Postado originalmente por
Lernem
@topic
Então, eu fiz um ano de cursinho ano passado e passei em Engenharia da Computação nesse ano na Poli-USP, bem colocado (157º num total de 2606 pessoas)
O tempo que você vai dedicar ao estudo varia muito de pessoa a pessoa. Algumas dicas e opiniões que eu tenho:
-Ano passado, eu acabei não reservando tempo pra fazer esporte. Procure evitar isso. Mesmo que você faça 1h de musculação, ou fique nadando por 45 minutos, 2 vezes por semana, já está ótimo. Eu senti que o meu stress teria sido menor se eu tivesse feito algum esporte.
-Dedique-se todo dia ao estudo. Eu acho que um erro comum entre os vestibulandos é deixar de estudar em feriado ou férias. Se você faz isso, você vai "esfriando", ou seja, você perde aquele ritmo de estudo. Até você conseguir recuperar, você já perdeu um bom tempo e vários concorrentes já passaram na sua frente.
Claro, reserve um dia de descanso no feriado, mas estude nos outros, mesmo que você só revise matéria.
Nas férias de julho, deixe 1 semana para descansar e as outras para revisar matéria. No ano passado, eu acabei tendo 4 semanas de férias em julho. Eu fiquei 2,5 semanas estudando e deixei o resto do tempo para descansar. Eu recomendo que você estude nas primeiras semanas e deixe a última para relaxar.
Desse modo, você volta para as aulas com a matéria fresca na cabeça e descansado, além de não "esfriar".
-Não existe esse negócio de estudar muito, estudar mais do que devia. Estudar para uma prova concorrida como o vestibular é sempre bom. Uma coisa que eu aprendi é que nós nunca acabamos de ver tudo, nunca acabamos realmente de estudar, sempre tem alguma coisa a mais pra estudar. Portanto, mesmo depois de fazer os exercícios recomendados pelo professor e se você não for atrasar o estudo de outras matérias, vá além: procure na internet ou em livros exercícios complementares. Isso estimula você a ir ainda mais longe e te dá vantagem.
-Você vai para a área de exatas e quer prestar vestibular para a USP, o que significa que você, na segunda fase, terá uma prova específica de Matemática, Física e Química. É muito comum professores nos passarem matéria já da faculdade ou amigos que estão na faculdade nos "ensinarem" alguns truques novos. Não se preocupe em saber matéria de faculdade! É quase certeza que você já deve ter ouvido falar de limite e derivada. Alguns exercícios do vestibular, é bem verdade, podem ser resolvidos com derivada, por exemplo. Entretanto, lembre-se de que o vestibular quer avaliar o conhecimento de colegial que você tem. Se o vestibular fosse avaliar conhecimento de faculdade, então fazer vestibular simplesmente não teria sentido.
Todos os exercícios do vestibular podem ser resolvidos com matéria do colegial.Em um ano da Fuvest, se o candidato resolvesse por derivada ele demoraria mais do que o dobro do tempo. Portanto, não se preocupe em já saber derivar ou saber o que é um produto vetorial!
A única "regra" que eu acho que vale a pena lembrar, apesar de raramente cair em vestibular, é a famosa "regra do tombo" de derivada. Talvez seja interessante saber.
-Procure sempre querer mais. Não pense "Ah, acabei essa série de exercícios, to sabendo tudo dessa parte". Sempre há mais para aprender.
-Prime pelo raciocínio, pelo pensamento e não por fórmulas!A tendência atual dos vestibulares é cobrar cada vez menos fórmulas e cobrar cada vez mais raciocínio e pensamento, o que é excelente. Isso, de fato, seleciona candidatos que só sabem ir pela "bitolinha" e candidatos que realmente sabem pensar. Estude sempre valorizando o raciocínio e não as fórmulas. A UFScar, ano passado, deu todas as fórmulas de que o candidato precisava, o que mostra claramente que eles queriam ver quais candidatos tinham raciocínio.
-Estude todas as matérias. A FUVEST começou, no ano passado, a cobrar todas as matérias na segunda fase. Isso é excelente. O mundo de hoje demanda, cada vez mais, pessoas que possuem conhecimento amplo de todas as áreas, de modo que sejam capazes de integrá-las. Isso está muito presente no mercado de trabalho: as empresas querem pessoas versáteis, capazes de atuar em vários papéis.
Cobrar todas as matérias é certamente justo, porque valoriza o bom aluno, que entende a importância de todas as matérias.
Eu estudava todas as matérias. Apesar dessa mudança, você vai ter na segunda fase a prova específica de exatas.Eu recomendo que você estude, vamos dizer, 20% mais exatas do que humanas e biológicas, mas, de novo, estude todas as matérias. Tenha certeza de, no dia da prova, estar bem em todas as matérias;isso pode fazer a diferença.
-Apesar da prova da segunda fase da FUVEST ter mudado, refaça as provas do anos anteriores, principalmente as de exatas. Vale muito a pena. Te dá mais segurança, porque você estará fazendo exercícios do vestibular mesmo.
-Utilize todos os recursos à sua volta. Faça perguntas ao professor, vá aos plantões de dúvida, peça para falar com o professor depois da aula, se tiver necessidade, fale com o coordenador da sua escola/cursinho se você estiver com problemas (como, por exemplo, com a rotina de estudos). Não caia na falsa impressão de que a única coisa que vale para passar é ter os livros e um caderno de exercício. Uma estrutura boa e apoio certamente irão te ajudar muito.
Bom, acho que é isso! Eu escrevi bem especificamente o que eu acho muito importante.
Sempre lembrar também: nos dias anteriores às provas, procure comer coisas leves, dormir bem. Não faça planos como ir na balada sexta/sábado à noite se a prova é domingo. Pense que você pode desperdiçar um ano inteiro de estudo só porque você queria se divertir por algumas horas.
O ano é estressante e cansativo, mas vale a pena. Quando você vê seu nome na lista, não há alegria maior no mundo. E aí você comemora com seus amigos, sua família, é demais. E depois tem o trote na matrícula...
Estude muito esse ano. Você vai se sacrificar muito, mas vai valer muito a pena. Desejo sorte pra você e bons estudos, bixo! :riso: