Postado originalmente por
luizjuiz
% mássica ou volumétrica?
volumétrica
Se tiver tempo pra me responder essa também
Uma mistura de N2 e vapor de água foi introduzida a 20 ºC num recipiente que continha um agente secante. Imediatamente após a introdução da mistura, a pressão era de 750 mmHg. Depois de algumas horas, a pressão atingiu o valor estacionário de 735 mmHg. Pedem-se:
a) A composição em porcentagem molar da mistura (esse eu ja fiz)
b) o volume do fracos, sabendo-se que o agente secante aumenta seu peso em 0,150g e que o volume ocupado pelo agente secante pode ser desprezado.
Essa b n dei conta.
Muito fraco nessa matéria.

Postado originalmente por
Freegells
Sabe como é... Começo de ano, começo de aulas... To com dificuldade num exerício de física, se alguém pudesse me postar as contas, ajudaria pacas... Segue o exercício:
"Um disco opaco de 20cm dista 0,50m de uma fonte puntiforme luminosa. Uma tela é colocada 1,5m atrás do disco, de forma que a reta que passa pela fonte e pelo centro do disco é perpendicular à tela e esta é paralela ao disco. O diâmetro da sombra do disco projetada na tela, em cm, é de?"
Resposta: 160cm
É tudo em metro.
Esse tipo de exercicio ai vc se fode pra fisica, faz na base de semelhança de triangulos mesmo
aquele velho
Altura do menor / altura do maior = lado do menor / lado do maior
se os triangulos forem semelhantes
Note que a altura do maior é a altura do ponto luminoso até a tela, portanto 0,5m + 1,5m = 2m.
A diferença de valores meu e do seu gabarito é pq n foi especificado se o 20cm do disco é raio ou diametro dele, então adotei como sendo diametro. Se for o raio, ai é só usar 40 cm (0,4 m) no lugar de 20 cm q eu usei (0,2 m) e ai vai dar 160 (ou multiplicar por 2 o resultado final).