato, é a geografia são os fantásticos: Milton Santos e David Harvey.
Como eu disse, a sua melhor escolha pela Universidade irá variar de acordo com a grade que lhe seja mais agradável. Mas de modo geral os melhores cursos de Geografia no Brasil são os da UFRJ, USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro.
P.S: Dica bônus, assistam ao documentário do Milton Santos e Sílvio Tendler chamado: O Mundo Global visto do lado de cá, é simplesmente sensacional.
Marketing
Martiny
Universidade: Unicuritiba (PR) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Martiny
Para ser honesto, acabei de começar. No entanto, parece exatamente o que eu estava querendo ao entrar. Neste primeiro semestre, teremos aulas de cenários econômicos (introdução à economia), legislação aplicada ao marketing (direitos do consumidor, CONAR, proteção de marca, etc), análise e pesquisa de mercado, comunicação oral e planejamento de marketing.
E tenho um brinde pro pessoal. Quem estiver interessado no material da faculdade, é só me avisar. Eles disponibilizam grande parte do conteúdo das aulas, assim como livros e textos de apoio na central do aluno via internet. Quem estiver interessado em receber todo esse conteúdo (a medida que eles forem sendo colocados), é só manter contato comigo via e-mail ([email protected]). Prefiro que seja por e-mail do que por MP. Além disso, como eu sou uma pessoa que absorve bem as informações, quaisquer dúvidas relacionadas ao material que estou enviando e/ou minhas matérias/aulas, é só mandar sua dúvida por e-mail que eu responderei.
Fica aí o brinde. Quem estiver interessado, é só entrar em contato dizendo um e-mail para eu mandar periodicamente novos conteúdos.
Spoiler: Opinião de Don Maximus Meridius (já formado)
Trabalho na área há 5 anos, comecei como assistente e hoje sou analista. Se você não quer se prender a processos e busca uma profissão que dependa da sua criatividade em grande parte, essa é uma ótima escolha.
Um pouco difícil pra entrar no mercado, mas depois de ganhar alguma experiência as portas abertas são muitas. Recomendo somar cursos de especialização/graduação ao marketing (no meu caso webdesign + artes digitais) para sair na frente da maioria dos formandos caçadores de emprego.
-
O caminho natural na evolução do profissional de marketing é:
Auxiliar de marketing: R$ 600,00 a R$ 1000,00 por mês
Assistente de marketing: R$ 800,00 a R$ 1800,00 por mês
Analista de marketing: R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 por mês
Gerente de marketing: R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 por mês
Diretores e executivos: R$$$$$$$$$$$ +++++ (você precisa se destacar muito pra chegar aqui)
-
O que faz hoje um analista de marketing, que é um cargo bacana e não tão difícil de chegar:
- Planejamento estratégico;
- Estratégias de comunicação (redes sociais, mídia impressa, etc);
- Negociações e parcerias;
- Brainstorms e reuniões mil.
Estatística
Emiz Universidade: UFMG (MG) Comentário sobre o curso:
MV Backer Universidade: IME (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de MV Backer
Para ingressar em qualquer seguimento de "exatas" (é mas não é) você deve ter alguma afinidade com números, afinal, tudo se trata deles. Mas no caso de estatísticas aconselho também que seja um pouco extrovertido, afinal, quando se trabalha com estatísticas você vende informações e ninguém vai querer informações que nem mesmo quem as expõe parece estar confortável/confiante com elas.
Estatísticas é tida no ramo matemático como a "menos exata de todas", já que o resultado nem sempre (para não dizer sempre) é aquilo que esperamos, mas o curso serve exatamente para você chegar o mais próximo dele quando ninguém mais é capaz (I'm a hero!).
Quase todos que buscam esse curso querem entrar no IBGE, mas não é só para calcular estatísticas geográficas que o curso serve. Muitos de meus colegas já abriram os horizontes para o mundo corporativo devido ao grande número de vagas dispostas no setor, uma vez que a palavra "crise" é um mar de rosa para nós.
Os profissionais são escassos, já que muitos desistem quando o Darth Vader "Cálculo DI" entra em ação, mas se você tiver jogo de cintura, se esforçar nos estudos e aulas de reforço, além de fazer "aquele sacrifício" para participar das palestras e seminários sobre o assunto, você consegue tirar de letra esse vilão da sua vida!
Vale lembrar¹: que se você gosta daqueles gráficos bonitinhos e super-interessantes que vivem aparecendo no face ou em alguma matéria de jornal, quem fazem eles são os designs gráficos, nós apenas entregamos a eles os resultados a serem expostos nos gráficos.
Vale lembrar²: que o dever de um profissional de estatística é retirar das informações as projeções daquilo que se procura saber, encontrar as cognatas em meio a um turbilhão de informações que, por sua vez, sempre estarão escondidas em números dentro de números.
Vale lembrar³: que existem três etapas de toda formação estatística: Pesquisa/Análise/Resultado. Você se forma para exercer todas elas, mas na prática, normalmente, você exerce apenas uma dessas etapas (isso em empresas grandes ou no governo). Como free-lance você (recebendo por hora/dia) faz tudo sozinho ou paga alguém para te ajudar.
E é isso ai, sangue nos olhos e "você teria um minutinho para responder a uma pesquisa?". :D
Administração
Deco~ Universidade: FAC Campinas (SP) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Deco~
Bom, um curso que mostra um pouco de tudo e no fim nada, interessante pra quem procura se especializar em algumas das diversas áreas da administração ou trabalhar em escritório e afins, como um curso por si só é um pouco fraco, mas como tudo no mundo corporativo hoje em dia precisa de especialização.
Elton Ayon Universidade: UFF (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Elton Ayon
Um curso que abrange varias áreas tendo matérias de direito, psicologia, métodos de pesquisa, calculo, sociologia, inglês, contabilidade e é claro empreendedorismo, economia etc...
