Verdade, sem pressão o governo nem liga.
Versão Imprimível
Num é assim também não, violência só serve pra descaracterizar a manifestação e transformar em baderna.
Tem que ter pressão política pra aprovação das medidas certas, pros políticos terem a certeza de que serão punidos se não andarem de acordo com o esperado, aliás, pra ter a certeza de que não se elegerá políticos corruptos. Isso pode ser feito por vias pacíficas sim, é até o ideal.
Mas essa é uma reforma muito mais social do que política. Se repararem bem, verão que nossa sociedade toda sofre com deslizes de comportamento e com manchas de corrupção no caráter das pessoas, a política é só reflexo disso.
Parabéns Brasil, e parabéns a mim, é meu aniversário :)
Sigma faz dia 7/09 lol! meu primo faz dia 8/09
tava aqui pensando imagina um americano que nasceu no dia 11/09 lol coitado comemora triste.
Parabéns rumo a uma democracia de verdade.
Meu primo faz aniversário dia 11, só os mais próximos lembram do aniversário dele.
:fckthat:
@
Amanhã vai todo mundo ficar emburrado porque o mundo segue, escola/trabalho etc. Comemorar independência/fazer protesto hoje em dia é pra quem tem tempo.
Eu sei que boa parte dos que confirmam não vão, mas ainda serve pra mostrar que tem protestos no país inteiro.
Isso aí, violência ftw.
Depois a polícia prende metade, algum inocente morre no meio da baderna, e algum político esperto usa a chance pra se fazer de coitadinho e ganhar votos. E da próxima vez a polícia não deixa a passeata nem começar.
Tem que fazer desse jeito mesmo. Uma professora minha disse uma vez, que pode não parecer, mas os políticos morrem de medo do povo. E passeatas estimulam mais passeatas. O argumento do "não vou fazer porque ninguém mais faz" cai por terra, e o oposto pode acontecer, afinal as pessoas são influenciáveis. Com o tempo os políticos vão cedendo à pressão e fazendo concessões, antes que a coisa fique grande demais e ganhe espaço demais na mídia.
Numa dessas que o Collor foi derrubado. Os peixes menores sacrificaram o peixe grande pra não deixar o movimento popular crescer demais. E numa dessas que a ditadura acabou. Os ditadores entregaram o poder, conseguiram um acordo de anistia e a direita governou o país até 2002. Os ditadores cederam a mão pra não perderem o braço.
Collor foi derrubado com uma mobilização geral, a multidão parou as ruas e o trafego, forçando quem tava na rua ou a juntar-se na multidão ou simplesmente ir pra casa.
Pinta a cara e ir com plaquinha na mão não vai resolver nada, enquanto os políticos não se sentirem ameaçados não vai resolver nada.
Agora, porque quando a multidão é gigantesca funciona?
Simples, o risco de invadirem o prédio e acabarem com meia duzia é muito grande, agora se o protesto for escroto e facilmente controlável nem da em nada.
E você acha que um protesto desse tamanho surge como?
As pessoas são influenciáveis. Elas veem outros protestando e querem se juntar. Do mesmo jeito que elas são corruptas porque todos são, elas fazem qualquer coisa pra se juntar ao grupo.
Mas violência sai pela culatra.
Parabéns ao Brasil mesmo, sei que o Brasil tem muitos problemas, mas devemos nos orgulhar pois tem países em situação bem pior que a nossa, pela nossa grandeza e por nossos recursos naturais, parabéns ao Brasil:y:
Você disse que NINGUÉM FALA que a população precisa de mais educação pra evoluir o país. Acho que só em duas páginas deste tópico já dá pra ver que você tá BEM errado. Todo mundo fala da educação, o problema é que o povo fala demais e não faz nada.
É isso aí, no outro quote acima quando disse que o povo fala demais e não faz nada foi nesse sentido, o povo reclama mas não vai lá no planalto cobrar os direitos, tem que parar as ruas e transformar elas na maior matança da história desse país, quem sabe assim os políticos façam alguma merda.
Se alguém quiser ajuda pra bater em político, é só me chama que eu vo ajuda!
E o que você propõe que nós façamos? Mandar spam para todo mundo? Organizar passeatas? Eventos para Facebook? Que poder temos para acabar ou mudar todo um sistema corrompido mas organizado? Iremos continuar na passividade, apenas falando e espalhando a indignação.
