Nesse tópico os pots deveriam ser proibidos de terem mais de duas linhas.
Versão Imprimível
Nesse tópico os pots deveriam ser proibidos de terem mais de duas linhas.
Acho que já dá pra deixar os posts sobre o caso Queiroz aqui:
Fabrício Queiroz depositou na conta de Michelle Bolsonaro 21 cheques que somam R$ 72 mil
Mesmo com isso, ainda não consigo entender o que está por trás da mudança radical de direcionamento político do Bolsa. Está parecendo político tradicional agora. Abandonou os maluquinhos da net, casou com boa parte do Centrão (conversando até com o PSDB), mandou melarem a Leva-Jato e está todo apaziguador, falando inclusive em reajuste para o funcionalismo público. Está aí um mistério que a história vai ter que contar.
Eu não vou rir sozinho, boa terça-feira aí.
https://www.youtube.com/watch?v=YhHbbfIu_5U
Gênio da diplomacia. Aula de como piorar uma situação diplomática potencialmente ruim. :lol::lol::lol:
Eita porra :vtlol: Bolsa nunca me decepciona, não vai deixar o dolan cair de jeito nenhum :feelsgood:
-
fui ler um negócio ali
melhor tomar cuidado com as merda que falaCitação:
Lei do Impeachment - Lei 1079/50 | Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950
TÍTULO I
DOS CRIMES CONTRA A EXISTÊNCIA DA UNIÃO
3 - cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade;
Tá até demorando a dizer que não disse o que disse, tô estranhando. Na dúvida, os militantes vão seguir o roteiro de sempre, copiado da galera do Trump.
Passo 1: Se a imprensa disser que o mito falou, ele não falou.
Passo 2: Se ele falou, você que não entendeu.
Passo 3: Se você entendeu, não foi tão grave assim.
Passo 4: Se foi grave, o PT fez pior.
Passo 5: ????
Passo 6: Profit
Após Bolsonaro falar em 'pólvora', embaixador americano exalta o poderio militar dos EUA
Aí já ta tirando hein? Se eu fosse o Bolsa ja postava um video com a Jandira Feghali, Regina Casé e outros canhões que temos, só pra dar um susto nos garotão
Quando Bolsonaro fala essas merdas eu gosto de entender o raciocínio da base maluca que compõe o governo nas redes sociais, acabo perdendo algum tempo andando em perfis e canais hubs do bolsonarismo. Porque, no fim das contas, a capacidade cognitiva limitada do presidente faz dele só uma espécie de ejetor dessas narrativas, já que ele não tem capacidade de construir o argumento ou sequer montar um raciocínio com um mínimo de abstração.
A real é que, na mente da base bolsonarista, existe uma guerra sim. Mas não é exatamente contra os EUA, é contra uma suposta "força esquerdista", comandada pela China e que tem no Biden, a mídia e parte da população, peças de um jogo. Ou seja, a promessa de pólvora não seria ao país EUA mas sim a essa parcela da população mundial que está ameaçando a "sociedade judaico-cristã ocidental". Tudo fica mais doido quando você descobre que a base desse pensamento está fundamentado em questões de cunho religioso, então toda a visão de mundo dessa galera se resume de fato em um pensamento maniqueísta "direita = bem/Deus" e "não-direita = mal/Diabo".
Ou seja, na cabeça do Bolsonaro ele não fez qualquer declaração de guerra, nem houve qualquer dano diplomático. Ele já chegou no nível de abstração ideológica/conspiratória onde não existem mais países, existem apenas forças cósmicas se digladiando. É por isso que ele é um suposto patriota que não perde tempo em pagar um pau pros americanos. A real é que ele paga pau para a parte dos EUA que ele considera representantes do bem e de Deus, assim como ele. Eu só não consigo dizer se ele é um simplório e realmente acredita nisso ou se ele simplesmente vê nessa narrativa uma chance de se manter mamando no poder público por mais uns anos (junto com toda a família que ele também colocou pra mamar).
O pior é que eu gostaria de estar inventando tudo isso mas basta entrar em alguns canais mais de base do bolsonarismo (e mais próximos ao Olavo) e vocês vão sacar o nível de loucura.
O que dá medo nisso tudo é saber que as chances de tirar esse cara nas urnas não são nada otimistas. Hoje ele tem uma militância muito forte que consegue ir desgastando qualquer tipo de oposição (na maior parte das vezes usando mentiras e teorias conspiratórias). Todos os candidatos que um dia foram aliados a ele, hoje são perseguidos. Os ministros que saíram são perseguidos. Quando o Moro deu a entrevista renunciando o cargo, em meia-hora já vieram com a lavagem cerebral: "Vocês vão ficar do lado de um patriota cristão ou ao lado de um abortista desarmamentista?"
Não existe oposição forte. O pouco que temos vem sangrando dia a dia com a perseguição da militância. Impeachment jamais vai acontecer. Nem se houvesse início do processo, não teria votos à favor. Pra tirar esse cara, só mirando 2026 mesmo.
@Kennye try "frente ampla"... :thinking:
sent from LOS 17.1 w/ Tapatalk
O cenário político no Brasil é terra arrasada total. Eu recomendo a todos buscarem um plano B, porque o bolsonarismo vai durar muito além de 2026, ainda tem os filhos do cara na linha de sucessão. A gente vai viver uma versão direitista do getulismo ou kisherismo, por décadas existirão viúvas de toda essa loucura ideológica que esse governo criou, encarnada na figura do próprio Bolsonaro. Quem acompanhava as entrevistas do cara no cercadinho entende o culto à personalidade que já existe entre essa galera, rivaliza com facilidade com a do Lula, com a diferença do componente religioso fortíssimo.
Diferente dos EUA, que tem só duas opções, as próximas eleições tendem a ter mais opções ainda, fazendo com que o voto fiel valha muito para o primeiro turno (sem contar a vantagem que tem o candidato que possui a máquina pública). Como a esquerda tem problema mental e não vai conseguir um candidato que não seja o Lula ou alguém apoiado por ele, vai dar ruim de novo.
Pra piorar, o Bolsonaro está já abertamente em campanha. O cara usa a live que faz quase todos os dias para exaltar suas "qualidades", usa a SECOM para exaltar suas "conquistas" e faz campanha aberta para aliados regionais (que compram os votos para presidência e para os filhos).
Às vezes foi pra distrair o lance do Flávio Bolsonaro
Às vezes ele só é maluco mesmo tipo o Eliel
Às vezes ele é um gênio estrategista
Só fazendo uma avaliação pessoalmente dele pra saber
Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
Brasil é isso aí mesmo, quer 1° mundo vai pro aeroporto
Vocês ainda tão assistindo isso?
Sei la, depois que lula foi preso na season 1 e a eleição do boso na 2 perdeu a graça. Até tentaram inserir uns ministros pra dar uma animada mas nenhum conseguiu engajamento suficiente. Essa pandemia aí tbm foi mt deus ex machina e já tão esticando demais. Acho bem difícil recuperar o impacto das primeiras temporadas, preferi abandonar.
Era bom até o Temer. Depois virou as últimas temporadas de Walking Dead, um monte de personagem canastrão e sem sentido e uns plot twist forçados.
Hoje tava lá o Bolsa usando dinheiro público para fazer propaganda política para um candidato de Queimados, área famosa por ser lar de uma das maiores milícias do Hell de Janeiro:
https://pbs.twimg.com/media/Emk-rb6W...jpg&name=large
Esculhambação total. Chegou num ponto em que se esse dodói entrar na casa de um minion, cagar na sala e comer a esposa, o cara ainda vai dizer que o presidente foi mal-interpretado, que o mundo não consegue alcançar o nível de interpretação suficiente para entender um recurso retórico tão rebuscado (mas o youtuber com ensino médio incompleto consegue). Ou que o PT fez pior, o Lula provavelmente comeu a sogra também.
As vezes eu acho que esse governo, que fala abertamente tão mal da China, na real é um agente chinês disfarçado. Não existe falar de política de infraestrutura e de desestatização sem falar de fortalecimento da indústria nacional através do desenvolvimento tecnológico do próprio país. Desestatizar a infra do Brasil hoje é jogar todas essa estrutura, que foi construída com o dinheiro do contribuinte, nos braços abertos das empresas chinesas. Já está acontecendo isso no agronegócio, mesmo ele sendo uma das poucas áreas de produção do país que não sofreu o baque da destecnologização dos últimos 10 anos.
A maior falha que esse governo vai deixar para a História do país é o de tratar Educação e Pesquisa como pauta de esquerda. Alguns núcleos de produção tecnológica mais importantes do país estão sendo dizimados. E não é uma questão somente econômica, de alta do dólar impactando nos insumos (que realmente acontece, principalmente em áreas ligadas à eletrônica). O país está perdendo capital humano, que está evadindo pela falta de qualquer perspectiva de valorização nos próximos anos. Economia é sempre uma variável que oscila mas formar um bom pesquisador ou um bom técnico é algo que demora para mais de 20 anos. Ou seja, a perda dessas pessoas é um impacto de grandes proporções para qualquer pretensão que esse país tenha de não ser tecnologicamente dependente dos EUA e, principalmente, da China nos próximos 30 anos.
Eu sempre vejo que a área econômica desse governo se movimenta (as vezes sabotada pelo próprio presidente). Mas não existe qualquer plano de nação na questão educacional e da pesquisa. Os atuais ministros do MEC e MCTI são grandes fantoches, que estão lá apenas para levar a gestão das pastas até a campanha de reeleição em 2022, sem qualquer indicativo de trabalho sério em relação a criar uma visão educacional de país que não seja atrelada à ideologia do governo atual ou simplesmente às necessidades econômicas pontuais. O que é um erro, já que medidas nessa área são de longo prazo e precisam ser o mais ideologicamente blindadas possível, tendo em vista que estamos em uma democracia de alternância de poderes e cortes na educação muitas vezes retornam os projetos para a estaca zero.
A gente vive num circo ideológico, cada palhaço querendo aparecer para a sua própria plateia. Pessoal esqueceu de fato que, no fim, o que importa mesmo é trabalhar duro, desenhar projetos e entregar resultados que não sejam bons somente dentro de uma narrativa.
Bob, volta e meia eu leio teus posts aqui e concordo na maioria. Mas essa passagem aí é bem falha, primeiro que o Brasil já deixou de comprar a ideia da esquerda tem uns anos, tanto que nas eleições municipais é só ver como o centrão e direita não bolsonarista ganhou de lavada. Segundo que quem se considera de direita e não é Bolsonaro que também se organize e apresente um candidato digno com chances de levar, e também já deu o que tinha que dar de liberal que vive mal dizendo o governo Bolsonaro que na hora do vamo ver adora inventar uma desculpa cafona pra soltar um "Ae, ta vendo, cês me fazem ter que votar no Bolsonaro", mesmo que o cara esteja destruindo o país em quase todas as frentes, além de nem mais o papo furado de honestidade conseguir colar.
Quem é de centro/centro-direita/direita aí que também busque uma auto-crítica ao invés de jogar sempre a pica pra esquerda. E vamo supor que em 2022 acontece uma aberração e o Bolsonaro não vá para o segundo turno, algum liberal muderninho vai deixar de votar no cara apoiado por ele se o embate for contra alguém da esquerda? Não entendo porquê disso ter que valer pro lula no caso contrário...
Rocko, acho que o maior problema da esquerda se concentrar em torno do Lula e do PT é porque são exatamente eles que alimentam o bolsonarismo. E nem to fazendo juízo de valor ou estabelecendo a simetria mas sim constatando o fato que todo mundo tá cansado de saber: a maior parcela dos votos do Bolsonaro veio do antipetismo. Então é burrice achar que o mesmo petismo que fez a esquerda se ferrar a partir de 2016 vai ser aquela que vai levantar de novo a bola. Ainda não deu tempo para isso, o PT perdeu praticamente todas as bases sociais que construi entre os mais pobres. Tudo que o Bolsonaro quer é um Lula ou um prospecto do Lula se candidatando em 2022, isso alimentaria o mesmo discurso novamente. Tudo que ele menos quer é uma liderança forte de centro-esquerda, que seja capaz de seduzir alguns dos partidos que hoje compõe a base do governo.
Esse meme do "não fala isso senão vou votar no capitão" é engraçado e pode ser real. Mas não sei se a preocupação deve ser o liberal que vota no Bolsonaro, afinal, quantos liberais de verdade existem no Brasil? O tal liberalismo importado dos EUA veio com doses altas de conservadorismo agregado, que casou facilmente com o conservadorismo cristão que já existia aqui. No fim, se teve liberal real que votou no Bolsonaro, foi para quebrar a lógica econômica que a esquerda brasileira manteve por muito tempo. E não se engane, mesmo com a fanfarronice do Guedes, a lógica foi quebrada (de um jeito até agora tosco e insuficiente, mas foi quebrada).
Eu já destaquei aqui algumas vezes que não sou de esquerda, então eu realmente espero um candidato de centro-direita viável, que consiga tirar do Bolsonaro os votos anti-PT sem trazer junto os malucos megaconservadores e/ou conspiracionistas. Ao contrário de muitos liberais, todo mundo aqui sabe que desde antes das eleições sempre tive reservas gigantescas com o Bolsonaro, por já perceber o engodo que ele era e ter uma aversão tremenda a esse culto de personalidade maluco que presenciamos. O que sempre me custou a pecha de "esquerdista" já que, pra quem tá no alto do morro do extremismo, tudo que está embaixo parece ser o "outro lado".
A direita não-bolsonarista já tem um candidato: Moro (ou ele e Luciano Huck, se isso tomar corpo). Mas a direita não-bolsonarista praticamente é inexiste, porque a real é que, o que sempre costumamos chamar de direita no Brasil, no máximo era uma centro social-democrata (que é direita pra esquerda e esquerda pra direita). E esses caras hoje estão nos partidos de centro que fazem base ao governo Bolsonaro, além de terem uma aversão natural ao Moro.
No fim, o que acho mesmo é que quem vai decidir as eleições de 2022 são os evangélicos. Acho que as pessoas intelectualizadas da política (principalmente da esquerda), estão deixando passar um fenômeno de evangelização em massa de comunidades pobres e de interior no Brasil. E os evangélicos votam em blocos, nos candidatos indicados pelos líderes, em uma eleição fragmentada eles são uma parcela muito importante do eleitorado. E a maioria desses líderes ainda estão com o Bolsonaro (mesmo que alguns já tenham sacado que tem alguma coisa esquisita com o capitão). Sem conquistar o voto dos evangélicos (ou pelo menos de uma parte deles), nenhum candidato vai bater o Bolsonaro em 2022.
Você não sente que essa loucura tá começando a passar? Quanto a isso, estou otimista. É exemplo anedótico, claro, mas já começo a ver os parentes que se estapearam em 2018 fazendo as pazes e entendo que brigar por causa de político é ridículo. Principalmente por causa do Bolsonaro, que é patético.
Se o governo Bolsonaro não tivesse errado tanto, cagado tanto na questão da pandemia, ele estaria reeleito.
Corrupção baixa [pelo menos do que a mídia veio reportar], governo realmente trabalhando e mostrando resultados, corte de gastos, entre outros, que é o básico do básico, mas que não vinha sendo feito há tempos.
A pandemia porém foi extremamente mal administrada e o presidente é sabe se lá por qual motivo um ignorante em ciência, o que provavelmente vai custar sua reeleição.
O preocupante é saber que saindo Bolsonaro, vai entrar alguém ainda pior, como Ciro ou Haddad, que vão fazer aquele velho esquema e montar a velha base forte da troca de favores e mais uma vez o governo vai seguir mamando forte no dinheiro público para termos mais 4 anos sem evolução.
Brasil não tem jeito, a verdade é essa.
Mesmo do jeito que ta, é muito mais provável que ele seja reeleito mesmo assim.
Quanto a Ciro e Haddad nem fudendo esses aí ganham, o clima do Brasil não é de esquerda mais e as eleições de 2018 e 2020 tão mostrando claramente isso, se colocar Levy Fidelix vs Haddad num 2° turno pra presidente, é capaz do Levy ganhar. Só quem tem chance de ganhar do Bolsonaro são candidatos de centro-direita, e mesmo assim depende dele perder mais força fazendo cagadas, tipo demitir Paulo Guedes e coisas do tipo.
Alguns podem querer comparar com os EUA numa "volta da esquerda", mas é totalmente diferente o que aconteceu lá. O Biden é muito mais de centro e não tem nada de corrupção na carreira dele, diferente daqui que tem o apoio do Lula carimbando o candidato como bandido instantaneamente.
Não sei, acho que ele perde em um segundo turno contra Haddad/Ciro. A mídia deve amplificar a destruição da imagem do mesmo, aliado com o desemprego que deve estar alto ainda na época e as lembranças da péssima administração na pandemia... eu mesmo conheço várias pessoas que votaram nele e que não votam mais. Erros demais. Aquelas falas do Bolsonaro "não sou coveiro" "e daí" na questão da pandemia vão ser muito fortes contra ele. Mas só aguardando pra ver.
Agora resolveu pagar de doido:
https://www.youtube.com/watch?v=BDkTylOoV18
Jajá vai estar falando que nunca subestimou o Corona, que "a mídia" inventou tudo isso. Tudo pela reeleição, que parece ser a única coisa que importa.