Ainda estou no segundo período e então não posso aprofundar muito sobre isso, mas é um curso com uma área de atuação enorme. As aulas mais especificas de administração são muito tranquilas, muitos dos professores passam praticamente período inteiro apenas contando histórias sobre sua vida trabalhando como administrador e passando alguns trabalhos.
Alem de ser um curso com quantidade de molieres bem maior do que de homens. =D
Ciências Contábeis
Kamahl doido Universidade: PUC (MG) Comentário sobre o curso:
Steve B Universidade: UFRJ (RJ) Comentário sobre o curso:
Spoiler: Opinião de Steve B
É, eu fiz um período de História na UFRJ, quem quiser perguntar pode perguntar mas não vou saber tanta coisa assim. Agora passei pra Comunicação, tb na UFRJ, graças a deus, mas não perguntem ainda pq só começa em Agosto se não me engano.
Aliás, não tem tem NINGUÉM de Comunicação aqui, é sério???
08-02-2013, 23:10
Jose Cuervo
Direito: é o curso perfeito pro cara q não tem opção, tipo eu
08-02-2013, 23:14
Serafan
Relações Internacionais - UFPEL (RS).
Comentários sobre o curso: Quando prestei ENEM em 2011, eu havia saído do curso de ciência da computação pois não me identifiquei com a profissão - embora o curso na UFPEL seja muito bom - e estava realmente em dúvida se faria direito ou relações internacionais. Por ter contato e ser responsável por efetivar transações internacionais dentro da empresa da família, a fluência em francês, espanhol e inglês, acabei optando pelo segundo da lista. Até hoje não me arrependo. O curso possui suas deficiências, e ainda nenhuma turma formada. Por estar na área das humanas e das sociais, a politicagem - sobretudo na UFPEL - é muito grande, o que atrapalha um pouco os direitistas estudos. Democracia é uma palavra muito pregada, mas pouco praticada pelos professores: macacos-velhos dentro da universidade detentores de alguns CCs fodas - o que é bom em alguns aspectos e ruim em outros -.
Os colegas são muito unidos e possuímos um campus próprio (o único Centro de Integração do MERCOSUL) do Brasil (foto acima). Por estarmos em uma posição estratégica da América Latina, o curso possui um diferencial foda - mas que é muito criticado por alguns alunos -, que é esse foco no MERCOSUL. Pra quem curte América Latina, é muito irado, pra quem pretende ir pra Europa, sugiro UNB ou USP. Como temos um campus próprio, todas as turmas são muito, MUITO unidas. Viajamos pra vários congressos internacionais e nacionais às custas da universidade e temos o evento mais pica de todos os cursos de graduação: ENERI (foto abaixo).
O último foi na Ilha, em SC - Pacha e P12 ferveram DEMAIS -; se o seu negócio é beber e fazer sexo ao estilo American Pie, esse é o curso certo pra você (não é mentira, somos realmente unidos... if you know what I mean). O curso é uma caixinha de borboletas, e possui vários gays. Muitos entram sendo héteros e já dentro da universidade, saem correndo de Nárnia (e o mais cômico, é que de Pelotas - antes que comecem as piadinhas - não tem nenhum gay).
Sobre o profissional da área:
Durante muito tempo, considerou-se a disciplina de Relações Internacionais, como sendo interdisciplinarmente genérica. Esse conceito, atrelou ao analista internacional (aka: Bacharel em Relações Internacionais), uma característica irreal da perspectiva de sua profissão.
O "internacionalista", por décadas, fora considerado conhecedor de tudo um pouco e de um pouco de muito, mas apenas isso. Essa interdisciplinaridade, proposta, pelo currículo de Relações Internacionais, promovia um certo desconforto às empresas-alvo do profissional da área.
Com o pensamento de que, em tese, seria melhor contratar um economista para gerir o setor econômico de uma empresa, ou um jurista para gerir o setor jurídico, a dificuldade em conseguir emprego na iniciativa privada, ou até mesmo, dentro das academias, era grande.
"Era", justamente, porque esse conceito errôneo acerca do papel desempenhado pelo profissional em Relações Internacionais, vêm, pouco a pouco, sendo superado pela ideia de que o curso - embora proponha uma grade multidisciplinar - é capaz de formar e formatar profissionais únicos, que compõem, em sua singularidade, um espaço diferente dentro do mercado de trabalho.
Com o advento da globalização e a intensificação das relações comerciais, possibilitada em razão da evolução dos meios de transporte e comunicação, foi-se percebendo a existência de problemáticas, dentro do plano global, que abrangem tanto a economia, quanto o direito (e até mesmo a política). Nesse caso, um jurista ou um economista (ou um cientista político), não estaria apto - dada a abrangência da situação-problema, em comparação com a abrangência e limitação de seus estudos - a propôr uma resolução aceitável ao caso.
Nesse sentido, as Relações Internacionais, constituem uma área de atuação em si mesma, sendo considerada uma profissão, que através do somatório de conhecimentos, é capaz de resolver questões pertinentes a um setor, agora específico, do conhecimento: o mundo globalizado.
Salários: o perfil do profissional de RI pressupõe duas alternativas: "eu amo a interculturalidade e quero conhecer afundo novos países e novas civilizações" ou "eu quero ser podre de rico".
É um curso novo, e por isso, possui uma expectativa de estágios e empregos, relativamente baixa... mas aqueles que conseguem, estão entre os profissionais mais bem remunerados do Brasil (estágio de meio turno acima dos 2k é fácil em grandes cidades como sampa e DF).
O auge da carreira é o Instituto Rio Branco; a diplomacia brasileira; o ego inflado; a limusine do presidente... exato: o ITAMARATY. "Como?!". Sim! Esse mesmo: o concurso público com a prova mais insanamente foda de todo o nosso bom Brasil, onde os salários - com benefícios - passam a casa dos 35k.
