Este tópico foi feito com base no tutorial do Lorofous, Fakeando de um jeito Prático.
Não chega a ser um tutorial, mas sim um guia de como eu me organizo na hora de PRODUZIR uma fake. Portanto, não citarei métodos de elaboração de roteiro, criação de personagens nem nada do tipo.
Esse guia servirá para fakers que já possuem certo conhecimento na produção de fakes, portanto se você está iniciando no MF, sugiro que procure um tutorial mais básico aqui. Mas claro, depois volte aqui e dê uma lidinha!
Espero que meu método ajude você a otimizar seu tempo na hora de fakear!
---
Paint - O melhor programa para alinhar as fakes em quadros (fazer o Layout) e para alinhar falas. Ele é muito subestimado, mas é mil vezes melhor que o Fireworks nesses quesitos por ser mais simples.
Palavra-chave: Agilidade.
Fireworks - O melhor programa para montar cada quadro de sua fake, com mapas, personagens, sprites, etc. Ferramentas mais avançadas que as do Paint possibilitam maior versatilidade na hora de criar efeitos (Mais simples do que efeitos do Photoshop). A grid fácil de acessar facilita na hora de alinhar personagens/sprites no cenário.
Palavra-chave: Precisão
Remere's Map Editor - Incrível ferramenta de edição de mapas (a melhor na minha opinião). Com alguma experiência em mapping e conhecendo a localização de certos sprites na biblioteca dele, é possível fazer maravilhas! Então treine bastante...
Palavra-chave: Estética
Bloco de Notas - Útil para colocar ideias em tópicos, para não esquecer na hora de fakear. Claro que é sempre bom ter um roteirinho do Word bem elaborado, mas o bloco de notas serve para colocar ideias "direto do forno"
Palavra-chave: Organização
Wardrobe & Desk - Ferramentas que devem estar sempre abertas na hora de produzir fakes. O Desk nem vou comentar muito, ele é imprescindível. O Wardrobe também? SIM, CLARO! Se, enquanto você estiver fazendo uma fake, tiver a ideia de colocar um Demon com cabeça de Deer e addon de Hunter, o Wardrobe vai estar ali, abertinho, impedindo que você desista dessa ideia nova por preguiça.
Palavra-chave: Schwrables
Media Player - Afinal, fazer fakes deve ser algo divertido... Enquanto está fazendo uma fake, porque não ouvir uma musiquinha boa? Nada como um forró sacolejo pra sacudir o esqueleto enquanto fakeia. Além disso, algumas músicas podem te dar boas ideias pra fake.
Palavra-chave: Diversão
---
Abra todos esses programas, e se prepare para altas horas de FAKE!
Vou usar como exemplo minha fake The Sewer Man.
A primeira coisa que eu faço (já tendo a fake em mente, com o roteiro pronto) é criar uma pasta para a fake:
Essa pasta servirá para colocar todos os elementos das fakes; As partes da fake, os outfits (personalizados), e tudo mais que fará parte da fake. Note o exemplo abaixo:
No exemplo, todos os arquivos numerados (sewer_1, sewer_2...) são partes da fake. Costumo dividir cada parte em 14 quadros, pois é um número grande que geralmente fica com um tamanho dentro do permitido por hosters, como Imageshack. Porém, se você tem um Hoster Próprio, não é preciso se preocupar com o número de quadros por parte. Faço com 14 porque me acostumei com esse número.
Sewer_base é o arquivo com todos os 14 quadros em branco. É um arquivo muito importante, pois é a base do layout. Com ele, eu evito o trabalho de ter que criar layout toda hora que for fazer uma parte nova.
Vamos explicar um pouco sobre layout:
Estou acostumado a fazer fakes com 8x8 SQM de mapa (256x256). portanto, cada quadro tem 256x256 de espaço branco; A moldura tem 5 pixels de espessura, conforme a imagem:
Essa configuração faz com que o tamanho do quadro, contando com as bordas, tenha no total 266x266 pixels.Nota: Eu sempre utilizo o mesmo Layout, só mudando à cada fake a cor dos 3 pixels coloridos da moldura. Na minha opinião, quanto mais simples for o Layout, melhor. Muito fru-fru acaba tirando a atenção do leitor para os lados, além de cansar a vista com muitas cores e poluição visual.
Na hora de montar o layout eu sempre deixo 1 pixel separando cada quadro. Gosto também de deixar um escape no layout de 1 pixel para os lados de fora, pois me ajuda na hora de passar os quadros do Fireworks para o Paint:
Quando terminar, seu Layout_base vai ter esse tamanho (Se você usar o meu padrão de 14 quadros por parte):
Importante lembrar:
Não seja tonto de acreditar que 8x8 é o tamanho ideal para uma fake!
Faça do tamanho que quiser... Mas sempre lembre-se que o importante é deixar o espaço em branco do tamanho desejado, e depois adicionar os 5 pixels em cada lado!
Exemplo: (Cada SQM tem 32 pixels, sempre bom recordar...)
7x7 SQM = [224 + (5+5)]x[224 + (5+5)] = 234x234
8x8 SQM = [256 + (5+5)]x[256 + (5+5)] = 266x266
9x9 SQM = [288 + (5+5)]x[288 + (5+5)] = 298x298
(Cada SQM tem 32 pixels, sempre bom recordar...)---
Voltando para a pasta Sewer, podemos notar um arquivo estranho chamado Sewer_BuildFW. Este arquivo é o local onde eu monto as fakes pelo Fireworks. Vamos falar um pouco sobre ele.
O Build FW tem 256x256. É um arquivo em PNG.
Não, Noob. O Quadro do layout tem 266x266 COM as bordas. a parte em branco é de 256x256, por isso é importante que o arquivo BuildFW tenha esse tamanho.Noob says: Mas oxe, sinhô Tiozinho... Ocê num disse que o quadro tem 266x266? To confusu...!!
Assim, nós poderemos copiar tudo que tem no quadro e colar no paint. Com o layout pronto, será necessário apenas arrastar e encaixar o quadro onde desejar!
Observe algumas peculiaridades do Build FW:
Note que montei a fake normalmente, colocando o cenário no fundo, os personagens e depois a iluminação.
Agora você dá Ctrl-A (Selecionar tudo) Crtl-C (Copiar) e cola no layout do Paint onde desejar.
Agora vamos fazer o próximo quadro de fake...
NÃO NÃO NÃO! Calma lá, Noob. Você NÃO APAGA! Aí é que está o pulo do gato.Noob says: Já, sei, já sei... A gente apaga tudo, cola o outro cenário e vai colocando os...
Você apenas Cria um novo frame!
Com muitos anos de experiência faker, descobri que às vezes a gente também erra. Coloca falas erradas, ou personagens errados, ou tem vontade de mudar uma parte da fake que você fez na semana passada.
Mas imagina a trabalheira que vai ser pra montar todos os mesmos cenários de novo!
Esse método serve como um Backup de Quadrinhos. Observe o exemplo:
Cada Frame tem um quadrinho pronto (sem as falas). Isso permite que você guarde seus quadrinhos para usar futuramente, se precisar!
Você pode reaproveitar outfits já usados, e facilmente fazer personagens andando com os 2 passos. É só copiar o que você usou anteriormente, colar no próximo, aí pega o segundo passo, e assim vai, alternando.
É como se fosse um Gif. Mas salve em PNG, claro. Se não você não conseguirá editar nada!
O Build FW costuma ser mais pesado (O meu maior tem 9MB). Mas é um mal necessário, pois evita futuras frustrações.
Não, sua topeira. Coloque as falas pelo Paint! É muito mais prático. Não precisa nem usar a varinha mágica porque o paint tem essa ferramenta aqui:Noob says: A gente coloca as falas aqui nesse builde também, né? Aí é só usar a varinha mágica e...
Aí todos os pixels brancos vão se extinguir e você nunca vai ter esse problema. Além de ser muito mais rápido do que pelo Fireworks.
Claro que não dá pra alinhar meticulosamente pixel por pixel, mas eu acho bobeira isso, e sempre alinho no "Olhômetro" em cima da Lifebar.
Agora eu vou falar um pouco do incrível Baldão de Sprites.
O Baldão de Sprites é... Um "balde" cheio de sprites.
Nas palavras de Lorofous, este seria o Casting. No entanto, eu não posso chamar algo tão bagunçado e cheio de coisas random de Casting.
O Baldão é uma forma de reunir Sprites, Outfits, Lifebars (enfim, tudo), em apenas um arquivo PNG. de Paint.
Observe este baldão de Sprites do TWIC: -Link aqui-
Este arquivo me acompanhou durante toda a produção de TWIC. Perceba como ele é bagunçado, mas eu conheço praticamente cada canto dessa imagem, pela grande quantidade de vezes que eu o utilizei.
Com o Baldão você pode também fazer rápidas edições em sprites:
Eu não precisaria ter o sprite do Picoles segurando uma bazuca... Eu posso fazer ali, na hora, se eu quiser!
Esse é um dos principais motivos pelo qual eu sou conhecido no estilo Faker & Spriter. Afinal, muitos dos sprites que posto na seção nascem assim, no baldão haha
Aqui vão mais alguns exemplos de Baldes que eu uso frequentemente:
Balde Principal
Balde "O Novo Faker"
É legal também abrir várias abas do Paint, e abrir cada balde em um, para facilitar na hora de fazer fakes. Mas é preciso se acostumar com tantas abas abertas! Por isso um Baldão Gigante (Como o do TWIC) as vezes pode ser a opção mais organizada!
---
Outra coisa muito comum em minhas fakes são as animações em HQ. É algo muito simples de se fazer, pois trata-se do mesmo processo de criar um Gif comum.
No entanto, existem algumas diferenças para qual o faker deve levar sua atenção.
Antes de ler, tenha certeza que você já visitou o tutorial de Gifs do Diluo Faker. É o melhor tutorial para aprender o básico de Gif (Principalmente "Como Salvar um Gif").
Abra o Layout_Base e copie dois quadrinhos horizontais:
Não se esqueça de copiar também os pixels de escape (pixels em branco nas laterais), pois se não quando você postar no fórum um quadrinho vai grudar no outro.
Agora vá para o Fireworks, Entre em Arquivo>Novo (Ou aperte Ctrl-N). Automaticamente o Fireworks vai sugerir o tamanho exato do pedaço que você copiou do Paint. Apenas clique ok, e cole a imagem no arquivo novo.
Agora preste atenção na imagem:
Deixe sempre o Layout por cima, e adicione os quadrinhos que você deseja animar por baixo.
Não é necessário animar os dois quadrinhos. Assim, faça o quadro estático no Build FW, já com falas, copie no paint, depois copie do paint para a imagem animada. Alinhe em todos os frames e pronto, você tem um quadro animado e um estático!Dica: Quando você copia do Build FW para essa nova imagem, o mapa vai sair do tamanho 256x256 (caso você poste a SS do seu map editor direto no Build FW). Para fazer um quadrinho bonitinho, copie tudo do Build FW e cole no PAINT. Depois, sem tirar a seleção, copie esse mesmo quadro do Paint e agora cole na nova imagem animada. O quadro continuará 256x256!
Vai ficar assim:
Alterne as animações entre o primeiro e o segundo quadrinho se for fazer mais de uma animação em sua fake, pra não ficar uma coisa previsível e óbvia!
Claro que essas não são regras para se fazer uma fake. Cada Faker tem o seu jeito de fakear, e se você se dá bem do seu jeito, que continue fazendo como está acostumado! Mas sei que no começo pode ser um processo um tanto confuso. Essas confusões acabam fazendo a gente desistir de algumas ideias boas que nós temos, por medo de se enrolar todo no final, na hora de por em prática!
Meu objetivo era mostrar técnicas simples que podem facilitar alguns desses processos.
Um abraço a todos, e espero que esse método possa ajudar e mudar seu jeito de fakear (para melhor)!
- Créditos
- Lorofous, pelo tópico que me inspirou a fazer esse guia;
- Picoles e todos os outros Outfits que usei nesse guia;
- CJean, pelo layout de tutoriais do Mês, que eu copiei;
- Diluo Faker, pelos conhecimentos em Gif compartilhados;
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação