Olá galerinha do Mundo Fake!
Venho aqui lhes trazer um tutorial encinando tudo sobre fake, TUDO!
O tutorial do Zephirrd é antigo,precisamos atualiza-lo então,tive essa minha
idéia.
Antes de tudo, o download do Fireworks.
Pra quem quiser o download ele está aqui.(Para consiguir o serial,contate à mim)
http://www.crieseuwebsite.com/downlo...sign&arquivo=8
Programas necessários.
Fireworks.
Fakerlab Desk/TFG
Qualquer programa que faça cenário.
Paint
Animações,gif's
Primeiro vamos começar com o estilo de fake que mais gosto,gif's.
Animation Gif é um documento que apresenta frames,assim podendo fazer ela em tempo real,se movimentando.
Agora a parte que todos esperavam,vamos começar!
Abra o Fireworks,crie um novo documento.
Nessa imagem eu usei o 8x8[256x256],mais existe vários que você possa usar.
7x7[244x244]
8x8[256x256]
9x9[288x288]
Eu recomendo o 7x7 ou o 8x8. O 9x9 vai utilizar muitas cores,assim a fake vai ficar pesada*.
Resolution semore 72, algo que não se deve mudar NUNCA,caso contrário,terá problemas de pezo e gráfico.
Aperte OK,e verá que abriu um novo documento super sexy *-*
Agora,abra seu susposto programa de fazer cenários.
Terminado de fazer?Ainda não?Faiz logo ¬¬.
Ae agora sim!Tire print screen do cenário no suposto programa,e cole no paint, ele aparecerá ali ;O
Agora,recorte o cenário e cole no Fireworks,como mostra na imagem.
Sim,que cenário feio D=.
Agora voltando, pegue sua outfit,eu pegarei a minha, e cole no Fireworks.
Se aparecer algo como 'Resample or Dont'resample', SEMPRE clique em don't resample,caso contrário estragará a imagem.
Note que virá com o fundo, no meu exemplo o fundo é azul,para isso existe uma ferramenta chamada Magic Wand Tool.
Com ela,selecione o fundo(apenas clique), note que ele ficará com 'pontilhados',agora vá em edit>select similar,ele selecionará TODA cor que você clicou com a magic wand tool,como mostra o exemplo:
Assim,fica fácil apagar,para apagar aperte Delete.
Com a outfit sem fundo vamos começar a fake!
Alinhamento-Outfit,Life Bars
Err..ia me esquecendo desse detalhe,para isso serve a famosa Grid!
Para abrir a grid,vá em edit>grid>edit grid.
Abrirá algo mais ou menos assim,mais deixe-o igual na imagem.
Escolhi a cor vermelha,é clara e destaca mais, mais você que decide a cor de sua grid.
Aperte ok,abrirá um tipo de quadro cheio de quadradinhos,é ai que vamos alinhar seus outfits 8D (Para aparecer e 'sumir' ela,aperte para ambos Ctrl+g)
32x32 é o tamanho de cada sqm/sprite/alguns monstros do tibia,inclusive os chares.MAIS PORQUÊ 32 e 32?
Agora para alinhar,coloque seu char exatamente sem dentro de uma grid.
(Essas paradinhas verdes é a régua,eu uso para alinhar certas coisas,mais nem é importante,mais se quiser colocar Edit>Guides>Show guides)
Depois,suba 8 pixels (aperte 8 vezes) para cima,e 8 para esquerda.
DONE1!Char alinhado 8O
É muito simples,com o char já alinhado,pegue e coloque a life bar nessa posição.MAIS TIOOO,a minha out não vem com a lifebar junta,como eu alinho?
Depois sua 8 pixels para cima e 11 para esquerda.
Done!LF alinhada!
Muitos dizem ser 12 pixels,mais eu já dei uma olhadinha no tibia,e vi que é 11.
Agora chega de alinhar,vamos começar a fazer a fake! 8D!
Animado sua fake-Frames
Note que no canto inferior esquerdo,existe uma aba chamada "Frames and History"
Frames- É como se fosse uma apresentação em slides,cada frame,cada cena.
Um exemplo da animação do Exori mort,note que há vários tipos de sprites,, a pequena e até a 'acabando,cada frame,é uma sprite.