Qualquer dúvida: MP :D !
08-02-2013, 23:31
Papai
Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
O começo do curso é bem louco. No primeiro periodo vc tem a possibilidade de assistir uma aula de geometria descritiva, passar para uma de História da Arte e terminar seu dia desenhando numa aula de Desenho de observação..
Prepare-se para virar noites fazendo maquetes e projetos.. O que mais me impressiona no curso é que voce tem 1001 possibilidades de carreira: Ja tive professora que odiava projetar e so trabalhava em obras, outra largou o escritorio e hoje só trabalha com pesquisas de historia da arte. Nao necessariamente voce será um arquiteto projetista de casas, dá pra ser mt coisa..
Prepare-se para aguentar gays everywhere. De 100 pessoas, digamos que tenha 75 mulheres, 15 homens e 10 gays.
08-02-2013, 23:36
Jack Bauer
Direito
UERJ - em conclusão (último ano)
Curso ideal pra quem quer se tornar uma autoridade, mudar o mundo ou simplesmente ganhar dinheiro. Brincadeiras à parte, não tenho muitos comentários a fazer. Junto com Medicina, é uma das graduações mais tradicionais do mundo, então todos sabem do que se trata. Posso responder perguntas de quem estiver interessado.
P.S. tenho dois calouros aqui no fórum ^ -- ^
08-02-2013, 23:38
GuGa™
Engenaris Eletrics - UFBA.
Na real desde o meio do ensino médio que eu pensava eu fazer Matemática (na verdade eu também pensei em fazer Música para ter uma noção teórica da coisa mas não passou de um sonho de adolescência já que todos sabemos que música é coisa de vagabundo e não dá $$$$), nisso como Matemática também não dá $$$ (desses curso asim o unico que da money eh letras) resolver escolher o curso que mais tinha matérias de exatas e que desse muito dinheiro, então escolhi engenaris eletrics e vou ser rico (não tão rico qto o pai do amigo do meu primo que fez eng de produssao).
Comentário sobre o curso:
Excelente curso para quem curte a área de exatas e de quebra está afim de meter a mão na massa com relação a eletrônica, telecomunicação, potência entre outras (na verdade é 90% curtir exatas e 10% o resto, pelo menos até você se formar).
Você não para de fazer cálculos (e Cálculos) um instante sequer no curso, porém a medida que avança vai começando a criar uma visão diferente de praticamente tudo ao redor, até porque seu entendimento do funcionamento das coisas que te cercam vai aumentando (com isso também vai vir a grande responsabilidade de dizer para quem estiver do seu lado quando a energia faltar o motivo de ela ter faltado).
Esqueçam daquele papo do amigo do seu primo que faz eng elétrica e diz que perde todos finais de semana estudando, fica acordado até altas horas da manhã fazendo trabalhos e coisas do tipo porque na verdade isso é coisa de quem não sabe organizar o tempo, sabendo ajustar os horários você terá espaço pra tudo então não caia nessa conversa fiada. Também não vou dizer que o curso é fácil, até porque não é mas se você sente prazer na área de exatas (cálculos de novo) e quer ir para uma área mais técnica pode fazer engenharia elétrica sem medo.
No momento, meu planejamento é me formar com ênfase em eletrônica e daí pra frente ver o que fazer da vida.
Desde que comecei no curso estou fazendo algumas coisas na área e cada dia que passa me interesso mais pela mesma.
08-02-2013, 23:53
Martiny
Marketing - UniCuritiba
Sobre o curso:
Para ser honesto, acabei de começar. No entanto, parece exatamente o que eu estava querendo ao entrar. Neste primeiro semestre, teremos aulas de cenários econômicos (introdução à economia), legislação aplicada ao marketing (direitos do consumidor, CONAR, proteção de marca, etc), análise e pesquisa de mercado, comunicação oral e planejamento de marketing.
E tenho um brinde pro pessoal. Quem estiver interessado no material da faculdade, é só me avisar. Eles disponibilizam grande parte do conteúdo das aulas, assim como livros e textos de apoio na central do aluno via internet. Quem estiver interessado em receber todo esse conteúdo (a medida que eles forem sendo colocados), é só manter contato comigo via e-mail ([email protected]). Prefiro que seja por e-mail do que por MP. Além disso, como eu sou uma pessoa que absorve bem as informações, quaisquer dúvidas relacionadas ao material que estou enviando e/ou minhas matérias/aulas, é só mandar sua dúvida por e-mail que eu responderei.
Fica aí o brinde. Quem estiver interessado, é só entrar em contato dizendo um e-mail para eu mandar periodicamente novos conteúdos.
Abraços.
08-02-2013, 23:59
Ozco
Direito - FAP (PI)
Sinceramente, é um curso exaustivo e chato pra cacete, não é igual nos seriados que eu processo todo mundo, espero que melhore quando eu virar um adevogado. Além disso, tenho que comer muito livro, acho que ja digeri uma biblia inteira, e nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a valorização de fatores subjetivos nos obriga à análise das condições financeiras e administrativas exigidas. Do mesmo modo, a determinação clara de objetivos garante a contribuição de um grupo importante na determinação das regras de conduta normativas. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a hegemonia do ambiente político acarreta um processo de reformulação e modernização de alternativas às soluções ortodoxas. Desta maneira, o fenômeno da Internet desafia a capacidade de equalização do investimento em reciclagem técnica. As experiências acumuladas demonstram que a constante divulgação das informações deve passar por modificações independentemente das novas proposições, acima de tudo, é fundamental ressaltar que a crescente influência da mídia exige a precisão e a definição das direções preferenciais no sentido do progresso. Caros amigos, o novo modelo estrutural aqui preconizado representa uma abertura para a melhoria do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. A nível organizacional, o julgamento imparcial das eventualidades maximiza as possibilidades por conta da gestão inovadora da qual fazemos parte. O cuidado em identificar pontos críticos na complexidade dos estudos efetuados agrega valor ao estabelecimento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o início da atividade geral de formação de atitudes faz parte de um processo de gerenciamento das formas de ação. Não obstante, a percepção das dificuldades pode nos levar a considerar a reestruturação do remanejamento dos quadros funcionais. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a revolução dos costumes talvez venha a ressaltar a relatividade dos relacionamentos verticais entre as hierarquias, a prática cotidiana prova que o início da atividade geral de formação de atitudes faz parte de um processo de gerenciamento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos pode nos levar a considerar a reestruturação das condições inegavelmente apropriadas. Evidentemente, a consolidação das estruturas maximiza as possibilidades por conta das regras de conduta normativas. Por outro lado, a crescente influência da mídia não pode mais se dissociar da gestão inovadora da qual fazemos parte, o cuidado em identificar pontos críticos no consenso sobre a necessidade de qualificação acarreta um processo de reformulação e modernização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a competitividade nas transações comerciais assume importantes posições no estabelecimento dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. No entanto, não podemos esquecer que a mobilidade dos capitais internacionais causa impacto indireto na reavaliação dos paradigmas corporativos. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o surgimento do comércio virtual auxilia a preparação e a composição das novas proposições. Gostaria de enfatizar que a hegemonia do ambiente político promove a alavancagem dos métodos utilizados na avaliação de resultados.
É isso ai ;)
09-02-2013, 00:22
wingsilver
Citação:
Postado originalmente por Jack Bauer
Direito
UERJ - em conclusão (último ano)
Curso ideal pra quem quer se tornar uma autoridade, mudar o mundo ou simplesmente ganhar dinheiro. Brincadeiras à parte, não tenho muitos comentários a fazer. Junto com Medicina, é uma das graduações mais tradicionais do mundo, então todos sabem do que se trata. Posso responder perguntas de quem estiver interessado.
P.S. tenho dois calouros aqui no fórum ^ -- ^
E você é meu calouro, e até agora nao me deu o dinheiro da cerveja.
cade o dinheiro da cerveja, jack?
@topic
Fiz Uerj por um tempo e depois, por motivos pessoais, tive que fazer Estácio.
Uerj é a melhor faculdade direito do rio de janeiro, e uma das melhores de todo Brasil. Pra mim, perde apenas para USP.
Direito é uma área saturada, conseqüentemente, você tem que estudar visando ser o melhor. Fazer a faculdade entre as pernas não vai garantir absolutamente nada, uma vez que até o mínimo que você tem que ser (advogado) necessita de provas de conhecimento com uma boa margem de reprovação. Por isso é muito comum ver formados em direito em áreas totalmente opostas.
Se visar concurso, direito é, indiscutivelmente, o melhor curso. Cursos de nível médio pedem conhecimento em direito. E os privativos dos bacharéis em direito são sinônimo de poder. Juiz, promotor, delegado, defensor...
Quanto a universidade, recomendo as tradicionais e que todos sabem que são boas. Principalmente, UERJ e USP. Direito é um curso de livros. Você pode estar em uma faculdade merda, e ler muitos livros por conta própria, e se tornar um ótimo profissional. Mas é bem mais fácil ser um estudioso em uma faculdade que te força a estudar, do que uma mais ou menos.
09-02-2013, 00:30
~CØ¥ØT~
Direito - FAC I - Campinas/SP
9° Semestre, último ano.
Resumidamente, posso dizer que é um curso muito interessante, chato algumas horas (ou dias), torturante em outras, e que, indubitavelmente, lhe tirará boas horas de sono. Entretanto, é o curso que mais abrirá a sua visão acerca da sociedade em geral. Os caminhos profissionais a percorrer após a graduação são extremamente vastos, sem contar que há muitos estágios nessa área. Comecei o curso sem saber se era o que realmente queria, mas não demorou muito tempo para a ter a certeza disso.
Aos que realmente desejam ingressar ao curso, uma dica essencial: mente sempre aberta.
09-02-2013, 00:32
Jack Bauer
Citação:
Postado originalmente por wingsilver
E você é meu calouro, e até agora nao me deu o dinheiro da cerveja.
cade o dinheiro da cerveja, jack?
HAHAHAHAHA!!
Cara, isso me fez pensar: será que nós fomos nas mesmas choppadas, logo que entrei, pouco antes de você sair? Talvez tenhamos nos cruzado (corredor, cantina, banheiro masculino, choppada) sem saber como era a cara do outro.
Foi um grande vacilo a gente, BFFs nas internerdz (Off e OdD), nunca ter se encontrado lá...
09-02-2013, 00:41
wingsilver
Citação:
Postado originalmente por Jack Bauer
HAHAHAHAHA!!
Cara, isso me fez pensar: será que nós fomos nas mesmas choppadas, logo que entrei, pouco antes de você sair? Talvez tenhamos nos cruzado (corredor, cantina, banheiro masculino, choppada) sem saber como era a cara do outro.
Foi um grande vacilo a gente, BFFs nas internerdz (Off e OdD), nunca ter se encontrado lá...
ehauehuaehuaeh
é bem provavel. É quase certo, até.
Agora teremos que nos ver nas palestras, quando você for promotor e eu mero delegado da PF.
09-02-2013, 00:43
Banana Danger
Bom, alguém por favor poderia falar mais sobre Engenharia Mecânica e História?
Vlw
09-02-2013, 00:54
Tudokz
Tópico atualizado! Coloquei as tags de spoiler, para não poluir tanto o tópico (Valeu Serafan :D)
@Jose Cuervo: Você faz Direito aonde? Univille?
09-02-2013, 01:01
Dome Fu
Faço EQ na USP.
Só digo uma coisa: agradeçam que EQ e Química não têm quase nada a ver.
09-02-2013, 01:04
Bob Joe
Vale mestrado?
09-02-2013, 01:06
Tudokz
Citação:
Postado originalmente por Bob Joe
Vale mestrado?
Ah, coloca sua graduação aí também, Bob. Não se acanhe. :D
Você é da área das exatas, certo?
Não sei como encaixar uma tese de mestrado (somente ela) no tópico, comentários sobre ela, e etc.
09-02-2013, 01:15
Bob Joe
Eu sou formado em Ciência da Computação pela UFJF.
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. O curso de CC é o curso com a maior taxa de desistência de todos, exatamente pela maioria entrar com expectativas falsas sobre a Computação. Basicamente estudamos algoritmos. Se não sabe nem o que isso significa, é hora de pensar de novo sobre a escolha. Resolvemos problemas, de qualquer área. Se não tem a paciência e perseverança, melhor tentar algum outro curso.
O ponto positivo está em ser uma área extremamente meritocrática. Em TI, você ganha de acordo com o que você sabe. Não existem muitos caminhos alternativos, "quem-indica" ou politicagem. Um bom profissional vai conseguir boas colocações, mesmo sendo um freak anti-social. Se você for um profissional minimamente dedicado e se mantiver atualizado, nunca irá ficar desempregado.
09-02-2013, 01:28
Legendary
Eu sou formado em Engenharia da Computação pela UFSCar.
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. O curso de EnC é o curso com a maior taxa de desistência de todos, exatamente pela maioria entrar com expectativas falsas sobre a Computação. Basicamente estudamos algoritmos. Se não sabe nem o que isso significa, é hora de pensar de novo sobre a escolha. Resolvemos problemas, de qualquer área. Se não tem a paciência e perseverança, melhor tentar algum outro curso.
O ponto positivo está em ser uma área extremamente meritocrática. Em TI, você ganha de acordo com o que você sabe. Não existem muitos caminhos alternativos, "quem-indica" ou politicagem. Um bom profissional vai conseguir boas colocações, mesmo sendo um freak anti-social. Se você for um profissional minimamente dedicado e se mantiver atualizado, nunca irá ficar desempregado.
Aliás esse post é uma boa dica para sua graduação, os entendedores entenderão ....
Flws
09-02-2013, 01:35
Tudokz
Citação:
Postado originalmente por Legendary
Eu sou formado em Engenharia da Computação pela UFSCar.
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. O curso de EnC é o curso com a maior taxa de desistência de todos, exatamente pela maioria entrar com expectativas falsas sobre a Computação. Basicamente estudamos algoritmos. Se não sabe nem o que isso significa, é hora de pensar de novo sobre a escolha. Resolvemos problemas, de qualquer área. Se não tem a paciência e perseverança, melhor tentar algum outro curso.
Aliás esse post é uma boa dica para sua graduação, os entendedores entenderão ....
Flws
Você poderia nos explicar um pouco sobre a diferença de Eng da Computação para Ciências da Computação? Dizer mais sobre seu curso...
09-02-2013, 01:39
Legendary
Citação:
Postado originalmente por Tudokz
Você poderia nos explicar um pouco sobre a diferença de Eng da Computação para Ciências da Computação? Dizer mais sobre seu curso...
Cara nem meu coordenador de curso sabe responder direito essa pergunta hahahaha
É muito muito parecido, eu faço praticamente todas as matérias que os caras da ciências fazem mas tenho algumas matérias exclusivas de engenharia (cálculos, física e mecânica), também vejo um pouco mais de eletrônica que o pessoal de CC ....
Mas isso muda conforme a Universidade que você faz, lá em São Carlos é assim, mas já vi grades de outras EnCs bem diferentes da minha, com muita elétrica e eletrônica e pouca programação ...
Vou falar a real, só fiz engenharia por que queria o título (de engenheiro), se não tinha feito ciências que ia aprender as mesmas coisas (a parte útil), um ano a menos de curso e ia trabalhar na mesma coisa que eu vou trabalhar agora hahahaha ........
09-02-2013, 01:48
Dome Fu
Citação:
O que ouvi falar é que Ciência é só software, enquanto que Eng. é software + hardware.
@Legendary
Tu já se formou?
09-02-2013, 01:59
Legendary
Citação:
Postado originalmente por Dome Fu
O que ouvi falar é que Ciência é só software, enquanto que Eng. é software + hardware.
@Legendary
Tu já se formou?
@De hardware a "grande" diferença e que CC não vê CLP (Controlador lógico programável) e engenharia vê, mas ambos aprendem FPGA (Field-programmable gate array) e VHDL (VHSIC hardware description language)
Leigo mode on: FPGA é tipo um chip que vc pode programar ele pra executar uma função, vhdl é a linguagem que você usa pra programar ele.
@De Software é o mesmo nível em CC e EnC.
Formei nada, + 1 ano isso não rolar o CsF ai vou ficar um ano nas Europa ainda hahahaha
09-02-2013, 02:03
Sor Callister
Curso Medicina na UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense)
Passei quase o ensino médio inteiro sem ter a menor ideia do que cursar. Fui ganhando gosto pela área das biológicas graças a ótimos professores de biologia e química que eu tive. Mas a decisão pela medicina só veio bem mais tarde, quando passei, por dois momentos, um tempo internado por causa de uma cirurgia. O contato extremamente próximo que tive com vários médicos e acadêmicos nesses momentos aí foram críticos pra acabar optando pelo curso. Além de que integrar um conteúdo que eu gosto bastante com uma profissão que visa o bem do próximo me pareceu algo bem bacana.
E como todo vestibulando de medicina, tive que aguentar muita gente que quando ficava sabendo da minha pretensão, sempre soltava os clássicos "Medicina é? Boa sorte" "Vai ser difícil hein!" "Tem que estudar muito!". Foquei todo o meu estudo pra passar na UFSC, nem cogitava ir pra uma particular e também não tava afim de ir parar em cursinho. Não consegui passar na federal, apesar de ter feito uma pontuação excelente pra quem recém se formou no 3ão, mas passei na particular aqui, que também não foi fácil. Por já ter parentes médicos formados na UNIPLAC, resolvi iniciar o curso ali, pra ver se eu gostava. E gostei. Muito.
Minha opinião sobre o curso:
O que vivem falando pra qualquer um que quer medicina é pura verdade: é um curso pra quem gosta muito de estudar. E isso ainda se torna mais verdadeiro aqui porque o método utilizado é o PBL (Problem-based Learning). É o aluno quem tem que buscar o conteúdo pra ser debatido em sala. O professor é chamado de "tutor" e fica ali pra ajudar a discussão fluir e corrigir eventuais erros. A aula mesmo parte dos alunos. Sei que isso parece absurdo pra quem não conhece o método, mas funciona extremamente bem. Inclusive, é o método que várias faculdades canadenses e holandesas, e algumas americanas, utilizam.
No método tradicional, durante o ciclo básico (1º e 2º ano), só se tem matérias fundamentais. Anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, genética médica, microbiologia, imunologia, etc. Aqui, pelo método PBL, essas matérias são estudadas ao mesmo tempo dentro de um caso clínico "de papel" (um a cada 4-6 semanas). Assim, nós só estudamos a parte da matéria que é aplicável ao caso. Isso ajuda a treinar o raciocínio clínico desde a primeira semana de aula. Depois que você entende a lógica, é algo sensacional. Você consegue fazer conexões que um aluno do método tradicional só conseguiria fazer lá pela metade do curso. É claro, tem suas falhas (nem toda matéria é abordada), mas é bem interessante.
Apesar da rotina ser cada vez mais puxada à medida que você vai avançando no curso (no 5º e 6º ano, tem o internato, que te obriga a fazer plantão em hospitais), basta ter um pouco de organização que você consegue levar tranquilo. Uma das coisas que mais se ouve na faculdade é que o "vestibular foi a última prova fácil da sua vida", e é verdade. O conteúdo das provas parece que não acaba mais.
-----
Enfim, se você gosta muito de estudar e sabe se manter organizado, é um ótimo curso. Caso contrário, você vai pegar pedreira pelo caminho. Medicina pode parecer bonitinho e agradável na TV e tal, mas a realidade é bem diferente. Quer medicina por status ou grana, ou por que gosta de assistir House? Desculpa a sinceridade, mas você está fodido. Gente que chega lá por causa disso, não aguenta um semestre hahaha
Já que o pessoal do tópico também está se prontificando: se quiserem tirar alguma dúvida ou bater um papo, pode entrar em contato por uma MP, ficarei feliz em ajudar :D
Abraços.
09-02-2013, 02:29
kina br
Engenharia de Computação e Informação - UFRJ
O principal cuidado antes de tentar qualquer curso da área de computação é saber exatamente onde está pisando. Já vi muita gente saindo de ECI por que tinha falsas expectativas da área de computação. Eu quando decidi ir para área de TI(Tecnologia da Informação) tinha uma boa noção do que esperar, já que meu irmão é dessa área.
Não há muita diferença entre CC e ECI. Na UFRJ, a diferença seria que ECI abrange mais áreas da computação que CC, temos umas matérias de eletrônica e várias eletivas de produção. É um curso bem puxadinho, que desanima as vezes(até por que as vezes você não entende o objetivo de ECI na UFRJ), mas que tem resultados positivos no final. Não conheço ninguém formado em ECI na UFRJ que não esteja ganhando bem.
De resto como Bob Joe disse:
E adicionaria: De acordo com o que você sabe e de quanto você trabalha, : )
09-02-2013, 02:31
Elton Ayon
Administração - uff
Um curso que abrange varias áreas tendo matérias de direito, psicologia, métodos de pesquisa, calculo, sociologia, inglês, contabilidade e é claro empreendedorismo, economia etc...
Ainda estou no segundo período e então não posso aprofundar muito sobre isso, mas é um curso com uma área de atuação enorme. As aulas mais especificas de administração são muito tranquilas, muitos dos professores passam praticamente período inteiro apenas contando histórias sobre sua vida trabalhando como administrador e passando alguns trabalhos.
Alem de ser um curso com quantidade de molieres bem maior do que de homens. =D
09-02-2013, 04:13
usuario353154
Atualmente cursando o segundo semestre de química industrial na UFSM. Porém, trocarei de curso final deste ano.
09-02-2013, 04:44
Angus Rook
Citação:
Postado originalmente por Serafan
Relações Internacionais - UFPEL (RS).
Qualquer dúvida: MP :D !
Isso é um erro muito comum. O auge da carreira não é o Instituto. O pessoal costuma fazer essa associação, mas o concurso do Itamaraty não está atrelado ao curso de REL.
Pra ter uma noção geralmente passam muito mais formados em Direito e Economia do que formados em REL no concurso. Infelizmente o curso de REL no Brasil ainda é muito deficiente.
Na UnB ( melhor curso de REL do país) você percebe que nego ta ali na esperança de fazer o concurso do Rio Branco ou fazer um outro concurso de nivel médio ou superior do DF, não encontram muitas perspectivas.
A evolução é lenta, mas eu acho que vai.
09-02-2013, 05:36
luizjuiz
.
09-02-2013, 06:55
Uniteraloka
Poxa, passei para fazer ciencias da computaçao agora no segundo simestre e os cara falando ai que o curso e dificil pra carale@ a 4, broxei mas ate que so razoavel na area de exatas....
09-02-2013, 06:55
Rubenito
Formado em Ciência da Computação - UNIESP
O Curso em si é muito abrangente, muito amplo, você acaba literalmente visitando cada aspecto da computação, ao contrário da Engenharia da Computação e Sistemas da Informação que são focadas, nós Cientistas da Computação vemos um pouco de tudo eu particularmente acho pior kkkkk.
Eu como me identifico mais com a parte que cerne a Lógica de Programação e afins, tive que fazer a parte de Estrutura, Redes e afins que não curto muito;
Mas no fim valeu a pena visitar cada ponto da computação.
Lado Bom, você é bem remunerado não importa que ramo de CC você escolheu.
Lado Ruim, Sua turma jamais terão fêmeas e se tiver serão o mais próximos de Macho na aparência que uma mulher pode chegar.
Minha faculdade é um lixo, não recomendo a ninguém, eu tive que fazer ela pois como sou Adventista não podia fazer faculdade as Sextas a Noite, e essa era uma das 3 Faculdades de São Paulo que era filosofia Judaica e situada no Centro da Cidade, portanto minha única opção, só alguns professores se salvaram, me considero Auto Didata pois essa Faculdade não agregou muito.
09-02-2013, 07:48
RenanCn
Fazendo Ciência da Computação - UNIPAC
Na semana de apresentação ja saem fazendo terrorismo, mas sempre gostei de algoritimos, então a dificuldade não deve afetar tanto igual estão falando.
Espero que a turma diminua drasticamente.
09-02-2013, 07:58
Papai
De problemas em TI e jurídicos, o fórum esta protegido!
Engraçado como um link pode separar pessoas tão distintas..Se fizessem um tópico parecido com esse no geral, teríamos resposta do tipo "ah tio, to na 7ª série ainda..." hahaha
09-02-2013, 08:30
lsljunior
Fazendo Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Posso deixar meu comentário pra depois? estou um pouco corrido estudando pras provas de anato... :(
09-02-2013, 08:57
Jose Cuervo
Citação:
Tópico atualizado! Coloquei as tags de spoiler, para não poluir tanto o tópico (Valeu Serafan :D)
@Jose Cuervo: Você faz Direito aonde? Univille?
Faço numa PUC, bem ruim, 800 reais de mensalidade e nem o estacionamento é asfaltado
09-02-2013, 10:03
Deco~
Administração- FAC Campinas;
Bom, um curso que mostra um pouco de tudo e no fim nada, interessante pra quem procura se especializar em algumas das diversas áreas da administração ou trabalhar em escritório e afins, como um curso por si só é um pouco fraco, mas como tudo no mundo corporativo hoje em dia precisa de especialização.
09-02-2013, 11:04
Serafan
Citação:
Postado originalmente por Angus Rookgaard
Isso é um erro muito comum. O auge da carreira não é o Instituto. O pessoal costuma fazer essa associação, mas o concurso do Itamaraty não está atrelado ao curso de REL.
Pra ter uma noção geralmente passam muito mais formados em Direito e Economia do que formados em REL no concurso. Infelizmente o curso de REL no Brasil ainda é muito deficiente.
Na UnB ( melhor curso de REL do país) você percebe que nego ta ali na esperança de fazer o concurso do Rio Branco ou fazer um outro concurso de nivel médio ou superior do DF, não encontram muitas perspectivas.
A evolução é lenta, mas eu acho que vai.
Não é um erro. É a mais pura realidade. Estudamos diplomacia dos povos. Estudamos organização do espaço mundial. Estudamos economias comparadas das américas. Estudamos macroeconomia européia. Estudamos direitos humanos. Estudamos divergências de culturas ocidentais e orientais. Estudamos direitos de imigração...
Nossa graduação é basicamente, um cursinho preparatório para o Itamaraty, lol. Quem faz RI objetiva em alguma fase de sua vida, ser diplomata ou chanceler - exceto os que se voltam às academias.
Meu professor falou, que da turma de 35 alunos que se formaram com ele, em 2006, ele mantém contato com mais de 20. Todos estão empregados e ele é o que menos ganha - salário de efetivo na Universidade (em torno de 7k~) -, exceto por 3 meninas que estão desempregadas até hoje. Desses 20~, 12 estão no Itamaraty.
Realmente, direito e jornalismo - nem é economia - são os cursos que mais aprovam no RB, mas essa realidade está pra mudar. RI é um curso muito novo, e é oferecido por POUQUÍSSIMAS universidades; enquanto curso de direito, cê acha em qualquer esquina.
Se analisarmos proporcionalmente, temos centenas de faculdades de direito, enquanto apenas 10 ou 12 de RI. E mesmo assim, RI já é responsável por 17% das efetivações no Itamaraty...
09-02-2013, 11:31
Don
Marketing no ENIAC-FAPI em Guarulhos (concluído).
Spoiler: Comentários sobre a profissão:
Trabalho na área há 5 anos, comecei como assistente e hoje sou analista. Se você não quer se prender a processos e busca uma profissão que dependa da sua criatividade em grande parte, essa é uma ótima escolha.
Um pouco difícil pra entrar no mercado, mas depois de ganhar alguma experiência as portas abertas são muitas. Recomendo somar cursos de especialização/graduação ao marketing (no meu caso webdesign + artes digitais) para sair na frente da maioria dos formandos caçadores de emprego.
-
O caminho natural na evolução do profissional de marketing é:
Auxiliar de marketing: R$ 600,00 a R$ 1000,00 por mês
Assistente de marketing: R$ 800,00 a R$ 1800,00 por mês
Analista de marketing: R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 por mês
Gerente de marketing: R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 por mês
Diretores e executivos: R$$$$$$$$$$$ +++++ (você precisa se destacar muito pra chegar aqui)
-
O que faz hoje um analista de marketing, que é um cargo bacana e não tão difícil de chegar:
- Planejamento estratégico;
- Estratégias de comunicação (redes sociais, mídia impressa, etc);
- Negociações e parcerias;
- Brainstorms e reuniões mil.
(depois continuo editando com novas informações)
09-02-2013, 11:44
Sadeckss
Ciências Nauticas - Curso de náutica* - EFOMM/CIABA
*Vc foca entre 2 cursos, náuticas (pilotar) ou maquinas ("engenheiro do navio")
Spoiler: Já fiz comentarios aqui, no off, sobre o curso.
