Atualizei o tópico. Obrigado pela participação de todos, pessoal! :y:
@luizjuiz: Você poderia fazer um comentário sobre Engenharia Mecânica? Teve um rapaz, ali pela página 02, que gostaria de saber mais sobre o curso. :)
Versão Imprimível
Atualizei o tópico. Obrigado pela participação de todos, pessoal! :y:
@luizjuiz: Você poderia fazer um comentário sobre Engenharia Mecânica? Teve um rapaz, ali pela página 02, que gostaria de saber mais sobre o curso. :)
Passei para odonto para o segundo semestre, mas não sei se vou cursar, se quiser por aí...
Se colocou la que eu já sou formado, mas ainda me falta 1 ano =)
Brincadeira a parte do outro tópico meu, se quiser por uma opinião a respeito de Engenharia da Computação mais oficial aqui vai uma:
Citação:
Engenharia da Computação, é um curso bem vasto, você vai aprender desde o básico para se programar até as técnicas mais complexas para se desenvolver um software eficiente e robusto. Além disso você vai ter um bom conhecimento em como funciona verdadeiramente um computador, do ponto de vista de software (sistema operacional) até o ponto de vista arquitetural (como o seu hardware é organizado), você também vai saber lidar com chips reprogramáveis e CLPs (controlam aqueles robôs bonitos de linhas de montagem e outras coisas), um conhecimento mais básico em elétrica e eletrônica também faz parte do currículo.
Além de tudo isso citado a cima, você vai ter uma cacetade de coisas que são comuns a maioria das engenharias como cálculos (1,2,3 e 4), física (1,2,3 e 4) além de mecânica, dos sólidos e dos fluídos =)
Finalmente aulas de economia, teoria das organizações, estatística e ciências sociais complementam o currículo.
me deu um branco no nick do cara af, o Nélio do fea, é botafoguense, único da sessão, se alguém lembrar o nick fala, faz engenharia elétrica.
@edit
lembrei: el mont bolado
obs: Eu ja sou formado.
=)
Cara, você não pode dizer que o Rio Branco é o auge da carreira de REL, primeiro por que é um concurso para nivel superior, segundo porque é um concurso aberto para qualquer formação de nivel superior
O cara não se forma e já sai com níveis de carreira, é um concurso lol
-------
comentário para o tópico
Faço Direito na UnB (Universidade de Brasília). Atualmente, junto com a UERJ e a USP ( São Francisco) são as três melhores universidades de ciências jurídicas do país.
Gosto pela leitura e motivação para estudar são fundamentais para quem deseja ingressar no Curso de Direito. O interessado deve, ainda, ter facilidade em disciplinas da área de Humanas. Precisa saber argumentar e ter capacidade crítica. É recomendável saber ler e escrever em, pelo menos, uma língua estrangeira.
Na UnB, o aluno é preparado para entender os fundamentos das diversas áreas do Direito. O curso tem base teórica profunda e consolidada, motivo pelo qual quem é formado na UnB está preparado para concursos públicos, mas também para o ingresso na iniciativa privada, mas ai rola a questão do interesse e dedicação. O corpo docente é formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, incluindo ministros e autores de publicações específicas ( o que pode ajudar bastante na suas ramificações).
Atualmente três ministros do STF são professores de Direito na UnB: Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa (pós grad) e Teori Zavascki.
--
Mercado de Trabalho:
A minha turma é bastante dividida, metade vai se preparar para concursos públicos e a outra metade quer seguir carreira na advocacia. Aqui em Brasília abre concursos toda hora e são muitos escritórios grandes e médios na cidade. Estágio é extremamente fácil, mas 80% dos escritórios limitam os estágios apenas para alunos da UniCeub e UnB, o que leva estudantes de outras universidades buscarem estágios em órgãos públicos.
