Que papinho.
Culpar o capitalismo pelas mazelas e desigualdades sociais é esquecer a incompetência daqueles que o aplicaram de maneira errada, principalmente os neo-liberalistas que aplicaram o modelo capitalista de maneira extremista-liberal se aproveitando da inexistência de uma consolidação de leis trabalhistas justas que consigam resguardar a dignidade de seus trabalhadores. E aqui não cito somente o neoliberalismo, as sociedades desiguais sempre existiram. Até as mais primitivas possuíam desigualdade a partir do escalonamento hierárquico entre seus chefes, caciques, faraós, reis, imperadores, etc... É impossível pensar em um modelo social onde um chefe de Estado ganhe o mesmo que uma rele dona de casa. O capital é a base de qualquer meritocracia que se preze e deve ser conservado como combustível para a evolução (ciência, saúde, etc...).
E não adianta citar a URSS como "modelo comunista perfeito onde os cidadãos ganhavam igualmente, vestiam as mesmas roupas, comiam as mesmas comidas e mesmo assim evoluíam a ciência somente pelo mérito de contribuir com a sociedade" porque nunca foi assim. Aliás, sistema comunista perfeito nunca existiu. Enquanto pessoas passavam fome nesse "sistema perfeito" os chefes fumavam charutos e bebiam whisky importado. A história já tratou de depor contra. Como as pessoas de um sistema tão perfeito e harmônico como esses tentavam a qualquer custo fugir, chegando ao ponto de pegarem em marretas para quebrar o muro simbólico que separava os dois sistemas econômicos? É isso que vocês chamam de sistema perfeito?
Acho que uma forma saudável de se conduzir uma sociedade é a partir de um capitalismo social, o que não é impossível. Um Estado forte para investir em políticas públicas de verdade (e não bolsa família, bolsa comida, bolsa supermercado, bolsa cinema, bolsa colchão, etc... que, na verdade, só serve para conter - ou adiar - uma futura revolução) e para controlar as grandes empresas e seus empresários "liberais" por via de leis e estatutos, garantindo a dignidade de seus trabalhadores.
São necessárias leis que mandem nos homens e não homens que mandem nas leis.
A construção de uma sociedade sadia é feita pelo equilíbrio do egoismo humano com o altruísmo social. A igualdade e a liberdade. Não só igualdade e não só liberdade. E de opostos a história nos cansa de dar exemplos.
Um dos grandes problema do Brasil é a ineficácia do poder jurídico perante a sociedade. Praticamente 50% das pessoas trabalham de modo informal, sem utilizar a CLT e contribuir com o FGTS. Eu não os culpo afinal se tornar um cidadão regular requer muitas despesas em tributos abatidos (mais e mais) por culpa de um governo incompetente que os utiliza para cobrir os juros de uma divida interna de mais de 1,6 trilhões (e que só sobe), para desviar verbas e para cobrir construções inúteis como estádios de futebol, deixando a educação e saúde de lado. (e recorrendo ao setor privado para cobrir os buracos de sua incompetência, gerando mais gastos que saem de nossos bolsos).
Acabei me perdendo nisso tudo, nem sei mais sobre o que o topico se trata entao vou parar por aqui.