Na verdade me confundi, são 10 vagas. Mesmo assim, você tem que praticamente gabaritar a prova, acho muito difícil. E não conheço livros específicos para o ITA, foi mal =(
Versão Imprimível
Na verdade me confundi, são 10 vagas. Mesmo assim, você tem que praticamente gabaritar a prova, acho muito difícil. E não conheço livros específicos para o ITA, foi mal =(
Um bom livro pra você estudar física no nível do vestibular do ITA é o Saraeva. Só não sei se é fácil achar PDF.
Seguinte, matemática e física não deve ser problema pra você. Só resolver exercício que oq tem que saber creio q vc já sabe.
Se quer mesmo passar estude: inglês (mesmo se você for fluente), português e redação. Ai ta o diferencial do ITA/IME Geralmente os bons candidatos tiram + de 6 nas exatas. Subestimam as outras e ai que pega.
Química é química, não posso comentar pois não sei nada de quimica.
Por sinal, estou tentando fazer o feito de passar na usp sem saber nada de química(Juro que não sei nada, exatamente nada + que um aluno de 8º serie). E por química que axo que nem vou fazer 2ºfase unicamp( se passar claro), maldita instituição que cobra química pra eng de compu ¬¬
@Português
Deve ser uma duvida no minimo idiota, mas é uma duvida:
Por que "mais melhor" é errado e "bem melhor" não é? (ou é?) Teoricamente os 2 são adverbio de intensidade.
Pra mim ou os dois são pleonasmo ou os dois tão certo. Kde os alunos burros do curso de letras pra me explicarem? (por favor, não cobre a explicação, jamais poderei pagar hora aula de 100 conto)
Sadecks, tentei passar em medicina sem saber nada de matemática, hahaha. Bem, eu sabia na hora da prova, já que estudara um dia antes, porém no vestibular...
Reportado por ofensa.
Agora, tua resposta:
O problema não é o advérbio de intensidade, e sim a palavra melhor que pode tanto ser ADJETIVO quanto ADVÉRBIO. Se adjetivo, é comparativo de superioridade(better than - melhor que), se advérbio, é superlativo(the best - O melhor).
Sendo assim, "mais melhor" é pleonasmo, já que melhor nesse caso é adjetivo e está fazendo uma comparação de superioridade. Por isso, o uso do "mais" é redundante. Lembrando que existe a construção mais bom, se você estiver falando de duas qualidades de uma mesma pessoa.
Lembre-se que as palavras "mais" e "bem" não necessariamente precisam ser ADVÉRBIOS DE INTENSIDADE. Lembrando que a palavra MELHOR significa "mais bom"(se adjetivo, por isso o pleonasmo) e "mais bem"(se advérbio). Com isso, fica claro por que se pode usar "bem melhor"("bem mais bom") e não "mais melhor"("mais mais bom").
Ficou claro? Passei bastante informação extra, pode ter ficado complicado de se entender. Depois Letras é curso pra burro né...
@professor
Qual é o nome do livro do saraeva?
Problemas selecionados de física elementar.
Bota Saraeva no Google que cai em 400mil páginas sobre o livro e sobre os vestibulares do IME e ITA. Risos.
Acho Renato Brito bem mais "direto" quando se fala de Física no ITA/IME, o problema é que você tem que ter base pra pegar o livro e também só existem por enquanto as edições:
http://www.vestseller.com.br/images/...s/capamec1.jpg
e
http://www.vestseller.com.br/images/...s/capamec2.jpg
PS; namoral o ITA baixou d+ o nível da prova pelo menos de física esse ano(única que vi), teve questão aberta nível ENEM (a das roldanas).
Citação:
Alexandre Lopes Moreno, coordenador de física do Etapa, diz que o exame foi bastante exigente e cansativo, até mesmo para os candidatos mais bem preparados. "Exigiu bom conhecimento conceitual e habilidade algébrica", afirma. Segundo ele, 80% da prova abordou temas como mecânica e eletricidade.
Fácil?Citação:
Ricardo Balbino, professor de física do Objetivo, afirma que seguindo os padrões do ITA a prova teve nível difícil, mas sem questões polêmicas. "Estava muito trabalhosa e com predominância de mecânica, eletricidade e ondulatória. Estranhamos o fato de cair apenas uma pergunta de termologia", diz.
Em uma população hipotética em equilíbrio de Hardy-Weinberg, um gene possui dois alelos. Sabe-se que a frequência do alelo recessivo é de 0,4. Calcule o percentual esperado de indivíduos heterozigotos nesta população e assinale a resposta obtida no cartão-resposta.
caiu na prova da ufsc
como que eu faço isso?
