Postado originalmente por
Sanguinatis
Duas coisas marcaram pra caramba minha vida no Tibia. Comecei a jogar em 2004 e eu adorava ver videos no Tibicam, até tenho alguns guardados aqui, mas nem lembro mais como fazer. Chegava da escola e antes de jogar, eu baixava vários pra dar aquela empolgada hahaha. Outra coisa era um programa que o Tibia BR oferecia chamado "Tibia Compendium" tinha informações de alguns itens, quests, npcs. O que eu lembro era que a paradox quest ainda não tinha sido resolvida e estava incompleta no programa. Por muito tempo eu tentei descobrir sobre a quest, mas eu tinha acabado de começar a jogar e era tipo level 20 e nunca descobri por mim mesmo. Fui fazer a quest um ano depois quando os flogões ficaram famosos e alguém fez um passo a passo pra completar.
O Tibia era melhor naquela época? Não. Mas hoje em dia o Tibia em si não é melhor, as mecânicas do jogo podem ter melhorado, mas só quem pegou aquela época sabe como era a comunidade. É muito diferente jogar hoje. Não tem ninguém no DP, ninguém descobrindo coisas novas, não têm aqueles casamentos, reuniões em GHs que as vezes até GMs apareciam. Partidas de futebol... Nunca esqueço quando no trade channel o pessoal começou a cantar a música dos cavaleiros do zodíaco, naquela época só podia postar oferta de 2 em 2 minutos. Mas todo mundo tava lá brincando, correndo o risco de ser banido. Porque, de certa forma, era mais legal bater um papo e zoar do que ficar bitolado competindo pra pegar level.
É óbvio que o Tibia não poderia competir com as grandes empresas lançando MMOs, mas se o jogo tivesse tido uma estratégia de ser um jogo mais oldschool mesmo, mais difícil. Ter na dificuldade e simplicidade o seu ponto principal, e é claro combater os bots, tenho certeza que Tibia não estaria moribundo como está hoje.