Postado originalmente por
Gabriellk~
Saí ontem a noite pouco antes de você postar o capítulo.
Sua escrita está amadurecendo pra caramba, de verdade. Por isso hoje eu trago um comentário maior e mais completo, acho que você vai entendê-la.
A narrativa está frenética, mas eficiente. Conseguiu transmitir os acontecimentos com bastante clareza, mesmo naqueles momentos mais tensos e rápidos. Muitas vezes nessas partes os autores esquecem que tem um personagem humano, e o utilizam apenas como mero expectador dos acontecimentos, sem lembrar-se de relatar as próprias impressões das personagens. Você conseguiu fazer isso bastante bem, pelo menos em se tratando do personagem principal.
Agora, em se tratando das personagens em si, acho que você deixa as características delas meio pobres. Explicarei melhor sobre isso.
Não é que seu personagens sejam inexpressivos ou apáticos, não, eles possuem emoções, conflitos e etc. Mas são, em sua maioria, aquele tipo de personagem básico, que serve para contar um conto, talvez, mas em uma história acabam se tornando repetitivos. Você tem dois personagens que parecem estar indo por este caminho, e outros dois que, ao meu ver, são muito melhores.
Pega aí o Votomo, é um exemplo perfeito do que eu quero falar. O Votomo é o nosso herói de literatura fantástica básico. Eles possui as motivações, características e personalidade padrões de heróis do gênero. O personagem não possui características marcantes, alguma mania, algum traço de personalidade que saia do comum. Digo a mesma coisa sobre o Chris.
Agora, quanto aos seus personagens que eu gosto, são, curiosamente, as duas garotas. Não é à toa que a Selena é minha personagem preferida. Ela e a Natasha (que eu tanto impliquei antes) parecem ser suas personagens de maior personalidade, sem dúvida alguma. Selena já se destaca pelo fato de ser cega, o que é uma característica incomum, e você não deixa essa característica passar batida no texto, você explora ela, o que traz mais profundidade à personagem. Entende o que eu quero dizer?
A Natasha é simplesmente esquisita (no bom sentido), mas por isso mesmo, inusitada, com uma visão de mundo que parece diferir um pouco da dos típicos heróis.
Veja bem, não sou nenhum rei de criação de personagens, muitíssimo pelo contrário, tenho a tendência a fazer a mesmíssima coisa. Minha história é um exemplo perfeito deste erro, e este é um erro muito comum para nós escritores amadores, por isso mesmo é tão fácil notar. A criação de personagens marcantes, é, possivelmente, a parte mais difícil da criação de uma história.
Terminada esta crítica em si, vamos pro restante do capítulo. Boa ação lá pro meio, com a aparição do Jones. Esse capítulo meio que explicou a situação do Basilisk pra mim (outro personagem que eu gosto), ele parece mesmo estar em uma sinuca de bico, afinal está limitado duplamente em seus poderes. Por isso mesmo ele talvez esteja usando o Votomo (?) para conseguir sair de sua própria situação. :hmm:
O enredo está se complexando, embora ainda seja simples, agora que temos o Zathroth e o Jones metido na história, como inimigos entre si e inimigos comuns ao Votomo e seu grupo. Quero ver no que isso aí vai dar. :D
Descrições boas e eficientes como sempre, a parte que o Votomo encontra o Zathroth ficou muito boa.
Por hoje é só, espero que tenha entendido o post. =)