Não disse que tava fácil, disse que baixou o nível em relação aos anos anteriores, e tinha uma questão nível enem; exemplos de outras questões:
http://sdp.terra.com.br/vestibular2/...if/666809F.gif
http://sdp.terra.com.br/vestibular2/...if/666792F.gif
http://sdp.terra.com.br/vestibular2/...if/666788F.gif
http://sdp.terra.com.br/vestibular2/...if/666800F.gif
http://sdp.terra.com.br/vestibular2/...if/666806F.gif
Tenho colegas que fizeram as provas anos anteriores e disseram q física nem se compara.
frequencia recessivo = 0,4 ou 40%
frequencia dominante = 0,6 ou 60%
Heterozigotos = 2AB = 2.0,4.0,6 = 0,48 ou 48%
Dominantes = A² = 36%
Recessivos = a² = 16%
Edit:
Isso se for em %
Explicar
Isso ae é genética de população e vc precisa só decorar a formula
A² + 2Aa + a² = 1
Em que A² é a porcetagens de homozigotos dominantes, a² de recessivos, e 2Aa de heteros.
o 1 significa 100%
Se na população existe 40% do alelo a, os outros 60% serão de A. E é esses valores que vc joga na formula e pah.
Lê na wikipédia pq tbm tem as condições - uma população estável, isolada, infinitamente grande, cruzamentos aleatórios, sem pressão da seleção natural e mutações etc
Alguém pode me responder a questão 06 da prova de quimica da ufrn 2012?
Ta ai o link: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo...2/dia3tec2.pdf
Na verdade não é uma fórmula... Em um encontro de heterozigotos Aa, a proporção será 1:2:1, respectivamente de AA, Aa e aa. Portanto, obviamente, a junção da probabilidade de todos dará 1 (100%). Não aprendemos assim em SP também, mas imagino que seja isso que o sete quis dizer.
Há outros modos de fazer, como esse, que acho mais fácil:
Se um alelo recessivo é 0,4, ser aa a chance é 0,16.
Se o alelo dominante é 0,6, ser AA tem chance de 0,36.
Portanto, como tudo deve dar 1, a chance de ser heterozigoto é 0,48.
@Fera da química ali em cima
a) Al2O3(s) + 6 HCl(aq) -> 2 AlCl3(aq) + 3H2O(aq)
b) Interpretação de gráfico, a velocidade de corrosão é maior em meio ácido do que em meio básico.
c) A corrosão é mais rápida no meio ácido porque HCl aquoso libera íons H+.
Frog, essa c, minha eletroquimica ta meio enferrujada mas
a resposta não poderia ser pq na reação com a base formariam íons livres de oxigenio que reagiriam com o aluminio e estariam sempre reforçando a camada protetora?
Bem, Al2O3 + 6 NaOH -> 2 Al(OH)3 + 3 Na2O, essa é a reação. Na2O não é instável, portanto não formaria, imagino, íons livres de O.
Eu não consegui achar de onde formaria o íon livre de O, mas, caso ele de fato apareça, seria uma explicação plausível para a curva de corrosão do NaOH ser mais lenta.
EDIT: O gráfico mostra um aumento constante da velocidade de corrosão no NaOH, o que mostra que, provavelmente, não há nada interferindo, então não acho que existam íons O livres. A velocidade de corrosão no meio de HCl passa a ter um crescimento mais ascentuado em t1 porque é provavelmente quando há a ionização em meio aquoso do ácido, portanto acho que essa é a explicação mais correta. Posso estar errado, porém. Não vejo essa matéria há um tempinho.
Sl pensei que por ser muito reagente com água, o Na2O se converteria em NaOH de novo e assim manteria um equilibrio, o óxido de aluminio reagindo com a base formando um óxido dela que reage com a água formando formando novamente a base e por alguma magia mexendo com o aluminio metáico, sl viagem.
Mas essa do H+ não me parece muito convincente saca pq tem Na+, e o H+ tá desde o inicio... alguém me fala que essa resposta é básica para q eu possa usá-la sempre
E sobre o potencial de oxidação do Na ser maior que do Al e Zn...
Frog, de um método mais simples seria só fazer as probalidades ao quadrado soma-las e subtrair de 1?
em que ano vcs aprenderam isso? por Deus que nunca tinha visto isso :(
Eu aprendi genética no primeiro ano... Mas cara, isso aí especificamente não aprendi não, é só por lógica. Pra descobrir a frequência de heterozigotos, nesse caso, você deve descobrir a frequência de homozigotos e subtrair de 100%. Como um recessivo tem frequência de 0,4, dois terão 0,16, e, analogamente, o dominante terá 0,36. Portanto, heterozigoto será 0,48.
Não sei se deu pra entender melhor. É um exercício fácil.
@Sete
Eu realmente não faço ideia se tá certo o que você disse ou não. Mas o que eu disse tenho certeza, pois a corrosão é facilitada por H+ (proveniente do HCl aquoso, no caso).
@DeadFrog
Se voce estiver certo mesmo, eu só acertei a B) no vestibular:aah: , pq pensei q a reação formaria aluminio metalico(Al) pois o óxido seria tipo um metal de sacrificio mas parece q o certo é essa q voce escreveu. A C) eu expliquei baseado na reação q ocorre no meio basico, nem sei se escrevi certo.
Vlw pela ajuda.