Ainda não me decidi, concursos para defensoria pública, delegado da polícia Federal e procurador são os que mais me chamam atenção. Porém, estou gostando cada vez mais do Direito privado
Fotos:
FD - UNB
http://farm5.staticflickr.com/4106/4...f5fa8769_z.jpg
http://farm5.staticflickr.com/4083/4...b480be95_z.jpg
ICC
http://mw2.google.com/mw-panoramio/p...um/2881216.jpg
TOF de pesquisa
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf...6-4349-rec.jpg
BCE
Spoiler: BCE
Ceplan
http://www.arcoweb.com.br/arquitetur...brasilia-5.jpg
Restaurante Universitário
http://fac.unb.br/campus2010/images/stories/RU2.jpg
Legal o tópico, eu to indo pro segundo ano do médio, e já vo fazer vestibular/enem, mas to meio indeciso.
Li a maioria dos relatos, mas me restou uma dúvida.
Vocês (em geral, todos que estão cursando), conseguem aliar um trabalho que gostam + dinheiro, ou fazem isso só pelo dinheiro, ou só pela vontade de ser aquilo?
É que hoje, chuto eu, maioria quer "medicina medicina " só pelo dinheiro, muitos não gostam mas se sentem obrigados a fazer.
De fato, medicina dá um bom dinheiro, mas eu não quero fazer por obrigação, quero unir o útil ao agradável, ou o que chegue perto.
Curso Matemática na Universidade de São Paulo.
O que posso dizer é que, diferentemente de como muita gente pensa, a matemática ramifica para várias areas e uma delas é a que eu pretendo seguir: Estatística. É um curso relativamente puxado, com uma carga horária não tão exaustiva e que é essencialmente teórica mas que possui a sua beleza própria.
.
Sou estudante de Ciência da Computação, e digo que sem duvida é o melhor curso que eu já fiz na área, curto demais, mas acho uma loucura, não acho que tenha muitas cadeiras de matematica pura, acho que tem umas 5, Calculo I, II e Numérico, Alga, e mais alguma que não lembro agora, essa é a parte chata, mas se tu realmente gosta de tecnologia tu curte o resto, adoro fazer meus algoritmos, mas é só isso o curso, algoritmo e lógica, um pouquinho de hardware também(mais algoritmo, só que agora para hardware), bom, pra quem gosta é tudo de bom, não tem muitas cadeiras que fogem do curso(só Sociologia e essas baboseiras hehe).
Curso Educação Física , estou no segundo semestre e digo uma coisa: O curso mais divertido e prazeroso que fiz.
Muita gente aqui na cidade faz pq não sabe o que quer da vida, eu desde moleque sempre quis ter uma academia e ser personal, espero chegar até o fim do curso, e quem sabe fazer um mestrado e um doutorado na área.
As materias em si não sao chatas, por enquanto. o foda vai ser quando começar a biologia e a anatomia pesada, tirando isso, é demais.
PS: Educação física não é so ficar jogando bola, se engana quem pensa que faculdade de educação física é isso.
Engenharia Mecânica - FEI (10° semestre).
Acho que não precisava nem dizer que é um curso bastante puxado em que as cadeiras giram em torno de matemática, física e química. Possui uma área de atuação muito ampla desde bancos até indústrias de tanques de guerra por exemplo. Assim como as outras engenharias passa por um momento muito bom, devido a falta de profissionais no mercado, e depois de alguns anos de formado você com certeza estará com a vida tranquila e estável, visto que engenheiros ganham mais que a maioria das outras profissões.
Cara, que ótimo tópico, já me ajuda um pouco antes de escolher meu curso :D boa ideia.
Esqueceu de dizer em qual universidade estuda, noob, HAEUIOHAEUI.
@Angus:
Difícil você ein... nunca dá certo argumentar contigo, parece que tu não quer entender as coisas, haha.
IRB é o sonho e topo de carreira de muitos cursos de graduação, lol. Especificamente, mais de 70% do curso de RI pretende prestar IRB... Um cara que faz matemática, pode tentar fazer diplomacia, mas não tem nada a ver... Ninguém faz matemática pensando: puxa, vou me formar em licenciatura pra me tornar diplomata, af heuiahuea.