Mas aí que entra meu ponto. Não acho que essa passividade do povo seja o grande problema do Brasil. A História mostra que o povo é massa de manobra, sempre foi. Compartilho da opinião de que quem realmente muda uma sociedade é um pequeno grupo de pessoas, uma pequena parcela da população. É uma parcela com inteligência, poder e caráter o suficiente para bater de frente com o sistema corrompido instaurado, com o ciclo vicioso de corrupção e ignorância. E essa parcela só surge quando a idéia é espalhada, levando o povo junto se esse já estiver com a ideologia de mudança assimilada.
O que vi nesse tópico foram várias pessoas que tem a consciência que educação é tudo. Que sabem da corrupção do país e tem vergonha disso. A esperança é que no meio desses indignados, alguns venham a ter poder, caráter e inteligência para levar essa ideologia à frente, num patamar que REALMENTE ameace o sistema corrompido, que provoque reais mudanças.
Acho ilusão pensar que protestos isolados, como do Anonymous, levam a uma quebra do poder instaurado. Mas acho um erro pensar que a idéia sendo passada à frente é uma forma de passividade que não ajuda em nada.
O brasileiro não falou sempre. Vivemos séculos sem poder falar nada, e mais alguns anos sem saber o que e como falar. Agora sim estamos começando a ter voz.
Bob, nós somos o que acreditamos.
Com a crença de que é possível, é possível.
A maioria é massa de manobra sim, falta um grupo de pessoas
com poder persuasivo, pra tomar a frente do movimento e começar.
Falta lideres. Sei lá, falta aparecer alguém que esteja remoendo por dentro de raiva dos políticos e que queira mudar o que está acontecendo.
A passividade tomou conta do país de uma forma incrível.
Acho que si a escravidão voltar os brasileiros serão os primeiros a serem escravizados.
Os brasileiros estão confortáveis com a situação.
O que não é sinônimo de felizes
Exato, o povo é massa de manobra pra qualquer um dos lados, resta saber quem têm maior poder de influência e de convencimento.
Por isso que manifestações populares sempre vêm quando a situação já chegou no ápice do absurdo (vide ditadura ou governo collor), isso aliado a um governo impopular. Essas manifestações que ocorreram ontem são só o inicio do processo, ainda há muito (leia-se MUITO, em caixa alta) o que fazer até que alcancemos uma mudança realmente relevante. Muita água ainda pra passar por debaixo da ponte...
Bom, eu sempre apoio qualquer tipo de manifestação, por menor que seja. Eu acho que fazer pouco é melhor do que não fazer nada. As pessoas ficam aqui detonando as passeatas que aconteceram ontem, mas pelo menos essas pessoas levantaram e foram reclamar. O efeito pode ser mínimo, mas chama atenção, incentiva outras pessoas, faz os políticos perceberem que as pessoas têm voz, pode chamar atenção da mídia, etc...
Criticar as passeatas não vai ajudar em nada. E não adianta esperar uma revolução. Ela não irá acontecer, e se acontecer pode trazer mais mal do que bem. Vivemos num país estável, democrático, com equilíbrio de 3 poderes e liberdade de expressão. Não precisamos derrubar o sistema, o que temos instalado já é bom. O problema é a corrupção das pessoas, mas não existe uma solução instantânea pra isso.
Aos poucos o Brasil vai se tornando um país politizado.
Exato, falta um líder, ou líderes. Acho que a passividade do povo é algo comum. A diferença de país para país é a forma com que a ideologia é afixada na cabeça desse povo. Os americanos, por exemplo, apesar de terem um dos povos mais alienados do mundo, tem o conceito de liberdade tão afixado que, com qualquer fagulha, algum líder aparece e arrasta com ele uma parcela da população.
Mas o povo em si não faz nada sozinho. O "povo" é uma entidade impessoal e passional.
Mudar o sistema não é necessariamente mudar a forma de governo ou paradigmas sócio-econômicos. O sistema tem falhas e algumas delas exigem que certas partes sejam revistas. Exemplo simples é você ter uma constituição baseada no medo da volta à uma ditadura. Pode ter sido mister em 1988, mas hoje o país mudou, a mentalidade é diferente.
Nós temos líderes, no caso o Lula e a Dilma. Eles arrastam o povo. O problema é que, como todos sabem, eles estão abaixo do necessário, principalmente no quesito corrupção. Não roubam, mas não movem uma palha pra tirar seus aliados corruptos (a não ser quando os mesmos extrapolam, como no caso do PR). E seus investimentos na educação, até agora, estão abaixo do esperado.
Precisamos de líderes ainda melhores. E que sejam tão carismáticos quanto, para arrastar o povo em outra direção. Muito difícil de aparecer.
Mas eu digo pra vocês que eu gostei de ver a campanha da Marina Silva na última eleição, e o desempenho dela (mais de 20% dos votos). Quero ver ela continuar tentando. Ela disse que vai tentar começar um movimento pela internet, e eu quero ver onde isso vai dar. Se ela conseguir tirar o PSDB e chegar no 2o turno em 2014... bem, vamos dizer que os eleitores do PSDB não vão votar no Lula/Dilma no 2o turno.
Sim, mas não é "quebrando tudo", derrubando todos os políticos e tomando o poder, como alguns sugeriram aqui, que nós vamos fazer isso. Isso é uma revolução, e não é disso que precisamos. Precisamos de um movimento grande, mas que não se sobreponha à democracia nem ao capitalismo. Mudar o sistema sim, mas não derrubá-lo.
Lula e Dilma tem seus méritos, inclusive ouvi umas histórias sobre a Dilma Ministra da Casa Civil que me fez admirar ela como administradora pública.
Mas também precisamos de anônimos, gente que luta contra certos aspectos mas que não aparecem muito. Juízes que lutam contra milícias, vereadores e deputados que lutam contra propina. Ainda continua sendo uma pequena parcela da população, mas são decisivos nas mudanças.
Isso porque o grande problema da necessidade de líderes é o populismo e a demagogia. Não quero um grande e poderoso líder que arraste multidões, mas sim pequenos líderes nos vários grupos que compõem a sociedade.
Um movimento é composto de vários tipos de ideologias e propósitos, nem todos bons. Isso é inevitável. O que vai decidir no final é a ideologia mais fixada e/ou mais viável. Mas se você quer lutar contra a corrupção, por exemplo, não vai fugir de ficar do mesmo lado do PSOL ou um PSTU, mesmo não partilhando as ideologias do partido.
Afinal, é aceitando essas diferenças que se forma uma democracia.
O que pode puxar esse país pra trás é o próprio povo. Que fica enfatizando o quanto somos inferiores aos europeus em geral, inferioridade fantasiosa e que é o maior câncer da nossa sociedade.
Basta fazer um investimento pesado na educação que as coisas acontecem, olha o caso da Coreia do Sul, por exemplo.
Semper Fidelis
Quem faz o investimento na educação é o político, e são poucos os políticos que realmente querem mudança. Querendo ou não a política brasileira ainda é dominada por políticos velhos e decadentes, a nova geração está começando a surgir agora. Daí a importância de pressão popular, pra ver se elegemos políticos que compartilhem dessa linha de pensamento, ou que pelo menos já tenha consciência do poder de exigência e cobrança da população.
Então, por que uma fagulha nos EUA, é capaz de arrastar multidões?
Por que no HD deles(cerebro) tem instalados varios softwares (crenças e valores) como : Patriotismo, sensação de fazer parte de um país e certeza de que devem melhorar esse país de que fazem parte. E varios outros softwares que o fazem "responder as experiencias dessa forma"
Então, falta no Brasil, um grupo de pessoas, lideres, com a capacidade de instalar softwares nos HDs(crenças e valores) nas pessoas, fazendo assim elas perderem a sensação de conformismo, e dar espaço a um sentimento de revolta. e outros sentimentos que vão moldar o jeito da pessoa agir
O mapa não é o território. A forma de você viver uma experiencia depende dos softwares instalados na sua cabeça.
Uma experiencia de corrupção de políticos aqui aqui, pelo HD da maioria das pessoas é prejudicial ao país, mas não é um software forte suficiente ao ponto de ativar emoções como revolta, ódio, vergonha, etc.
Persuasão é isso, uma pessoa persuasiva é aquela pessoa que consegue instalar novos SOFTWARES nos HDs das pessoas. As pessoas com novos SOFTWARES instalados em seu cérebro, responde a uma experiencia de forma diferente.
Alguns exemplos:
Você acha que não é capaz de fazer algo, você tem convicção absoluta de que não é capaz , no seu HD, está instalado esse software, essa crença, mas tem varias formas de quebrar essa crença e instalar outra no lugar, Quando você faz aquilo que você achava impossível, vc quebra o software anterior, e da lugar a um novo, vc deleta o software “não é possível” e instala o “é possível” no lugar.
Como conseguiremos mudar os softwares das pessoas?
Existem varias formas de persuadir as pessoas.
E digo, a TV é a melhor forma de conseguir isso. Si a TV quiser, ela faz a cabeça das pessoas.
