.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
.
Última edição por luizjuiz; 01-07-2015 às 01:48.

Eu sei alguma coisa, e o angel of darkness parece saber direito também. Posta aí.

agora nao da
queimou a luz do meu quarto na pensao =s
amanha procuro o exercicio no livro =D
Há! Gostei do tópico.
Bom, eu tenho uma grande deficiência com Química, posso afirmar que não sei nem 5% do que eu deveria saber (escola não tem professor e é dificil aprender sozinho), então seria muita coisa pra perguntar.
Mas tem uma questão de uma apostila que não consegui resolver, alguém pode me explicar?
- Uma mistura preparada pela adição de volumes iguais de solução de NaOH 0,1mol/L e
CH3COOH 0,2mol/L (Ka = 1,8 x10-5) foi testada com um indicador universal, cujas faixas de
coloração estão apresentadas abaixo:
A cor apresentada pelo indicador em contato com a solução descrita acima é:
A) Vermelho
B) Laranja
C) Amarelo
D) Verde
E) Azul
no gabarito é a laranja, mas não entendo comofas/
PS: Esse desenho vai junto a questão,óh
![]()
eu ainda nao aprendi isso.. mas vc tem que calcular o ph, depois que vc achar o ph, eh so meter o valor nessa linha e ver a cor.. tente procurar no google "como calcular ph".. eu achei em frances mas foi bem complicado pra entender, tem que fazer formula, depois quadro de avanço e os crl a 4

Então, existe uma faixa de pH na questão de acordo com a cor apresentada.
pH varia de 0 até 14, sendo que até 7 a gente considera como ácida e de 7 pra cima a gente considera como básica.
Quando for 7, dizemos que é neutra.
Claro que existe toda uma escala, sendo assim, uma substância com pH igual a 2 é mais ácida que uma com pH igual a 4 e por aí vai.
No exercício aí, no caso, existe uma mistura de ácido acético, ou etanóico, que não é um ácido tão forte assim (ver Ka), com NaOH, hidróxido de sódio, que é uma base forte.
Entretanto, há uma maior concentração ácida do que básica na mistura, sendo assim, o pH deveria estar na faixa ácida (menor que 7), mas não tão próxima de 0, por conta da acidez do CH3COOH e do NaOH.
Por isso que o gabarito é Laranja.
Olha, eu até postaria os cálculos aqui, já que eu fiz por uma intuição (que até vale a pena ser usada), só que eu acho que num vai dar muito certo se eu postar os cálculos que eu usei. Precisaria de calculadora para achar as paradas e panz, mexe com logaritmo e etc. Eu prometo que volto aqui e te dou a dica de como fazer isso de forma simples e exata, porque no momento eu juro que esqueci outra forma.
Última edição por Suteba Dark Hell; 28-06-2009 às 11:46.
.
Última edição por luizjuiz; 01-07-2015 às 01:48.

Há 100 litros de água salgada em um tanque e essa água contém 70 kg de sal dissolvido. Despeja-se água pura no tanque a uma taxa de 3 L/min e o conteúdo é misturado permantentemente, mantendo-se uniforme, e escoando na mesma taxa. Quantos quilogramas de sal existirão no tanque após uma hora?
PS.: exercício de equações diferenciais lineares de primeira ordem, eu tenho a resposta mas não sei chegar nela![]()