Acompanhei a notícia sobre o Tibia estar no Greenlight, a ferramenta da Steam para selecionar novos jogos.
E notei dois pensamentos contrários, uma boa parcela de pessoas sendo contra, devido a Cipsoft não "merecer" isso, e a maioria apoiando, dizendo que com isso a Cipsoft teria mais recurso para lidar com os problemas do jogo...

Antes de dizer minha opinião sobre esse tema, quero constatar alguns fatos.

Um argumento que vi sendo utilizando, principalmente por membros do próprio TibiaBR, foi que com a entrada do Tibia na Steam, o jogo iria receber mais jogadores, e por consequência, teria mais dinheiro para investir na resolução dos problemas do jogo.
Concordo com esse ponto, ele faz sentido. Porem, as pessoas que usam esse ponto, esquecem que, antigamente, o Tibia possuía muitos players a mais, e mesmo assim nenhum dos problemas foi resolvido naquela época. O que exatamente garante que agora seria diferente ?

Agora, sobre o lado contrário, vi muitas pessoas dizendo, principalmente na parte de mensagens da Steam, que o Tibia não "merece" entrar na Steam, os principais motivos sendo, claro, os Bots e em segundo lugar Power Abuser dos próprios players.
Mas, quando realmente se analisa a fundo esses problemas, você nota que é tudo a mesma coisa...
A Cipsoft possui um dos piores atendimentos ao consumidor que já vi na vida.
Quantos de vocês já tentaram resolver um problema com a Cipsoft ? E tudo que receberam de volta foi uma mensagem gravada em e-mail ?
Vejo algumas empresas que possuem uma ENORME consideração pelo consumidor, por seus jogadores, a Cipsoft simplesmente não se importa, e isso é extremamente óbvio.
Vou citar um exemplo, a Blizzard ( Posso falar nomes de outras empresas aqui ? ) uma vez, tive uma minha conta hackeada em um dos jogados da Blizzard.
ELES me mandaram um e-mail, avisando que notaram um comportamento estranho na minha conta, eu respondi, e eles não apenas recuperaram minha conta, como voltaram todos meus personagens para antes do hack, incluindo itens e todo o resto.
Agora, me digam, algum de vocês espera isso da Cipsoft ? Nunca, caso você reclame sobre algo assim com eles, eles jogam a responsabilidade para você e mandam uma mensagem padrão de e-mail, nem mesmo tentam analisar seu caso.

Creio que alguns vão argumentar "Que a Cipsoft não possui tantos recursos quanto outras empresas", e eu concordo, mas a Cipsoft também não tem tantos jogadores assim como as outras empresas, e duvido que esteja trabalhando com prejuízo.

Outro ponto, e dessa vez falando do Tibia e não dá empresa, o Tibia é exatamente o tipo de jogo que as pessoas tanto tentam evitar hoje em dia. Os famosos Pay2Win.
É impossível "ganhar" no Tibia, sem pagar.
E não existe NENHUM apoio para ser Free Account, absolutamente nenhum, tudo é feito para os Premiuns, mesmo coisas irrelevantes, são totalmente premiuns. Outfits, montarias, magias, tudo. Você precisa pagar para jogar Tibia.
E esse detalhe mostra mais uma falha da Cipsoft como empresa, nas fotos de divulgação da Steam, uma se lê "Você pode aproveitar a maioria dos benefícios sem pagar um centavo", diga-me, onde estão a maioria dos benefícios para Free Account ? Eu nunca os vi.

Concluindo, eu realmente acho que a Cipsoft não merece ter um jogo na Steam, é uma empresa fraca, sem cuidado com o cliente, claramente gananciosa, não tem experiência alguma com jogos, mesmo o Tibia foi mera sorte, ou ninguém aqui se lembra do Fictions Fighters ? Que ficou sendo desenvolvido por anos, e faliu em um mês ?
Uma empresa como essa, não tem méritos para entrar na Steam, simples assim.
Eu concordo que as pessoas tenham uma visão otimista, e digam como seria bom o Tibia receber novos jogadores, e eu também acho que seria ótimo, porem... Não existe mérito nenhum para isso.
A Cipsoft, já fazem anos, passou a ignorar o consumidor do seu único produto, e eu, honestamente, não vejo porque eles deviam ser recompensados por isso.

TL;DR = A Cipsoft não merece entrar na Steam, porque não dá atenção aos consumidores, e já temos lixo demais na Steam.