Eu sou vendedor, então, meu trabalho é criar um software na cabeça da pessoa que meu produto vai ser bom pra ela. E eu faço isso muito bem. Do mesmo jeito, nós podemos trabalhar numa campanha de publicidade, para mudar as pessoas, fazer as pessoas começarem sentir revolta, repúdio, nojo, tudo de ruim em relação com esses políticos.
Todos as nossas ações, vem de nossas crenças, então vai chegar em um ponto que a pessoa vai agir, vai procurar um grupo para agir, um grupo com crenças iguais ao dela.
Por exemplo: Viajemos esse brasil, fazendo um documentario, mostrando crianças morrendo de fome, pessoas morrendo em fila de hospital, sofrimento, TUDO de ruim que esse país tem.
Depois simulamos a vida de um político, um político roubando daquela determinada área. Mandando dinheiro pra fora, guardando dinheiro vivo enterrado.
Quando as pessoas vêem o rosto dos prejudicados, isso leva as emoções as alturas, emoções as alturas é a melhor forma de criar a crença que queremos. Então, divulgaremos esse documentario na internet, como um virus, para que todos vejam e mudem seus softwares.
É uma boa idéia, espero que alguem tenha entendido como funciona o comportamento humano. Acho que ficou meio dificil o texto. Si alguem quiser entender essa ciencia que expliquei ai em cima é só mandar PM
Falando sobre mobilizações gerais e passeatas :
Acredito que mal não há em realizar passeatas contra aquilo, ou a favor disso outro. Todavia, não acredito que é isto que realmente irá causar uma quebra na estrutura do poder.
Veja, alguns podem argumentar "mas os cara pintadas tiraram o Collor", bom realmente houve a mobilização e realmente o cara foi tirado do poder, mas veja bem o Collor incomodou outras esferas da sociedade, esferas que tinham poder e não estavam gostando de como ele conduzia as coisas, aí surge o movimento do povo e vira uma ótima desculpa para tirar o cara.
-----------------------
Sou da seguinte opinião, é preciso que alguns poucos, mas estes com verdadeiro espirito de liderança e realmente empenhados, consigam acender a postos de poder e ai sim, estando em "pé de igualdade" consigam mobilizar a massa em seu favor e aliando isto ao poder que agora tem, realizem verdadeiras mudanças.
Flws
Ô cara, mas posso fazer uma ressalva?
É muito mais fácil ser patriota e orgulhoso de um país de primeiro mundo. Pode ver que são raros os exemplos de patriotismo em países pobres e nesses países reinam ditaduras que cegam o povo a muitas realidades.
Talvez no dia que a fome e a miséria acabem aqui, o povo tenha tempo pra poder focar no seu lado patriota. Porque mesmo eu sendo um pouco patriota, reconheço que é difícil ter orgulho de um país com tanta corrupção e principalmente tributação sem retorno.
Eles não querem uma massa informada. Infelizmente os dinossauros do poder se prendem a uma filosofia quase getulista de controle popular.
Eles não querem saber de uma população de quase 200 milhões sabida dos escândalos e do que realmente se passa, é muito mais fácil pra eles contar com a senhora ajuda da Globo pra controlar essa massa.
Falando em massa, uma coisa contraditória eu vi ontem. No programa do Jô, um cara foi falar sobre imprensa. Daí tudo bem, mas a partir do momento que eles falaram do Rupert Murdoch, e criticando o seu rígido controle sobre o jornalismo em geral no Reino Unido e nos EUA e também seu monopólio da informação eu vi o quanto que a hipocrisia é valorizada nesse país.
Vi ali que tanto o Jô, quanto o convidado tavam meio acanhados pois estavam num canal que se valeu de um monopólio quase criminoso. Vi que o debate poderia render, mas só renderia mesmo se fosse em outro canal.
Engraçado foi o cara chamando o Murdoch de cidadão Kane, aiai.
Semper Fidelis
Então, é exatamente isso.
O cara da Globo chamou o Murdoch de cidadão Kane?
Porque ele também não deixa de ser, você deve tá falando isso porque o Roberto Marinho era muito mais (provavelmente mais até que o próprio "Charles F. Kane", ou Hearst se preferir).
Mas isso aí é só mais uma constatação de que mídia manipuladora têm pra todo lado, e a saída desse paradigma é a educação. Aí caí na questão que falei agora a pouco de que poucos políticos querem essa mudança justamente pra manter essa relação de dominação, e aí surge a necessidade de formar lideranças políticas nos vários setores da sociedade pra encabeçar o processo de mudança, como o Bob disse.
A situação é complexa, por isso tem tanta gente acomodada. Sem falar que no Brasil não dá pra contar com apoio da classe média pra praticamente nada.
Uma coisa que eu apoio nessa questão da mídia é a inclusão digital. E eu bato palmas ao Lula e à Dilma por estarem valorizando isso, e distribuindo computadores e banda-larga aos pobres. Eu li uma vez, não lembro onde, que países com mais acesso à internet tem níveis menores de corrupção. O povo ganha acesso à múltiplas fontes de informação, deixa de ser manipulado pelas globos da vida, e ganha senso crítico.
A inclusão digital é maravilhosa. E de quebra a gente ganha pérolas do orkut pra dar risada. :D
No começo eu também seria patriota se caísse num pais de primeiro mundo, mas, ao pesquisar sua história, teria nojo do lugar por tanta putaria que fizeram com o mundo.
Sério que os estadunidenses tem orgulho de ser o povo com mais fama de burro? Com mais fama de carniceiros? E ainda mais de um pais de só depende do que saqueia nas guerras?
Sério que os Europeus tem orgulho da chacina que fizeram na Asia, Africa e nas Américas pra virar aquela merdinha que volta e meia entra em crise?
Eles preferem ver filmes com um estandarte ufanista.
Com as gloriosas lutas contra os ingleses matadores de criancinhas na Independência, contra os sulistas que trepam com suas primas na Guerra Civil ou mesmo em violentas batalhas contra os pedófilos e estupradores alemães na Primeira e Segunda Guerras.
Eles se baseiam em generalizações para sentir orgulho. Ou você já viu alguma superprodução de Hollywood que mostre alguma atrocidade praticada por algum ianque?
Na realidade, não.
O sistema educacional americano instrui o aluno a ignorar o que acontece fora do país e se manter quieto na sua bolha confortável. Resto do mundo, sem querer generalizar, é uma coisa inexistente no dicionário social norte-americano.
Nem todos os americanos são assim, mas uma esparsa parte da população é.
Olha.
Concordo com tudo, até te reputei. Post maravilhoso, mas vamos aos asteriscos.
Não podemos nos conformar porque o Brasil econômicamente já é uma realidade mas socialmente ainda é fraco. Vê se que está existindo o esforço, mas ainda precisamos de melhorar muito o sistema educacional, segurança pública e principalmente o sistema de saúde.
A infra-estrutura desse país, sem ofensa é precária. Porém dinheiro não falta e vontade de evoluir também não. Estamos socialmente a um patamar abaixo de certos países mas numa franca ascendente que pode nos levar a excelência.
O Brasil já é uma potência, está na hora de começar a se comportar como uma.
Semper Fidelis
Realmente, talvez eu seria mais um gordo nerd leitor de quadrinhos do super homem se nascesse la, blargh, graças a Deus que sou brasileiro.
O Brasil tem muita coisa boa, mas tem muito pouco desenvolvimento tecnológico, um exemplo disso é o Brasil ter muitas reservas de petróleo e não ter tecnologia de destilação ou mesmo extração, e ainda temos a infelicidade de ter o petróleo com mais compostos misturado para se separar.Citação:
O Brasil já é uma potência, está na hora de começar a se comportar como uma.
E em questões militares também devemos mudar e muito, deixar de ser fantoche, o rifle que o EB usa (FAL) é totalmente ineficiente, porque? O custo de produção chega a R$5.000 a unidade, o rifle pesa, se não me engano, 4 kgs e tem pouco resistência a agua(2 min e o rifle pifa). Enquanto as AK custaria R$200 reais, pode ficar até 1 mês embaixo da agua que não estraga, pesa +- 2 kgs e tem ótima precisão. Mesmo sabendo disso, o Brasil não usa isso por simplesmente os eua não querer (porque era de fabricação soviética).
E tem também o fato de que outros países podem julgar nossos soldados por crimes, isso é errado, se o soldado é brasileiro deve ser julgado no Brasil, é perca de soberania e abaixar a cabeça pros mais fortes.
Ah, mas a informação acaba vindo a eles. Por meio de blogs, redes sociais, fórums, portais que todo mundo acessa... a pessoa acaba se informando. O que importa é que ela passa o dia sendo exposta a informações que não vêm só da Globo. A maioria pode ser inútil, mas se vier alguma coisa útil no meio, é lucro.
Veja o Off por exemplo. Quantos muleques tibianos não vêm aqui passar o tempo, acabam vendo as discussões sérias do off e acabam se informando? Aí se o cara se interessa por algo ele já procura no google e aprende. Pela TV você não tem essa possibilidade.