Meus parabéns pelo Bobinho. Felicidades à família.
Versão Imprimível
Mas aí é que está, você está superestimando o apoio dele em relação à execução de um golpe. Tu acha que ele tem todo esse apoio para virar ditador no meio empresarial? Nas Forças Armadas? Na população em geral?
Isso aí é ilusão. Os 58 milhões de votos representam algo totalmente diferente do que apoiar um golpista/ditador.
Quando eu digo que tem meia dúzia de malucos, eu me refiro a pessoas em cargos chaves, empresas importantes, influências importantes. São poucos que REALMENTE PODEM AJUDAR/EXECUTAR um golpe que apoiariam isso.
Veja, eu não sou ingênuo de achar que esse assunto nunca foi discutido ou que essa não era uma das opções postas à mesa nas discussões do núcleo duro do bolsonaro. O que estou ressaltando é a falta de adesão à realidade da suposta execução de um golpe desses e falta de adesão até mesmo de apoio popular e de quem manda no país.
Eu acho que daí é um diferença de percepções e pespectivas. Na minha percepção, eu acho que ele tem bastante apoio ideológico nos segmentos que falei sim. Quando vazaram aquelas conversas de empresários bolsonaristas, você consegue ver claramente que, para eles, era uma opção plausível, inclusive sendo discutido se haveria realmente alguma reação internacional que prejudicasse os interesses econômico dos envolvidos. Nas Forças Armadas, tem três comandantes que entraram exatamente por serem alinhados a ele. Nas polícias estaduais, tem total apoio de quase toda a cadeia hierárquica.
E, veja só, "golpe" é um nome dado por quem se opõe. Assim como "ditador". No caso da Hungria, que cito de exemplo como um modelo que o bolsonarismo pretendia seguir, o Órban não é chamado ou considerado ditador por quem o elegeu para mais um mandato, conseguido alterando a constituição do país depois de dissolver um Congresso pouco popular entre o povo húngaro e aumentando o número de juízes na suprema corte para colocar aliados dele (qualquer semelhança não é coincidência).
Aqui no Brasil, a gente teve um ensaio:
https://i.ibb.co/C5kJVyH/Sem-t-tulo.png
Será que nessa situação, a parte satisfeita da população consideraria um "golpe"? E o que a outra parte faria? Luta armada ou continuar a vida normal como se nada tivesse acontecendo?
P.S.: em 64, não era golpe o nome. Era apenas um governo provisório para livrar o país da ameaça comunista e restabelecer a democracia.
Joe ainda não percebeu que a massa que está comemorando são os jovens até 25 anos que cresceram na lavagem cerebral ideológica e que o movimento separatista do sul, apesar de pequeno, foi um dos que fez a movimentação política em 2018 para eleição de Bolsonaro.
Intervenção militar está na mesa sim, a questão é como será a movimentação dos próximos dias para ganhar força ou não. Hoje, a chance é baixa, entretanto basta um estopim factual para virar o tabuleiro a favor.
Se tirarmos um recorte dos últimos dois anos, a sensação era de que a classe militar havia se afastado do presidente, só que as eleições provaram o contrário, basta ver a distribuição daqueles que se pareciam tentar desvincular do presidente eleitos em estados estratégicos como o Morão e o Marcos Pontes e o próprio evento de fiscalização ontem realizado principalmente pela PRF, mas também com auxílio do exército.
Em eventual segundo mandato, haveria um reajuste na ordem de 38% para carreiras policiais e a manutenção do teto dúplex para militares, benéfico as classes altas das forças armadas e que será atacado por petistas.
Vamos lá:
1) apoio de empresários: o próprio exemplo que você deu, era literalmente 1 ou 2 caras num grupo de 200+ empresários, o que mais uma vez reforça a tese que é meia dúzia de maluco e não um apoio geral
2) Forças Armadas: você está supondo que o fato de 3 caras supostamente alinhados, topariam executar um golpe ou sustentar o golpe, o que por si só é apenas um exercício do imaginário. Quanto aos praças, das polícias estaduais, eu acho até que tem um apoio grande dentro das forças, porém, esse apoio não é massivo para um golpe, são coisas diferentes. Eu mesmo, por ser servidor público, conheço gente de tudo quanto é órgão público aqui no DF. Posso te garantir que tem muito policial puto com bolsonaro porque na verdade o que importa para esses caras é ganhar salários melhores, o que não aconteceu no Governo Bolsonaro. Então tem boa parte muito decepcionada com o "mito". Você acha que eles são muito ideologizados, mas o que conta é o que cai na conta no fim do mês.
