.
Versão Imprimível
.
Hmm, não entendo muito essas coisas de probabilidade, vou pegar alguma coisa para estudar sobre ainda essa semana.
Queria saber tipo, se eu tenho 500 tentativas para conseguir pegar na sequencia de 1 a 10, quantas vezes eu provavelmente terei conseguido?
Não deve ser muito, porque se eu consegui pegar uma moeda (1ª) entre 10 já é díficil, pegar a outra moeda (2ª) logo após ter tido a sorte de pegar a 1ª precisa ser muito sortudo, e pegar a 3ª moeda após ter pego a 1ª e 2ª em sequência exige muuuita sorte, assim sucessivamente.
Deu pra entender o que eu disse? D:
.
Pelo que fiz aqui rapidinho, daria 2,75573E-07 de chance (não percentual, só multiplicar por 100 se quiser percentual). Acredito que pra ver em 500 tentativas, só multiplicar por 500 (se fossem duas tentativas, você teria o dobro de chance de conseguir, nesse caso, 500x mais chances).
A chance seria então de 0,000137787. Em percentual, 0,0137787%. Mas não me garanto porque faz mais de um ano que vi isso.
posso ajudar em matematica..geometria espacial principalmente
Alguém ai sabe onde encontrar um modelo, estrutura sei lá, de redações tipo RESUMO , RELATO e CARTA ARGUMENTANTIVA que não seja pessoalpra vestibular? Tipo, aquele esqueminha de por exemplo na dissertação (texto de opinião) ser:
Ou então na carta argumentativa pessoalCitação:
Titulo
Introdução <Opinião a ser defendida>
Desenvolvimento <A1; A2; A3>
Conclusão <Finaliza>
Cacei na net ai e nem achei nada.Citação:
Data
Querido Fulano,
Introdução <falar algm acontecimento pra vc vir a falar sobre aquele assunto>
Desenvolvimento <Expõe o que te pede na proposta da redação>
Conclusão <se dispede e encerra a conversa>
Atenciosamente
Ciclano
Como o DeadFrog disse, todas as sequências tem a mesma probabilidade de serem retiradas.
De 1 a 2 = 2 combinações possíveis
De 1 a 3 = 6 combinações possíveis
De 1 a 4 = 24 combinações possíveis
De 1 a 5 = 120 combinações possíveis
De 1 a 6 = 720 combinações possíveis
De 1 a 7 = 5040 combinações possíveis
De 1 a 8 = 40320 combinações possíveis
De 1 a 9 = 362880 combinações possíveis
De 1 a 10 = 3628800 combinações possíveis
Se meus cálculos estão certos, de 1-10, existem 3268800 combinações possíveis.
Portanto:
1/362880
Se você tentar 3628800 conseguirá uma vez.
Fatorial
Exemplo: 5! = 5.4.3.2.1 = 120
10! = 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1= 362880
Explicando com pfc (principio fundamental da contagem) seria:
Com 10 moedas
Tirou a primeira, ela deverá ser obrigatoriamente 1, vc terá 1 chance em 10 (1/10)
Tira a segunda, ela deverá ser 2, e só tem 9 moedas, vc terá chance de 1 em 9 (1/9)
Tira a terceira, ela deverá ser 3, e só tem 8 moedas, vc terá chance de 1 em 8 (1/8)
Faz assim com todas, até a decima, q sobrando so uma tera a chance de 1 em 1 (1/1)
E multiplica as chances de cada moeda
1/10*1/9*1/8*...*1/1 = 1/(10*9*8*...*1)= 1/10! = 1/362880
...foi isso que todo mundo disse antes de mim :)
Em 500 tentativas vc teria 500*1/362880... isso deve dar uns 0,1378% ou não.
Eu fiz de um jeito mais chato mas, se você tiver calculadora, pode ser mais fácil para se "entender".
Se você for ver:
O primeiro numero da linha 2 é o a1+1
O primeiro numero da linha 3 é o a1 + 3
O primeiro numero da linha 4 é o a1 + 6
O primeiro numero da linha 5 é o a1 + 10
Agora olhe para os números em negrito.
Vamos para o 3. Se você for reparar, é a quantidade de números (não a soma) das linhas de cima ( 2, 3, 1 ).
Agora vamos para o 6. Se você for reparar, é a quantidade de números (não a soma) das linhas de cima ( 4, 5, 6, 2, 3, 1).
Então encontramos um método para calcular, que é:
1ºn da linha 50 = a1 + soma quantidade de números das linhas de cima.
Sim, é bem trabalhoso calcular essa quantidade ( 49 + 48 + 47 + 46 + 45 + 44, e assim por diante até chegar em 1).
Se você for calcular, dará 1225. Agora some com o a1(1) = 1226.
Chato né? Mas é um meio de calcular sem usar aquela formula ( que, se você conseguir decorar, é muito¹²³ menos trabalhoso ).
Abraços!
Sim, é que eu estava fazendo alguns exercícios de P.A e não consegui resolver esse, daí o Atirotoco abriu meu olhos e eu consegui compreender. Agora estou fera em P.A e estou estudando outras coisas. Mas valeu pelo o outro método de resolver, obrigado pela atenção.
Abraços.
E sobre a minha questão de probabilidade, já deu pra entender. Vou descansar um pouco de estudar agora no resto das férias, cansa :/ Mas eu ainda tô estudando um pouco de probabilidade, tipo saber qual é a chance de ganhar na loteria etc.
Abraços à todos.
Geralmente é Redação - Português - História os pesos mais altos, seguidos de Linguas extrangeiras, Literatura e afins.
É o seguinte, para treinar o meu inglês eu pego vídeos do youtube em inglês e faço legenda em inglês. Além de ser legal, eu consigo melhorar minha audição. O que eu vou postar de vez em quando é algumas partes que eu não entendo, na esperança de vocês me ajudarem. Quem sabe eu faça upload de alguma legenda que eu já fiz para vocês verem se eu acertei ou não, mas só se vocês se animarem a colaborar.
É esse o vídeo que eu escolhi:
Quem quer treinar o inglês comigo pode ver esse vídeo, pedir ajuda nas partes que não entendem, ajudar os outros, postar outros vídeos etc. Quem estiver interessado nós fazemos um grupo de aperfeiçoasão em inglês, quem sabe?
Até os 00:20 segundo do vídeo eu não entendi muito bem, entendi algo "this book was not recommended .... <espaço que eu não entendi> ... and so I read it and it became my favorite book. I read it almost completely ... < não entendi> ... it such a good book ~~ (depois eu entendi tudo).
E tem outra parte depois do 1:01, depois que ela fala "intense relationship dynamics between family members"... até o "and so if you're not serious about this book ~~"
Quem se voluntariar a ajudar eu agradeço. Eu sei que estou pedindo bastante, se não puderem eu entendo.
A densidade de uma mistura gasosa de CO2 e O2 numa temperatura de 60,3ºC pressão 2 atm é de 3,0g/L. Encontre a porcentagem de cada um desses gases na mistura.
R-O2-25% - CO2 -75%
O meu insiste em dar 10% pra O2
Alguém ai faz?
.
Sabe como é... Começo de ano, começo de aulas... To com dificuldade num exerício de física, se alguém pudesse me postar as contas, ajudaria pacas... Segue o exercício:
"Um disco opaco de 20cm dista 0,50m de uma fonte puntiforme luminosa. Uma tela é colocada 1,5m atrás do disco, de forma que a reta que passa pela fonte e pelo centro do disco é perpendicular à tela e esta é paralela ao disco. O diâmetro da sombra do disco projetada na tela, em cm, é de?"
Resposta: 160cm
volumétrica
Se tiver tempo pra me responder essa também
Uma mistura de N2 e vapor de água foi introduzida a 20 ºC num recipiente que continha um agente secante. Imediatamente após a introdução da mistura, a pressão era de 750 mmHg. Depois de algumas horas, a pressão atingiu o valor estacionário de 735 mmHg. Pedem-se:
a) A composição em porcentagem molar da mistura (esse eu ja fiz)
b) o volume do fracos, sabendo-se que o agente secante aumenta seu peso em 0,150g e que o volume ocupado pelo agente secante pode ser desprezado.
Essa b n dei conta.
Muito fraco nessa matéria.
http://img834.imageshack.us/img834/1785/imagemeo.png
É tudo em metro.
Esse tipo de exercicio ai vc se fode pra fisica, faz na base de semelhança de triangulos mesmo
aquele velho
Altura do menor / altura do maior = lado do menor / lado do maior
se os triangulos forem semelhantes
Note que a altura do maior é a altura do ponto luminoso até a tela, portanto 0,5m + 1,5m = 2m.
A diferença de valores meu e do seu gabarito é pq n foi especificado se o 20cm do disco é raio ou diametro dele, então adotei como sendo diametro. Se for o raio, ai é só usar 40 cm (0,4 m) no lugar de 20 cm q eu usei (0,2 m) e ai vai dar 160 (ou multiplicar por 2 o resultado final).
.
Uh, valeu Sete... Caramba, fiquei 1hr tentando resolve isso por regra de 3 e outros modos que lembrei na hora... É foda início de aula, não lembro 1/3 do que já vi UHASUHAS
Sete, vou tentar responder a letra b.
Esse aumento de massa é ocasionado justamente pela absorção da agua gasosa pelo agente secante.
magua = 0.150g
Portanto você tem massa de agua(dado que a massa molar é 18g/mol) encontra o numero de mols de agua que estavam no recipiente inicialmente, R e T são dados e a pressão parcial da agua você já encontrou no item a (suponho)
Portanto utilizando o conceito de pressão parcial, pressão que o gas exerceria se ocupasse o volume total do recipiente.
Pagua. Vrecipiente = nagua.R.T
Isolando V, você encontrará(claro, desprezando o volume ocupado pelo agente secante)
Acredito que seja isso aí, tenta fazer as contas e ve se bate com o gabarito por favor xD
PS: pressão parcial da agua é a variação de pressão que ocorreu no recipiente ao introduzir ambos os gases. Após a absorçao da agua, sobrou no recipiente apenas nitrogenio que exerce uma pressao de 735mmHg, como inicialmente a pressão total era 750mmHg, o decrescimo de pressao é justamente a pressao parcial da agua = 15mmHg
Vlw ai os dois :)
luiz, no caso dessa ai o meu problema foi o mesmo problema do Freegells, enferrujado :D Usou basicamente matemática e eu ainda me embananei, vlw :)
Geik, era isso mesmo, só que não tava sacando pq usaria todo agente secante pra tirar a água e pq a massa dele seria a mesma da água, tipo 1g dele poderia muito bem absorver menos gramas da água, pensei assim, meus conceitos básicos são bem fracos, ainda mais em química. Mas o exercicio segue a linha de raciocinio sua mesma.
Bah, nem é. Eu também me enrolei na hora de fazer porque ele não deixa claro o que seria esse agente secante. :o
A principio achei que ele retiraria a agua gasosa(sem reter) do recipiente mas aí tentei desenvolver os calculos e ficou impossivel me faltavam dados. :o
E o enunciado deu a entender pra mim pelo menos que esse peso do secante seria o peso natural dele sem qualquer tipo de absorçao.
Enfim, achei meio confuso.
Aí tentei pensar da forma mais simples possível e foi o unico caminho que encontrei pra obter uma resposta.
Embananei nessa:
F(xy) = f(x) + f(y)
f(raiz de 3) = 3.
Determine o valor de f(9) - f(1)?
Gabarito da 12 e o meu sempre da 12(raiz de 3) + 12
Edit: já era, pode deixar.
Estou revendo cálculo e realmente vejo que esqueci muita coisa =S, e não deu tempo de perguntar ao professor todas as dúvidas que tive durante os exercícios
x^2 * y / x // x^4 * y^-1 / 3x^2
quando coloquei // é para dizer que é fração sobre fração
9x // 1 / x*y
.
Venho reparado que quando olhamos um monitor que está passando na TV esse monitor fica com a imagem num tom azulado.
Podem reparar nesses canais tipo shoptime que vendem TV's, todas imagens das TV's a venda ficam num tom azulado.
Alguém sabe explicar por que isso acontece?
http://img233.imageshack.us/img233/6554/imagemzy.png
A letra a dá v= k [ICl][H2]
Posso só pegar o extremo de cada reta (qnd a velocidade é 7,4.10^-7) e jogar assim
v1 = v2
[3]^x.[1,5]^y = [1,5]^x.[3]^y
E concluir que x = y?
A partir dai poderia concluir que pelo gráfico ser uma reta tenho que concluir que é obrigatoriamente de 1º grau ou teria que fazer mais calculos pra achar x ou y e assim concluir o valor total
Os calculos seriam pegar o valor de [H2] = 1,5 e aquela reta significaria que a [ICl] é 1,5 em qlq ponto, assim jogo
[1,5]^x . [1,5]^y = 1/2 . ([1,5]^x . [3]^y)
Corta o [1,5]^x e fica
3^y . 2^-y+1 = 3^y
Corta o 3^y e fica
2^-y+1 = 1
2^-y+1 = 2^0
-y+1 = 0
y = 1
Assim ficaria correto ou pequei em alguma parte do raciocínio? Aquela primeira parte achei meio vazia, a de concluir q x = y, mas por serem expoentes conclui que seria válido pensar assim.
A letra b n precisa.
Acredito que a partir daquela equaçao não dá para concluir que x = y.
A forma que eu fiz foi:
escrevi v= k [H2]^a[ICL]^b
v é igual a k vezes a concentraçao elevado as ordens parciais da reação.
Aí você pega cada dado no grafico, aplica e depois vai dividindo uma equaçao pela outra ficando em função apenas dos expoentes.
Aí vc encontra v = k .... (resposta)
Na verdade dá sim pra concluir isso, é só manipular a expressao que consegue-se chegar a conclusao de que x = y.
Eu fui fazendo isso e no fim só dava pra concluir q x = y
Por serem expoentes presumi que daria pra tratar que seriam iguais, pq tipo
[3]^x.[1,5]^y = [1,5]^x.[3]^y
3^x . 3^y . 2^-y = 3^x . 2^-x . 3^y
Daria pra cortar os 3^x e 3^y, ficaria
2^-y = 2^-x
-y=-x
y=x
Pelo gráfico ser uma reta não poderia concluir desde o inicio da história q ao menos y (a no seu caso) é 1?
Opa malz, editei ali mostrando pq conclui aquilo e nem vi seu post. Nem me dei ao trabalho de botar antes pq sl, achei q era propriedade de funções exponenciais sl da onde tirei que poderia ser assim :)
Se fosse elevado a outro expoente que não 1, o gráfico seria de uma função exponencial. Também achei esquisito aquele [ICl] ali encima, só conclui que sempre seriam constantes as concentrações dele em qlq lugar da reta pq era mais alto em um reta que termina em um ponto mais perto da origem... preciso pegar mais firme nesse negócio de gráficos.
Q merda essa cinética, é simples, os exercicios são simples, mas vivem me dando trabalho.
Edit: agora pelo próximo exercicio vi que era só analisar o gráfico mesmo, nem precisa pensar. Esse que a formula seria v = k [x]²[y] o gráfico em x é de função exponencial.
Depois tenta fazer lá, pega aquela equaçao e vai reduzindo a mesma base até ser uma equaçao mais simples. Daí da pra concluir aquilo lá :)
Então mas é que o que descreve aquela reta é a velocidade em função da concentraçao de hidrogenio, não sei como concluiria de cara que o expoente do ICl é 1. Não sei se a tangente do angulo era pra ser a concentraçao de ICl, anyway...
Cinética é chato mesmo xD
Sim, pelo ICl teria que lançar a comparação ali mesmo.
Mas também daria por ver pegando a [H2] ali no qnd valer 1,5 ser constante, pq vc tem dois pontos nessa parte. Dai traçava um para [ICl], como 3,7 é a metade de 7,4 e tá na parte em [ICl] seria metade da [ICl] em 7,4, então daria pra concluir que seria uma função de 1º grau mesmo.
Sem algebra, só gráficos para essa cinética.
Vlw ae a ajuda cara.
Porra, agora que você falou fiquei bolado :cool:
Nem precisava fazer conta alguma mesma, dava pra descobrir apenas analisando graficamente e fixando a concentraçao de hidrogenio que a ordem da reaçao em relação ao ICl é 1. :cool:
Vacilo.
Opa, por nada. Qualqué coisa tamo aê.
Pro povo de Área I, quais livros de Cálculo A e Física I vocês recomendam?