.
Versão Imprimível
.
Eu sei alguma coisa, e o angel of darkness parece saber direito também. Posta aí.
agora nao da
queimou a luz do meu quarto na pensao =s
amanha procuro o exercicio no livro =D
Há! Gostei do tópico.
Bom, eu tenho uma grande deficiência com Química, posso afirmar que não sei nem 5% do que eu deveria saber (escola não tem professor e é dificil aprender sozinho), então seria muita coisa pra perguntar.
Mas tem uma questão de uma apostila que não consegui resolver, alguém pode me explicar?
- Uma mistura preparada pela adição de volumes iguais de solução de NaOH 0,1mol/L e
CH3COOH 0,2mol/L (Ka = 1,8 x10-5) foi testada com um indicador universal, cujas faixas de
coloração estão apresentadas abaixo:
A cor apresentada pelo indicador em contato com a solução descrita acima é:
A) Vermelho
B) Laranja
C) Amarelo
D) Verde
E) Azul
no gabarito é a laranja, mas não entendo comofas/
PS: Esse desenho vai junto a questão,óh
http://lh3.ggpht.com/_FLNOXfghqQM/Sk...8w/s400/13.JPG
eu ainda nao aprendi isso.. mas vc tem que calcular o ph, depois que vc achar o ph, eh so meter o valor nessa linha e ver a cor.. tente procurar no google "como calcular ph".. eu achei em frances mas foi bem complicado pra entender, tem que fazer formula, depois quadro de avanço e os crl a 4
Então, existe uma faixa de pH na questão de acordo com a cor apresentada.
pH varia de 0 até 14, sendo que até 7 a gente considera como ácida e de 7 pra cima a gente considera como básica.
Quando for 7, dizemos que é neutra.
Claro que existe toda uma escala, sendo assim, uma substância com pH igual a 2 é mais ácida que uma com pH igual a 4 e por aí vai.
No exercício aí, no caso, existe uma mistura de ácido acético, ou etanóico, que não é um ácido tão forte assim (ver Ka), com NaOH, hidróxido de sódio, que é uma base forte.
Entretanto, há uma maior concentração ácida do que básica na mistura, sendo assim, o pH deveria estar na faixa ácida (menor que 7), mas não tão próxima de 0, por conta da acidez do CH3COOH e do NaOH.
Por isso que o gabarito é Laranja.
Olha, eu até postaria os cálculos aqui, já que eu fiz por uma intuição (que até vale a pena ser usada), só que eu acho que num vai dar muito certo se eu postar os cálculos que eu usei. Precisaria de calculadora para achar as paradas e panz, mexe com logaritmo e etc. Eu prometo que volto aqui e te dou a dica de como fazer isso de forma simples e exata, porque no momento eu juro que esqueci outra forma.
.
Há 100 litros de água salgada em um tanque e essa água contém 70 kg de sal dissolvido. Despeja-se água pura no tanque a uma taxa de 3 L/min e o conteúdo é misturado permantentemente, mantendo-se uniforme, e escoando na mesma taxa. Quantos quilogramas de sal existirão no tanque após uma hora?
PS.: exercício de equações diferenciais lineares de primeira ordem, eu tenho a resposta mas não sei chegar nela :)
Eu faço química também, mas me recuso a fazer esse exercício, muito chato. Química analítica é só conta, conta, conta. Provavelmente o que o luizjuiz postou tá certo.
Só vou dizer que, sempre que tiver algo do tipo 0,05-x. Dá pra cortar o x se o pka for pelo menos 3 ordens de grandeza menor que 0,05.
topico nerd.
eu posso ajuda em educação fisica e aulas de legislação de transito.
como faço rpa saber se o verbo exige preposiçao??
esses pronomes relativos estao me fuuuu
Senso comum. O próprio verbo te diz se seu complemento necessita de preposição.
O verbo PRECISAR, por exemplo, quem precisa, precisa DE algo, portanto, ele é um Verbo Transitivo Indireto e seu complemento verbal(Objeto Indireto) precisa de preposição.
Só lembrando:
1. É verbo pois ou liga o sujeito ao seu predicativo(Verbo de Ligação), ou dita uma ação feita pelo sujeito, portanto não possui valor sintático, a não ser núcleo de predicado verbal.
2. É transitivo pois não liga o sujeito ao seu estado(predicativo do sujeito) e necessita de preposição(não sendo intransitivo, ou seja, não se bastando por si próprio).
3. É indireto pois seu complemento verbal(Objeto) precisa de uma preposição, ou ainda, entre o verbo e seu complemento, tem de haver uma preposição ligando um ou outro.
Pra saber a preposição certa (Regência) só decorando mesmo.
Alguém aí sabe alguma musiquinha ou coisa parecida pra decorar as regências ? =D
Sempre esqueço de uma ou outra =/ ou todas
como faço rpa saber se o pronome relativo exige preposiçao antes ou depois dele?
Fala ae bomzões de química!
quero ver responder essa:
À temperatura de 600k, cloreto de amônio (NH4CL) decompõe-se em amônia e cloreto de hidrogênio, de acordo com a equação:
NH4CL(s)--> NH3(g) + HCL(g)
(Reação interconversível)
Qual o valor númerico da costante (Kp) desse equilibrio, sabendo que nessa temperatura a pressão da mistura gasosa é de 1 atm?
a) 2,0
b)1,0
c) 0,50
d) 0,25
e) 0,125
quero ver :yelrotflm
.
É 0,25, não? Sólidos e líquidos são neutros ao equilíbrio de pressões parciais, dessa parada eu acho que lembro.
Então tipo, ficaria assim. 0,5 para cada gás, aí faz o produto entre eles e divide por 1.
Dá 0,25.
Por isso eu fiz intuitivamente :X.
Não precisava ser tão analítico assim pra responder.
é, 0,25 msm
asdifuhIUDS
eu axei q fosse uma questao dificil, ai eu fiz aki em casa e axei a resposta certa
asdfidsfhiudshf
>.<
anyway
thx
querem q eu poste otra?
É pra duvidas quando vc não conseguir fazer...
Bom, vi as ultimas paginas só matematica/quimica, calculos...Se alguem tiver duvidas em Direito eu posso tentar ajudar, afinal, estou no 7º semestre ja, ops 8º agora :)
Aproveitando, se alguém pudesse me dizer o nome das cidades que o eurotúnel liga, em português, agradeceria... Google não me foi muito útil.
Nao entendi sua duvida perfeitamente amigo,as cidades que sao ligadas nos dois extremos do tunel sao : Cherinton na Inglaterra e Coquelles na França.
Mas passa por inumeras,até em Waterloo onde Napoleão foi derrotado xD.
Espero ter ajudado um pouco.
Valeu, isso que eu precisava. :)
Eu dou um doce pra quem me provar isso aqui ó:
ʃ du / u² - a² = (1 / 2a)(ln |u - a / u + a| + c )
me deram a dica que pode substituir u = a sen Ɵ
musiquinha pra decora regencia? ahsuauhs,ia ser bem chata.
tem musica e frase pra tudo em exatas.
o geito é decorar mesmo,principalmente e talvez unicamente os verbos principais(principais no sentido dessa matéria:regencia) como :Assistir,agradar,abraçar,aspirar,chegar,ir,lembra r,esquecer,informar e por aí vai..
(pra vestibular e afins..):tente lembrar do verbo assistir e aspirar,ja que muitos erram a forma regencial correta na oralidade,o que é perfeitamente normal,eu erro.
Isso é matéria de que ano,sabe me dizer?pq to no 2º semestre do 2º ano médio e odeio quando pego um exercicio que nao consigo fazer e esse eu nao tenho idéia nem de como começar,saushauhsahus.
O que significa esse "du"?funçao de u ? Obrigado
Isso é matéria do ensino superior. É cálculo diferencial e integral.
Isso daí no caso é uma integral ( ʃ ) que é um operador matemático oposto a uma derivada (d), outro operador matemático. Por exemplo, integral/derivada é tipo o par subtração/soma, multiplicação/divisão. Um é o inverso da outra.
Essa notação "du" significa derivada de u. É chato pra caralho, te falar, também não sei nem como começar. SAHIUEHAISUEHIAHE! E olha que eu deveria saber!
Tipo, substituindo u=a secƟ, u²=a²sec²Ɵ
então, du=a.secƟ.tgƟ.dƟ
e u²-a²=a²(sec²Ɵ-1)
Lembrando da trigonometria: sec²Ɵ-1= tg²Ɵ
fica ʃ a.secƟ.tgƟ.dƟ/tg²Ɵa²
Aí corta a com a², tg com tg².
Vai ficar ʃ(1/senƟa) dƟ
Como a é constante fica 1/aʃcossecƟ dƟ
Integral de cossec é ln|cossecƟ- cotgƟ|
cossec é 1/sen
Aí tu faz um triângulo. Sec=1/cos e no caso é u/a
Difícil de mostrar pelo computador, mas a hipotenusa é u, e o cateto adjacente é a. Aí cos fica a/u e 1/cos fica u/a.