History- É tudo o que você fez em sua fake.
Exemplo: Se você pintou com o pincel um desenho,ele aparecerá na aba 'history',mais nem sempre ela é útil.
Na aba frames,veremos que tá escrito ''Frame 1",essa é a frame nº 1 ( Oh Rly? ._.),então, vamos utilizar a spell exori mort,pegue a primeira sprite!
YEAAAH.... que sem graça ¬¬.
Agora,vamos ver the magic =O
Selecione a primeira frame,aperte alt e clique nela e... OMGG!!ELA SE DUPLICOU!
Agora, no lugar da primeira sprite do exori mort,coloque a segunda.
Lembre-se de sempre alinhar a magia,é igual à outfit,8 para cima, e 8 para esquerda
Note que,se você voltar na primeira frame, a primeira sprite tá lá ainda *-*.
Agora,vá duplicando as frames,e a cada frame,uma sprite...até acabar 8D
Intendeu?
...
Não?¬¬, tomara que essa animação te ajude
Assim fica fácil né?Cada frame,uma sprite,dependente de qual seja, SEMPRE será assim( com magias,é claro.)
Sabia que ia perguntar isso 8D!MAIS TÁ MUITO RÁPIDO MINHA MAGIA,O QUE EU FAÇO?
Veja que em minha animação,do lado do Frame ''x'',está o numero 7,esse é o tempo de cada frame,na minha animação eu coloquei errado, para magias o tempo que eu uso é 8~~10
Deixe-me explicar pequeno gafanhoto disnortiado.Anh? O_o
Vamos dar um exemplo,você quer fazer algo com o tempo 100, o tempo 100 significa 1 segundo, 200 2 segundos, 300 3 segundos e assim vai.
Eu uso esses,já testei e comprovei,são os melhores *-*Quais são os tempos tio?
Andar-10
Magias-7~~10
Falas pequenas-300
Falas médias-400
Falas grandes-500
Andar com utani hur-7
Andar com utani gran hur-6
Mais se não gostar desses tempos,vai tentando que você consegue o perfeito =B
Nessa parte precisará de um programa chamado FakerLab Desk,ele cria falas na fonte tibiana,ou o TFG,um programa antigo de criar fontes,algumas pessoas ainda usam ele.Mais eu quero colocar a fala "Exori mort" na minha fake,o que eu faço?
Para fazer o download do fakerlab desk visite Fakerlab.com
É possivel encontrar o download do FakerLab Wardrobe nesse site,ele cria sua outfit.
ATENÇÃO: Preste muita atenção no que o site diz,precisa de alguns programas/arquivos para o funcionamento do FakerLab Desk/Wardrobe
Depois de baixar,abra-o,veja que nele contem cores de todas as magias tibianas,no espaço onde está escrito "FakerLab says:Bem vindo ao FakerLab Desk",é aonde você digita suas falas,e para copia-las, clique em copiar.
Uma coisa importante antes de colocar sua fala no Fw,é o alinhamento dela.
SEMPRE, a ultima linha da falar fica sobre a barra de vida,veja o exemplo:
E quando sua outfit está no canto esquerdo/direito,na hora de criar a fala no Fakerlab,coloque o alinhamento correto,veja o exemplo do lado esquerdo,e de como alinhar as falas para os lados no fakerlab desk.
Arrumando alinhamento no Desk.
Alinhado lado esquerdo.
Com a fala alinhada e já no Fireworks,veja que veio com o maldito fundo ¬¬,use a magic wand toll para retira-la.
Mais antes de por a mão na massa,vamos ver como nossa fake está indo né? 8D
Calma ._.AAAAH EU QUERO FAZER IGUAL ;-;
A fala eu faço o seguinte, na frame 1(primeira sprite), eu não coloco a fala,já na frame 2 (segunda sprite), eu coloco a fala,deixe-a até acabar as frames que contem as sprites do exori mort.
Depois que as sprites acabarem,crie uma frame com o tempo 300,para dar tempo de ler a fala,e em seguinte, crie uma frame vazia com o tempo entre 50~~100,logo depois faça o que quiser =O
Vo explicar em breve...Para que uma frame com o tempo 50~~100 >_>?
Agora,aprendemos a por magias e anima-las,a por falas,acho que acabamos né?