Acho que a reação do Bolsonaro ao COVID é o que mais exemplifica a burrice e a falta de competência dele. É fato que qualquer líder que governasse bem um país em um crise como essa se destacaria e garantiria facilmente reeleição. O cara subestimou a doença no susto (como, de fato, muita gente fez no começo, inclusive a gente) e, por pura arrogância de pedir desculpas e voltar atrás, bateu o pé e continuou com a mesma postura. Aí, para manter a narrativa, precisou se cercar dos negacionistas mais escrotos e de puxa-sacos que falam só o que ele quer ouvir. Esse pronunciamento de março é uma das maiores vergonhas que um presidente já passou em rede nacional.
Pior que era tão fácil ele ser o melhor presidente dos últimos anos, era só deixar os ministérios só com a galera técnica, ficar longe de ideologia/conspirações e deixar rolar. Outra chance de apoio popular igual teve em 2018 permitindo escolher pessoas sem trocar apoio político por cargos, dificilmente vai acontecer de novo.
Eu já penso que se ele não falasse, não teria essa base fanática que o apoia e boa parte das incompetências do governo (principalmente na educação, pesquisa e na parte ecológica) estariam abertas para serem atacadas. Nem de longe eu consigo considerar um presidente que cagou grosso pra educação como "o melhor de todos os tempos". Só a parte da economia liberal que poderia ser considerada um avanço. E até isso é questionável, tenho ouvido muito liberal falando mal do que o Paulo Guedes anda fazendo com a reforma tributária, principalmente nessa questão de querer enfiar mais um importo em transações digitais.
Pessoal fala em técnicos mas muito ministério desse governo não funciona ou funciona mal, são lotados de milicos politicamente indicados e só funcionam na parte burocrática pelo esforço dos servidores concursados.
Mas o qq cês vêem tanto no Paulo Guedes assim gente? Não é nem que eu discorde do que ele segue, pq isso é óbvio que eu discordo. Eu não vi até hoje grandes tomadas de decisões técnicas que o creditem pra toda essa moral que cês dão pro cara. Eu vejo o Guedes pra economia hoje assim como o Luxemburgo pro futebol.
Reformas, é bom igual o Henrique Meirelles. Não fez quase nada porque ninguém aprova as medidas né :lol: plano do cara era privatizar um monte de coisa que não precisa ser estatal e vender uma porrada de imóvel público, mas aí depende da câmara aprovar.
Outra coisa que essa equipe econômica fez foi desburocratizar várias coisas, tem muita coisa que era papelada até hoje e agora se resolve imediatamente no digital.
:lol: depois do Felipão, do Telê Santana e daquele Lula que treinava o Santos do Pelé, o Luxemburgo é o técnico que mais ganhou coisa na história do Brasil. Cara foi campeão brasileiro 2x no palmeiras, 1x no cruzeiro, 1x no santos, 1x no corinthians, além de uma porrada de estaduais, ganhou copa américa também... se isso aí é técnico ruim então sobram pouquíssimos bons hein?
Mas e de 2008 pra cá? Todo mundo espera pra caralho do cara mas já não entrega nada, fala bonito, tem o canto da sereia, todo mundo acha que tem muito potencial... Foi mais nesse sentido aí que eu quis dizer.
E o que ele tanto tentou passar que a câmara ta barrando?
A essa altura já está claro que só um homem é capaz de resolver os problemas do Brasil
https://i.imgur.com/TAq8RyW.png
É só colocar "derrota de paulo guedes na câmara" no google e listar por data que encontra uma porrada de coisa. Eu já perdi a esperança, o Brasil nunca terá desenvolvimento tipo os tigres asiáticos, de parar e falar "olha que merda era e olha a maravilha que é agora".
Um exemplo é isso aqui:
https://4.bp.blogspot.com/-8qzD-4P84...s1600/22-0.jpg
A coisa mais simples do mundo era ligar o centro-oeste e o norte do Brasil à costa pra escoar produção e desenvolver a região, se não tiver tecnologia pra fazer isso rápido é só chamar os chineses que os caras resolvem em pouco tempo. Mas inevitavelmente você vai precisar passar por um pedaço de terra indígena, aí vem briga na câmara de uns dizendo que isso vai dizimar os índios, depois vira uma briga judicial que dura décadas e que se resolver, faz a obra avançar alguns km até encontrar o próximo obstáculo igual. E quem se fode com isso é o próprio índio, que vai continuar vivendo numa região miserável que não consegue se desenvolver, essa divisão em extremos nos impede de avançar e nos últimos anos ta piorando mais.
Po Don, até parece que o problema dos modais brasileiro é só uma questão de reserva indígena. Antes fosse. Essa é uma estratégia típica de político, a de utilizar uma narrativa ideológica para disfarçar a falta de iniciativa em questões que exigem planejamento e são de longo prazo, ou seja, que não dão voto.
Construir malha ferroviária e hidroviária é tarefa de décadas, que era para ter começado muito antes de existirem legislações sobre reservas no Brasil. Se não tem sequer um plano, acho que fica impossível julgar o quão inviável é sem chutar.
No fim das contas, construir uma estrada é mais barato, não exige grandes planejamentos e infraestrutura, tem uma licitação tranquila e dá voto. Político adora estrada, ponte e viaduto.
- - - Atualizado - - -
P.S.: e acrescentando, esse não é um problema do governo atual. Na real, se o Lula quisesse ter construído um projeto super ambicioso de ampliação dos modais dentro do PAC, ele teria conseguido. Faltou mesmo vontade política.
Cai no mesmo problema que eu falei, o cara ta interessado em fazer o lado dele ganhar e foda-se o povo. Eu começo a achar que é inviável um país desse tamanho dar certo pela democracia sendo unificado, as opções pra fazer a coisa andar talvez sejam:
a) Federalismo (como nos EUA, autonomia dos estados)
b) Autoritarismo (Como na China, mas aí a custo da liberdade do povo)
c) Fragmentar o país em vários
Como nenhum desses tem a menor chance de acontecer, não sei que outra alternativa temos. Do jeito que ta, nada vai mudar.
Acho que uma forma de governo é muito mais consequência de um processo histórico-cultural do que que a solução de um problema. Nenhum dos países que vivem em um dos três tipos de regime que você colocou o fizeram com o objetivo de se tornarem ricos ou desenvolvidos (que não é necessariamente a mesma coisa). Da mesma forma que os exemplos de países que saíram do subdesenvolvimento não necessariamente precisaram alterar o tipo de regime político.
Talvez o nosso problema seja achar que a solução está em um governo ou em um regime governamental, até mesmo em uma ideologia pontual ou em conceitos de moralidade anacrônicos. Na real, o processo político nada mais é do que o reflexo do processo histórico do país. Nós somos o que somos não apenas por "culpa" da nossa jovem democracia federalista, muito dos problemas presentes na República são bem anteriores a ela. Um exemplo é o raciocínio de que o Nordeste é uma região subdesenvolvida e que, por causa do federalismo, "suga" impostos das regiões mais ao Sul. A real é que o Nordeste é menos desenvolvido por uma conjunção de fatores geográficos e de um processo histórico que começou no período Colonial, onde as demais capitanias simplesmente taxavam a produção nordestina para bancar a família Real, gerando um déficit de estrutura naquela região.
Pra mim, o que grita "subdesenvolvimento" no Brasil é o quanto qualquer coisa é prioridade menos a valorização do conhecimento e do planejamento. Acho que pouca gente entendeu isso além de achar um discurso clichê e chato. O governo atual caga ora educação mas não tem problema porque o importante é mitar pra cima da esquerda.
A Coreia do Sul é exemplo de como educação resolve, mas pra isso precisaria de um projeto de país com cada governante continuando o que o anterior fez. Mas essa divisão em extremos faz cada um que assume mudar totalmente a direção do que o outro tava fazendo, e quando acontece do mesmo partido ficar muito tempo no poder o negócio descamba pra corrupção.
E quanto aos parlamentares, da pra ver bem que o interesse não é o bem do povo quando surgem declarações como "se a proposta é do partido X, eu ja voto contra sem nem ler, porque sei que ta errado".
É por aí, acho que muita gente liberal que ficou feliz por um governo que se diz liberal não percebeu que a polarização fode tudo no longo prazo, impede que as forças políticas sentem para pactuar um projeto de país. Liberdade não combina com ignorância, nenhum liberalismo resiste a um cenário de terra arrasada ideológico. Se o povo comprar que liberal = Bolsonaro, ferrou.
Parece que a esquerda tomou outra lavada, pior ainda que 2018. Acho que vai demorar muito pra se recuperarem da queimada de filme que o PT deu.
E essa parada do ministério da economia usar dinheiro público para fazer listinha de influenciadores que são "detratores" o Paulo Guedes? As vezes é bom lembrar que o Paulo Guedes liberal já aturou trabalhar para um ditador...