Nesta matéria vou abordar a evolução do Tibia desde a versão 7.2 até os dias de hoje. Lembrando que evolução nao significa que o jogo ficou melhor. Muitos preferem o Tibia de antigamente, outros sentem apenas saudades, enquanto outros preferem o Tibia de hoje em dia.
Os textos sublinhados são os pontos principais, para quem tem preguiça de ler tudo. Aceito críticas construtivas e sugestões. Ah, e se quiserem, podem dar idéias para minha próxima matéria.
Espero que gostem.
http://img155.imageshack.us/img155/9636/111oow.jpg
Os Updates vem, e as coisas mudam.
Tibia 7.2 - Dezembro de 2003
Este update foi muito importante por principalmente dois fatores: 1 - Foi introduzido o sistema de quest (novo). No antigo sistema de quest os itens davam respawn na box da quest e quem chegasse primeiro pegava o item. Assim foi introduzido o novo sistema, que é o de ainda hoje, o qual cada personagem pode completar cada quest apenas uma vez. 2 - A introdução do sistema de skulls. Isso ajudou muito para diminuir as mortes e punir as que mereciam. Alguns fatores menos importantes também vieram com esse update, como a introdução de ghostlands perto de Carlin.
Podemos caracterizar então esse update por trazer avanços necessarios ao jogo, para torna-lo mais justo.
Foi introduzido Ankrahmun no jogo, ao lado de Darashia. Com a nova área vieram novas criaturas também. Foram mudados detalhes gráficos e sprites novos para tornar a parte gráfica mais bonita e agradável. Tambem veio o sistema anti-spam, no qual o personagem fica "muted" se spammear e também a capacidade de postar mensagens no Trade Channel a cada 2 minutos. Alguns fatores menores, como a capacidade de se comprar e vender mais de um item por vez. Ex: "Buy 20 mana fluid".
Foi um update com a introdução basicamente de detalhes e pequenos avanços.
Foram introduzidos novos itens de decoração para as casas (houses). Também vieram algumas novas quests para Ankrahmun, a cidade introduzida no update passado. Passaram a ocorrer "raids" (invasões) randomicas de criaturas nas cidades. O destaque deste update foi a introdução da fila de espera para free accounts. Antes um free account, caso o servidor estivesse lotado, tinha que ficar logando várias vezes até seu personagem entrar no jogo (garanto para vocês, era muito chato e cansativo). Após a mudança, o personagem entra em uma fila de espera, e espera sua vez (o mesmo sistema de hoje em dia). Foram adicionadas também as skill bars. Com elas, você sabia se faltava muito para upar de level e de skill. Antes, não se tinha essa precisão, era no "chutômetro".
Foi um update não tão significativo, porém a fila para entrar e as raids de monstros trouxeram, de um lado uma melhora no cliente do jogo, ja do outro uma experiencia mais agradável ao se jogar, e mais exitante.
Neste update foram introduzidas as áreas de Tiquanda e Port Hope, e com elas novas áreas de caça e novas criaturas. Os móveis (furniture) passaram a ser vendidos em pacotes para serem abertos nas casas (antes os móveis tinham que ser arrastados até as casas, e acabavam sendo roubados). Foi introduzida também Dark Cathedral para os jogadores free account. Passaram a ser necessárias worms para se pescar (antes, apenas tendo a fishing rod ja se pegava peixes). Dois destaques para o update: 1 - O sistema anti-luring (criaturas não poderiam mais ser luradas para longe de seu respawn original). Isso facilitou muito a travessia pelo triângulo das três cidades principais (Thais,Carlin e Venore). 2 - Foram introduzidos soul points. Eles eram necessários para a utilização de magias que criassem coisas, tais como comida, flechas e runas. Antes, muitos deixavam seus personagens pescando e fazendo runas o dia inteiro, muitos nos bots, e isso acabava gerando um certo desequilibrio. Muitos druids ficavam o dia inteiro fazendo UH, e ficavam muito ricos. Por isso a existencia de "fazendas de UH".
O sistema anti-luring acabou com a diversão de uns e com a frustração de outros. Eu considero um avanço. Os soul points foram totalmente necessários, ja que acabaram com muitos bots.
Tibia 7.6 - Dezembro de 2005
Foi um update que trouxe várias mudanças gráficas com novos efeitos e muitos dos sprites foram refeitos. A regeneração de mana aumentou em 4x, mas as magias passaram a utilizar mais mana, e foi ajustada o uso de magias de acordo com um level e um magic level mínimo. Foram introduzidas as rods e wands para druids e sorcerers, respectivamente. Com isso, os mages não precisavam mais caçar com armas físicas e passariam a utilizar armas mágicas (antes se caçava principalmente com skull staff + magias + runas). O client do Tibia passou a não funcionar mais em Linux.
O grande destaque do update ficou por conta das wands e rods, um grande avanço para os magos.
Updates seguintes - a tristeza de alguns, a vitória de outrosA partir dos próximos updates vieram mudanças que muitos consideraram que o jogo foi acabado. Muitos reclamaram. Outros gostaram. Porém, uma coisa é certa: Tibia passou a se tornar um jogo mais fácil. Confira a seguir.
(O Update 7.7 foi pulado pois foi um update mais técnico e bem menor).
Foram introduzidas as Shattered Islands e com elas vieram algumas novas criaturas. Ocorreram atualizações gráficas trazendo mais realidade ao jogo. Novos outfits poderiam ser adquiridos por meio de quests, e com eles, vieram os addons. Foi adicionada a Stamina, limitando o tempo de hunt. Assim, acabaram com muitos bots. Essa era a idéia da Stamina, que no começo pareceu muito boa, no final não teve tanta utilidade. O que realmente marcou esse update foram os fatos de agora runas poderem ser atiradas pelo battle channel e a introdução das hotkeys. Antigamente as runas teriam que ser atiradas na tela do jogo, o que dificultava muito acertá-las. As hotkeys são comandos executados por meio de uma tecla, como a utilização de uma magia ou um item. Exisitam macros ilegais que faziam isso, essa nova atualização acabou com eles.
Muitos reclamaram de a Cipsoft ter acabado com o PvP. O jogo foi muito facilitado. Esse foi um dos, se não o mais polêmico update do Tibia.
Tibia 7.9 - Dezembro de 2006
A cidade de ab'dendriel foi totalmente reformulada e sua parte gráfica muito melhorada. O dinheiro que antes era guardado no depot poderia passar a ser guardado nos bancos, com a introdução do mesmo. O destaque desse update ficou por conta de reintrodução de Pits of Inferno no jogo. Antigamente, essa área existia. Porém ficou desabilitada por muito tempo e foi reaberta nesse update. Junto com ela vieram novas e muito poderosas criaturas.
Esse update foi praticamente voltado ao power game, ja que Pits of Inferno é uma área em que se faz grande quantidade de XP.
Nesse update foram introduzidas novas áreas, como Svarground e com ela novas criaturas. Knights e Paladins receberam algumas novas magias. Muitas armas novas foram colocadas. Foi colocado também um level mínimo para se utilizar tal arma. Isso foi polêmico no começo, mas entendível no final. Ocorreu como ponto principal o balanceamento das vocações. Vocações como knights e paladinos tiveram seu dano aumentado e mais dependente dos skills, enquanto os druids e sorcerers tiveram seu dano diminuído e mais dependente do Magic Level. Nesse update também as spears passaram a não cair no chão, poupando um grande trabalho dos paladinos e evitando possíveis roubos (antes paladinos tinham que ir pegando um por um os spears que caiam no chão).
Um update que causou grande polêmica quanto ao balanceamento das vocações.
Tibia 8.1 - Dezembro de 2007
Algumas áreas de caça foram reformuladas. Vieram novos outfits e todas as classes receberam novas magias. Foi introduzida a habilidade de se nadar em áreas delimitadas. O grande destaque desse update foi a introdução dos elementos no jogo. Sorcerers passariam a ser dos elementos fire/energy, enquanto os Duids ice/terra e os paladins do elemento holy. Outro ponto deste update foi a melhora do party system, com a capacidade de se dividir a xp igualmente entre os membros, dentre outras novas possibilidades. Por último, mas não menos importante, a UH parou de healar tanto quanto healava e foram introduzidas novas potions, melhores do que as já existentes, cada qual com sua vocação destinada.
Foi outro update voltado ao powergame. A Cipsoft nesse update deixou claro também sua intenção de uma maior integração entre os players do jogo para caçarem juntos, e coisas do tipo. Também a retirada(dependência da taxa de cura quanto ao Magic Level) da UH gerou grande polêmica entre os knights que diziam ter "perdido sua cura".
Tibia 8.2 - Julho de 2008
Esse update foi relativamente básico. Novas criaturas, novos bosses, novas quests, novos itens, novas armas e um novo outfit. Nada de muito importante. As mudanças diferentes foram a introdução da Island of Destiny e da Tutorial Island buscando deixar o jogo mais atrativo para novatos, um novo canal para se falar com NPCs e um novo sistema de trade.
Um update simples, novamente voltado para o powergame.
(O Update 8.3 foi pulado por se tratar de um update técnico.)
Esse foi O update para o powergame.Todas as vocações ganharam party buffs e algumas novas magias. Novos itens vieram, assim como novas quests e um novo outfit. O grande ponto do update foi a introdução da nova cidade Yalahar e com ela, novas criaturas. Nessa cidade os pontos de hunt ficam muito próximos do depot, podendo-se facilmente chegar a eles.
Assim, podemos considerar um update que beneficiou e muito o estilo powergamer.
No update 8.5 podemos contar com uma mudança buscando o roleplay, o casamento. Alem disso virão novas quests a nova black skull. Treinar se toarnará muito mais facil para jogadores de level alto com as novas criaturas feitas para isso (Target Dummy).
No futuro do Tibia não se há certezas. Porem muito provavelmente o jogo seguirá cada vez mais o caminho do powergame, buscando nada mais a XP. Aquele velho Tibia não volta. O Tibia evolui, mas a questão é: "para melhor?". Não se sabe. Qual será o futuro que nos aguarda?
Fontes:
Tibia Wiki
Site oficial do Tibia
Texto:
Kayloxer