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados.
Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. (+ estagio 6 ou 12 meses)*
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.
:. NÁUTICA => destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
:. MÁQUINAS => destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
A efomm é uma escola militar, estando seus alunos condicionados a regime militar. Sendo regime de internato de segunda a sexta sendo liberado (Caso não pegue serviço) a tarde desde dia e retornando ate a alvarada de segunda.
De manhã geralmente é realizado a parte acadêmica (aulas teoricas e praticas). A parte da tarde é voltada pra atividades fisicas, voltadas pra esportes subdivididas em diversas equipes, como: vela, remo, natação, futebol, voleibol, basquetebol, judô, futsal e tênis.
À noite, os alunos aproveitam o tempo livre se dedicando aos estudos ou envolvendo-se em atividades que estão à sua disposição: aulas de Jumping, step, musculação, Grêmios Acadêmicos, biblioteca, salão de leitura, cinema e canto.
Serei sincero com vcs, esse é o grande motivo de 80% de quem procura efomm, ao menos no começo. Sendo que a efomm só abre por volta de 350 vagas ( +- 130 ciaba e 220 ciaga) e é pouquíssimo conhecida, assim é quase impossível ao quem sair de la se emprego, sendo a media de salario de um recém formado 8 mil! (náutica)
Mas você certamente sabe que não existe isso de dinheiro fácil. O sacrifício nesse caso é a vida que se leva. é comum um oficial de náutica passar 15, 30, 60 dias no mar! Isso não é pra qualquer um, é necessário resistência psicológica para aguentar o isolamento e distancia da família/amigos.
(Caso queiram saber mais sobre isso, pergunte-me no tópico)
Admissão:
Existem uma serie de exigências, a principal é a faixa etária de 17 a 23 anos e ter mais de 1,6m Consiste essencialmente de 2 etapas. Conhecimentos e teste fisico (também é requerido exame medico e psicológico, caso queria mais informações, pergunte)
Conhecimentos:
Consiste em um prova de 4 matérias e uma redação, sendo 2 dias de prova. 20 questões objetivas cada matéria. Matemática e Fisica: Uma prova de nivel médio pra baixo a nível militar e médio pra alta em comparação aos processos civis. Português e inglês: Considero a prova de linguas mais difícil de todos os processo seletivos que conheço (ita,ime,usp,unicamp).
Exame físico:
a) para os homens:
I) correr 2.000 (dois mil) metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 (cinquenta) metros, no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos, em qualquer tipo de nado. b) para as mulheres:
I) correr 1.600 (mil e seiscentos) metros, no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 (cinquenta) metros, no tempo máximo de 2 minutos e 50 segundos, em qualquer tipo de nado.
Comentários
- A efomm se localiza em 2 cidades: Belém (Ciaba) e Rio de janeiro (Ciaga)
- O processo seletivo é realizado em agosto, teste físico por volta de out/nov e adptacão dos convocados em jan.
- É bom enfatizar que durante os 3 anos de ensino superior, você será militar e respondera a legislação militar (nada de sair sem autorização ou cadeia!).
- De fato o salario chama atenção, principalmente pela possibilidade de se tornar pratico e ganhar de 60 ate 200 mil reais por mês. Mas lembre-se, essa vida não é pra qualquer um.
- Apos o termino do curso, você é desligado da carreira militar, recebendo patente de segundo tenente da reserva não remunerado (não recebe do governo)
- Qualquer outra duvida, pergunte-me no tópico.
Grande parte dos texto e imagens foram retirados dos sites acima
Vou pontuar mais algumas coisas que acho importante:
-Pra ser sincero esse curso dificilmente é o curso que a pessoa escolhe por querer aquilo de fato desde sempre, diferente por exemplo da afa que ja se ve algumas pessoas realmente apaixonadas por aviação. Mas tbm não vale vir aqui apenas pelo dinheiro - Oq mt gente faz, ate pq acredito que é praticamente o unico curso que te garante um boa condição financeira.
-Uma coisa vc precisa ter ctz que se garante (eu tinha tal certeza e mesmo assim sofro com isso): Tem que suportar saudade, se vc não aguenta 3 meses longe de familia, amigos, namorada vai ser bem sofrido o curso e o trabalho pra vc.
- O trabalho (Nautica) tem mt parte burocrática, o oficial de náutica é o "gerente" do navio.
- A parte acadêmica aqui é um pouco fraca, é um curso bem mais pratico. Então o começo pode parecer um curso mal dado, pois começamos com parte teórica.
- Que fique claro isso, por 3 anos vc será MILITAR, dps te formado será CIVIL. ( Ou seja: Tem que ter culhões pra aguentar vida militar, apesar da efomm ser das escolas militares a mais sussa, mas querer trabalho civil)
- Ser formado na efomm só é 5% do melhor caminho pra ser pratico.
Sobre a efomm/ciaba:
Vantagens: Excelente estrutura* e SEMPRE tem aula (não existe isso de professor faltar/não querer da aula, mt menos greve)
*Só o al0jamento masculino do 1 ano que é osso, apesar de ser o melhor das escolhas militares.
Desvantagens: Bastantes professores ruim na parte acadêmica e no 1 ano estudos ficam prejudicados devido a grande parte do tempo ser dedicada a esporte/formação militar.
09-02-2013, 11:48
Farok
Entrei em jornalismo na UNESP agora, não tive aulas ainda portanto não tenho o que falar. Aguardo informações.
Seria interessante se organizassem no tópico um padrão de post, do tipo "lado positivo no curso / lado negativo / mercado de trabalho" ou sei lá. É engraçado, enquanto um vem com os olhos brilhando falando do cargo máximo que vc pode chegar o cara que postou embaixo da a opinião mais fria e a realista do curso.