Ah uma coisa que eu não tinha lido, que eu totalmente discordo, é de não haver o "training" das skills, pô a cip já colocou o sistema offline, que o cara nem é obrigado a treinar hoje em dia, onde que fica monótono isso? Porém claro se o cara quiser ele treinar online, ele pode, tendo um avanço bem mais rápido, é por exemplo, pra quem joga trabalhando e quer ter algum avanço no Tibia, sem ter que fazer muita coisa, muitos colegas meus de que quando eu jogava faziam isso.
Skills do Tibia pra mim é uma característica do Tibia, que outros jogos não tem e que na minha opinião deveriam ter, eu acho simplesmente irado de mais 2 personagens level 100, mesmo que um bote a grana que quiser no jogo, o outro que treinou vai estar em vantagem(pally e kina, porque ml de mage avança mais rápido usando potion, mas mesmo assim se o cara runou level 40 forever, nenhum outro level 40 vai ter o mesmo ml, o que é super massa).
Então definitivamente isso nem deveria ser tocado, já que hoje em dia nem é obrigatório, treina skill quem quer e ainda mantendo isso se tem a opção de quem está trabalhando, poder ter um avanço no Tibia. É um sistema privilegiado e ótimo do Tibia.
E tem outra, tem um pessoal que fica mimi, que por exemplo o cara pode jogar outro jogo, que o Tibia não é o jogo que ele está querendo, de fato, algumas coisas que ele opinou eu por exemplo discordo, mas outras tem que se levar em consideração, porque o Tibia querendo ou não precisa de uma evoluída de tempos em tempos, pra não ficar enjoativo e atrair novos players, porque eu pelo menos não conheço outro mmorpg 2d e leve com as características do Tibia, o que estraga é o Tibia não ter som. E claro que o MMORPG está em baixa hoje em dia, mas não é bem assim, é que simplesmente o pessoal vai se balanceando nos vários de jogos.
O que eu acho que a Cipsoft poderia estar fazendo era um "Tibia 2", um Tibia 2d com motor gráfico decente, animações(você de fato vê o seu carinha atacando), música claro, mapas totalmente modificados, novas classes, etc, só que com as mesmas características do Tibia(alem do 2d), skills training, tentar ser leve, com aquela porrada de supplys(como potions, runas, munição) para levar nas hunts e outras coisas, pra ter um jogo que que atraia o novo pessoal e também o antigo, e tendo também o Tibia pra o pessoal antigo não reclamar, porque o Tibia em si com as características dele, se manteria para sempre, ou pelo menos por bastante tempo. Veja um exemplo do "verdadeiro" ragnarok 2, pro ragnarok original:
http://mmoculture.com/wp-content/upl...reenshot-3.jpg (Que é do mesmo criador de rag)
http://i350.photobucket.com/albums/q...NTERA118-1.jpg (E claro o Rag)
Não vou falar muito sobre o jogo, mas digamos que é verdadeiramente um novo Rag, com a essência do jogo, só que atualizado e modificado para "nova geração).
Tem outros exemplo Dofus que tem o Wakfu e muitos outros, como grandchase e elsword. São de empresas de jogos(tirando o Tree of savior, que é apenas do mesmo criador) é que criaram jogos encima dos que já tinham, só que tentando atrair novos jogadores com novas mecânicas, sem ter que por essas novas mecânicas nos jogos antigos. Porque os jogos que a cip fez alem do Tibia, desculpe quem gostou deles, mas eu achei um mais ruim que o outro, aquele Tower Defense é triste de se ver e se ela quiser se manter como empresa por muiito tempo, acho que precisa disso, porque se for pra ter um MMORPG em 2025 sem música, aaah, acho que a empresa não dura muito tempo não, acho que seria mais fácil o Tibia se manter pelos ots.
Ah e lembrei de outra coisa que tinha que mudar, 28 reais em uma premmy e dezenas de outfits/mounts por 90 reais+, a cip acha que Tibia é o que agora, jogo que precisa dos melhores programadores do mundo, servidores potentes ou acha que é o melhor mmorpg do mundo rsrs. A cip no mínimo precisa investir nos jogadores mais humildes.