3) Dissolver o congresso? Essa, por conhecer bem a política brasileira, é chance ZERO, NENHUMA. Não tem aderência QUALQUER na realidade. Não tem apoio nenhum nas pessoas que mandam no país, elite financeira e intelectual. É só sonho distante de golpistas.
4) Aumentar o número de juízes? Teria que passar pelo Congresso por emenda constitucional, coisa que o Governo tem pouca força para fazer.
Pra mim, é tudo apenas "i want to believe", mas na prática não tem nada muito factual para se embasar.
A maioria do pessoal que integra o sistema é pragmático e menos ideológico do que você imagina. Vide Gilmares mendes da vida e afins...
1) Não, aqueles são os que foram burros o suficiente para trocar mensagens desse tipo em um meio rastreável. E o grupo era grande, se você pesquisar tem ali uma boa fatia do PIB. Mas o Bolsonaro foi o candidato que mais recebeu doações particulares, quase 100 milhões, a maior parte de empresários do agro. Obviamente que não garante que o apoio é para um golpe, mas a questão é o apoio político-ideológico sabendo da vontade do Bolsonaro.
2) Poxa, não são só 3 caras, são os chefes de cada Força. E, de forma historicamente inédita, os ex-comandantes pediram exoneração ao mesmo tempo, dando indicativos de que o motivo era não estarem alinhados ideologicamente com o governo em um momento onde muitos comentam que pode ter acontecido uma tentativa de quebra. Sobre o apoio nos militares, eu tenho familiares dentro do meio e o que escuto é que o apoio ao bolsonarismo é amplo. Militar não questiona ordem hierárquica, o que importa é o oficialato confirmar as ordens. E o Bolsonaro encheu o Estado de oficiais, que passaram a ganhar inclusive acima do teto constitucional. Manter a mamata é um motivo mais que suficiente para seguir ordens golpistas. Quanto ao Estado-Maior, eu realmente não sei o que se passa lá.
3) Esse foi só um exemplo do caso húngaro. Muitos regimes mantém um Congresso.
4) O governo agora teria 1/3 do Congresso na próxima legislatura, o outro 1/3 poderiam conquistar facilmente usando recursos e a capilaridade política que conseguiram nessas eleições. Como eu disse, esse seria um plano de longo prazo, para o próximo governo que, felizmente, não vai acontecer.
Enfim, eu não sou vidente, não tenho a capacidade de dizer como seria um golpe do Bolsonaro. Eu apenas coloquei as questões materiais que, casando com a vontade apresentada pelo mesmo e pelos seus apoiadores, constituem risco democrático. Eu não teria nenhum medo se o Bolsonaro fosse amado por toda essa galera mas fosse inegavelmente um democrata, não é o caso. Mas é de boa discordar da minha percepção também, eu entendo perfeitamente.
- - - Atualizado - - -
Parem de fazer eu ficar falando do Bolsonaro em um tópico para xingar o lula. :lol:
Só espero que daqui 4 anos o Zema ganhe força nacionalmente, pois acredito que seria um ótimo presidente.
Quanto ao governo Lula, acredito que não terá vida fácil igual nos outros governos. Torço para que não tenha corrupção, o pior dos nossos problemas.
Olha o joede duvidando das coisas no Brasil. Não duvido nada o presidente 2006 ser o Luva de pedreiro e o Joede duvidando de um golpe.
Vai ter gópi, cumpanheiro. Podi acreditá.
Quanto ao molusco, roubalheira e aparelhamento por mais 4 anos, no mínimo.
Parece que vc esqueceu do governo do PT né? Foram os maiores esquemas de corrupção da história do Brasil. Vide Petrolão, Mensalão etc. Destruíram a economia/estatais numa época que não havia crise mundial, como pandemia e guerra.
Petista tem essa mania de relativizar tudo...
Vai me chamar de petista agora elementar... votei no Bolsonaro em 2018 pra tirar o PT e votei nulo agora (mas torcia contra o Bolsonaro). Mas o que o que vi foi algo bem pior, porque além da manutenção da corrupção em níveis estratosféricos (rachadinha, micheque, lavagem de dinheiro em imóveis, orçamento secreto, tchuchuca do centrão) e do emparelhamento da máquina pública, vi transformação da máquina pública em benefício do clan bolsonarista; ministro da economia querendo dilapidar ainda mais aposentadoria; far-sudeste; desmonte de toda estrutura criada para proteger o meio ambiente em prol de "passar a boiada"; a redução absurda de verbas na pesquisa e educação (várias revistas científicas importantes cortadas no periódicos CAPES foi o que me impactou mais notavelmente, mas a gente sabe que é bem mais que isso); cinismo em cada entrevista; o Bolsonaro tomando leite em live em alusão ao nazismo; destruir a maior parte das relações internacionais do país (seja ele mesmo, seja os subalternos com o Bolsonaro batendo palmas); o Flamengo e o Palmeiras ganharem duas libertadores e, durante toda a pandemia, o Bolsonaro debochando de tudo que estava ocorrendo e colocando um ministro da saúde mais ridículo que o outro em sequência (e eu nem era a favor do lock down e no início não apostava em nem 10 mil mortos), enquanto promovia um tratamento obviamente ineficaz a despeito de todas as evidências científicas e se colocava contra a vacina e, quando resolveu fazer algo, tentou firmar um acordo corrupto ao extremo. Isso o que eu consigo lembrar.
Parecia que o Bolsonaro buscava ser o mais imoral possível em todas as situações nas quais ele se envolvia.
Vou te ser sincero que motivos pra votar contra o Bolsonaro tinha de sobra, o problema era só dar confirma na foto do Lula. Me mantive isentão, como bom mineiro, mas torcendo contra o Bolsonaro (pq o Lula fode com a minha classe profissional).
Jovem pan fazendo um expurgo na esperança de serem poupadas pelo sistema. Apenas hue.
Se Bolsonaro ficasse mais quatro anos em 2026 haveria um reset do sistema político, não haveria força dos dois lados perante a quaisqueres candidatos que possam surgir e finalmente as coisas neste país teriam a chance de mudar. Ontem, foi apertado o botão para a volta de 2012, mas como o brasileiro médio não tem memória e muito menos senso crítico, preferiu jogar o país no limbo novamente com promessas de melhora que não existem feitas pelo grande grupo da velha política de sempre.
Só que desta vez, no novo 2015 que virá, pode ter certeza, enquanto eu estiver no mercado enchendo o carrinho e olhar para o lado e ver uma família com quase nada na cesta e me olhando com cara de bunda, não vou ter pena e sim fazer o L.
Po, vi agora que o Coppola não foi mandado embora por questão política. Parece ser uma parada mais tensa...
Culpa do Kim Kataguiri, que tirou a alma do corpo do rapaz e provavelmente abriu espaço para algum ser maligno entrar.
Cara, você dizer que Bolsonaro é insensível, é burro, é insensato, desumano, enfim, essas coisas todas eu nem discuto, porque concordo.
Mas equiparar o que aconteceu no Governo do PT, com corrupção sistêmica, onde a empreiteira literalmente tinha que ter um setor pra controlar a propina de tão enraizado e complexa que era a parada, é no mínimo irrazoável ou desconhecimento da dimensão das coisas.
Essa parte dos imóveis eu tenho minhas dúvidas da dimensão, porque certamente aquela matéria dos 51 imóveis foi uma das matérias mais porcas que eu já vi no jornalismo brasileiro. Acredito que o Flávio fez rolos em imóveis sim, tal como aquela loja de chocolates dele. Porém, estender ao resto dos demais, foi uma forçação de barra, tiveram que pegar 30 anos de 12 membros da família e ainda meteram um "moeda corrente = dinheiro vivo", ficou todo cagado o levantamento. Eu mesmo vendi meu imóvel em 2019 e lá consta a mesma expressão "moeda corrente" sendo que obviamente não recebi um centavo em dinheiro vivo, mas tão somente uma TED.
Em relação ao Orçamento Secreto, este daí foi uma construção do Legislativo com o Executivo. Não é obra exclusiva do Jair Bolsonaro. Inclusive, eu acho que ele nem teria capacidade cognitiva para elaborar algo assim. De todo o modo, quando o Governo é frágil politicamente, não existe vácuo de poder, logo alguém toma seu lugar. No caso do Governo Bolsonaro, foi o que aconteceu: pandemia desgastando o Presidente, o Legislativo aproveitou para tomar mais espaço no Orçamento, com a criação das emendas de relator (RP9) com valores vultuosos. Não tem nada de "secreto" nisso aí, a não ser pelo fato de que não se sabe quem é o parlamentar que solicitou ao relator a destinação do recurso. Porém as demais etapas, que incluem o empenho, fiscalização da CGU e TCU, todas permanecem inalteradas tal como é a execução de qualquer emenda parlamentar. Ao contrário do mensalão e petrolão que eram desvios de recursos públicos diretamente para o bolso do congressista ou para sua campanha, o famigerado "Orçamento Secreto" não tem nada a ver com isso. Trata-se de destinação de verbas públicas para investimentos em municípios, como por exemplo construção de escolas, viadutos, hospitais, etc. Eu me arrisco a dizer que uma vez que o Legislativo tem mais protagonismo na peça orçamentária, esse é um caminho sem volta. Não acho que o Governo Lula será capaz de barrar esse tipo de uso do poder e da verba pública. O Centrão continua forte.
A parte do aparelhamento do Estado, é óbvio que o PT teve mais tempo para fazer isso, pois esteve quase 14 anos à frente do Governo Federal. Então hoje o STF está todo aparelhado por eles, fora ministérios, agências, empresas e tudo mais. O Bolsonaro fez o mesmo, mas em menor medida. Aliás, um grande erro do Bolsonaro foi a primeira indicação dele do STF que criou toda essa situação do Lula ser elegível. Ou seja, ele mesmo criou o monstro que o derrotou, ironicamente.
Em relação ao uso da máquina pública em benefício do seu clã, isso concordo 100%, especialmente no que se refere às forças policiais e o uso da máquina legislativa para blidar a família de investigações e, no futuro, prisões, pois houve afrouxamento das leis em conluio com o PT.
Edit: A imprensa já mudou a fita e já tá chamando o "Orçamento Secreto" pelo o que realmente é:
https://i.imgur.com/yBbh3Na.png
Patética essa tentativa do Bolsonaro de deixar o trabalho sujo para os maluquinhos que estão bloqueando as rodovias, ein. E a PRF demonstrando como está quase toda ideologicamente orientada, já rolaram alguns vídeos de agentes encorajando os dodóis. Tudo encaminha para ser mais um episódio parecido com o tragicômico "estado de sítio".
Hoje, alguns alunos não conseguiram chegar para as aulas por culpa dos bloqueios. Aqui na região metropolitana de Florianópolis, os caras tão apedrejando carro que tenta furar o bloqueio. Um aluno me mostrou que nos grupos de Bolsonaristas que ele faz parte está rolando a fantasia de que um golpe será dado em 72h pelas Forças Armadas e que o Bolsonaro está proibido de falar até lá.
Forte candidato ao "troféu estado de sítio": manifestantes comemorando que a fraude nas eleições foram "comprovadas".
https://twitter.com/AnonNovidades/st...65721234591744
Se o Bob não acredita que vai ter golpe então já esta tudo planejado. Ninguém solta mão de ninguém!
Tava dirigindo pela estrada e de longe vi um monte de canhão, já ia espalhar no zap que o exército tava nas ruas, mas cheguei mas perto e vi que era só umas petistas mesmo.
Foi um resultado decepcionante, mas espero que com isso uma nova direita com uma melhor oposição apareça. Nomes interessantes surgiram nessas eleições, como o Zema, basta eles saberem ser escutados pelo povo.
E definitivamente não precisamos de gente que nem o pessoal do MBL que promoveu o voto nulo e no fim do dia só pôde apresentar o Arthur coringando ao vivo.
Estão patéticos esses bloqueios.
Trânsitos sendo gerados à toa; que coisa mais desagradável a troco de quê? Pqp. To tendo que ver aula online hoje por causa disso.
Parece que o Bolsonaro vai falar. Diz a lenda que, se você ficar em silêncio, vai ser capaz de escutar o choro dos doidinhos nas estradas quando perceberem que o mito não vai "aplicar o artigo 142".
Acho que vai ter que abrir outro tópico sobre o governo do Mula em janeiro. Só teoria da conspiração de gópi nesse tópico.
Presidente Bolsonaro covarde e irresponsável. Ele manda esses minions e seus capangas, seus filhos, incitarem protestos e tudo mais e não tem coragem de vir a público assumir que ele é um desordeiro.
Ele poderia sair por cima no domingo, falando que as urnas decidiram pelo outro candidato, mas que a eleição não foi justa blá blá blá e que ele seria o principal opositor do Governo, etc. Dessa forma, ele se colocaria como player importante no meio político e na população.
Ao optar pelo lado do caos e da indiferença com seus eleitores e com o futuro do país, mostra-se um tremendo covarde, irresponsável e infantil, qualidades que acabam por descartar esse animal de qualquer discussão sobre o futuro do país. Por um lado é bom, porque abre caminho para novas lideranças na direita, como eu falei anteriormente em outros posts.
https://motorsport.uol.com.br/f1/new...agos/10393853/
Eu tô rindo demais: os caras não acertam as paradas nem na Fórmula 1, e ainda recebem uma dessas... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
https://cdn-1.motorsport.com/images/...-destaque-.jpg
O bolsa parou a mídia inteira pra ler um tweet :biggrin: