Tutorial para Druids!
Isso mesmo, após muitas dúvidas, decidi eu mesma fazer meu tutorial. É claro que assim como todos, vai conter erros então, em vez de ficar xingando etc, apenas diga o que há para ser corrigido e eu editarei o mais rápido possível!
Coisas para acrescentar e modificar são sempre bem vindas, já que o Edit não custa nada!
Bem, vamos ao tópico:
Level 1~8
Finalmente, você criou o seu char e lá está ele. Aparece no templo com aquela roupinha simples e na mesma hora você pensa tudo que poderá realizar e conquistar com ele. Pois então, não fique parado: mãos à obra!
Primeiro, eu sugiro que você apenas desça no bueiro no centro da cidade e pegue o máximo de rats mortos que você conseguir. Venda todos para o Seymour ou Tom, que lhe darão 2 gps por cada rat. Junte uma boa graninha e compre o mais rápido possível alguma arma melhor q aquela club q lhe acompanha. Não ficou mais fácil matar os rats?Pois então, pegue level 3 (ou 4, se você tiver paciência) aí. De brinde, vai conseguir um bom dinheiro matando os ratinhos e vendendo seus corpinhos. A partir de agora, uma rope é simplesmente i-n-d-i-s-p-e-n-s-á-v-e-l. Depois, hohoho, fun! Isso mesmo: vá para o outro lado da ilha, aquele que só quem tem mais que level 2 consegue passar. Mate trolls, orcs, enfim, tudo q você ver pela frente! Faça as quests q você acha q pode fazer. Há várias caves desse lado da ilha q são muito boas para fazer experiência. Procure fazer a quest da carlin sword. Se você tiver sorte, alguns rookers poderão lhe ajudar!
Depois de feita a quest, guarde a carlin sword, mais tarde ela poderá ser útil.
Pois bem, depois de tanto sangue ter corrido, você já estará no level 8! Isso mesmo: vamos para Main! (Mas antes, venda seus noob equips que valem bastante, como studded legs, katana, ou seja lá oq vc tiver [de arma ou legs! Não venda tudo pois se não em main vc se f*de!]. E ainda, procure comprar vários viking helmets e carlin swords, depois você vai ver pq).
**Mas eu sou P.A!**
Bem, então você tem vantagens, principalmente em locais de caça, como o lugar onde tem wolfs e spiders, q são muito bons para fazer experiência. Já para arranjar dinheiro em leveis 1 e 2, aconselho o esquema de free account, onde você cata vários rats e vende para o Seymour ou Tom.
Level 8~15
Hahaha! Main! Finalmente você foi até o Oráculo que lhe rejeitava antes e escolheu sua mais nova vocação! Druid! Ok, mas agora vamos ver para que cidade você vai. Eu sugiro Carlin. Que??? Isso mesmo que você leu: Carlin. Mas pq?? Oras, aí é o lugar onde tem lugares razoáveis para você fazer experiência, e ainda por cima, fica perto de Ab, e você poderá ir na cave de troll que existe lá. E além disso, é mais um Trade Channel do que uma cidade, o que, de certa forma, é bom! Assim como o amigo ali que comentou, vale a pena ir para Thais, onde há vários tipos de orcs, trolls e rots! Se você ainda tiver aquela sua carlin sword, venda! Em muitas das cidades, ela vale 118 gps e agora, qualquer dinheiro é útil pra você! Não esqueça de vender os viking helmets também, que valem 66 gps. Pronto! Agora você já deve ter, mais com o dinheiro que você tinha quando passou para main, 1k ou até mesmo mais. Deixe isso no dp agora. Vá até a npc que vende equipamentos e compre uma brass legs, poderá custar bastante mas vale a pena, afinal, assim você não apanha tanto. Agora você vai até sua npc que vende as magias de druid e compre-as! E de brinde, peça por uma rod e vamos à luta para os leveis! Há várias caves interessantes aqui por perto, como em Northport, no cemitério de Carlin, Folda, a quest dos Goblins em Femor Hills, que é pertinho de Carlin, enfim, cace, mas sempre comprando as magias para os leveis que você possui, nunca pare de comprá-las!
**Mas eu sou P.A!**
Bem, as opções não são tantas, já que você é newbie em Main. Acho q a opção mais coerente no momento seriam os rots de Darashia. Se juntar muitos, corra! Também, pode-se usar os goblins e trolls de Edron!
**ML "Adequado"**
Bem, agora você não vai ter muito como passar, mas é bom ter um ML não tão baixo: poderá deixá-lo talvez no mesmo número que o seu level. Mas quanto mais ML, melhor né?
**Magias que eu aconselho você a comprar!**
Bem, compre as magias para level 8, Find Person (Exiva "Nome do Char") e Light (Utevo Lux). São magias que no início são essenciais. No level 9, você já tem o direito de comprar Light Healing (Exura), que é indispensável (assim como o Exura Gran e Exura Vita). Nos leveis 10, 11 e 12, compre Antidote (Exana Pox) e Intense Healing (Exura Gran). Se você é Premium Account, compre os Strikes (Force, Flame e Energy [Exori Mort, Exori Flam e Exori Vis]). No level 13 e 14, compre Great Light (Utevo Gran Lux), para suas caçadas em caves escuras e Magic Shield (Utamo Vita) que agora você não usará, mas mais tarde será útil. Por fim, no level 15, compre Intense Healing Rune (IH [Adura Gran]), que mais tarde será útil também em caçadas com summons.
Level 15~23
Bem, agora você já está um pouco mais forte, e com o dinheiro acumulado dos leveis, suponho que poderá comprar a Moonlight Rod que custa 1k. Use-a para caçar em lugares como os campinhos de amazons e valkyries ao norte de Carlin, a cave em northport, quest dos Goblins, Folda, cemitério, e Elvenbane, mas somente nos andares de baixo, se você é prevenido(a) e não quer ter um acidente ^^. Há também caves de dwarfs e rots ao oeste de Kazz, mas apenas os primeiros andares, pois mais para baixo há vários guardinhas querendo te pegar! Quando alcançar o level 19, compre sua Volcanic Rod! Ela será muito útil a partir de agora: poderá caçar soldiers, por exemplo, fácil fácil.. Vale também ir em Mount Sternum, onde há vários cycs.
**Mas eu sou P.A!**
Hum.. Rots! E talvez, se você se garante, algumas tumbas de Ankrahmun que não são tão perigosas. Aproveite e pague a promotion.. Isso mesmo: ELDER DRUID! ;D
**ML "Adequado"**
Bem, não adianta ter por exemplo level 23 e ML 17, apesar de ser um pouco f*da de pegar ML antes que você possa fazer runas. Mas procure deixá-lo mais ou igual ao seu level, sempre.
No level 16 tem a Convince Creature (Adeta Sio), mas aí é com você, pois eu não tenho, e, sinceramente, não sinto falta :S. Já no level 17, existe Fireball (Adori Flam), mas se for por vender as runas, não aconselho comprar, pois ninguém compra Fireball, somente Great Fireball (GFB), mas seria interessante comprar Destroy Field (Adito Grav). No level 18, se você for Premium Account, compre Heal Friend (Exura Sio "Nome do Char"), e seus blokers e amigos agradecerãoe para os Free Accounts, vai de cada um, poderão comprar Energy Field. Para o level 20, temos Ultimate Healing (Exura Vita) que é indispensável! Compre! E no level 23, se você gosta de se divertir, há o Creature Illusion (Utevo Res Ina "Nome do Monstro"), que você se transforma em certos monstros do Tibia. Ah, também há a Great Fireball Rune (Adori Gran Flam), que seria interessante se você gosta de lucrar, além de ser muito boa para vários tipos de hunts.
Level 23~35
Aeee! Isso mesmo, seus esforços valeram a pena! Agora você pode fazer as tão esperadas runas HMM, GFB, UH..(Apesar de eu achar que os Tios da Cip beberam na hora que determinaram o level para as magias: Como HMM pode usar 280 de mana e ser para level 25, enquanto a UH gasta 400 de mana e é no level 24? u.u Mas tudo bem, agora você vai ficar runando, para comprar equips mais decentes e recuperar alguns ml’s (afinal, é um insulto ser level 27 ml 17 non?) ou, acumular as runas para futuras hunts, é você que decide! E aos poucos, apenas catando soul points e caçando, você atingiu o level 35! Já se você prefere só ficar caçando (e se garante), use e abuse dos Dwarf Guards! Também não esqueça de comprar sua Tempest Rod, já que se você tem um bom shielding, ela poderá ser bem útil! (Se você quiser também, compre a Quagmire Rod, para completar sua coleção ^^). Chame seu amigo e vá se divertir um pouco na Dark Cathedral, um lugar bem interessante para se caçar!
**Mas eu sou P.A!**
Melhor para você! Afinal, você já vai ser promoted, então, sua mana recupera 2 a cada 1 segundo e seus soul points são de 8 a cada 4 minutos (enquanto free é de 2 a cada 4 minutos). Muito bom isso, então, mãos à obra novamente! Você pode ficar runando tranqüilamente no tapede de Darashia e ir catar soul points nos rots ali pertinho. Não ficou muito mais fácil de pegar ml? xD Assim como os frees, em algum tempo, você terá atingido level 35! Se você prefere só pegar level, as minhas dicas são Dwarf Guards, Scarabs e algumas tumbas de Ank. Chame algum amigo e vá fazer uma visitinha aos necros, sim, aqueles pretos que estão interessados em arrancar seu coro e dar de presente para seus summons! Tiquanda também é um lugar interessante.
**ML "Adequado"**
Epa! Agora você já pode fazer runas! Então, vamos tirar o atraso e tentar deixar o ML 10 acima de seu level! (Não, não é impossível)
No level 24, compre, sem falta a Ultimate Healing Rune (UH [Adura Vita]) que fará você lucrar!No level 25, não deixe de jeito nenhum de comprar Heavy Magic Missile (HMM [Adori Gran]) e se divirta nas hunts, ou venda, aí a escolha é de você! Vejamos, no level 25, também temos Summon Creature, que é uma magia, de fato, muuuuito boa, compre também, ela será útil para várias hunts. No level 26, (se você for Premium Account) e tiver fobia de lugares escuros, compre Ultimate Light (Utevo Vis Lux) que transforma realmente transforma a noite em dia! Para o level 27, temos apenas spells de Premium Account, com exceção da Firebomb (Adevo Mas Flam) que se você tiver um dinheirinho sobrando, poderá comprar. Já para os Premium Accounts, temos Soul Fire (Adevo Res Flam) e Wild Growth (Exevo Grav Vita), mas eu aconselho comprar apenas Wild Growth, há até mesmo um tópico aqui na sessão de druids criado para esclarecer essa magia, e por muitos argumentos, acho uma magia útil agora. Ok ok, vejamos! Para o level 31 temos.. Explosion (Adevo Mas Hur)! Oba! Isso mesmo, aquela magia que é louca, as vezes dá quase o mesmo dano de sua SD e as vezes dá menos que sua HMM! Compre xD! Há a opção da magia Fire Wall (Adevo Mas Grav Flam), que se você acha que será útil, não perca tempo e compre. Pulando já para o level 35, temos Invisible (Utana Vid) que é muuuito boa também e vale muuuito a pena comprar!
Level 35~50
Oba! Agora você tem duas novas quests no level 35: Crusader e Noble Armor + Crown Helmet. Seria bom que você ficasse como o crusader (a não ser q você possua um Royal helmet) e vendesse os dois outro itens. Com o dinheiro q vai se acumulando, compre equips leves (afinal, mages precisam de cap para carregar as bps, etc)! O que *eu* sugiro?
~> Blue Robe
~> Demon Shield
~> Boh
~> Crown Legs
Sai caro? Sai, mas são equips que lhe acompanharão por grande parte de sua vida tibiana!
Tá, agora eu já estou fortinho(a) e quero ir caçar! Pois bem, dwarf guards novamente! :S Daqui adiante (se você ainda não tem) passe a querer uma Premium account. Faz diferença. E muita. Vale também fazer hunts com seus amigos, de DL’s e Gs’s, Dark Cathedral, até mesmo..
**Mas eu sou P.A!**
De novo, melhor para você! Cace os Scarabs, tumbas, guards, tudo que você costumava caçar antes. Ah, chame seu bloker preferido e vão caçar alguns necros, que dão Boh se você tiver sorte! Vale também, ir a florestaaAaAAa.. Tiquanda!
**ML "Adequado"**
Nossa, agora está ficando mais difícil pegar ML, não? Até o level 40 mais ou menos, seria bom você tentar deixar o ML 10 acima do seu level, mas se você não liga muito pra isso, não se preocupe e vá atrás dos leveis!
Bem, no level 36 temos Mass Healing (Exura Gran Mas Res) que é boa, por exemplo, quando você está fazendo hunt com vários amigos e percebe que vários não estão com a life full, é bom usar (procurando não acertar o monstro também, sugiro que você faça isso enquanto espera respaw, por exemplo). Se você quiser, compre também (no level 41) Energy Wall (Adevo Mas Grav Vis). Vai também de sua parte querer ou não Poison Storm (Exevo Gran Mas Pox), que é para o level 50.
Level 50~80
Olha só, quem diria! Já está level 50 e pronto para todas as novidades desse mundo aventureiro de Tíbia! Agora você não precisa mais se preocupar tanto em ml’s, passe a pegar level! Dwarf Guards como sempre, mas, uma novidade agora: PoH! Isso mesmo, aquele lugar fantástico que você ouvia seus amigos comentando! Leve runas e mais runas e divirta-se! OF também é interessante! E não esqueça de divertir-se com seus amigos nas hunts!
**Mas eu sou P.A!**
Ótimo! Assim você vai poder caçar aquilo que todos algum dia sonharam em caçar: Demons! (Além dos Behes, Hydras, DLs, GSs e tudo que lhe parecer conveniente) Quem sabe ele vai com a sua cara e lhe dá uma MPA? Basta ficar na torcida! Também vá hunts de Necros, que lhe dão uma boa experiência e um loot bom se você tiver sorte e/ou ficar bastante tempo no lugar de caça!
**P.S.:**Não esqueça de fazer as maravilhosas quests que há para esses leveis (principalmente level 60)! Faça Banshee, Bk, Necro..
**ML "Adequado"**
Bem, agora você não precisa mais se preocupar com ML, parta para os leveis!
Bem, só lhe resta uma magia para esse leveis, que é para o level 54. É aquela runa bonitinha em forma de estrelinha, a Paralyze (Adana Ani), que, novamente, vai de você, se quer comprá-la ou não.
Level 80+
Pois é, agora você se tornou um druid praticamente invencível, não há mais muita coisa a temer, por isso, dedique-se a tudo: roleplay, hunts que antes lhe pareciam perigosas, etc! Pelo menos agora, espero que você já tenha uma Premium Account, e se, ainda não tem, não perca tempo! Os lugares de caça são os mesmos: OF, PoH..
**Mas eu sou P.A!**
Tudo que tem direito! Demons, Hydras, Behes, Warlocks com os amigos e caçadas sozinho(a) de DL’s, Draggys, Gs’s, Necros enfim. Mas não esqueça-se do principal objetivo desse jogo: diversão!
**ML "Adequado"**
Agora, ML é conseqüência de Hunt! xD
Que triste, não há magias novas para esses leveis! ;_;
Artigos Interessantes!
**Vários Artigos Interessantes sobre Level Up, Caçadas, Vida de Druida, by Nightmare Elf**
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=68
**Tutorial Sobre o Uso de Wands/Rods, by Chronno**
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=70716
**Motivos para ser um Druida, by Buzinskas**
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=63977
**Tutorial De Summons, by Chronno**
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=29291
Agora, uma parte q um amigo fez (Leirbag).~
Tecnicas de Luta para Druids:
Pois bem...como sabemos,nós somos...bem...desvalorisados...por todos,ja que todos preferem Sorcerers em PvP por causa de suas
magias instantaneas...mas,estou aqui para desmentir isso.
Antes de começar o tuto,devo dar dois lembretes:
O tuto esta feito apenas para Elder Druids...aos Druids free account,substituam "Exura Sio" por "Exura Vita" e ignorem
as outras magias.Ok...vamos começar explicando as runes que você vai usar:Esta certo que não devemos tratar cada vocação como um bixo...estas são apenas as tecnicas mais utilisadas.
Sudden death runes - 325 Gps, Backpack - 6500 GpsGreat fireball runes - 180 Gps, Backpack - 3600 GpsExplosion runes - 250 Gps, Backpack - 5000 GpsHeavy magic missile runes - 125 Gps, Backpack - 2500 GpsSudden Death: Vulgarmente conhecida como "SD",esta poderosa rune surte mais efeito quando o oponente esta na vida amarela.Ultimate healing runes - 175 Gps, Backpack - 3500 Gps
Great Fireball: "GFB",é usada quando você quer atingir multipls inimigos,como em uma trap.
Explosion: "Explo ou Xpl",é uma rune poderosa,mas seus danos são variados,é melhor usada em traps ou em inimigos de lv = ou
menor.
Heavy Magic Missile: "HMM",depende do caso,particularmente,eu prefiro usar ela até o oponente estar na vida amarela para depois
usar "SDs",ou em inimigos de lv menor ao seu.Não é muito usado em guerras.
Ultimate Healing: "UH",nós,magos da natureza e da cura,somos abençoados com o poder de fazer estas maravilhosas runes.Use-a
para recuperar sua vida.
Proximo passo,as Rods:
Snakebite Rod - Poison - 1ª Free, 2ª 500 Gps.Moonlight Rod - Energy - 1000 Gps.Volcanic Rod - Fire - 5000 Gps.Quagmire Rod - Poison - 10.000 Gps.Snakebite Rod: É usada entre os lvs 7~13... não aconselho usa-la em PvP pois seu dano é entre 6~18.Tempest Rod - Energy - 15.000 Gps.
Moonlight Rod: Usada entre os lvs 13~19... também não aconselho usa-la em PvP...seu dano é entre 15~25.
Volcanic Rod: Usada entre os lvs 19~26,para mim é a melhor opção para PvP se você não possui uma Quagmire Rod.Seu dano é entre 20~37.
Quagmire Rod: Usada entre os lvs 26~33,para mim é a melhor opção(e também um dos poucos casos que você vai utilisa-la...ja que para monstros se torna inutil por ser Poison).Seu dano é entre 39~55.
Tempest Rod: Usada no lv 33+,é boa,tem opções,mas como só ataca de perto,eu prefiro a Quagmire.Seu dano é entre 60~75.
Lembrando que estes danos são variaveis...e são apenas em Players.
Ultimo passo,as magias...:
Heal Friend - 'Exura Sio "Para'Strong Haste - "Utani Gran Hur"Energy Strike - "Exori Vis"Heal Friend: Simplesmente,muito boa...enxe como "Exura Vita" usando a metade da mana...e ainda tem a possibilidade de salvar amigos.Magic Shield - "Utamo Vita"
Strong Haste: Boa,mas use com cuidado,pois não dura muito,é boa para escapadas.
Energy Strike: Haha!Quem disse que apenas Sorcerers tem magias instantaneas de ataque?Antes que me crucifiquem e digam que não presta,ja derrubei kinas 10 lvs a mais que eu com essa magia.
Magic Shield: Boa,ja que sua vida é pouca,sua mana é muita,por que não trocar?
Summon Creature: Não irei lista-la,pois vai de cada um.Boa contra pallys,ou contra apenas um inimigo.
Tudo certo até agora?Agora vamos,vocação por vocação:
Knight:
Arsenal recomendado: SDs,Explosions. Quagmire Rod.
Bem...o importante é não deixar ele encostar em você...use "Gran Hur" e corra enquanto taca runes e Quagmire Rod.
O que ele pode fazer?Tentar encostar em você,basicamente.Não se preocupe muito com as runes deles,pois o dano não é assim tão grande.
Se ele encostar?Eu recomendo dar "Gran Hur" e correr de novo,ou...
"Exori Vis",o que?Sim...ele vai estar encostado,troque para Tempest Rod,e mande ver nos "Vis"...
Eu,lv 36,venci um lv 47 apenas fazendo isso,virei para ele,começei a dar "Vis" e Tempest Rod.Assim que ele chegou no amarelo,eu taquei 1 SD e empurrei ele,ele errou a UH e morreu.
Claro...isto apenas em um combate contra UM inimigo.
Summons?Bem...apenas em lugares estreitos...se for para escapar,sumone Orc Leader,pois ele te dará o tempo de escapar.
Caso seja para trapar,Sumone DS.
Paladin:
Arsenal Recomendado: O mesmo de Knights,apenas troque a Quagmire Rod pela Tempest Rod.
Este é ao contrario...ele vai querer ficar longe de você...sua missão,encoste nele.
"Gran Hur",Tempest Rod em mãos,encoste nele,deixe na opção de seguir o alvo,e se concentre em tacar runes.
Mana Shield?Apenas se o Pally estiver com SDs e tirar 200+,senão eu recomendo ficar apenas nas UHs e nos "Sio".
Summons?Se não for em um lugar aberto d+,sumone "Monk".Dois Monks farão o trabalho sujo.
Sorcerers:
Arsenal Recomendado: SDs,SEMPRE!Rod?Tanto faz...Quagmire é melhor na minha opinião.
Estes aqui são bons...para eles,eu recomendo cautela.
Caso eles estejam com SDs,fique com Utamo Vita.Se for lv 60+?Fique longe!Bem longe!Caso ele começe a usar muitas "ManaFluids",pode se preparar porque ele esta carregando uma UE!
Mana Shield altamente recomendado!
"Gran Hur"?Claro!Não deixe ele saber para onde você vai,engane-o correndo em circulos.Caso ele sumone?SD no summon!
Summons?Nah...
Druids:
Arsenal Recomendado: O mesmo de Sorcerers.
Magos da cura...sem a "Toda Poderosa UE",porem,não os subestime...
Basicamente,lute como se fosse um Sorcerer.
Se ele for Elder,vá nele 1° pois ele pode ser o "Healer" do grupo.
Muitos inimigos contra vc sosinho:
Arsenal Recomendado: "GFBs" "SDs",Rod?Tanto faz...não são muito bons.
GFB,sempre!Spam e Spam de GFB...na verdade,se são varios inimigos,GFB explodindo na tela mais os danos subindo podem causar "Lags" para certas pessoas...aproveite-se disso e spammeie!
SD no 1° que for pro amarelo.Mana Shield? Depende.
Se são varios magos usando SD,sim.Se são apenas Knights e não tiver SDs.Não é necessario,fica a seu critério.
War:
Arsenal Recomendado: SDs e mais SDs!
Cuidado,jovens magos...nós somos os principais alvos em uma guerra...
Mana Shield?Sim! Gran Hur? Sim! Summon? Nah...
Porem...nós temos uma vantagem em Wars que os "AllMight Sorcerers" não possuem...
"Exura Sio!" Nós podemos salvar vidas assim! E afinal...os "AllMight Sorcerers" não vão usar magias instantaneas em uma War...UE principalmente...
Bem...é só isso por hoje...obrigado por terem paciência para lerem isso
Créditos:
Nightmare Elf.(Afinal,ele me deu inspiração...e eu não quero competir com ele,afinal,eu apenas mudei para 7.6)
Obrigado mais uma vez.
Flw
Yours Thortlass-Beouve
Bem, é isso.
Por favor, procurem opinar para corrigir e acrescentar as coisas que faltam!![]()
Espero que gostem!
Mandy~~:rolleyes:
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Pois então, pegue level 3 (ou 4, se você tiver paciência) aí. De brinde, vai conseguir um bom dinheiro matando os ratinhos e vendendo seus corpinhos. A partir de agora, uma rope é simplesmente i-n-d-i-s-p-e-n-s-á-v-e-l. Depois, hohoho, fun! Isso mesmo: vá para o outro lado da ilha, aquele que só quem tem mais que level 2 consegue passar. Mate trolls, orcs, enfim, tudo q você ver pela frente! Faça as quests q você acha q pode fazer. Há várias caves desse lado da ilha q são muito boas para fazer experiência. Procure fazer a quest da carlin sword. Se você tiver sorte, alguns rookers poderão lhe ajudar!
Depois de feita a quest, guarde a carlin sword, mais tarde ela poderá ser útil.
e para os Free Accounts, vai de cada um, poderão comprar Energy Field. Para o level 20, temos Ultimate Healing (Exura Vita) que é indispensável! Compre! E no level 23, se você gosta de se divertir, há o Creature Illusion (Utevo Res Ina "Nome do Monstro"), que você se transforma em certos monstros do Tibia. Ah, também há a Great Fireball Rune (Adori Gran Flam), que seria interessante se você gosta de lucrar, além de ser muito boa para vários tipos de hunts.