Atualmente os sets (elmo, armadura, calça, botas) possuem dois tipos de atributos de proteção, o clássico arm (pontos de armadura) e um mais recente o %elemento (resistência ao elemento), nesse tópico vamos focar nossas explicações e exemplos para o %physical (resistência a dano físico), contudo os demais elementos seguem a mesma mecânica.
O principal objetivo desse tópico é responder uma duvida recorrente aqui no forum:
Quando é melhor usar uma armadura com mais pontos de arm, e quando é melhor usar uma com mais pontos de %physical?
Antes de começar a fazer comparações entre os equipamentos vamos entender melhor como funciona esses dois atributos. Nesta seção vamos escrever sobre os pontos de armadura.
Fazendo algumas simulações com a calculadora do tíbia stats é possível determinar a formula para a defesa de uma armadura com A pontos de arm.
Se A for um número par temos:
Defesa máxima = A-1
Defesa mínima = A/2
Defesa media = 0.75A -0.5
Se A for um número impar teremos:
Defesa máxima = A-2
Defesa mínima = (A-1)/2
Defesa media = 0.75A -1.25
Estas formulas mostram que armaduras com arm impar defendem o mesmo que armaduras com um a ponto de arm a menos. Como podemos ver no seguinte exemplo:
Arm total 13
Defesa media 8.5
Arm total 12
Defesa media 8.5
Portanto recomendo fazer as contas antes de investir em um equipamento novo, pode ser que ele não faça nenhum efeito no seu set.
Spoiler: Colocando a formula a prova.
Quando eu vi esta formula para defesa em armaduras eu fiquei bastante desconfiado, e resolvi verificar a sua validade. Para verificar se formula estava de fato correta eu utilizei uma trap que existe no templo ancião perto dos orcs. Essa trap da dano constante de 60, caso vc esteja sem nenhum equipe.
Minha conclusão foi que a formula esta correta, veja meus testes:
Primeiro teste, eu fiz 26 passagens na trap usando apenas uma MPA(arm17).
O resultado esperado seria defesas entre 8 e 15, com media de 11,5.
O resultado obtido foi defesas entre 8 e 15 com media de 11,7.
Spoiler: Imagem
Segundo teste, eu fiz 26 passagens na trap usando MPA(arm17)+Boots(arm1).
O resultado esperado seria defesas entre 9 e 17, com media de 13.
O resultado obtido foi defesas entre 9 e 17 com media de 13,3.
Spoiler: Imagem
Terceiro teste, eu fiz 26 passagens na trap usando MPA(arm17)+Platinium amulet(arm2).
O resultado esperado seria defesas entre 9 e 17, com media de 13.
O resultado obtido foi defesas entre 9 e 17 com media de 13,3.
Spoiler: Imagem
Quarto teste, eu fiz 26 passagens na trap usando MPA(arm17)+Platinium amulet(arm2)+Boots(arm1).
O resultado esperado seria defesas entre 10 e 19, com media de 14,5.
O resultado obtido foi defesas entre 10 e 19 com media de 13,9.
Spoiler: Imagem
Quinto teste, eu fiz 26 passagens na trap usando MPA(arm17)+Platinium amulet(arm2)+Studded Legs(arm2).
O resultado esperado seria defesas entre 10 e 19, com media de 14,5.
O resultado obtido foi defesas entre 10 e 19 com media de 14,3.
Spoiler: Imagem
Sexto teste, eu fiz 26 passagens na trap usando MPA(arm17)+Platinium amulet(arm2)+Studded Legs(arm2)+Boots(arm1).
O resultado esperado seria defesas entre 11 e 21, com media de 16.
O resultado obtido foi defesas entre 11 e 21 com media de 16,2.
Spoiler: Imagem
A mecânica dos itens com resistência a dano físico.
Tudo que for escrito sobre itens com resistência a dano físico vale para itens com com resistência a qualquer outro elemento, e vice-versa.
Quando estamos equipando um set contendo mais de um equipamento com resistência a dano físico, a porcentagem de resistência conferida por um objeto é aplicada uma após a outra, e năo todas de uma vez (somando os %physical e reduzindo do dano recebido). Como podemos ver no exemplo a seguir:
Suponha que um player usando um Stone Skin Amulet (80%physical) e um Might Ring (20%physical) receba um dano de 200 pontos (já descontando a defesa do escudo e do arm). Pela lógica o dano deveria ser reduzido à zero, mas não é isso que ocorre.O Amulet reduziria o dano de 200 em 80% sobrando 40 de dano e o ring reduziria os 40 de dano de dano em 20%, sobrando 32 pontos de dano.
Após cada item com resistência a algum elemento fazer a redução de dano, ele vai arredondar o resultado para o para o menor inteiro mais próximo. Como podemos ver no exemplo a seguir:
Vamos considerar uma mago usando uma Gill Legs (8%terra)e um Spellbook of Vigilance (3%terra), passando sobre um poison Field que da 5 de dano.
Primeiro 8%tera da legs é aplicado aos 5 dano, resultando em um dano de 4.6, que é arredondado para 4.
Apos os 3%tera do book é aplicado aos 4 de dano, resultando em um dano de 3.88 e arredondado para 3.
Podemos observar que um item com proteção de %elemento vai defender no mínimo um ponto de dano causado pelo seu elemento.
Para saber a porcentagem real de defesa que seu set possui pode ser usada a seguinte formula.
D=1 - (1-R1)x(1-R2)x...x(1-Rn)
Onde D é a resistência real gerada pelos itens com %physical do set, R1 o numero de pontos de %physical do primeiro item, R2 o numero de pontos de %physical do segundo item, e assim por diante. Veja a formula em ação no exemplo a seguir:
5%physical
5%physical
3%physical
2%physical
D = 1 - (1-5/100)x(1-5/100)x(1-3/100)x(1-2/100)
= 1- 0.86=0.14 =14%physical
Comparação entre Golden, Zaoan e Dwarven Legs.
Note que não faz sentido comparar dois equipamentos sem levar em conta o restante do equipamento, pois como podemos perceber ao longo deste texto a proteção gerada por um item pode variar dependendo do set que se esta usando.
Vamos considerar o caso de um jogador com um set (menos a calça) sem itens com resistência a dano físico. Queremos verificar qual das três legs é melhor quando usada com esse set.
Primeiramente vamos considerar o caso onde a soma do arm dos equipamentos (menos a calça) é um número par:
Existe uma grande variedade de sets que onde a soma dos pontos de armadura é um número par, mas para fins ilustrativos eu selecionei alguns sets, que eu considero de maior relevância. Sets sem botas, podem ser considerados como usando BoH ou Soft Boots.
Vamos considerar o desempenho de cada uma das calças em hunts de diversas criaturas. Ao lado de cada criatura esta um número que representa seu dano médio, que é a metade de seu dano máximo, em alguns casos eu arredondei o dano médio para obter valores inteiros. Essas informações foram retiradas do tibia wiki.
Rotworm (20)
Melhor
Pior
Cyclops (50)
Melhor
Pior
Mutated Rat (75)
Pior
Melhor
Ancient Scarab (100)
Pior
Melhor
Giant Spider (150)
Pior
Melhor
Medusa (225)
Pior
Melhor
Quando a soma do arm dos equipamentos (menos a calça) é um número par, a Golden Legs possui a mesma defesa de uma calça com arm 8, logo neste caso a Zaoan Legs é melhor que ela para qualquer nível de dano recebido. Nestas condições a Zaoan Legs se torna a melhor calça para a faixa de lvl que usa os equipes indicados.
Agora vamos considerar o caso onde a soma do arm dos equipamentos (menos a calça) é um número impar:
Rotworm (20)
Melhor
Pior
Cyclops (50)
Melhor
Pior
Mutated Rat (75)
Pior
Melhor
Ancient Scarab (100)
Pior
Melhor
Giant Spider (150)
Pior
Melhor
Medusa (225)
Pior
Melhor
Quando a soma do arm dos equipamentos (menos a calça) é um número impar, os pontos de armadura da Zaoan Legs gera a mesma defesa que os pontos de arm da Dwarven Legs, sendo assim a Dwarven se mostra superior a Zaoan para qualquer faixa de dano recebido.
Nestas condições a Golden Legs se mostro como melhor opção para caçar criaturas mais fracas, enquanto a Dwarven é melhor para hunts medias e avançadas.
Comparação entre defesa de sets completos.
Nesta seção vamos analisar os melhores sets disponíveis para kinas abaixo do lvl 150. Para esta faixa de lvl existem muitos itens fortes que podem se equipados, nosso objetivo é encontrar o melhor conjunto de itens disponível.
.
Mutated Rat (75)
Defesa media = 39.5
Defesa media = 40
Defesa media = 38
Ancient Scarab (100)
Defesa media = 41.5
Defesa media = 42
Defesa media = 40
Sea Serpent (125)
Defesa media = 46.5
Defesa media = 47
Defesa media = 44
Draken Elite(150)
Defesa media = 50.5
Defesa media = 50
Defesa media = 47
Deepling Guard(175)
Defesa media = 53.5
Defesa media = 54
Defesa media = 50
Medusa (225)
Defesa media = 60.5
Defesa media = 60
Defesa media = 56
Quara Predator (260)
Defesa media = 65.5
Defesa media = 64
Defesa media = 59
Mutated Rat (75)
Defesa media = 37
Defesa media = 36
Defesa media = 35.5
Ancient Scarab (100)
Defesa media = 38
Defesa media = 37
Defesa media = 36.5
Sea Serpent (125)
Defesa media = 42
Defesa media = 41
Defesa media = 39.5
Draken Elite (150)
Defesa media = 44
Defesa media = 42
Defesa media = 40.5
Deepling Guard (175)
Defesa media = 46
Defesa media = 45
Defesa media = 42.5
Medusa (225)
Defesa media = 52
Defesa media = 50
Defesa media = 46.5
Os melhores sets são os com maior quantidade de redução a dano físico, Como o set Zaoan helmet + Royal Draken Mail + Guardian Boots tem arm par, a Zaoan legs tem vantagem nas para hunts com criaturas fracas e medias, deixando a Dwarven como melhor opção apenas para as hunts com criaturas mais fortes.
Agora vamos fazer em separado uma analise para itens com restrição de lvl menor que 100, esses itens são mais baratos e acessíveis, muitas vezes sendo usado ate mesmo por kinas de lvl superior a 100.
Rotworn (20)
Defesa media = 20
Defesa media = 20
Defesa media = 20
Cyclops (50)
Defesa media = 34
Defesa media = 33
Defesa media = 33.5
Mutated Rat (75)
Defesa media = 37
Defesa media = 36
Defesa media = 36.5
Ancient Scarab (100)
Defesa media = 38
Defesa media = 37
Defesa media = 36.5
Sea Serpent (125)
Defesa media = 42
Defesa media = 41
Defesa media = 39.5
Medusa (225)
Defesa media = 52
Defesa media = 50
Defesa media = 46.5
Rotworn (20)
Defesa media = 20
Defesa media = 20
Defesa media = 20
Cyclops (50)
Defesa media = 31
Defesa media = 31.5
Defesa media = 30.5
Mutated Rat (75)
Defesa media = 33
Defesa media = 33.5
Defesa media = 31.5
Ancient Scarab (100)
Defesa media = 33
Defesa media = 33.5
Defesa media = 31.5
Sea Serpent (125)
Defesa media = 35
Defesa media = 35.5
Defesa media = 31.5
Medusa (225)
Defesa media = 40
Defesa media = 39.5
Defesa media = 34.5
Neste caso o set com maior resistência a dano físico ficou unanime na primeira posição, como set Zaoan helmet+MPA+Guardian Boots tem arm impar a Dwarven legs se torna superior a Zaoan legs em todas as faixas de dano.
Comparação entre escudos.
Vamos considerar um kina com o full set de defesa, vamos avaliar qual o melhor escudo para usar junto com esse set, o Prismatic Shield ou o Ornate Shield.
Para facilitar os cálculos vamos considerar um kina lvl 200 shielding 100 em full atke usando uma arma com modificador de defesa +3.
Sea Serpent (125)
Defesa media = 101.5
Defesa media = 102.5
Deepling Guard(175)
Defesa media = 113.5
Defesa media = 114.5
Medusa (225)
Defesa media = 126.5
Defesa media = 126.5
Grim Reaper (400)
Defesa media = 169.5
Defesa media = 168.5
4 Draken Elite (600)
Defesa media = 260.5
Defesa media = 259.5
8 Hydras (1040)
Defesa media = 371.5
Defesa media = 367.5
Conclusão, Prismatic Shield é melhor para hunts onde se mata no máximo 2~3 monstros por vez, o Ornate Shield é melhor para hunts onde se caça lurando muitos monstros ou para criaturas com um dano físico muito forte.
Sets de proteção para magos.
Quando um mago procura um set com bons atributos de defesa, ele possui duas opções. O Demon set focado em pontos de armadura e o Dwarven set focado em redução de dano físico, vamos analisar os dois para determinar qual o melhor set de defesa para magos.
Vamos considerar o Demon set com Zaoan legs, porque como o set sem a calça tem arm par, a Zaoan legs se torna mais eficiente que a Demon legs para todas as faixas de dano recebido.
Cyclops (50)
Defesa media = 27,5
Defesa media = 23,5
Mutated Rat (75)
Defesa media = 28.5
Defesa media = 26.5
Ancient Scarab (100)
Defesa media = 28.5
Defesa media = 27.5
Lizard High Guard (150)
Defesa media = 29.5
Defesa media = 33.5
Behemoth (220)
Defesa media = 31.5
Defesa media = 40.5
Grim Reaper (400)
Defesa media = 34.5
Defesa media = 57.5
Conclusão, o Demon set é ideal para hunts mais básicas com criaturas mais fracas, o Dwarven set é ótimo hunts mais avançadas onde os monstros tenham um grande dano físico.
Ainda não sabe qual set melhor para você?
Se você ainda esta com dividas de qual set deveria usar, use as calculadoras de defesa do tibia wikia e tibia stats para avaliar qual o melhor no seu caso.
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Última edição por kaway; 17-02-2014 às 22:46.
Se vc quer saber mais sobre o Tibia, não deixe de conferir os links abaixo.
Excelente! Sempre tive dúvida a respeito de qual legs escolher, achava que poderia ser mito a dwarven ser melhor que a golden legs. Agora está provado.
É de muita valia a informação a respeito do prismatic/ornate shield, acho que agora muitos knights linha dura que curtem uma lurada massiva vão mudar de escudo.
Quanto ao set de mage, é de muita utilidade saber que a dwarven defende melhor que a demon set.
Excelente! Sempre tive dúvida a respeito de qual legs escolher, achava que poderia ser mito a dwarven ser melhor que a golden legs. Agora está provado.
É de muita valia a informação a respeito do prismatic/ornate shield, acho que agora muitos knights linha dura que curtem uma lurada massiva vão mudar de escudo.
Quanto ao set de mage, é de muita utilidade saber que a dwarven defende melhor que a demon set.
Parabéns pelo trabalho!
Um abraço!
Calma ai, mesmo antes desse tópico já houveram vários outros comprovando que dwarven legs era melhor que golden legs contra ataques fisicos apartir de 200 eu acho se não menos, e não é muito dificil suspeitar que 3% phy seja bem melhor do que 2 de armor contra o monstro ataca forte no físico.
Só pra lembrar essas fórmulas não incluem a defesa do shield nem a skill, mas pelo que me lembro o shield só defendem ataque de 2 monstros ao mesmo tempo. Então já seria outra fórmula bacana de se pesquisar, qual set usar em qual modo de hunt(1 em 1, 3 em 3, 5 em 5, 8 em 8) acredito que varia diferença usar 1 ou outro desses shields.
Set de mage é a mesma coisa que falei la em cima, eu ja via muitos mages usando o dwarven set pra caçar bicho barra pesada. No máximo eles usavam DH e Demon Armor por causa da dificuldade de se achar dwarven armor e dwarven helmet(essa eu nunca vi no jogo).
Então a explicação para o Ornate Shield ser superior ao Prismatic, em grandes luradas, é o fato de que a DEF do escudo não conta depois de 2 mobs, portanto o atributo q sobra de 1% a mais de physical dele é superior aos 2 de skill que o prismatic dá???
SÓ a porcentagem de physical conta, ou o +2 shield tbm conta, porém, mesmo assim, fica inferior à 1% de physical a mais?
Ah, no fim das contas isso tudo muda 1-3 de hit, o que, com a quantidade de HP q os knights têm, mal influencia...
Porém é uma conta bacana e interessante, já que os escudos são baratos.
A partir de um determinado level, todos EKs devem usar o Ornate, já que não vão caçar mobs de 1 em 1 com muita frequência.
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Character god does not exist.
Os tibianos são o reflexo da vida real: a maioria se vende pela facilidade.
Então a explicação para o Ornate Shield ser superior ao Prismatic, em grandes luradas, é o fato de que a DEF do escudo não conta depois de 2 mobs, portanto o atributo q sobra de 1% a mais de physical dele é superior aos 2 de skill que o prismatic dá???
SÓ a porcentagem de physical conta, ou o +2 shield tbm conta, porém, mesmo assim, fica inferior à 1% de physical a mais?
Tanto o 1 ponto a mais de def como os 2 pontos de shielding contam para a defesa apenas dos dois primeiros monstros, sendo assim quando vc esta rodeado de monstros o 1% de physical se torna mais eficiente.
Se vc quer saber mais sobre o Tibia, não deixe de conferir os links abaixo.
Sim, já houve explicações anteriormente, mas eu considero essa aqui como a que pode melhor elucidar possíveis dúvidas.
Quanto ao set de mage, já vi também o dwarven set ser usado por muita gente, mas como disse acima, os dados explicados tiraram qualquer possível dúvida sobre isso.
Maravilhoso esse post!!! Hahahah, obrigado, ajudou bastante.
Sun Tzu disse:
"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização. Controlar muitos ou poucos é uma mesma e única coisa. É apenas uma questão de formação e sinalizações".
Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.