Sua proposta é bem interessante. EU ja postei propostas sobre isso, mas nunca num tópico novo, apenas dentro de tópicos relacionados ao assunto. Vou mostrar quotes dos meus posts a respeito disso, depois vou sintetizar brevemente:
Primeiro post meu sobre a proposta das sub-vocações, falando da sub-vocação de knight chamada "warrior"(ou fighter, como preferir), que seria um lutador de fist. Postei dentro do tópico do pepsi man chamado "fist:técnicas!":
Ainda no tópico do pepsi man, falando ainda da sub-vocação "warrior":A ideía é legal, mas teria que vir com uma quinta vocação ou como uma vocação ramificada do knight.
Como assim uma vocação ramificada? Vou explicar:
No jogo adventure quest( www.battleon.com ) existem certas vocações que você so pode se doutrinar se você ja tiver sido doutrinado em certas "vocações-base". Um exemplo é a vocação "wizard", que só pode ser acessada se você ja tenha se doutrinado na vocação "mage". Em outras palavras a vocação "wizard" é uma ramificação da vocação "mage".
Então que tal fazer isso com o tibia? As 4 vocações poderiam ter vocações subordinadas a mesma, ramificações.
Minha idéia é que um knight pode escolher se pretende continuar como knight, podendo posteriormente se aperfeiçoar nessa vocação(a promotion elite knight, algo existente hoje) ou partir para uma nova vocação subordinada a vocação knight, que são guerreiros que atacam o inimigo fisicamente e possuem uma alta defesa, uma vocação de fist(warrior).
Essa vocação subordinada só poderia ser acessada apenas por uma pessoa que seja knight e sobre uma certa circunstancia. A circusntancia poderia ser uma quest, por exemplo(dojo quest, aos moldes da postman quest), ou um determinado lv que se pode virar(a exemplo das promotions que só são liberadas no lv 20).
Essa vocação teria tecnicas(as tecnicas da sua proposal, pepsiman), que seriam parecidas aos spells das outras vocações. Você compraria esses "spells de fist" não em loja de magia, mas em um dojo.
Esses spells de fist, as técnicas, poderiam ser varias. Alguns exemplos: "socos multiplos", mega soco(mega punch), fissura(fissure. O char da um soco no chão que abre uma fissure que atinge fortemente o inimigo. Similar a um energy beam, atingindo o inimigo que estiver nos squares a sua frente), terremoto(Earthquake.O char da um soco no chão que causa ondas de choque capazes de fazer a terra tremer. Seria similar a um great fireball, ou seja ele atingiria todos os squares que estiverem ao redor dele). Esses são apenas alguns exemplos de tecnicas.
Haveria tambem uma espécie de "runa baseada em fist". Essa runas seriam na verdade scrolls que o warrior faria, da mesma forma que um mage faz suas runas, e as magias para criação dessas runas-scroll seriam tambem vendida apenas em dojo, ou liberadas numa quest. Para criação desses scrolls você precissaria de um blank scroll e gastar mana.
A diferença basica de uma runa pra um scroll é que a maioria dos scrolls necessitam que o char esteja colado no inimigo pra funcionar.
O poder do scroll se basearia no fist skill, e poderia haver scrolls que dariam habilidades como "socos de chamas"(fire punch-fire), "socos elétricos"(thunder punch-energy), "socos de acido"(acid punch-poison), punho explosivo(um punho carregado com alta energia vital. Um golpe dado por esse punho faz a parte atingida da vitima explodir!), soco de pedra(rock punch), soco veloz(mach punch. Esse golpe não necessita que vcê esteja colado no imigo pra funcionar, ele mesmo o faz por ti. Ao usar a scroll no alvo pretendido o char se move na velocidade do sonic, atingindo o inimigo! É inevitavel!). Essas são algumas idéias de scrolls, mas poderia haver bem mais scrolls.
Creio que dessa maneira seria bem melhor. O warrior seria uma otima aquisição e não abalaria a história do tibia, ja que se trata de uma ramificação de uma das 4 vocações existentes e não de uma quinta vocação.
Nesse post, eu explico que a tematica da sub-vocação poderia ser usada por outras vocações, não apenas o knight teria uma sub-vocação. Apresentei exemplosde sub-vocações para todas as 4 vocações.Tambem fiz um fanfic que daria uma base role-playing para o surgimentos da classe "warrior". Tambem postada no tópico do pepsi man:O warrior seria como um "sorcerer de ataques fisicos" enquanto que o sorcerer é um mage de ataques mágicos.
Todas as tecnicas do warrior envolve contato fisico(mesmo os scrolls, estes apenas transformam sua mão em um outro elemento ou os ataques fissura e terremoto, em que o contato fisico é com o chão), enquanto que o mage pode atacar a distancia usando suas magias/runas.
Creio que para equilibrar com o kina é so o warrior não ter armas de fist(luvas, etc) ou fazer isso de não poder usar runas.
Idéia pra uma novo scroll: mãos fantasmas(alto poder de penetração no corpo do inimigo, pois vocÊ pode desferir golpes por dentro do mesmo) e mão espectrais(energias com formato de mão atingem o inimigo a distancia).
A porrada de um pau e de um soco é parecida. Se o cara for forte, o soco pode quebrar o cranio do inimigo, tal como um pau(club).
Aqui fundamentei que artes marciais é algo milenar na RL, logo não teria porque de não ter no tibia. Tambem aprimorei todas as sub-vocações, dando detalhes de como elas funcionam e falando sobre a sub-vocação "necromancer". Esse post ainda é do tópico do pepsi man:Que bom que gostou da minha idéia. De fato ela é complexa, afinal uma nova vocação que ainda por cima é subordinada/vinculada a uma outra é algo inovador, mas tambem acredito que é pelas inovações que o tibia deveria apostar para agradar seu publico.
Minha idéia é que cada uma das 4 vocações tenha suas propias subvocações, estas que sejam vinculadas ao estilo de sua vocação-mãe.
Um warrior é uma vocação de combate fisico, logo não seria logica que estivesse vínculada ao sorcerer/druida(guerreiros mágicos) ou pally(guerreiros de combate a distancia), mas sim ao knight que ataca o oponente diretamente(envolve contato fisico) usando melee. Fist, assim como melee, exige que o guerreiro esteja colado no inimigo e por essa característica em comum o warrior é compativel como vocação vinculada ao knight, sua sub-vocação.
Quanto ao samurai acho que não da, pelo fato deles em sua maioria usarem espadas(a não ser que se crie uma sub-vocação de knight que se especialize no sword skill), mas a do ninja eu achei legal. O ninja poderia ser uma sub-vocação do paladino, que seja especialista em fist(artes marciais) e distance fight(shurikens, kunais, etcs). Mas em compensação ele não poderia usar magias convencionais(presentes no paladino), apenas tecnicas ninja(a exemplo das tecnicas do warrior, spells com nome de "tecnicas").
Tambem tive uma idéia de sub-vocação pra druida: beastmaster! O beastmaster é um domador de feras, que é algo relacionado a natureza a que o druida é tão chegado. As magias do beastmaster seriam relacionadas a magia do "summon creature", podendo aumentar atributos dos summons ativos(velocidade, força), controlar os ataques, summons exclusivos e metamorfose. A metamorfose seria uma magia que utiliza uma técnica randomica de um criatura do tibia. Se você tiver sorte pode pegar um golpe de arremesso de pedras de um goblin, ataque de disparos de fogo de um dragon, etc. Mas se tiver azar pode pegar o ataque corporal de um rat.
Então ficaria mais ou menos assim:
knight pode continuar exercendo vocação de knight, podendo virar posteriormente elite knight, ou pode virar warrior.
Paladino pode continuar exercendo a vocação de paladino, podendo posteriormente usar da promotion de paladino(não lembro o nome), ou pode virar um ninja.
Druida pode continuar exercendo a vocação de druida, podendo posteriormente usar da promotion de druida(elder druid, né?), ou pode virar beastmaster.
Sorcerer pode continuar exercendo a vocação de sorcerer, podendo posteriormente usar da promotion de sorcerer(master sorcerer), ou pode virar ________(ainda não tive uma idéia de uma sub-vocação pra sorcerer).
edit--> sub-vocação criada para sorcerer!: necromancer
-------
Fiz uma histórinha pra explicar o surgimento dos warriors no tibia, espero que curtam:
"Durante muito tempo as 4 principais vocações defendem o mundo do tibia de todo o mau. Os bravos knights, guerreiros de combate corporal, eram admirados como uma otima vocação e por esse motivo muitos tibianos e almas trazidas pela soulvortex escolhiam essa honrosa vocação.
Porem, certas tibianos(humanos nascidos no mundo do tibia, não as almas do soulvortex) não tinham a habilidade necessária para o manejo de armas, eram mediocres na hora do combate. Quando se era constatado que a pessoa não tinha as aptidões necessarias como knight, o alto mando dos knights ordenava a estes que cuidassem de lugares que oferecessem pouco risco, em que mesmo suas habilidades mediocres pudessem dar conta.
Todos do mundo de tibia os tratavam como lixos, desdenhavam sua deficiencias como knights.
Isso ocorreu até um certo dia. Inumeras mortes ocorreram nos arredores de uma caverna onde, até então, só se sabia da existencia de fracos cave rats e trolls, de juridição dessa classe baixa de knights. Com a perda de inumeras vidas de guerreiros tibianos e cidadões inocentes da cidade, e o alarmante numero de almas do soulvortex revivendo no templo da cidade, uma comitiva de elite knights e knights da mais alta patente foi mandado para investigar aquela região.
Ao chegarem no local, encontraram apenas 4 sobreviventes dos knights de baixa patente que eram encarregados do local, todos possuindo alguns ferimentos de combate. Eles explicaram que algo surgiu da escuridão da caverna e atacou todos os outros knights, quase os matando tambem se não tivessem escapado por um triz. A comitiva de knights os chamaram de incompetentes e ordenaram que se juntassem a mesma, para servirem de guias na exploração da caverna ja que eles deveriam conhecer bem o local.
Entrando a fundo na caverna apenas encontravam fracos cave rats e trolls costumeiros, que a comitiva de knights matava facilmente com um unico golpes de suas armas, enquanto que os 4 knights fracos os matavam desajeitadamente com suas armas, errando inumeros hits e deixando suas armas cair diversas vezes.
Com a cena se repetindo, de apenas essas 2 fracas criaturas surgindo da escuridão a comitiva ficou aborrecida com isso. Enquanto se preparavam pra ir embora da caverna e reportar as autoridades que nada havia naquela area, a não ser knights de baixa patente incopetentes que se deixam morrrer por trolls e cave rats, vultos negros surgem da escuridão da caverna dando vôos rasantes e agarram varios dos knights da comitiva, que não puderam esboçar reação alguma perante a surpresa. Os 3 membros da comitiva restantes, junto com os 4 knights de baixa patente ficaram a postos, atentos ao inimigo. Um utevo gran lux revela fracamente a face o inimigo como sendo 3 dragons pretos. Eles eram superiores em força e agilidade em comparação com dragons comuns, e os 3 knights, mesmo vendo a enorme diferença de poderes continuavam a enfrentalos bravamente. Os life fluids não davam conta dos ferimentos desferidos pelos 3 dragons, enquanto que os 4 knights fracos não consiguiam desferir golpes decentes e deixavam suas armas escaparem de suas mãos, as perdendo.
Com os life fluids acabando e sem armas, os 4 knight fracos viram o triste fim que os aguardava e começaram a rezar intensamente para banor, o knight lendario, pois apenas um milagre para salvar a todos. E este milagre aconteceu: uma forte luz aparece, clareando toda a escuridão da caverna que nem mesmo o utevo gran lux podia clarear, uma luz que de tão forte cegou temporariamente a todos, incluindo os dragões. Quando recobraram a visão, os 4 knights fracos sentira suas mãos quentes, como se um poder emanasse delas. Uma grande coragem cresceu dos 4 que foram a direção dos dragões que ainda estavam cegados pela luz, dada a sua sensibilidade de luz por serem criaturas das trevas.
3 dos 4 atacaram bravamente os dragões com seus punhos, que emanavam uma forte energia, enquanto que o ultimo resgatava os kinas da comitiva feridos. Socos de energia, de gelo e trovão causavam graves ferimentos nos dragões. Estes, ao recobrar a vista, atacaram com uma baforada de fogo na direção de seus agressõres, mas esta foi desviada por uma enorme rocha que se levantou com um soco dado no chão pelo quarto knight. Todos os 4 derão um enorme soco no chão que abriu uma fissura no chão, que engole os dragões para as profundezas do subsolo.
Como resultado da luta a caverna fica instavel e começa a desmonorar, e os 4, carregando os knights feridos, escapam da caverna cuja entrada se fecha com o desmonoramento.
Os 4 knights são condecorados pelo rei por terem se livrado do terrivel mau que assolava a região. Eles então vão para os 4 cantos do mundo e criam dojos para ensinar aqueles knights que não tem aptidão com armas a transformar seus punhos em armas, surgem então os warriors.
FIM"
Eu não tenho muita pratica pra criar historinhas, mas até que não saiu tão mal, né? Desconsiderem erros de portugues pois fiz essa historinha numa tarde, algo considerado um record pra mim quanto o assunto é fanfics.
Ao menos ela é um exemplo de como é possivel por as sub-vocações, sem eliminar o role playing.
