aaah, eu nao vi seu post, então somos os dois únicos hehehe :o
Versão Imprimível
aaah, eu nao vi seu post, então somos os dois únicos hehehe :o
Não acho que pra entender desse tipo de coisa (criação, quimica, fisica, evolução) seja necessario ser um cientista formado, tendo em vista que hoje em dia as faculdades publicas exigem um alto grau de conhecimento de seus alunos...
Tópic: como o amigo ali atras perguntou, sim Stonehenge tambem é um assunto abordado pelo livro.... tinha me esquecido disso, é que o livro fala sobre tanta coisa que não da pra lembrar de tudo, vou dar uma lida aqui e pesquisar um pouco na net e depois edito o tópico com mais esse assunto:)
edit: editei o tópico com uma matéria sobre stonehenge :)
espero que gostem...
sim, e isso me leva a acreditar que eles possuíam uma tecnologia e raciocínio (geometria, matemática, física) muito superior ao que os lívros de história dizem. É assim com os maias, em alguns setores, como agricultura e arquitetura, eles eram mais avançados que a Europa, e eles também tinham uma boa matemática, técnicas de metalurgia, etc... Só não tinham uma tecnologia bélica tão avançada (eles ainda usavam apenas lanças e arcos de flecha), por isso perderam para os espanhóis.
Não é preciso ter PHD para se ter um conhecimento pelo menos BÁSICO das coisas, que geralmente já engloba todas as dúvidas que você terá durante sua vida. Mas se você quiser questionar coisas mais complexas, um PHD cai bem.
//
Stonehenge é bem interessante, assim como as pirâmides não temos muita noção de como poderia ter sido construido, mas além das habilidades tecnolôgicas, eles tambem deviam ter bastante recurso humano para fazer obras assim. Naquela época não se tinha muita noção de "segurança no trabalho" como hoje, se naquela época alguém morria ou se machucava fazendo um monumento assim, nada acontecia, o cara deu azar e pronto. E garanto que deve ter acontecido muito isso.
o topico termina por aqui entao? pq eu mesmo ja me cansei de de ficar falando, falando, falando... e ele só defendo oq eu falo sem abri um "espacinho" pra lógica.
Quanto a pergunta: "voce nao acha que isto é ser inteligente nao?"
resposta: nao, nao acho ;)
caso vc nao tenha reparado, nao estou falando do desenvolvimento fisico dos macacos, estou falando do desenvolvimento mental dele, eu nao disse que os animais sao burros, a inteligencia que estou descutindo é a Racional, a deles é iracional! --"
independentemente de eles tinha as maos livres ou nao, o cerebro deles continuou dentro do cranio do mesmo geito! era pra eles terem criado um tipo de luva pra ajudar a grudar nas arvores melhor entao! ou quem sabe um tipo de shampoo anti-piolhos!
abraços, e de prefencia seria melhor terminar este assunto ja que ambos defendemos teorias diferentes!
THIS TOPIC = LOTS OF LULZ.
Cara, esse caputira fala cada absurdo... inacreditável.
Cansei de quotar parte por parte, vou responder tudo de uma vez.
Você e sua "lôgica" não abre espaços para ver toda a inteligência existente, isso já foi provado olhando outros post seu. Você acha que descobrir que 1+1 não é inteligência ? Não acha que usar objetos no seu dia a dia não é inteligência em sua forma mais básica ?
Se continua não achando, não posso fazer nada pela sua forma atual de inteligência... ela concerteza é uma mas não é a das melhores, não é capaz de evoluir, mas só ficar no mesmo estágio estagnado.
A parte em negrito quando li, me senti vontade de me tacar na parede, pra alguém ter um pensamento tão ridículo assim é uma pessoa irrecuperável.
Vou usar um exemplo bem básico para o tipo de pessoa que você parece ser: quando você se sente mal por dentro, dor em algum orgão, você pede pra ficar em casa e descansar, mas sabe porque ?
Tudo que fazemos no exterior interfere no interior do corpo humano, se você pega chuva seu corpo pode contrair um vírus, se briga na rua seu corpo pode ter sequelas.
Agora use esse exemplo na evolução, a mão livre possibilitou o ser humano tocar coisas, de pegar coisas, pode parecer besta mas fez com que seu cérebro crescesse cada vez mais. O cérebro continuou dentro da sua cachola, mas pelo uso ele se tornou cada vez mais em relação a outras espécies.
Mas não aumentou apenas o cérebro, com as mãos livres ele pode usar cada vez mais objetos, pensar nas coisas que poderia fazer com elas.
Sinceramente, depos da parte em negrito eu parei de postar esse assunto aqui.
Editei o tópico com mais uma materia, dessa vez sobre a misteriosa cidade de tiahuanaco e sua fabulosa arquitetura:)
Eles evoluiram o mesmo que nós. Entenda o seguinte, NENHUM SER VIVO QUE CONHECEMOS É MENOS EVOLUIDO QUE NÓS. Todo ser vivo se adapta ao seu ambiente, então eles evoluiram o suficiente.
Eles são um tanto inteligentes. Primatas selvagens criam ferramentas básicas. Até lanças rústicas já foram encontradas, feitas obviamente de galhos afiados.
Muito realista mesmo. Não sabe NADA sobre evolução e vem aqui discutir.
Ok, isso é a evolução que todos conhecemos.
Quer uma explicação de por que nenhum animal criou a roda? A Grande História da Evolução, de Richard Dawkins.
Mas, como já disse, não é necessário para eles ter o fogo nem a roda.
Novamente, recomendo o mesmo livro. Se você ainda ver as coisas desse modo, por favor desista da sua vida.
Nenhum se desenvolveu absurdamente mais que outro. Um só se adaptou de modo diferente do outro.
E os macacos podem subir em árvores, são mais rápidos e se camuflam melhor, além de terem uma melhor proteção contra o frio quando em seus habitats.
Leia acima e tu vai ver que não tem a menor noção do que está falando.
Criar ferramentas básicas e até mesmo estratégias para elas é algo um tanto inteligente.
Não tenta nem começar com QI. QI é o mito mais velho da humanidade...
Você é tão racional que nunca aprendeu sobre a teoria da evolução, a teoria do big bang e nem a teoria de oparin. Way to go, dude!
Awww, tá indo embora?
Você tá discutindo algo que não entende, por não ter. Você não consegue entender o funcionamento da evolução. Quando entender, vai ver que estava errado.
O meu cérebro tá no crânio, se o seu não está meus pêsames. Novamente, vai entender a evolução.
Você tá defendendo o que? A Abiogênese? QUE NÃO É UMA TEORIA DESDE 1700?
Então, senhor humano inteligentíssimo, porque não criou um aparato que faça todo aceitarem sua ideia? Opa, desculpa, parece não ser evoluído o bastante...bicho burro.
Falando sério, tenta estudar O BÁAAAASICO sobre evolução, cara...não é complicado.
E não existe isso de mais ou menos evoluído, se ambos estão vivendo no mesmo tempo. Se fosse assim, não existiriam bactérias, apenas humanos que fazem bombas atômicas ou qualquer um de seus inventos maravilhosos.
Criança ignorante, pqp.
EDIT:
Defenda sua teoria agora.
Porque ainda existem tribos de Aborígenes, Zulus ou de alguma aldeia amazônica nessa época em que estamos? Achei que todos os humanos deveriam ter inventado rodas, fogo, armas nucleares, aceleradores de partículas e ter conhecimentos em Bioquímica, Filosofia, Física Quântica e Matemática.
[Troll] CADÊ SEU DEUS AGORA???[/Troll]
Poha cara, me ensina a carregar 25 toneladas na mão? deve ser bem fácil como vc está dizendo.
@
E também, esse monumento Inca é incrível, a tecnologia deles também devia ser bem avançada para conseguir carregar pedras de 100 toneladas e buracos milimétricamente projetados. Isso com ctz é um mistério dificil de ser desvendado: como eles fizeram essas construções monumentais com uma intensidade tecnológica aparentemente baixa.
Bom um estudo sobre isso foi feito a algums anos atraz. se não me engano, foi constatado que certas "maravilhas" da engenharia da antiguidade poderiam realmente ter sido construidas por mãos humanas, mas com um pequeno problema: com os recursos da época,a mão de obra,e o tempo calculado para se erguer/arrastar cada peça de pedra, certas construções como algumas pirâmides ainda estariam sendo contruidas:P
edit:
eu ri...
Comunidades carentes, não vejo primatas fazendo chás para conseguir ferro. Era isso que eu queria indicar, que para os animais a única fonte de ferro seria aquela que disse.
Pensando assim é bem difícil imaginar mesmo como poderia ter sido feito, mas tecnologia antiga não se baseava apenas na corda e madeira, eles deviam ter outros tipos de conhecimento que facilitavam a colocaçam das pedras
Não é fácil, mas se uma comunidade INTEIRA se dedicar a uma só construção, locomover essas pedras por cima de troncos de árvores ficaria muito fácil do que eu sozinho empurrar uma pedra...
A construção dos monumentos eram prioridade para algumas sociedades como pirâmides, acredito que deviam ter uma imensa quantidade humana envolvida na construção e disponível como escrava em alguns casos. Era ISSO que eu queria dizer.
Não tava dizendo que eles usaram apenas força física, e sim que eles tinham disponibilidade de mão de obra para fazer isso... por exemplo, se um guindaste carrega o equivalente a 50 pessoas, teria que ser necessário 50 pessoas na antiguidade para carregar o mesmo material. E isso eles não vinham problema em fazer.
Lógico, isso leva a acreditar que os egípcios tinham uma matemática e geometria bem desenvolvida e ferramentas muito mais avançadas, podendo carregar blocos de 5 toneladas.
É impossível que seres humanos consigam arrastar blocos de mais de 5 toneladas a grandes distâncias. Somado ao fato de que não era apenas uma pedra, eram centenas ou milhares, somado ainda ao fato de que as pedras das pirâmides são empilhadas uma as outras, tornando muito mais impossível a teoria de que foi tudo feito com cordas, força bruta e ferramentas rústicas.
E eu sei que era isso que você queria dizer, mas eu reafirmo que é impossível blocos de mais de 5 toneladas terem sido transportados e empilhados por simples mão de obra escrava.
Sim, e 50 pessoas carregam quanto? acho que não carregam 5 toneladas. E também, acho que não caberia 50 pessoas na área do bloco de pedra.
Não sei como faziam, mas acredito sim que a força conjunta de dezenas de pessoas somada a instrumentos como troncos de madeiras ou até mesmo rodas pudessem sim carregar pedras a grandes distâncias.
Porém, grande parte dessas pedras não devia ser transportada a pé por centenas de quilômetros, os egipcios por exemplo usavam barcos no Nilo para facilitar isso. Não é atoa que as grandes pirâmides de Gizé estão ao longo do Nilo.
E o exemplo do guindaste foi só exemplo, 50 foi um chute, agora digamos que ele leva o equivalente a 200 pessoas, é possível sim que a 4 mil anos 200 pessoas impurravam esses monstros deserto adentro. Podiam tambem usar força de animais como cavalo para facilitar.
Acho que vou dar mais uma incrementada ao tópico.... esqueci de mencionar o "grande idolo" quando falei sobre tiahuanaco....
loading more info...:yelrotflm
Pois eu duvido que rodas rudimentares e força conjunta de dezenas de pessoas pudessem carregar 5 toneladas ou mais, e até empilhar pedras.
Mesmo argumento de sempre... duvido que barcos rudimentares pudessem carregar blocos de 5 toneladas, e duvido que conseguissem ao menos colocar lá dentro.
Sim, mas vale contar que é um deserto árido, logo a pessoa vai se cansar mais rápido ao carregar tanto peso. e :facepalm:, não existiam cavalos para carregar, e duvido de elefantes ou outros animais desse gênero eram treinados para carregar pedras de tamanho peso... eles não resistiriam por muito tempo, pois carregariam um peso imenso exposto à um sol escaldante.
gogo, e eu também gostei desse livro, se um dia eu achar em qualquer sebo ou em uma livraria eu compro se tiver uma graninha :).
Se você exercer força ao mesmo tempo que outras pessoas, seria capaz de carregar pedras sim. Sendo que a força de uma pessoa varia de cada uma, e teorias dizem que o homem primitivo (gregos, romanos, egípcios, persas) poderiam possuir uma força maior que o homem atual.
Não to falando que ele carregaria 500 kg sozinho, só diz que uma pessoa que hoje carregaria uns 30kg com dificuldade, antigamente se carregava mais que dobro.
Tambem estava relacionado a maratona que romanos faziam, que deu origem a corrida moderna. Antes eles percorriam quilômetros com cargas pesadas por muito mais tempo que hoje.
[QUOTE=Poncheis;5386750]Mesmo argumento de sempre... duvido que barcos rudimentares pudessem carregar blocos de 5 toneladas, e duvido que conseguissem ao menos colocar lá dentro.
Não vejo porque não, se tomassem o cuidado especial de não colocar peso a mais em um lado do barco do que o outro, se encontrassem um equilíbrio seria capaz sim.
Como disse acima, parece que os humanos antigos possuiam uma capacidade física maior que hoje, então talvez não cansassem tão rápido... além que trabalho escravo não teria tempo para cansar, se parasse era logo chicotiado.
E cavalos em tese poderia sim ser usado, afinal os egípcios já o conheciam nas suas carruagens e nas batalhas.
Bom coloquei as informações sobre o grande idolo de tiahuanaco... acho que entre todas as suposições loucas que vemos por ai, as sobre o grande idolo se sobresaltam... mas até que os eventos batem hehe.
gostaria de falar sobre o "terraço de Balbec" (Ao norte de Damasco está situado o terraço de Balbec, plataformas contruidas em blocos de pedra, algums dos quais tem mais de 20 metros de largura lateral e pesam cerca de 2.000 toneladas. até agora a arqueologia não pode explicar de maneira convincente como, porque e por quem foram construidas essas monstruosidades.)
não postei uma materia boa sobre isso porque não achei material na net, postar só o que tem no livro não da né, tem que ter uma fonte convincente, e que todos possam acessar caso tenham duvidas.
Você, que é alguém que aparentemente entende bem a teoria da evolução, deve saber que a nossa espécie é a mesma da dos egípcios: Homo Sapiens Sapiens. Ou seja, a fisionomia deles é EXATAMENTE igual a nossa. Só não tããão exato assim, afinal nenhum ser é igual a outro.
Bom, seria impossível tomar esse cuidado, pois haveria uma grande chance de falha, tendo em mente que eram muitas pessaos carregando um bloco super pesado, ou seja, qualquer falhazinha afundava o barco e o bloco de pedra junto.
E como disse encima, nós somos da mesma espécie: Homo Sapiens Sapiens. E também, não havia cavalos no Egito, como já disse no meu outro post. E também não é tão simples assim, "só chicotear que ele já sai andando", o ser humano tem um limite, e com certeza em um sol escaldante o limite seria bem menor.
Pra quê? Eles vão morrer se eles não tiverem isso? Eles estão muito bem do jeito que estão.
E mutação não é causada pela necessidade, ela é aleatória. Não era pra ter acontecido nada, porque qualquer coisa pode acontecer. Só depois que ocorre a mutação, que o ambiente seleciona as mutações mais úteis. Se aparecer shampoo anti-piolhos, bom pra eles. Se não aparecer, eles sobrevivem sem. É assim que funciona.
Vai fugir? Mano, isso aqui é um fórum de discussão. Se não quer encontrar gente defendendo coisas diferentes, vai escreve um diário.
Eu sei. E eu respondi pra você que você não precisa da PHD pra saber ciência, porque cai no vestibular.
Pega a massa da pedra, divide pela massa que cada pessoa pode carregar, e você tem o número de pessoas que precisa pra carregar a pedra. Se a população humana era maior que isso, então tinha como.
Sim sim, a quantidade de população podia erguer uma pedra, mas transportá-la do deserto até o local da pirâmide seria muito dificil com essa tecnologia. Sem contar que eles ainda conseguiram empilhar as pedras em atè mais de 50m de altura, isso seria impossível se usassem só força humana e ferramentas rudimentares.
talvez isso seja possivel, mas a quantidade de cordas,troncos(para rolar os blocos), pessoas e/ou animais seria muito grande.
e há tambem um pequeno detalhe a se levar em conta: as unicas "arvores" que creciam na area eram na grande maioria palmeiras, que então (como hoje) cresciam no egito, dificilmente poderiam ter sido usadas para fazer rolos deslizadores de seus troncos, pois as tamaras das palmeiras eram urgentemente necessárias como substancia alimenticia, e os caules e copas das tamareiras eram unicos doadores de sombra sobre o sol escaudante e o solo ressecado.
existem muitas teorias sobre a contrução das piramides, uma delas é a de que os blocos de pedra não eram entalhados em rocha pura mais sim feitos com uma especie antiga de cimento produzido a partir de calcário dolomítico, facilmente agregado no local usando-se compostos muito comuns na época, como cal, salitre e areia. Toda a massa dos blocos teria sido transportada por homens carregando cestos da massa, posta a secar em moldes de madeira. O esforço humano neste caso seria muito menor e o assentamento do blocos perfeito.
mas como toda teoria sobre esse assunto, não há como ter certeza de que isso realmente aconteceu...
Na verdade ainda tem a teoria das piramides estarem ai estão dos egíIpcios.
Isso que médiuns dizem.
Formigas inventaram a agricultura, existem macacos usando ferramentas, humanos mais antigos tinham ferramentas mais desenvolvidas que as dos Homo sapiens da epoca, organização em forma de sociedade em grupos de animais.
Vários traços de inteligencia não-humana que você faz questão de ignorar.
Nossa , quanta discussão ;)
Não adianta tentarem explicar..É claro que tem MUITA coisa , muito mais do que as dúvidas , que hoje podem ser explicadas por 500 teorias.
Mas o começo de tudo não pode e nunca será explicado.
O universo surgiu após a explosão do Big Bang..Mas da onde surgiu o Big Bang? Da onde surgiu do que ele é formado? Da onde surgiu o ... ?
É claro que com a evolução dos seres humanos e principalmente da mente humana , MUITAS coisas começaram a poder ser explicadas , e grandes teorias surgiram..muitas teorias que eu acho perfeitamente coerentes.
Porém , o ZERO não tem como explicar , porque cada vez que explicar surge outra pergunta..Pode-se dizer que alguma coisa é formado por Hidrogenio..mas da onde surgiu o Hidrogenio? pode-se dizer depois que o Hidrogenio é uma combinação de outros elementos..e esses outros elementos?
Tentar explicar o começo de tudo é como explicar a morte..não tem como chegar nem proximo da resposta , pois uma vai gerar outra..E é daí que surgem as religiões , que mais do que a veneração a um Deus(Deuses) é a aceitação de que existem coisas ( aqui encaixa-se o ZERO de tudo ) que não da para serem explicadas.
Obs:Nao sou religioso
@Topic
Vou ler esse livro
Não disse que existiram o Homo Egípcio, o Homo Romano ou Homo Grego, e sim que as condições físicas dos trabalhadores daquela época eram melhores que a nossa.
Se você chegar em uma academia sem nunca ter malhado e querer competir com alguém que frequentemente malha você vai perder, porque o corpo dessa outra pessoa está mais acostumado em fazer os exercícios.
Isso que eu quis dizer, por causa do trabalho muito árduo e braçal daquela época as condições físicas deles eram melhores que a nossa. Ou pelo menos que a maior parte da população tinha.
Não falei que era o único meio, a chance do Nilo ter sido utilizado como transporte é bem grande, mas como e quanto que eles carregavam não sei.
É como disse, o preparo das pessoas que vivem nos desertos é maior que o nosso, pessoas acostumadas podem suportar o calor mais tempo que qualquer um. E claro que o ser humano tem limite, mas nos escravos é explorado esse limite ao extremo. E com uma quantidade de 100 escravos dividindo o peso o limite de cansaço extremo pode demorar um pouco mais para ser atingido.
E sobre os cavalos, se não me engano as vigas de guerra egípcia usavam cavalos, então EXISTIA cavalos no Egito.
http://www.miniaturasjm.com/userdata...ipcios_001.jpg
Ou
[IMG]http://vetcardio.50*********/historia_medicina_verinaria_05.jpg[/IMG]
Então é bem possível que animais como cavalos fossem usados para transportar as rochas, ou ajudar junto com escravos.
Sim, mas antigamente o povo também tinha uma alimentação pior, uma saúde pior, e vários outros fatores, que os enfraqueciam muito mais rápido que a gente.
Sim, as condições físicas podiam ser boas, mas com certeza não era tãããão maior que a do homem moderno. Pode ser uma diferença não tão grande.
Se esses 100 homens erguerem a pedra, pode até demorar mais para ser atingido. E também não é só porque eles tinham mais resistência ao calor que eles não sentiam calor. Tanto que os nobres dessa época eram abanados quase todo instante (pelo menos nos filmes é assim hehe), imagina o escravo em um sol escaldante e com uns 100kg (supondo que sejam 50 homens carregando) nas mãos, esse cara se fosse um monstro aguentaria 1 hora assim.
Talvez havia mesmo. E me diga como os cavalos poderiam ter ajudado, eles não sabem erguer pedras, e arrastar 5 toneladas deve ser um pouco difícil não acha?
li td tbm
mto manero mesmo xD
e com o tempo passando, as outras geraçoes dos ets que foram ajudados poderiam ir esquecendo que foram ajudados e ficar q nem a gnt hj
sem saber se fomos ajudados ou nao
auheuae
viajei D;
Vou cair de paraquedas no assunto das piramides http://www.papodebar.info/wp-content...paraquedas.gif
Bom faz um tempo que eu li uma teoria legal de como eles construiram as piramides.
A primeira é que não foram usados escravos na construção das mesmas e sim o próprio povo egipicio, afinal ensinar centenas ou milhares de pessoas como amarrar, arrastar, cortar ou deslocar pedras deve ser dificil, imagine um grupo de escravos capturados por voce que nem sabe a sua lingua.
A segunda é que vocês estão achando que as piramides foram feitas em 1 ou 2 anos, gente foi mais de 20 anos até terminar uma piramide. E com isso estão subestimando as ferramentas rusticas e exagerando no peso das pedras, pois li em um lugar que elas tinham de 2 a 3 tonelas, voces praticamente estão duplicando ou "détuplicando" o peso delas, estão transformando um hipopotamo em um elefante. :riso:
A terceira é que não eram usados somentes toras e cordas para levar as pedras, mas também eles criaram uma espécie de resina escorregadia para deslizar as pedras todo o percurso até a piramide, mas voces podem falar "mais ai vai resina pra caramba", mas ai eu respondo: "porra foram 20 anos fazendo a piramide, voces acham que nesse tempo nao da pra produzir bastante resina?".
A quarta é para explicar como eles levavam as pedras até o topo: Rampas, mas não rampas quaisquer e sim rampas feitas com pedras menores e feitas para serem bem extensas para serem bem pouco ingrimes e passado a resina escorregadia para levar as pedras até o topo.
Extra:
Voce fala como se as palmeiras fossem a unica fonte de alimentação e sombra dos egipicios, mas se esqueceu das plantações que eram feitas as margens do rio nilo na época de seca dele, pois nas áreas onde o rio ocupava nas cheias e não ocupa na seca fica um solo bem rico em nutrientes podendo fazer várias plantações e estocar em épocas de cheia do rio, apesar de dificil tinham animais para caçar próximo ao nilo (não é só carne de vaca, porco e frango que se come não). E sobre a sombra para se proteger do sol, bem era só armar umas tendas e ta tudo beleza.Citação:
Postado originalmente por Caiow Cesar
Acho que essa teoria que voce falou ai do cimento e pedras menores, eu acredito que eles faziam as rampas dessa forma, mas as piramides foram sim feitos com pedras, caso fossem feitas da forma como voce diz, é grande a chance delas terem se "esfarelado" com o tempo, mas como não sou o dono de toda a verdade fico na duvida se essa teoria é valida.
----------------------------------
Gostei do tópico, é de tópicos assim que o fórum precisa, cada um expondo seu ponto de vista sem menosprezar o próximo (tirando um determinado user meio ignorante a algumas paginas atrás).
PS: Achei o link que explica a construção das piramides, não é bem do jeito que eu falei, mas lá explica legal: http://www.projetoockham.org/misterios_piramides_4.html
Há e veja que tem outras curiosidades no site desse link, deêm uma olhada neles, o criador do site tenta explicar essas e outras duvidas da humanidade além de ter curiosidades, histórias e mitos da humanidade.