Trazendo pra um patamar mais abaixo, entrar no IRB formado em RI, é o mesmo que entrar na Enfermagem sendo formado em Tec. em Enf... tipo isso, haha. Quem faz tec. em enf. gostaria de fazer Enfermagem, caso fosse possível; quem ganha o salário de um tec. em enf. gostaria de ganhar o salário de um enf. padrão... essa é mais ou menos a comparação que eu tô fazendo!
PKAOSkopSA
Estudo na UFPEL, to no 4o semestre.
Faço ciência da computação na UFRGS. Já falaram praticamente tudo que tinha pra falar, vou só deixar algumas opiniões extras.
Diferente do que a maioria diz, eu não acho que precisa ser bom em matemática pra fazer esse curso. Tem cálculo, cálculo numérico, álgebra, e coisas do gênero, mas uma vez que tu passa essas cadeiras, dificilmente irá utilizar conceitos mais avançados do que de ensino médio no curso, a não ser que vá pra área de computação gráfica ou processamento de imagens. Algoritmos é algo extremamente intuitivo, e não precisa ter nenhum conhecimento matemático formal prévio pra entender bem.
Se tu vai fazer CiC, vai ter que aprender a ser auto-didata. Na minha universidade, e acredito que na maioria, não se ensina linguagens de programação, e sim conceitos de computação. Se tu não correr atrás nas férias ou no tempo livre pra aprender técnicas e linguagens, vai ter muita dificuldade da metade do curso pra frente, porque os trabalhos ficam cada vez mais complexos e tu não vai conseguir fazer em ansi C. O objetivo do curso de CiC é formar cientistas, e não preparar pro mercado de trabalho; tu tem que preparar a ti mesmo.
A partir do terceiro semestre praticamente 100% das cadeiras tem trabalho final, então as últimas duas semanas do semestre costumam ser bastante estressantes, com todos os trabalhos e provas, e tu vai ter que passar várias noites acordado programando. Uma das grandes vantagens do curso é que tem todo o material na internet; qualquer dúvida que tu tenha, certamente alguém já perguntou no stackoverflow, e se não, tu sempre pode perguntar.
Henrique, fiquei muito feliz com sua aprovação em Odonto (conforme conversamos via mensagem privada :D), com certeza você teve que estudar bastante pra isso acontecer. Mas o objetivo do tópico seria opinião de quem já está dentro do curso. Caso você inicie, lá pela metade do ano já terás uma ideia básica.
Em qual universidade você estuda? :hmm:
Faço Direito na UFSC. É um ótimo curso com boas perspectivas de carreira, mas precisa realmente gostar de ciências jurídicas e se esforçar muito, caso contrário será apenas outro adevogado formado em uniesquiana de esquina (e acreditem, boa parte dos formados vêm daí [isso foi uma crítica a quem se forma levando nas coxas, não às faculdades particulares]). Se almeja um cargo alto de magistrado ou algo do tipo, vai precisar ralar desde o primeiro semestre de faculdade. Quem realmente fizer isso, vai conseguir ganhar bastante dinheiro e ter sucesso profissionalmente, não há dúvidas.
E boa iniciativa, cara, dependendo dos rumos dá até pra se pensar em fixar o tópico depois. :hum:
Cara, como já disse em cima eu faço elétrica mas vou comentar.
É sim um curso mais difícil que a maioria dos outros, a carga horária (pelo menos aqui na UFBA) é menor que a de elétrica mas não deixa de ser massante.
E a não ser que você vá cursar numa Uniesquina é impossível "levar com a barriga."
Como eu disse antes se você organizar o tempo vai te ajudar muito mas querendo ou não em semanas de prova por exemplo se você quiser obter resultados satisfatórios terá que tirar praticamente todo o seu dia pra estudar.
Então pelo menos eu não concordo com essa coisa do "sem muitas dificuldades", de qualquer jeito se pelo menos você tiver tesão pelo que estuda parte disso se torna prazeroso.
Eu, na minha opinião, acho os cursos de exatas os mais difíceis que tem. Engenharia, física, matemática, astronômia, enfim, todos esses cursos que envolvem muito cálculo eu acho que são complicados, a maioria das pessoas tem dificuldade.
Se é legal de fazer aí depende de você, se você gostar do curso mesmo sendo bem difícil você vai gostar, agora se fizer só por dinheiro provavelmente você desiste no meio.
Da pra se tornar um bom engenheiro, porém terá de sacrificar vários finais de semana, feriados. Já perdi as contas de quantas Páscoas ou feriados prolongados eu passei estudando. Mas no fim vale a pena, todos os meus amigos que se formaram na minha faculdade estão bem, com carro novo, comprando apartamento, viajando, enfim, com a vida tranquila e bem encaminhada.
Medicina Veterinária, 3º Período (UNESA)
Queria causar uma pequena polêmica e falar que é mais difícil que Medicina Humana.
Logicamente! A proporção de importância dos cursos são realmente de pesos bem diferentes. Só no quesito ensino que Veterinária é MUITO mais punk.
Lá na faculdade tem um coroa (40 e poucos anos) que é médico. Minha namorada, que estuda com ele, disse que, o próprio, falou que Veterinária é incomparavelmente mais difícil.
Ciencia da Computação - Unifal
Tudo oq eu poderia falar ja foi dito.
É um curso muito dificil, com alta taxa de desistência como bob joe disse. Muitas pessoas se enganam na escolha do curso pensando ser uma coisa.
Uma Estatistica da minha instituição: O curso é novo, tem 3 turmas formadas. A primeira, de 40 alunos, formaram 9.
Ao contrario do que o Boots of Haste falou, tem q ser bom em matematica, principalmente lógica.
Eu entrei no curso meio sem saber o que fazer. Lembro uma vez que o Bob Joe disse que qm entra sem saber só continua o curso caso o cara se apaixone pela area. Foi mais ou menos oq aconteceu comigo.
Obrigado pelo comentário, Gildão. Sinto-me lisonjeado. :timido:
Acredito que se continuar nesse ritmo de adesão dos usuários, e caso haja interesse da moderação, o tópico poderia ser fixado mesmo. Até para a futura (sub?)seção acadêmica, que está nos planos. :D
Olha, se é mais difícil, eu não sei. Mas fácil com certeza não é. Tenho duas primas que são formadas em Med. Vet. pela UDESC, hoje ambas com doutorado, e sei bem o sofrimento que elas passaram. >:]
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (UTFPR)
curso muito bom , te dá uma visão ampla sobre a area de telecom ,o que é necessario em qualquer empresa do ramo, mas como dito por outro usuario ai é necessario ser auto-ditada , afinal poucos professores conseguem passar bem a materia
Muito obrigado aos 2 ;D só q tenho mais dúvidas uahuaha, tipo, conhecendo a mecânica de um carro pode te dar alguma ajuda nesse curso? tirando a parte elétrica, lanternagem etc. mas sabendo mexer com o motor, caixa de marcha, filtros de óleo, ar, combustivel, enfim, saber consertar um carro, pode te dar alguma ajuda nesse curso? e se sim, seria uma ajuda grande ou seria uma coisa q vc aprenderia fácil lá?
Via de regra, Engenharia da Computação se aproxima mais de Eletrônica, com algumas matérias mais teóricas da computação sendo dadas de maneira menos detalhada. A base matemática também é maior.
São dois bons cursos, se a pessoa não tiver a pretensão profissional de programar para sistemas embarcados, CC é suficiente.
De uma forma geral não. Claro que se você souber todo o esquema de funcionamento de uma bomba, será um pouco mais fácil pra você entender depois, ou então se souber calcular as relações de engrenagem de um câmbio, facilita pois você já tem uma visão e sabe o que está calculando.
O curso de Engenharia Mecânica tem como cadeiras principais a Mecânica dos Fluidos que estuda toda a parte de escoamento de fluidos, perdas e posteriormente bombas, atuadores hidráulicos e pneumáticos, Resistência dos Materiais em que você calculará a tensão das coisas, de uma forma básica pra ver se as tensões estão dentro do esperado, se não irá ocorrer cisalhamento, ruptura, torção, flecha, Transferência de Calor em que você faz cálculos por exemplo para projetar toda a parte da instalação de ar condicionado em shopping ou então mesmo no motor de uma Honda CG pode notar que tem aletas para dissipação de calor e a outra cadeira seria a de Materiais, aonde é estudado Poliméricos (plásticos, elastômeros, resinas) e os metais (aços, ferro, alumínio) e seus respectivos tipos de tratamento para alcançar as propriedades desejadas.
Se você entende de motor, será bom pois você sabe a diferença entre um material fundido e um forjado, sabe funcionamento de bomba, cálculo de relação de engrenagem ou taxa de compressão, enfim, pode te dar uma ajuda em alguns assuntos específicos dentro de algumas materias. Mas não vá esperando moleza :D
Sobre o curso eu não sei se tenho muito a dizer, cara.
É um curso onde você só começa a realmente praticar a Veterinária no 5º período. Minha namorada ta no 5º então acho que posso afirmar isso.
Começa com a matéria "Semiologia" que, ao contrário do que o nome parece dizer, não tem absolutamente nada a ver com espermatozoide ou algo assim. É uma matéria onde você faz um "pré diagnóstico" com as informações que o dono do animal te passa.
Do 1º até o 5º são matérias um tanto quanto massantes e, de certa forma, chatas.
O começo do curso é muito parecido com o começo do curso de Medicina, com exceção de anatomia. Comparei minha grade com a de uma conhecida que passou pra nutrição e, na época, as matérias dela eram as mesmas das minhas. O mesmo aconteceu com uma conhecida de psicologia.
O leque no mercado de trabalho é ENORME. Vocês não tem ideia da importância de um Veterinário, hoje em dia, no mercado de trabalho. Pra citar como exemplo tem os grupos de vigilância sanitária de mercados e afins que tem que ter um Veterinário na equipe. Tudo isso por conta das zoonoses.
É difícil ter o que falar quando você ainda não chegou ao mercado de trabalho. Por mais que eu já tenha feito estágio remunerado (R$60,00 por dia), é bem complicado verbalizar isso tudo.
Ciência da Computação - FURB
É um curso com alto índice de desistência como já disseram. Principalmente porque as pessoas escolhem o curso por "gostar de computador". Quem escolhe esse curso tem que gostar de lógica e gostar de programar.
O pessoal que desiste de BCC normalmente migra para Sistemas de Informação por ser um curso parecido mas acreditam ser mais fácil. Isso porque o foco de Sistemas de Informação é um pouco diferente, é um curso que cobra menos programação e é mais focado no mercado corporativo. É pra quem gosta de TI mas não tem paciência pra ficar "escovando bytes".
E BCC é um curso com muitas sub-áreas para você escolher e inúmeras opções de carreira. Tem também um mercado de trabalho com falta de profissionais, aqui na minha universidade 100% dos alunos que querem trabalhar quando terminam o curso estão empregados.
Curso: TADS - Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Faculdade: FIEL - Faculdade Integradas Einstein de Limeira.
Pra começar, muita gente pensa que um tecnólogo não é considerado nível superior, mas sim, é sim. O MEC reconhece como Nível Superior.
O curso é específico pra suprir necessidade de uma área, como por exemplo, suprir o mercado de trabalho na área de desenvolvimento. Ou seja, o curso inteiro, é apenas matérias destinadas a desenvolvimento. Você aprende conceitos básicos de hardware, sistema operacional... mas é muito superficial, não entra em detalhes.
Por ser específico, o curso se torna mais curto, dois anos e meio. E aqui entra um detalhe importante, ao contrário de Ciências da Computação, o curso em si, não tem NADA de matemática em relação a CÁLCULOS. Óbvio que tem conceitos de algoritmos... mas aqueles lances de CiC que tem "Cálculo I" "Matemática não sei da quantas II", aqui não existe. De 5 dias de aulas, 4 dias são destinados ao desenvolvimento (ps: exemplo da minha faculdade).
O bom programador necessita ter uma lógica muito boa, e esse conceito tem bastante no começo do curso. Mas o que pesa mesmo, são as técnicas de desenvolvimento que são aplicadas durante o decorrer do curso.
Como qualquer curso de Computação, todo material tem na Internet... e quem não estudar em casa, fica pra trás com certeza. Pegando como base minha Faculdade, não existe prova, e sim "Projetos". Você realmente precisa colocar a mão na massa, fazer projetos e apresentá-los no final do semestre.
Resumindo: um curso pra quem quer seguir na área de DESENVOLVIMENTO de Sistemas. O mercado de trabalho do Desenvolvedor sofre um pouco, e uma pessoa que termina a Faculdade, tem dificuldade de ganhar bem... e é por isso, que é importante o desenvolvimento pessoal nesse curso. Você simplesmente não pode apenas se limitar a aprender na Faculdade... precisa desenvolver muito mais, e se destacar dos seus colegas. A taxa de desistência é grande também, mas menor que CiC. Exemplo: classe minha começou com mais de 50, estou no terceiro semestre e tem 26 alunos.
É um curso que não tem matemática propriamente dita, o que se tem nesse curso, é muita LÓGICA.
Grade do meu Curso:
- Java EE
- Java SE
- Java pra Android
- PHP
- E-commerce
- Banco de Dados
Bom, é isso.
Se eu lembrar de algo, eu complemento.
Abraços.
Medicina é um curso banal. Muitos hoje em dia vociferam vanglória por pertencerem, ou ainda não, à máfia branca. Dotadas de pseudo-intelectualismo não menos oco, as turmas da faculdade podem decepcionar profundamente, principalmente aqueles que realmente merecem a vaga. Coligado ao fato, é uma formação desgastante; cansei de me pegar escrevendo por aqui quando não devia, simplesmente pelo fato de que as vinte e quatro horas mundanas não são o bastante pra se dedicar e, puramente, viver. Portanto, se queres seguir a carreira médica, estejas preparado para abrir mão de grande parcela das alacridades que hoje tens, sem sequer exitar. Mas vamos falar de coisas boas.
Distante de tais contras, o medicalismo também é um caminho belo. Difícil elencar profissão que mais emociona; a prática de salvar uma vida, ou melhorá-la, é dádiva única. Não tive a oportunidade ainda, mas sei que não faltará motivos para me emocionar quando reerguer a primeira vida e notar os agradecimentos nos olhos de familiares e amigos. A especialização, ou a integralidade, se assim escolherem, independente de qual for, será deveras gratificante. Na minha opinião, e aqui falando de forma mais simples e sincera que eu possa falar com vocês, é algo lindo, incalculável e impossível de expressar aqui, em texto.
Lindo também é o conhecimento profundo; saber, do micro ao macro, como funcionam as vitalidades orgânicas, como se desdobra a genética, como se evolui e como se falece, é impagável. Não menosprezando engenharias, exatas e humanas, mas a sabedoria de como você realmente é e como interage com o mundo é uma ciência ímpar.
---
Com tamanho texto, sem prestar nada diferente do que já foi escrito, podem me acusar de vão. De fato fui, mas as mensagens deixadas pelo Tudokz e pelo Sor Callister brilhantemente relatam tudo o que leigos precisam saber; eu meramente não tinha nada a mais para acrescentar. Aliás, até tenho, mas nada diferente do que eu já tenha debatido no fórum. Por isso, desde o início, planejei escrever um texto agradável e postular no final a parte das informações que, de fato, contribuirão para o tópico, através deste [THREADTIBIABR="465958"]link aqui[/THREADTIBIABR]. Acerca da medicina, acredito eu, já foi tudo superficialmente explícito, desde o empirismo e da beleza até o lado financeiro. Aproveitem e façam bom uso!