a respeito da independência do Brasil,pode-se afirmar que:
A)implicou na adoçao da forma monarquica de governo e preservou interesses basicos dos proprietarios de terras e de escravos.
B)intituiu a monarquia como forma de governo,a partir de amplo movimento popular
c)propos,a partir de ideais liberais das elites politicas,a extinçao do trafico de escravos contrariando os interesses da Inglaterra
d)provocou,a partir da constituiçao de 1824,profundas transformaçoes nas estruturas economicas e socias do País.
e)consubstanciou os ideaids propostos na Confederaçao do Equador.
Olha,eu tive essa período da história ano passado, porém como não sou muito adepto a área de humanas, vou falar O QUE EU LEMBRO, se eu estiver errado ME CORRIJAM!
Como estamos em dúvida entre apenas a A) e a D) vou desconsiderar as outras.
d)provocou,a partir da constituiçao de 1824,profundas transformaçoes nas estruturas economicas e socias do País.
A indepêndecia do Brasil não provocou profundas transformções nas estruturas sociais, apesar de agora sermos um país independete de Portugal, o Brasil ainda continua um páis ligado especialmente e produção de Café e um satélite inglês.
O que por exclusão nos sobra a alternativa A), que mesmo contendo ambiguidade é a certa.
Isso mostra que a verdadeira interpretação da questão é "proprietários de terras e proprietários de escravos".
Vale também citar que é sempre bom, em qualquer caso,tomar MUITO cuidado com palavras como:
profundo,todas,total,... em provas de multipla escolha.