Esse post é no tópico sobre domador, do Atilla. Nele eu aprimorei a proposta dele, comentando sobre as sub-vocações que criei para sorcerer e druid, que são o necromancer e beastmaster, respectivamente:Mágias de fist é uma forma mais simples de chamar as "tecnicas de fist". O sistema seria parecido com o de spells, mas não seria magia propiamente dita ja que usa elementos de combate corporal(soco).
Socos com elementos do tibia não é nada errado existir, ja vi inumeros animes em que o superheroi usa socos "de fogo", "elétricos", sendo que ele não era usuario de magia.
Os povos asiaticos e suas lutas marciais são milenares. Com sua afirmação faz parecer que na era medieval a asia não existia, apenas europa e seus cavaleiros portando tecnológicos relógios de pulso e bolas de futebol.
Essa idéia poderia vir num update asiatico, ou poderia dar-se um jeitinho, da mesma forma que a cip deu um jeitinho de transformar paladinos(caveleiros da luz) em arqueiros mágicos.
--------
Aprimorando a idéia das subvocações, tive idéia para a ultima sub-vocação que faltava: a relacionada a sorcerer, o necromancer
O necromancer seria parecido ao beastmaster do druida, mas esse se limitando apenas a criaturas mortas como skeletons, ghouls, fantasmas e coisas do genero.
O necromancer é um domador de mortos, que é algo relacionado a poderosa magia a que o sorcerer é habituado(precissa ter uma mágia e tanto pra reviver algo). As magias do necromancer seriam relacionadas a magia do "summon creature", podendo aumentar atributos dos summons ativos(velocidade, força), controlar os ataques, summons exclusivos e o "undead puppet". O "undead knight" é um skeleton diferente que seria como um segundo char. Trata-se meramente de um summon exclusivo em que
você pode colocar equipamentos nele(nada de wands e rods, pois é um knight morto e não um mage morto), mas de resto ele se comportaria como um summon qualquer, não podendo ser healado e nem nada. Você pode ter ativo apenas 1 unico undead knight.
Quando o undead knight é destruido os equipamentos vão parar na sua bp. Se você não tiver cap, os equipamentos ficam dentro do corpo destruido do undead knight e, se abandonar um undead knight(ir pra um andar diferente) e não voltar em um certo tempo o undead knight desaparece, a exemplo do que acontece com os summons, e o equipamento que ele vestia fica no chão(isso mesmo, não vai pra bp. Isso é pra o necromancer não abusar dessa magia, usando moderadamente por ter o risco de perder o set).
Ai ficaria assim:
knight pode continuar exercendo vocação de knight, podendo virar posteriormente elite knight, ou pode virar warrior.
Paladino pode continuar exercendo a vocação de paladino, podendo posteriormente usar da promotion de paladino(não lembro o nome), ou pode virar um ninja.
Druida pode continuar exercendo a vocação de druida, podendo posteriormente usar da promotion de druida(elder druid, né?), ou pode virar beastmaster.
Sorcerer pode continuar exercendo a vocação de sorcerer, podendo posteriormente usar da promotion de sorcerer(master sorcerer), ou pode virar necromancer.
Resumindo, a sub-vocação seria uma vocação subordinada a uma das 4 vocações existentes.O numero de vocações no tibia é de apenas 4 e isso não pode ser mudado, por um unico motivo: A base das 4 vocações esta no genesis do tibia.
Mas poderia-se criar novas vocações sim, mas que estejam subordinadas as 4 anteriores(sub-vocações), ja que isso não iria confrontar com a história do tibia. O domador seria uma subvocação dos mages, por ser apenas os mages capazes de summonar criaturas. Ou seja, pra virar domador vocÊ antes teria que virar um mage e depois decidir se quer continuar como mage(podendo usar da promotion da mesma) ou então virar um domador.
Se fores ao tópico das "tecnicas do fist", do pepsiman, vera em minucias a minha idéia. Quem sabe pode se inspirar nela para melhorar a sua proposta.
O domador druid seria o beastmaster(mestre das feras, domador de feras) e o domador sorcerer seria o necromancer(domador dos mortos).
Se você é um kina, podera continuar como kina, podendo usar da promotion de kina(elite knight) ou então ir pra sub-vocação "warrior"(ou fighter, não sei qual dos 2 nomes é melhor).
É o mesmo com as demais vocações, com cada uma tendo uma sub-vocação propia. O sorcerer tendo como sub-vocação o "necromancer", o druid tendo como sub-vocação o "beastmaster" e o pally tendo como sub-vocação o "ninja".
E ai? Que acha da minha idéia matheus?![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 








Responder com Citação