É mesmo garoto esperto,esqueci disso.E como fazer as outfits andarem?
Por isso que criei esse tutorial,várias pessoas já perguntaram como fazer o maldito char andar,vamos aprender 8D!
Movimento de Andar-Outfit
Já vou falando pequeno aprendiz,É MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO²³¹³¹³²¹³ ¹³²¹³ chato fazer andar u_u
Em sua outfit,você tem os 2 passos de cada lado...certo?o_o?
Vamos supor que você queria andar com sua outfit para o norte ( /\ ),usaremos o passo para cima.ÇIM *-*
Pegue o primeiro passo,cole no Fireworks,retire o fundo com a Magic Wand Tool,lembre-se de alinhar a outfit.
Depois disso,duplique a frame,na segunda frame cole o segundo passo,retire o fundo,e coloque o exatamente em cima do primeiro passo.
Feito isso,ainda na segunda frame,suba 6 pixels(aperte 6 vezes para cima) para cima,e delete o passo anterior.
Faça como se fosse uma magia,a cada frame duplicada,mude o passo,e suba 6 pixels acima até chegar no lugar que goste,isto serve para todas as posições.
Olhe como a minha ficou =O
Recapitulando: A cada frame,você muda o passo,e sobe 6 pixels acima,não tem segredo =D.
Agora,vou-lhes ensinar uma coisa que vai dar vida em cima gif,algo que me ajudou bastante quando descobri hehe..
Animação realista-Gifs.
Uma coisa que só vi algumas vezes aqui no MF é a as falas/movimentações estilo 'power point',se é gif, é muito importante ser realística,por isso que é ''animada'' rs.
Um exemplo de uma conversa não-realística.
É uma conversa em que um fala,espera ele falar,e o outro fala....
PQP! Isso parece uma apresentação de slides no power point,cade a movimentação POW!
Agora um exemplo de uma conversa+efeitos realística 8D.
Qual ficou melhor?
É claro que a realísta, então digo a vocês, tente dar movimento à sua fake-gif, e minha dica é.... Movimente mais de 1 coisa ao mesmo tempo.
Eu ensino você,pequeno gafanhoto disnorteado.Belo discurso,mais como eu faço isso?._.
Na fake não realística,as frames estavam assim:¬¬
Frame 1-300(Fala do Umned)
Frame 2-50 (espaço para falas*)
Frame 3-300(Fala do Diluo)
Veja que ficaria ridículo assim,muito feio D:.
Agora na fake realistica : D!
Frame 1-150(Fala do Umnerd)
Frame 2-150(Fala do diluo)(Fala do umnerd completa)
Frame 3-150(Fala apenas do diluo)
Frame 4-50 (Tempo para falas)
No exempo não realístico,eu fazia por inteiro,uma fala em apenas uma frame.
Agora no exemplo realístico,note que as as mesmas falas estão em 2 frames, mais com tempos diferentes,assim podendo elas aparecerem ao mesmo tempo,mostrando ser algo de 'verdade'
Para explicar melhor,no exemplo non realistc eu completava as falas em uma frame só,agora no yep realisct elas eram completadas em 2 frames,assim podendo aparecer a fala do diluo e do umnerd em uma frame só.
Legenda
300-Tempo de uma fala pequena,'completa'
150-Metade do tempo de uma fala pequena, 'semi completa'
Isso já complica um pouco,mais posso ensinar.APRENDIII1!
Mais tenho outra dúvida,eu queria fazer uma spear e uma star voando em uma direção,mais eu queria que a star fosse mais rápida que a spear,como faço?
Vamos supor que o tempo que eu quero que a spear seja 10(tempo incorreto para a spear),e o da star 5, sendo impossivel fazer isso ( colocar 2 tempos em uma frame) no fireworks,como eu faço? Veja ,eu fiz e deu certo !
Não parece que a spear está 'mais lenta' que a star? Esse é o efeito que eu mesmo inventei,e dei um nome.... Duo timeOMG DILUO!Como você fez?
Vamos começar no prático,irei explicar num modo bem simples.
-Coloque a spear e star na fake,e que ela estejam retas,
-Duplique a frame,MEXA apenas a star,deixe a spear parada.
-Duplique a frame novamente,e mexa ambos.
