Eu voltei a jogar semana passada, depois de pelo menos uns 6 ou 7 anos fora, e vou aproveitar para complementar um pouco o tópico, já que minha experiência real no jogo foi entre 2004 e 2010. Fui tomado por um sentimento de nostalgia imenso quando vi o vídeo do da Cip revelando a inclusão de efeitos de áudio esse ano. Como um veterano do game, que já passou tanto tempo imerso no jogo, eu me vi obrigado a estar presente nesse momento histórico kkk
Resolvi criar um char novo justamente porque queria ver como era upar do 0 atualmente, e como era de se esperar, percebi que boa parte do que eu conhecia já era obsoleto, e precisei passar algum tempo no tibiawiki pra deixar a noobisse um pouco de lado - e ainda tem coisas que não entendo como funcionam direito.
Meu char está, atualmente, no level 30, já sou EK e paguei 30 dias de PA. E essa é a primeira característica que reparei logo de cara. Upar está absurdamente mais fácil do que era na minha época. Upei até o level 8 em menos de uma hora - eu tava no meu intervalo do trabalho na sexta-feira passada - e quando saí de Rook (ou Dawnport?), joguei sexta, sábado e domingo de noite, por aproximadamente 3 horas para chegar nesse level.
Outro detalhe que reparei, é que está muito fácil ganhar dinheiro. Mas muito mesmo! Vi uns vídeos na internet de um cara explicando quais eram as melhores hunts profit do level 1 ao 50 e resolvi experimentar. Matei Swamp Troll em Port Hope até o level 20 e fiz 30k com Medicine Pouch, depois, fui pros Nomads em Ankrahmun e cada hunt que faço eu volto de lá com aprox. 25 rope belts que vendo por uns 50k no mercado. Nunca ganhei tanta grana nos leveis iniciais assim como está acontecendo hoje em dia. Se eu tenho uma impressão errada, ou se antigamente eu fazia algo errado, me corrijam por favor, mas literalmente me parece que botaram o Tibia no modo "easy".
Meu set atual: Zaoan Helmet, crown armor, zaoan legs, boh, bright sword, vampire shield e aol. Também já consegui pagar promotion e tudo isso em 3 dias de jogo.
Além disso, me assustei com a rapidez do respaw das criaturas. Eu não sei se a Cip andou aumentando a rate de XP dos monstros (sei que existe um bônus até o level 50 agora), mas tenho certeza que quando eu jogava os mobs não apareciam tão rápido quanto acontece hoje em dia e isso, provavelmente, exerce grande influência na rapidez ao subir de níveis. As vezes basta que eu saia de uma área por alguns segundos (diria minuto, mas sinceramente nem sei se demora tanto) para que já tenha mob de novo na área que acabei de sair.
Na minha visão geral da coisa, eu estou com a sensação de que não há mais graça jogar do zero, porque é como se todo mundo fosse level alto. Quando fico parado no DP de Thais, que é o mais lotado que vi até o momento, e fico dando look nos chars, a grande maioria é pelo menos level 200. Ontem mesmo estava no DP de Ankrahmun (vendendo os rope belts kkk) e tinha outros 4 ou 5 chars comigo no local e todos eles eram 400+ (isso tudo até aparecer um de level 1k+). Visitei algumas hunts low level free acc e tanto nessas como nas premiums que jogo, não vi char do mesmo nível que eu. Se isso é um padrão em todos os servidores eu me pergunto onde estão os novos jogadores? Reforçando o argumento que li anteriormente no tópico falando sobre isso.
Enfim, se eu for levar em consideração o que o jogo era na época que eu jogava e o que é hoje, eu diria que está morto e enterrado. Mas ao mesmo tempo eu acho que foi um caminho necessário pra que a Cip continuasse existindo. Se já é difícil atrair novos jogadores desse jeito, imagina se o jogo ainda fosse como na época que pra treinar skill, os EK precisavam ficar dias inteiros lurando slime e ED fazendo BP de UH pra treinar ML.
De modo geral, não to achando ruim o jogo. Talvez com essas facilidades que existam hoje eu consiga chegar em níveis e fazer quests que antigamente nunca consegui.
PS.: Pra ser bem sincero, tem só 1 coisa que odiei com todas as minhas forças: Montarias mirabolantes e bizarras. Tem até uma locomotiva, cara. Eu não duvido nada que eles inventem uma caixa da JBL ambulante pra comemorar o som no jogo... Que negócio desnecessário.