http://img5.imageshack.us/img5/5958/semttulofag.png
Versão Imprimível
A 13 eu fiz, vou simplificar os números porque tô com pressa, qualquer coisa posta aí
Coeficiente de angular da reta = f'(x) = 6x² - 5
Logo a equação da reta fica, y = mx + b, y = f'(x).x + b
Quando x = 0, y = 2 , logo b = 2
fica y = f'(x).x + 2
Para achar o ponto de intersecção entre a reta e a função igualamos:
f(x) = f'(x).x + 2
Resolvendo achamos o ponto de intersecção x = 1
Substituindo em f'(x) achamos o coeficiente angular que é 6.(1)²-5 = 1
Logo a equação da reta é y = x + 2
Ué, pra achar a reta tangente não tem que usar limite e derivada ?
Só fazer deltay/deltax e depois partir pro abraço.
Um exercício de Titulação:
Cheguei a um resultado de 20%, mas não se se está correto :/Citação:
0,56g de soda cáustica comercial foram dissolvidos em 100ml de água. Dessa solução, foi titulada uma alíquota de 25ml com uma solução de 0,05 mol/l de H2SO4. Sabendo que foram utilizados 28ml da solução ácida, calcule o teor, em porcentagem, de NaOH na soda cáustica.
Dado: NaOH = 40g/mol
Obrigado desde já
.
To meio enferrujado em titulagem, até porque faz tempo que não vejo isso, mas vamos tentar resolver aqui.
2 NaOH + H2SO4 = Na2SO4 + 2 H2O
A estequiometria entre a neutralização é 2 para um.
Contemos agora a quantidade de mols em NaOH = 0.56/40 = 0,014
Como a reação é de 2 para 1 seriam necessários 0,014/2 mols de H2S04 para titular essa bagaça ae = 0,007 mols de H2SO4
Calculando a quantidade de mols em 28 ml da solução 0.05 de H2SO4 = 0.05 x 0.028 = 0.0014 mols
Agora fazendo uma regra de três básica envolvendo 0.007 relacionado com 100% e 0.0014 relacionado com x achamos 20% da titulagem.
Que contas chatas ein, sem calculadora aqui.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/263/semttuloaho.png/]http://img263.imageshack.us/img263/9512/semttuloaho.png
Eu realmente agradeço muito a todos que estão podendo me ajudar. Tenho prova e cálculo na segunda, baseado nessa lista =X
Nem terminei o ensino medio ainda, mas nada pra fazer eu AXO que fiz essa 25 ai de cima, na verdade vou + postar pro pessoa ver se eu fiz certo ou oque eu errei, pq não sei calculo ;x
Pra uma função de 3º grau ter uma unica raiz real precisa ser f(x) = x³ , entao o "resto", 3x² -9x + c = 0.
Como -b/a = x' + x" --> 3 = x' + x"
X(vertice) =-b/2a = 3/2.
Como o "meio" entre as 2 raiz eh 3/2 , uma raiz tem que ser o "dobro" x" = 3. Como x + x = 3 a outra eh x' = 0. Para a raiz ser 0 ela toca na origem do grafico da função, ou seja toca na reta y no ponto "0" , como o termo independente (c) é quando no momento y, x=0 temos c =0
Sendo o unico zero (Raiz) real = 0
Seila, axo que nao pode fazer desse jeito, parece ter algo errado. Não leva minha resposta como certa, vamo esperar alguem que saiba de fato responder
EDIT: ta errado ai em cima, c vai ter que ser >5, fikei brinkado aki de valores. não sei como faz ;/
Realmente, o raciocinio parece bom, mas o c tem que ser 5 mesmo
Bom, uma dúvida em Física:
Quando um corpo está a 10m/s significa dizer que ele está se locomovendo 10 metros a cada segundo que passa. Mas e quando o móvel tem aceleração de 10m/s², como ficaria? :confused:
Duvida infernal em 3 exercicios de matematica:
1) Dado o triângulo ABC, marca-se M ponto médio do lado BC, NA é bissetriz do ângulo BAC e BN perpendicular a NA. Se AB=14 e AC=20, calcule o comprimento do seguimento MN.
2) As Dimensões do triângulo ABC são AB=10, AC=15 e BC=18. Calcule o perímetro do triângulo AMN, sabendo-se que MN é paralelo a BC, OB é bissetriz do ângulo B e OC é bissetriz do ângulo C.
3) A soma dos (n-1) ângulos internos de um polígono regular convexo é 600º. Determine o número de diagonais que NÃO passam pelo centro do referido polígono.
valeu ai :o
Não vou fazer os outros agora porque tô sem caderno aqui perto.
A soma dos ângulos internos têm que ser proporcional a 180º. Por isso, a soma será 720º
(n-2).180 = 720
n-2=4
n=6
ou
a1+a2+...+an-1 + an = 720
600+an = 720
an = 120
.:. n = 6 (polígono regular)
Portanto é um hexágono. E, por ser regular de número de lado par, o número de diagonais que passam pelo centro é n/2, então passará 3 diagonais pelo centro. dnãocentro = dtotal-dcentro
d = n(n-3) / 2
d = 6 . 3 /2
d = 9
dnãocentro = 9 - 3
dnãocentro = 6
Veja se está certo ou não. Faz um tempinho que não vejo essas fórmulas.
Eu estou com uma dúvida muito maldita em 3 questões de física
Citação:
1 - Um batalhão de infataria sai do quartel para uma marcha de exercício às 5 horas da manhã, ao passo de 5 km/h. Depois de uma hora e meia, uma ordenança sai do quartel de jipe para levar uma informação ao comandante da marcha, ao longo da mesma estrada e a 80 km/h. Quantos minutos a ordenança levará para alcançar o batalhão?
Citação:
2 - Um trem de comprimento L = 200 m, em trajetória retilínia, tem velocidade escalar constante Vt = 20 m/s. Um automóvel de comprimento L = 2 m está em uma trajetória paralela à do trem, com velocidade escalar constante Va, caminhando no mesmo sentido do tem e vai ultrapassá-lo. O intervalo de tempo decorrido desde o início até o fim da ultrapassagem completa do trem é de 10,1 s. Calcule Va.
Essa 3 eu tentei fazer usando a função horária das posições ai ficou S = 0 + 340 . 6 = 2040 m.Citação:
3 - Um caçador dá um tiro e ouvo o eco 6 s após o disparo. Sabendo que a velocidade de propagação do som no ar é de 340 m/s, calcule a que distância do alvo se encontra o caçador.
Só que o gabarito está 1020 m.
Alguém se habilita a me ajudar? :riso:
Vários jeitos de fazer isso.Citação:
1 - Um batalhão de infataria sai do quartel para uma marcha de exercício às 5 horas da manhã, ao passo de 5 km/h. Depois de uma hora e meia, uma ordenança sai do quartel de jipe para levar uma informação ao comandante da marcha, ao longo da mesma estrada e a 80 km/h. Quantos minutos a ordenança levará para alcançar o batalhão?
Em 1h30min, a infantaria anda 7,5km
A velocidade relativa entre a infantaria e o jipe é 75km/h
Portanto, demora 6 minutos para chegar.
75km -- 1h
7,5 -- x
x = 0,1h = 6min
Velocidade do carro deve ser maior que a do trem. Portanto, a velocidade relativa entre eles é Vr = Va-Vt = Va-20. Sendo a frente do carro o ponto em que a ultrapassagem começa, S = 202mCitação:
2 - Um trem de comprimento L = 200 m, em trajetória retilínia, tem velocidade escalar constante Vt = 20 m/s. Um automóvel de comprimento L = 2 m está em uma trajetória paralela à do trem, com velocidade escalar constante Va, caminhando no mesmo sentido do tem e vai ultrapassá-lo. O intervalo de tempo decorrido desde o início até o fim da ultrapassagem completa do trem é de 10,1 s. Calcule Va.
S = S0 + vt
202 = 0 + (Va-20) . 10,1
202 = 10,1Va - 202
404 = 10,1 Va
Va = 40m/s
O tempo é 3s e não 6s, pois o som foi e voltou.Citação:
3 - Um caçador dá um tiro e ouvo o eco 6 s após o disparo. Sabendo que a velocidade de propagação do som no ar é de 340 m/s, calcule a que distância do alvo se encontra o caçador.
EDIT: Finalmente algumas dúvidas de ensino médio :o
Primeira do Ak
http://img12.imageshack.us/img12/5553/imagemyjg.jpg
Chamarei AN de H. Ele forma dois triangulos Retangulas, ANB e ANC.
AB² = BN² + H² (pitágoras do triangulo da direita)
14² = BN² + H²
H² = 196 - BN² (1)
AC² = CN² + H² ( (pitágoras do triangulo da esquerda)
20² = CN² + H²
H² = 400 - CN² (2)
Como vai ser a bissetriz, os dois angulos em A serão iguais, logo:
cos O = CN / 20 = BN / 14
CN / 20 = BN/14
CN = 20BN / 14
CN = 10 BN / 7 (3)
(3) -> (2)
H² = 400 - CN²
H² = 400 - (10 BN / 7)²
H² = 400 - 100 BN² / 49 (4)
(1) -> (4)
196 - BN² = 400 - 100BN² / 49 (4)
(100 BN ² / 49) - BN² = 204
(100 - 49) BN² = 204.49
51 BN² = 204.49
BN² = 4.49
BN = 2.7
BN = 14
Volta jogando esse valor no resultado de antes do CN
CN = 10 BN / 7
CN = 20
Descobre CB (para achar o ponto médio depois)
CB = CN + BN
CB = 34
BM = 34/2 (ponto médio)
BM = 17
MN é dada assim se vc observar a figura
MN = BM - BN
MN = 17 - 14
MN = 3
A segunda questão não fala aonde fica MN, creio que seja a reta paralela que passe pelo ponto O (ponto de intersecção entre as bissetrizes do angulo em C e em B) mas isso é suposição, confirma ae e to com preguiça de fazer.
Deadfrog, finalmente mesmo :P
Galera, alguém pode me indicar uma coleção ou livro show de matemática? Vou focar bastante na matéria pra prova aberta da segunda etapa do vestibular e queria um exemplar bom. Atualmente, tenho aqui o do Iezzi - Volume Único (tem mais 3 autores)
gente eu tenho problemas em estudar para sociologia e filosofia me ajudem, como eu estudo saspoha ?
-Igns: Fundamentos da Matematica Elementar -Iezzi e outros, é uma coleção de livros 11 livros que aborda todos os assuntos cobrados pelos vestibulares
O único problema é que são 11 volumes (o volume 8 não precisa, como disse,a não ser que você vá prestar ITA/IMI) e o preço de cada volume varia de 50-80$
Joaoamaro:Filosofia e sociologia são matérias que voltaram ao curriculo educacional a pouco tempo, então a quantidade de exercícios á disposição é realmente menor ao das outras matérias.
Quanto a estudar, os tópicos de sociologia e filosofia são quase sempre sobre alguma tese, algum ponto de vista sobre as sociedade e as coisas.Leia e ENTENDA o assunto, porque geralmente as questões irão propor-lhe uma situação na qual você tem o ponto de vista da tese para interpretar a situação.
Então leia até você entender o pensamento do autor, e depois faça alguns exercícios, eu não sei que colégio você estuda, mas os grandes cursinhos e colégios ja possuem apostila de filosofia e sociologia.
Uso esse:
http://www.sebodomessias.com.br/loja...296464_749.jpg
@joaoamaro
Filosofia e sociologia é ir lendo, anotando em tópicos e depois fazer exercícios. Se conseguir arrumar material de alguma escola particular/cursinho ajuda bastante por não ter que ficar tentando entender os malditos autores de livro de filosofia que se acham inteligentes e gostam de complicar.
Galera,qual a interpretaçao de vcs sobre essa alternativa
a pergunta é:a respeito da independência do Brasil,pode-se afirmar que:
A)implicou na adoçao da forma monarquica de governo e preservou interesses basicos dos proprietarios de terras e de escravos.
quero saber sobre a interpretaçao da alternativa,se sao interesses basicos dos proprietarios de terras e proprietarios também de escravos
ou
defendeu os interesses basicos dos proprietarios de terras e interesses dos escravos
??
abraços
As 2 interpretações estão certa, tem ambiguidade ai. Não estresse quanto a isso, num vestibular por exemplo a questão seria anulada, porem mts instituições tem problemas em admitir um erro e pra anular uma questão é uma luta, se fosse múltipla escolha é só conferir se as demais estão erradas, se fosse f/v pra colocar alguma coisa colocaria que eh proprietários de escravos e proprietários de terra.
A alternativa possui ambinguidade, mas como disseram num vestibular isso deve ser anulado, EU acredito que seja proprietários de terras e proprietários de escravos (o mesmo proprietario possui escravos e terras), se você postar a questão por inteira fica mais facil descobrir.
entao
vou passar as alternativas,isso ocorreu numa prova minha e acho que vou recorrer/reclamar
emfim
a respeito da independência do Brasil,pode-se afirmar que:
A)implicou na adoçao da forma monarquica de governo e preservou interesses basicos dos proprietarios de terras e de escravos.
