O problema de ser sucinto em minhas respostas é que elas podem ser interpretadas de maneira incorreta ou incompleta (como foi no caso deste tópico)... vamos lá:
Em PvP (obviamente) eu concordo que botters (ou melhor, uma guilda de botters) pode causar um impacto negativo em todo o servidor (como tem acontecido até hoje). Eu que joguei minha vida inteira em Open PvP - meus 4 personagens lv100+, incluindo o
Terereko lv200 estão aí pra provar isso - sei que o problema não é esse. Uma coisa que um casual precisa entender desde cedo é que ele
não tem como competir, pois mesmo se não existissem bots, os viciados ainda estariam lá. Quer competir em Tibia? Seja um viciado (ou trapaceie). Adivinhe qual caminho uma boa parte da comunidade resolveu tomar...?
Alias, esta foi a razão pela qual os cheats e hacks surgiram em primeiro lugar: a competição. Quem aguenta, vai na mão, quem não aguenta... apela pra trapaça.
Tudo começou com o "inofensivo" TibiaGG: um hack para remover os efeitos de iluminação do jogo. Naquela época muitos jogadores tinham problemas com a iluminação, seja por placas de vídeo on-board mal configuradas ou por realmente não quererem jogar no escuro. O que a CipSoft fez? Implementou o controle de iluminação in-game.
Ainda naquela época, o PvP (e até mesmo o PvE) exigia uma melhor habilidade mecânica (e melhor conexão também): você precisava mirar a runa/potion em seu personagem/inimigo. Quem ai não se lembra das poças de mana/vida no chão por conta de uma jogada errada, ou das fumacinhas durante uma luta? Pois é... até que surgiu o aimbot. Com mira automatizada, dificilmente você perderia um confronto. O que a CipSoft fez? O sistema de hotkeys atual. E mesmo assim isto não impediu os warbots, com seus "combo leaders" e afins.
Account sharing era problemático. Jogadores passavam dias online 24/7, somente revezando quem estava controlando o personagem. Já ouvi falar de lanhouses inteiras jogando em alguns poucos personagens que só deslogavam no server save... O que a CipSoft fez? Stamina.
Mas aí vieram os cavebots. Um único jogador sendo capaz de controlar vários personagens ao mesmo tempo, reunindo recursos e pegando level/skills. Chegamos ao absurdo do pico de 64k "jogadores" online em 2007 no primeiro evento de double exp/skills da história do Tibia (quando a média normal de jogadores era de 35~40k em finais de semana - números também "envenenados" pelos cavebotters). Verdadeiras empresas de cheaters começaram a surgir aqui e ali, vendendo itens e dinheiro gerado ilegalmente.
A situação tornou-se tão insustentável que, em 2009 a CipSoft oficialmente declarou guerra contra os botters... Na época, os GMs voluntários só serviam para enfeite (pois estavam de mãos atadas) e só eram atuantes praticamente em seus mundos de origem - geralmente Opt-PvP. E eu nme vou falar sobre casos de GMs corruptos. O final deles todo mundo já conhece. Continuando... A CipSoft começou pegando leve (apenas banindo e dando final warning temporário). Depois passaram a dar final warning permanente. Demoraram a enxergar que aquilo não estava resolvendo nada. Em 2011 começaram a deletar direto. De lá pra cá, a luta continua. Somente a partir de 2014 as coisas começaram a melhorar um pouco (por conta de avanços no sistema de detecção).
E por quê eu escrevi tudo isso? Foi somente para dar ênfase ao que escrevi anteriormente.
A competição trouxe tudo isso pro Tibia - um jogo que, em essência, não deveria ser competitivo em primeiro lugar. Eu sempre disse que sites de estatística de Tibia (Erig.net foi o precursor deles) são/foram um câncer para este jogo, assim como os highscores. Se não há competição, haverá menos motivos para trapacear - para alguns, menos motivos para jogar também.
Então, se você está jogando Tibia (ou outro MMORPG) visando a competição, eu sinto lhe informar: você está jogando pelos motivos errados. RPG é interpretação e aventura. Quer competição? Vá jogar um MOBA, um FPS, um jogo de luta, esportes tradicionais, etc.
Os tipos de interação mudaram não apenas por conta de mudanças no jogo, mas na mudança do perfil dos jogadores em si. Isto não significa que a interação da comunidade morreu. Existem mundos com comunidade morta e mundos com comunidade ativa. Em Luminera, por exemplo, basta manter os chats públicos abertos. Você sempre encontrará alguém pra interagir, juntar pra caçar, fazer quests, etc. Eu suponho que este é o padrão em mundos Opt-PvP.
Novamente, o perfil da geração gamer de hoje pediu por isso. A molecada de hoje tem outras opções de jogos que simplesmente "te carregam pela mão". Tibia com seu estilo clássico, DIY (Do it yourself - faça você mesmo) não atrai essa nova geração. Nada mais natural do que mudar para continuar vivo.
É como eu falei anteriormente. Só faz falta se você joga em um servidor "morto" (que seria morto com ou sem market, por exemplo). É questão de pesquisar antes de começar a jogar em determinado mundo. Dá pra fazer isso aqui pelo fórum mesmo.
(espero que minha posição tenha ficado mais clara agora)
Em tempo: é apenas a minha opinião, com o devido embasamento, viu Sr. Begin. Não se trata de arrogância perante a opinião alheia. :)