-Duplique³ a frame e mexa apenas a star.. e assim vai.
Se você raciocinar,na frame que não mexe a spear,e na proxima que a mexe, ela forma um tempo 10:** 5 parada+5 movimentando= Tempo 10*,e para a star,um tempo 5 (Tempo das frames).
Simples não?Eu testei em lutas,e em várias coisas,sim,funciona.
Não,com numeros ímpares também,mais já que a maioria dos tempos são pares,não é muito útil..Mais o 'Duo Time' só funciona com numeros pares?
Salvando sua fake-GIF
Para finalizar nosso tutorial parte de gifs,salvando sua fake!
Depois de termina-la,vá em file>export preview.
Você vai encontrar uma tela,mude-a para igual dessa print.
Animation gif é para deixa-la animada,caso contrário,não ficará 'animada'
255 é como se fosse ''a qualidade '' da fake,255 é o máximo,e o mais pezado,mais sempre deixe-o no 255.
Em export,salve aonde quiser.
Claro que não!Mais antes que dar umas dicas sobre gifs.Diluo,agora quero aprender fazer HQ,você se esqueceu?
•NUNCA exagere tanto,nos efeitos non-tibianos.
•No mínimo,+ de 300 frames,e não tenha medo de fazer mais de 1 parte.
•Tente sempre movimentar mais de uma coisa ao mesmo tempo.
•É sempre bom fazer 'apresentações' no começo, exemplo: "produzida por","Editada por"...
•Host no xs.to ou imageshack.us
Desejo muita sorte à todos os fakers que tentarem a carreira de gifs,e se precisar de ajudar,é so contatar.
HQ'S- Histórias em quadrinhos
Eaeee Galerinha do mal!Venho aqui trazer para voc..
Aé mesmo =X..é o mesmo tutorial -.-
Vamos começar então com uma das MAIORES dúvidas de fakers que desejam aprender hq's.... LAYOUT!
Em hq, é aquela que divide/deixa bonito sua hq..vamos à um exemplo de um layout.O que é layout?
Esse é um layout que criei,o quadro vermelho dentro do layout é aonde o quadro ficará, esse esse layout é 256x256 (8x8).
Agora,pegue esse modelo de um layout.
Noe que dentro do layout está vazio,ai você pinta do jeito que quiser,alguns até colocam sombreamente nos layouts,alguns pintam normal,isso depende se vocês.
Pintando Layout-Hq
Á pedido de meu grande amigo,Jow Leite,encinarei a pintar um layout.
Duas palavras...
Paciência e criavidade.
Selecione a ferramenta pincel tool,dê zoom até aparecer os pixels das imagens,e use a criatividade!Um exemplo.
Olhe o resultado:
Agora,que tal testarmos mais?
Mais um.
Resultado
Agora,uns layouts para todo mundo,use e abuse ^^
Muito bonito não?
Apenas use a criatividade 8D!
Feito o layout,vamos aprender a separar corretamente um layout..
Abra 2 novos documentos,renomeie um para ''Hq'' e o outro para "Criação de quadros"
No 'hq' ficará a fake, no ''criação de quadros'' será aonde você vai criar seus quadros.
Vá no documento hq e divide os layouts.
Um do lado do outro,siga o modelo.Como tio?1
Agora no documento criação de quadros,você faz seus quadros,e vai colocando ele dentro dos layouts.
•Faça o cenário,cole-o no documento 'criação de quadros'
•Coloque as outfits,alinhe-as.
•Coloque as falas
•Selecione todas as coisas,e aperte ctrl+alt+shift+z,juntará tudo em uma bitmap só,ficando mais fácil de colar no layout.
E lembre-se,a separação de cada layout é de 1 pixel
Rsrs, agora,as dicas de Hq 8D!OMG TIO!11!Aprendi a fazer HQ e GIF em um tutorial só *0*
•HQ não é gif,em um quadro o outfit pode estar na casa dele,no outro ele pode estar saindo dela...
•Faça NO MINIMO 50 quadros..
•Host sempre no xs.to.
•Salve em png.
Muito bem galera, esse foi um tutorial ensinando TUDO sobre uma HQ e gif,ele tem um pouco de coisas que não tem na biblía do zepphird.
Espero que tenham gostado rs.
Até mais =D!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação