Cara, até onde eu sei nenhum curso de humanas está dentro das áreas prioritárias. Mesmo assim, dizem não ser impossível conseguir, só bem difícil.
Versão Imprimível
E aí, pessoal. Alguém que se inscreveu já foi homologado pela sua instituição?
O programa vai até que ano? Eu queria estudar na Espanha mas ainda estou no 3º ano e precisa fazer 20% do curso na faculdade e bla bla bla...
Acaba em 2015, não sei se prorrogarão caso não consigam mandar os 100 mil até lá. No primeiro período você já poderia fazer sua inscrição, dependendo do curso, pois já daria para ter os 20% no momento da viagem. E acho que a Espanha não é mais opção, não. Só países que lhe forcem a usar inglês.
Essas bolsas estão programadas para até o fim de 2014 e alguns países já não estão mais renovando(como é o caso de Portugal).
.
Eu consegui uma vaga no Canadá e estou indo em agosto, voltando só no final de 2014. É demorado o processo, mas vale a pena por ser uma experiência única e tudo mais.
Caras, o site do CsF é muito ruim, muito texto pra pouca explicação, vocês que já manjam mais do programa sabem me explicar umas coisas?
Em 10 dias começo a faculdade de medicina (particular, infelizmente), queria saber mais sobre o programa, tenho grande vontade de ir ao Canadá, li o tópico e disseram que fazer no começo do curso é furada, mas também não tem garantia de que o programa vai continuar por muito tempo, aí eu fico na dúvida se vale a pena tentar logo quando os 20% do curso forem completados aqui no Brasil (se ainda existir o programa, porque 20% é 1 ano e 2 meses de curso) ou é melhor deixar pra lá.
Se tiver essa coisa de ter que cursar mais tempo aqui não acho que valha a pena também.
E obviamente, se medicina tem vaga no exterior, porque no site não diz nada (ou pelo menos eu não achei).
Não tenho interesse de fazer em países que não sejam de lingua inglesa, já que é a única língua estrangeira que eu tenho um bom nível (não me consideraria fluente, mas perto disso).
vlw
não foram nem 20 mil ainda, por isso que é mito.
começou.
O site é horrivel.
Cara, o governo e a mídia tão jogando que vai acabar ano que vem só para as pessoas se inscreverem, eles estão desesperados porque tá sobrando muita vaga, e a meta é enviar até 100 mil, se tu ligar pra eles(torcer que te atendam antes de 50 minutos) eles vão te informar de que nao vai acabar em 2014.
Tu vai aproveitar as cadeiras que tu puder aproveitar, o que são poucas, ou seja, tu vai perder ao menos um semestre(medicina é anual né? entao nao sei como funciona).
medicina não é curso prioritário, é muito dificil que tu vá.
nao tem países com português mais.
Galera, as inscrições para o CsF acabam no final deste mês mas ainda não fiz nenhuma prova de proficiência e a o TOEFL iBT na minha cidade é só a partir de dezembro. Alguém saberia me dizer se eu posso fazer a inscrição no programa e só depois fazer a prova?
E outra... Eu entrei neste link, consigo ver as datas da prova para a minha cidade mas não consigo encontrar onde elas serão feitas. Alguém sabe?
E o passaporte? Tem que já ir tirando agora ou só depois quando estiver perto de viajar?
Sim, pode.
Deve, mas tenta fazer o mais rápido possivel.
eu fiz IELTS, então não sei :(Citação:
E outra... Eu entrei neste link, consigo ver as datas da prova para a minha cidade mas não consigo encontrar onde elas serão feitas. Alguém sabe?
Cara, eu só tirei meu passaporte depois de sair meu nome na lista parcial, mas fica atento pra quando tu vai precisar, passaporte demora pra sair, a menos que tu peça de emergência, mas ae tu tem que pagar mais.Citação:
E o passaporte? Tem que já ir tirando agora ou só depois quando estiver perto de viajar?
Mas na real, tira agora, passaporte tem validade de 5 anos, mas é uns 200 reais.
Precisa de ter proficiência? Por que eu li que vc ganha bolsa pra estudar a lingua, caso necessite...
Pretendo tentar ao fim do ano que vem... Devo começar engenharia elétrica ou Engenharia de Automação... Gostaria de ir pro Canadá, UK ou Alemanha...
Precisa ter proficiência, óbvio. Você não pode chegar lá não entendendo nada, você vai estudar numa universidade cara, não num curso de inglês no exterior.
Para quem disse que os testes de proficiência são difícieis: HÃ!?!?! Nem são, se você tem, realmente, um bom inglês. Achei o IELTS, relativamente, fácil quando fiz.
Medicina é curso prioritário sim, recomendaria fazer no início, quando aceitam medicina, só aceitam que façam matérias de formação generalista. Antes da especialização, e tal.
Comentários sobre Canadá: preparem-se para sentir o maior frio da vida de vocês. Tendo dito isto, o país é irado.
Bruxo vai pro UK? Um amigo meu foi para lá, disse que é bem legal.
Galerinha que realmente pretende ficar fluente: O ideal é se manter muito mais na companhia de estrangeiros, e pouco na companhia de brasileiros. Enquanto eu saia muito com brs, eu perdia muito nesse quesito. Depois que comecei a fazer amigos canadenses, foi excelentes. Ah, dica para fazer amigos seria frequentar clubes da faculdade e etc.
Ah, eu não recomendaria ir pros EUA por que você não pode escolher a universidade que você quer ir. Ou não podia, sei lá.
BTW, se alguém for para a UBC no Canadá, me fale, : ).
Edit:
Tirem o passaporte quanto antes, demora, e muitas vezes você precisa no início do processo.
Ah, se forem pro Canadá, tirem o visto pros EUA. Principalmente, se você ficar do lado dos EUA. EUA era o meu shopping center gigante.
Meu passaporte saiu em uma semana, mas acho que depende do mês (final de ano deve ser diferente) e lugar.
Tenho um amigo que está em Liverpool, UK parece ser bem legal para a área de computação mesmo.
Ganha bolsa para estudar a língua quem faz certa pontuação no teste de proficiência, não é todo mundo. Eles também fazem um teste de proficiência gratuito (dependendo de para onde você vai tentar), porém este só é aceito em alguns poucos países.
Quando eu tava fazendo o IELTS, eu encontrei um cara que queria tirar uma pontuação entre 4 e 5 para poder ganhar essa bolsa aí, muito embora ele já soubesse bem inglês. Pra UK, eles precisam de 6 no IELTS, mas quem tira de 4 a 5 ganha 6 MESES de curso de inglês na Inglaterra, gratuito, com tudo pago e todos os benefícios do CsF normal (isso além do ano que já vai ficar). Governo brasileiro recompensando os menos preparados, isso é totalmente ridículo.
@Cloud
O maior problema é agendar o dia para tirar o passaporte. Though, no RJ você pode fazer no galeão que sempre tem vaga pro dia seguinte.
To indo pra Liverpool também, não vou postar todo mundo que falou que tem amigo em Liverpool ahuauhahu
Por sinal, tenho um amigo que tá lá tb.
Ele faz Eng. de Materiais, será q é o mesmo de vcs? Ele é nerd e joga LOL ahuahuuha
CsF seria bem mais aproveitado se fosse exclusivamente pra alunos da pós-graduação. Infelizmente, hoje é 95% turismo.
Concordo. CsF tá bem mais pra uma bolsa-turismo do que uma iniciativa pra melhorar a formação acadêmica. Não me entendam errado: se o cara realmente souber aproveitar, ele consegue agregar MUITA coisa. Só que no final sempre descamba pra 'turistagem' mesmo - e financiada com dinheiro público.
Aliás, desde o início eu já estranhava a ideia de investir pesado pra levar milhares de estudantes de graduação pra fora do país. E esses boatos dizendo que tão sobrando vagas, me assombra ainda mais. No mínimo, sugere que é relativamente fácil ingressar no programa (o que aumenta ainda mais a impressão de ser uma "esmola"). É mais simples conseguir ingresso no CsF do que uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil (no caso de você não ser carente).
Posso estar falando besteira (e sinceramente eu espero que esteja), mas há um tempo atrás quando parei pra me informar sobre o CsF, foi exatamente essa a visão que eu tive.
CsF vai acabar logo logo, não?
mais 2 ou 3 editais e deu
bah
tenho que tentar ir rápido...
alguém aqui faz odonto e vai tentar agora?
os 6 meses de curso de ingles que os "menos preparados" recebem é paralelo aos estudos na universidade.
Pelo menos nas estaduais paulistas é assim
----
a impressao que passa é que CSF é turismo, mas de todos que eu conheço e foram, nenhum foi la pra brincar.
mas na vdd nao sei se foram pelo csf ou por intercambi da propria universidade =p
Vou em janeiro para Windsor, no Canadá. Estudar Bachelor in Applied Science - Engineering. Estou bastante animado e espero aprender muito lá! Ficarei um ano e quatro meses, sendo que quatro serão de curso de inglês.
Fiz inscrição no CSF agora... Aliás, faltam mais uns passos, só iniciei... To correndo atrás.
Mesmo sabendo que não vou conseguir.... Não tenho nota boa na universidade e nem no ENEM. Só garanto mesmo o inglês.
Vou tentar na Noruega UAHSHUSAHUUSHAHUSA #semata
Isso aí vai acabar mesmo?
Ano que vem to fazendo o 3º E.M, e se tudo der certo em 2015 entrando na UFPR, tem alguma informação mais concreta sobre isso? Pelos posts do @bruxo nas pags anteriores ainda tem muita coisa pela frente.
Existe alguma preferencia de quem eles querem enviar lá pra fora? Li que é engenharia.
Mas são todas, de modo genérico, ou uma em específica?
Medicina/direito tem chances de ir tbm?
Mais uma pergunta, essa pra quem foi: Como é a receptividade? Somos bem tratados, ou rola uma xenofobia ?
Esse site do CsF tem informações bem vagas mesmo...
Tá aí um blog de um Sem Fronteira que conta sua história na Hungria:
httP://www.cristianogarcia.com/
Se tiver paciência... Só sei que conheço esse aí e um outro que foi para o estado do Alabama, nos EUA. Os dois estão gostando muito e não teve essa de xenofobia com eles (eu acho). Ah! Tem mais um que tá curtindo London!... no Canadá.
Quanto às áreas... O pouco que sei é que realmente tem mais vaga para essas áreas mais exatas e tals... Quase sempre vejo gente "protestando" na internet que a área de humanas não tem vaga no CSF...
Pelo menos de Computação, da minha Universidade, tem muitos que foram.
Computação é um dos melhores cursos em termos de vagas. Não tem nenhuma vaga para a área de humanas, tem muita gente que tenta, porém eles são indeferidos. Mas não tem isso de priorizar, por exemplo, exatas sobre biológicas. Depende mais de quantas vagas para o programa e quantos cursos relacionados têm em cada universidade no exterior.
Sem querer desanimar ninguém, mas o governo tem retificado editais, oferecido testes de proficiência de graça entre outras coisas para facilitar o preenchimento das vagas. Imagino que, se continuar desse jeito, o programa acaba em 2015 mesmo. Mas há sempre outras oportunidades para bons alunos (bons alunos mesmo, diferente do CsF).
Pois é. Só vou tentar SE eu conseguir me inscrever no TOFL ITP gratuito em minha unviersidade. Disseram que abriu mais vagas... Mas a única coisa que aparece no site quando procuro a UFLA é "Não existem locais de aplicação de exames para esta oferta.". E isso não quer dizer que não tem vaga...
To achando até estranho isso :P
Essas provas de inglês são caras pra caralho o_O
Únicos países que aceitam esse negócio grátis agora parece ser os EUA, Noruega e China. O resto é tudo teste e 400dilmas pra mais o_o
Opa cara, só o link já me ajudou muito, obrigado :y:
@Cloud
Não sei quanto as vagas, mas minha professora de sociologia foi pra França por esse programa. Pelo menos, ela, não fez turismo, excelente professora.
Sobre as vagas, eram 100mil no início né? Espero que dure até 2016...