B)intituiu a monarquia como forma de governo,a partir de amplo movimento popular
c)propos,a partir de ideais liberais das elites politicas,a extinçao do trafico de escravos contrariando os interesses da Inglaterra
d)provocou,a partir da constituiçao de 1824,profundas transformaçoes nas estruturas economicas e socias do País.
e)consubstanciou os ideaids propostos na Confederaçao do Equador.
entao,é isso,marquei a alternativa D,qualquer coisa falo com a professora de redaçao,sobre essa ambiguidade,afinal,pelo gabarito a resposta certa era a "A"
e o problema foi que eu botei como direitos dos proprietarios e dos escravos D:
abraços
Eu adoraria ajudar, mas duvido que alguém do forum vá precisar das matérias da minha graduação...
Alguem sabe de um livro ou site pra aprender linguagem C?
Olha,eu tive essa período da história ano passado, porém como não sou muito adepto a área de humanas, vou falar O QUE EU LEMBRO, se eu estiver errado ME CORRIJAM!Citação:
a respeito da independência do Brasil,pode-se afirmar que:
B)intituiu a monarquia como forma de governo,a partir de amplo movimento popular
c)propos,a partir de ideais liberais das elites politicas,a extinçao do trafico de escravos contrariando os interesses da Inglaterra
d)provocou,a partir da constituiçao de 1824,profundas transformaçoes nas estruturas economicas e socias do País.
e)consubstanciou os ideaids propostos na Confederaçao do Equador.
Como estamos em dúvida entre apenas a A) e a D) vou desconsiderar as outras.
A indepêndecia do Brasil não provocou profundas transformções nas estruturas sociais, apesar de agora sermos um país independete de Portugal, o Brasil ainda continua um páis ligado especialmente e produção de Café e um satélite inglês.Citação:
O que por exclusão nos sobra a alternativa A), que mesmo contendo ambiguidade é a certa.
Isso mostra que a verdadeira interpretação da questão é "proprietários de terras e proprietários de escravos".
Vale também citar que é sempre bom, em qualquer caso,tomar MUITO cuidado com palavras como: profundo,todas,total,... em provas de multipla escolha.
Nem precisa analisar a parte econômica, falou mudanças e constituição de 1824 já acabou, se n me engano foi nessa que se criou o poder moderador que deu total poder ao imperador, despotismo mais forte do que nunca.
Ele já era.
Continuou na mesma, tnt é que a família real portuguesa que continuou no poder, não mudou característica nenhuma devido a Constituição, teve lugar no Brasil que nem ficou sabendo que o Brasil era independente.
Tbm n manjo nd de história, deixa que teu professor te explica melhor.
Os proprietários de terras - os famosos Senhores de Engenho - eram detentores de grandes latifúndios, cuja mão de obra era escrava. Portanto os Senhores de Engenho eram, além de proprietários de terras, proprietários de escravos, já que estes eram tratados como mercadorias e também como medidor de status (qto mais escravos, mais rico o indivíduo era). Então, pode-se afirmar que não houve ambiguidade nessa alternativa.
Já se tratando da Independência do Brasil, esta é considerada uma independência de caráter conservador, já que não houveram mudanças drásticas. O rei D. Pedro I outorgou a 1ª Constituição criando o Poder Moderador, que lhe deu a decisão final sobre os outros 3 poderes e favoreceu os grandes latifundiários na área política.
galera
vcs tem dicas pra estudar gramatica?
estou com muitas duvidas como por exemplo,quando tem objeto direto como pronome pessoal,pleonastico e OD com prep
alguem tem dicas?
Henrique, essa pergunta não seria anulada de modo algum em um vestibular. A independência deixou o Brasil como estava, além de proporcionar uma ilusão pela criação do quarto poder. Uma prova disso é que quem olhava de fora, apesar de não nos reconhecer como independentes, via um exemplo de como uma República deveria ser, afinal 4 poderes deveriam representar uma maior descentralização. O que ocorreu foi o contrário, "anulou-se" o poder dos outros três com a criaçao do Moderador.
Seu professor deve ter mencionado o caráter conservador da nossa independência.
entao,foi mais ou menos isso que falei com meus colegas,nem vou reclamar mais =s
agora sobre port:
galera
vcs tem dicas pra estudar gramatica?
estou com muitas duvidas como por exemplo,quando tem objeto direto como pronome pessoal,pleonastico e OD com prep
alguem tem dicas?
]
off@:quanto tempos vcs estudavam no 2º ano do EM ?