Aí tu faz pitágoras, e o cateto oposto fica raiz de u²-a².Isso sobre u é o seno.Cossec é u/raiz de u²-a².
Tu acha a cotg da mesma maneira. Aí tu bota dentro do log e dá isso daí.
A parada é, sempre que for constante ao quadrado - x²(ou outra variável como u²) tu usa a substituição trigonométrica x=asenƟ
Se for um mais o outro, usa tg.
E se for a variável menos a constante usa sec.
Se tu tem o stewart ele explica isso melhor.
Não fiz a conta, só no papel, mas esse ln de cossec-cotg dá ln de alguma coisa elevado a 1/2(ou raiz quadrada)Aí como é logaritmo, o 1/2 "passa pra fora"
O elfo tá certo também, eu acho, a integral dele vai dar a integral de -sec, que é -ln|sec+tg| Aí tu acha a mesma parada. Mas é mais chata.
Sim, me falaram que por sec Ɵ também é fácil. TÔ QUASE LÁ, mas vou ver o de vocês, pera aí.
Agora que vi o do Tezca.
SHOW! Eu tinha chegado até a parte da integral da cossec, mas não sabia do negócio do triângulo.
Problema pra mim é isso daí mesmo.
Agora meu professor falou pra gente fazer pelo seno, mas parece que falaram que pela secante ficava mais fácil... e fica!
No Stewart tem isso? Meu professor falou que isso se vê em cálculo II, problema que estamos tendo apenas cálculo I haiuahiuahiuahuiah!
.
Ah tah,vlws.
deu pra entende um poco vendo a galera tentando/conseguindo resolve aí,uns 30% (parte de trigonometria) eu consegui entende.Mas ja que o que eu quero cursar nao esta relacionado a exatas,boa sorte pra VCS com esses calculos loucos ae xD.
Eu posso ajudar com Inglês, só =x
Tu faz uff né? Então, atualmente na uff deram uma aliviada em cálculo I.(em compensação depois tu vai ver isso)
Na ufrj se vê em cálculo 1.No meu stewart que já é meio antigo tem isso.É na parte de substituições trigonométricas(capítulo 7.3).Lá explica direitinho como usar o triângulo.Aí você vai ver pra todos os positivos(já que o triângulo é positivo, é uma figura geométrica), mas ele prova que serve pra todos os valores.
E tipo o stewart realmente é um pouco fraco na parte de demonstrações(claro que pra quem tá começando é mais do que o suficiente), mas o meu professor me mostrou umas coisas mais completas.Acho que no tal do Leithold é melhor a explicação também.
Mas no final, pra hora da prova você vai decorar algumas das integrais mesmo, então não faz muita diferença. A menos que você goste mesmo de matemática teórica.
Vou dar uma olhada.
É, meu professor só falou pra trocar por a sec x mesmo. Porra, vacilo, substituição trigonométrica é no cálculo II mesmo, ainda mais eu, que sou do curso de química, não aperta tanto quanto matemática ou engenharia.
É substituição trigonométrica sim, dá em cálculo II. O Leithold realmente tá muito bom nessa parte.
É que essa demonstração valia 0,5 pontos extra numa parada que tem peso 3, é muito ponto!
Hoje eu demonstrei pra uns 5, 6 amigos hauhauhauhau!
É que eu tava tentando por seno, aí tava dando o contrário, por secante dá certinho mesmo.
Sei lá, eu estudo tanto com o Stewart quanto com o Leithold. A parte de Integrais do Leithold é muito melhor, mas o Stewart apresenta uma linguagem menos burocrática, simbólica, e mais ilustrações, mesmo estando mais resumido, não pode deixar de ser notado. Tipo assim, gostei da parte de Integrais indefinidas com o Leithold e Integrais definidas com o Stewart.
Máximo e Mínimo, pontos de inflexão, construção de gráficos e afins é com o Leithold.
Stewart de fato, tirando a parte de integrais, é o melhor livro, com o Leithold seguindo fácil.
Não gosto da parte de Limites do Leithold, ele atribui valores, ruim demais.
Outro que é muito bom é o Munem! Show de bola demais aquele livro!
Um que também é bom, mas é extremamente burocrático, linguagem altamente matemática é o Guidorizzi, nossa, aquilo é muita dor de cabeça pra mim.
Mas enfim, meu negócio é um bom Atkins mesmo!