Leastk, a minha resposta na letra C não estaria completa. Para ganhar a nota máxima na questão, dever-se-ia explicar o porquê da reação em meio ácido ser mais rápida e então a razão pela qual a corrosão em meio básico é mais lenta, ou seja, seria uma mistura do que eu disse com a que o Sete disse. E então fazer uma pequena conclusão com o que já foi escrito na letra B.
Pelo menos é como estou acostumado a ver nas correções que o Anglo faz. Só não disse o que ocorre no meio básico porque não tenho muita certeza. Para mim, a corrosão só acontecia quando houvesse H+, H2O ou O2.
Frog, analise meu raciocionio
usando Aa para os alelos
para o individio ter um a = 0.4%
para ter um A=0.6%
para ele ser aa = 016%
para ele ser AA = 0.36%
Para ele ser Aa só subtrair de 1 = 0.48%
A² para homozigóticos dominantes
a² para homozigóticos recessivos
2Aa para hetero
Se vc somar tudo tem que dar 1 (ou 100%)
Por isso que fica A² + 2Aa + a² = 1
Então sim, se vc acha os outros, so subtrair de 1 que acha o que faltar.
Essa matéria não tem segredo e creio que esse seja o tipo de questão mais comum em vestibulares.
Uma emissora de rádio transmite na frequência de 895 kHz. Sabendo-se que a velocidade das ondas de rádio é de 3.10^8 m/s, determine o comprimento de onda dessa emissora.
Resposta: 3,35 . 10²
Gente, eu transformei 895 kHz em 895000 Hz e fiz v = λ.f
3.10^8 = λ . 8,95.10^5
λ = 3.10^8/8,95.10^5
Corta 10^5 com 10^8 e fica:
λ = 3.10³ / 8.95
Mas o resultado dessa divisão, não dá a resposta e consequentemente não bate com o gabarito. O que estou fazendo de errado? Alguém pelo amor do santo Cristo, me ajude.
Cara, o resultado do que você fez dá sim 3,35.10²
Sério? Pô, mas 10^5 cortando com 10^8 dá 10^3 e não 10^2
Não cara, a divisão dá 0,335 x 10^3 = 3,35 x 10^2
só desatenção sua mesmo
Ah, entendi. Valeu o/
Materiais para preparação ITA-IME:
- Sites: www.vestseller.com.br
www.rumoaoita.com( A propósito é .com)
Fazendo faculdade acho dificil você conseguir conciliar as duas coisas, esse tipo de preparação exige muito tempo e dedicação.
Nossa, fiquei me sentindo muito inútil ao ler os depoimentos desse site "rumoaoita". É cada história do caralho, aconselho todos a lerem.
Fiquei até arrepiado com as situações apresentadas.
Quino, criador da personagem Mafalda, é também conhecido por seus quadrinhos repletos de humor chocante. Aqui, o executivo do alto escalão está prestes a cair em uma armadilha fatal.
http://professor.bio.br/fisica/image...toes/14809.jpg
Considere que:
- o centro de massa do tubo suspenso, relativamente à parte inferior do tubo, está localizado a uma distância igual à altura da cartola do executivo;
- a distância do centro de massa do tubo até o topo da cartola é 3,2 m;
- a vertical que passa pelo centro de massa do tubo passa também pela cabeça do executivo;
- o tubo tem massa de 450 kg e, durante uma queda, não sofreria ação significativa da resistência do ar, descendo com aceleração de 10 m/s²;
- comparativamente à massa do tubo, a corda tem massa que se pode considerar desprezível.
a) Após esmagar a cartola, sem resistência significativa, com que velocidade, em m/s, o tubo atingiria a cabeça do executivo?
Alguém me ajuda ):
como não existe resistência do ar temos que :
(energia mecânica inicial) = (energia mecânica final)
Energia potencial inicial + energia cinética inicial = energia potencial final + energia cinética final.
mgh + mvo²/2 = mgh + mv²/2
3,2*450*10 + 450*0²/2 = 3,2 * 10 * 0 + 450*x²/2
3,2 * 10 = x²/2
x²=64
x=8
resposta = 8m/s
Geik, o lucas que está certo. ;x
Fenix, o Geik também está certo. Só são formas diferentes de resolver o exercício. E, pessoalmente, acho muito mais fácil o jeito do Geik.
Ah, me desculpe. É que eu estou estudando energia, por isso que acho que deveria aprender usando energia, mas mesmo assim, muito obrigado Geik. Mesmo assim, mas uma pessoal, e obrigado pela ajuda, está ajudando bastante.
O comprimento de onda de certa cor azul é 4,5 . 10^-7 m e ela se propaga no ar com velocidade de.. 10 PONTOS?
A cor do mar e do céu é azul porque o ar atmosférico difunde principalmente a componente azul da luz solar. O comprimento de onda de certa cor azul é 4,5 . 10*^-7 m e ela se propaga no ar com velocidade de 3,0 . 10^8 m/s. A freqüência dessa radiação é, em hertz,
Resposta: 6,7 . 10^14
Como faz?
Como é um exercício de um corpo em queda livre , também pode resolver por torricelli , pois se trata de um corpo percorrendo uma certa distancia com aceleração constante.