E aí, turminha! Dando continuidade aos artigos mensais que dão dicas para iniciantes, desta vez abordaremos um assunto que discretamente tem se tornado um dos grandes vilões das fakes: a história.
Não podemos negar que um dos grandes motivos das fakes de iniciantes serem "ruins" está diretamente relacionado à dificuldade que estes têm de inovar no quesito história. É bastante comum um enredo sem lógica ou muitas vezes fraco e que não transmite uma boa harmonia de fatos que propiciam uma boa leitura.
Se você é iniciante com fakes ou já tem algum tempo na estrada e ainda tem dificuldades com a história de seus trabalhos, sugiro que, em um momento calmo e com inspiração e ânimo leia este tópico, pois não vou negar: terá bastante texto, entretanto será recompensador, acredite.
Um pequeno pré-requisito:
Dica do Mês - Planejamento de uma Fake
Como estou fazendo dicas mensais, isso meio que se torna uma bola de neve, logo, sugiro que leia o tópico para aumentar seu entendimento.
A primeira coisa a se fazer, quando nos referimos à criação de uma história, é pensar. Não adianta, sem pensar, você não consegue bolar uma história. A ideia-chave (lá do tópico do planejamento, lembra?), pode surgir a qualquer momento, de fato, mas só com ela não se faz uma fake. Você precisará dela como uma base. A partir dessa base, você terá de pensar para bolar um enredo. Apenas para que não hajam dúvidas:
O enredo que você criará fará parte do seu planejamento. Nele, você irá rabiscar o que acontecerá para, após algumas leituras e interpretações, modificar ou dar continuidade a tal.Enredo é o encadeado de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador.
Roteiros (de ficção) contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal.
Lentamente, ao fazer esse tipo de planejamento, você está construindo seu enredo. A principais dicas nessa etapa que posso fornecer são:
Com o roteiro pronto, você terá o relato de todos os acontecimentos da sua história. É importante você saber o que acontece porque a partir desse conhecimento, surgem duas opções:Pensar
Será inevitável em todo instante. Você precisa raciocinar para uma autocrítica consistente e eficaz, tornando seu enredo e história rígidos e ao mesmo tempo leves para ler.
Imaginar
A imaginação está diretamente ligada ao raciocínio. Porém, o que eu quero expressar é a libertação da sua mente para transformar o escrito em realidade sem trabalho. EU pelo menos, ao estipular um roteiro, imagino a cena mentalmente (e não precisa ser em forma de fake não, pode ser do jeito que você quiser). Lutas, conversas, drama, comédia tudo é imaginado e depois analisado para ver se fica legal na fake. Você precisa, basicamente, viver a história. Sinta ela, vibre com ela. Imagine-se nela. Claro, não esqueça que é apenas imaginação. Não vai sair por aí tentando dar Kame-hame-ha que não funciona, ok? Se bem que todo mundo já tentou uma vez que eu sei. :o
Análise Autocrítica
O nome é um pouco sugestivo, mas vamos lá. O que essa etapa exige de você é o mais puro bom senso. É, bom senso. Feito os dois passos anteriores, está na hora de ser um crítico impiedoso. Ao ter certeza de que sua fake terá tal enredo, analise-a com rigor. Faça para você mesmo as seguintes perguntas:
1. É possível transformar isso em fake?
2. Essa transformação terá sentido?
3. A fake tem uma história bem desenvolvida?
4. A ordem cronológica dos fatos ocorre numa velocidade ideal?
5. A transmissão de ideias está compreensível?
6. O roteiro torna-se repetitivo ao longo do trabalho?
7. Existe contradição na história?
Não há como falhar. Se você ler seu roteiro e questionar a si próprio com essas perguntas, a chance de você cometer erros bobos na história será bastante reduzido. Entretanto, essa chance só se concretiza a partir do momento que você é justo consigo mesmo.
Se você está inseguro dessa auto avaliação, peça ajuda a algum faker. Peça para ele ler o roteiro e dizer o que acha. Duas cabeças pensam melhor que uma.
Reconsiderar
Se você acha que não há motivos de mudança no roteiro, pode passar adiante. Agora, caso você tenha feito a análise e a história pecou em algum ponto. Você deve achar o problema primeiro, depois disso, veja as resoluções abaixo de acordo com a ordem dos problemas no tópico acima.
1. Veja com cuidado o que você quer fazer na fake. As vezes, cenas muito complexas, principalmente para o nível iniciante, acabam não tendo sucesso devido a dificuldade.
Outro ponto importante é: isso é uma fake de Tibia. O nome já diz que é algo "falso", mas existem limites para o aceitável. Cuidado, pois dependendo das mudanças será fake de outro jogo. :triste:
2. Pergunta referente a mudança na questão 1.
3. Basicamente, início, meio e fim. Cada um com suas características: introdução/apresentação, exploração/abordagem de fatos e suas consequências, conclusão. Certifique-se que todos estejam ligados.
4. Lembre-se que uma história boa é aquela que se passa no tempo certo: não é lenta para avançar e desbravar mistérios assim como não é rápida ao ponto de acabar nos próximos quadros.
5. Semelhante à questão 4. Não se preocupe se você tiver de fazer 50 quadros de conversa para a história ficar legal. Faça. Embora o pessoal goste de ação, seria um pouco ilógico apenas lutas. Toda fake que se preze precisa ter uma história e, mais que isso, transmitir ao leitor isso de forma clara.
6. A história chega a um ponto onde não é possível inovar. Geralmente ela começa a abordar coisas que já aconteceram e, aos poucos, cansa a leitura. As vezes, não é necessário uma repetição direta, mas muitos fatos semelhantes acabam gerando desconforto.
7. A contradição, se bem usada, é uma obra prima para qualquer trabalho. E se o vilão fosse o bonzinho? Se o policial fosse na verdade do tráfico? Sabe, são contradições, mas que fazem sentido dependendo da história. Agora, o que muitos acabam cometendo nesse quesito é absurdo. Exemplos clássicos como o vilão super poderoso que morre com 1, veja bem, 1 hit sugando toda a vida dele por um cara que apanhou a fake inteira. Isso é contraditório.
O vilão não era poderoso? Então como ele morreu? O herói era um Troll e se disfarçava de fraco, né? Contra outra. :o
As deers são imortais e vão dominar o mundo. Tá bom, tá bom. Você vai dar um jeitinho de matar elas no final que eu sei.
A guerra vai destruir toda a cidade e não sobrará nada. Beleza, no outro dia já tem uma outra cidade.
Sabe, são coisas assim que estragam a fake. Claro, você até pode fazer isso, mas como disse, tem que saber contradizer a lógica de forma estratégica e, como muitos estão começando, não tem ideia de como fazer isso.
Revisar
A parte final e mais importante. Quando terminar todas modificações, revise o texto e procure por erros novamente. É, você está fazendo um puta de um scan anti-críticas desmoralizantes. Se sua revisão estiver pronta, você automaticamente assina um contrato dizendo que esse é o roteiro da sua fake. Parabéns o processo de construção do roteiro está pronto! 8D
Durante a construção da fake, você pode adaptar um pouco a história, melhorando o enredo.
OU
Você tem uma base para seguir que lhe previne de cometer um erro no desenrolar da história.
Já que o planejamento inicial serviu como alicerce para o roteiro, falta apenas alguns detalhes específicos e importantes da história que veremos adiante. Sigam-me os bons.
Certo, já chegamos a um bom nível de conhecimento pelo menos nessa área. Por esse motivo que, exclusivamente nesta parte do tutorial, vou deixar duas opções para vocês criarem a história ideal, mas não se preocupe: explicarei os dois métodos.
Como você viu no quadro, a opção A é que trabalhamos até aqui, embora em certas partes superficialmente.
Por sua vez, a opção B engloba um método de construção da parte "escrita" da fake, onde a história já está pronta e cria o roteiro para fins de organização.
Os métodos estão certos?
Sim, ambos estão. Encare isso como uma equação matemática. Por exemplo, digamos que a opção A é 1x2 e, por sua vez, a opção B é 2x1. A diferença está na forma como aplicamos ela.
E então, como é essa diferença?OPÇÃO A
Na opção A, o faker está tentando criar uma história a partir do seu planejamento inicial e seu desenvolvimento posterior: o roteiro. Conclui-se então que esse método pode ser usado para criar uma história quando o usuário não tem ideias o suficiente para um conto em fake.
OPÇÃO B
Entretanto, a opção B, já filtra os usuários com dificuldades na criação da história. Este método agrupa os fakers que ao pensarem em uma ideia-chave já extraem o máximo de situações e interrelaciona-as entre si. O ponto final seria a construção do roteiro, ou seja, organizar a história criada a partir de ideias.
Certo, agora que já sabemos as diferenças entre ambos os estilos e de como proceder com a criação de ambos, essa parte vai trabalhar com aquilo que, não importa o método, toda a história deve ter.
1. APRESENTAÇÃO
A primeira parte da história deve focar na exibição dos fatos, personagens, ambiente e situação ao leitor. Essa é muitas vezes uma das partes mais chatas de se ler talvez por muitas precisar de um grande espaço, em quadros, com histórias e falas. Via de regra é assim mesmo. Você pode, sem problema algum, tomar a liberdade de inserir outras formas de apresentação como uma luta logo de cara, mas não foque nisso, ou melhor, apenas nisso. Ficará sem lógica.
Sua apresentação deve mostrar o ambiente em que se passará a fake (normal, futurístico, apocalíptico etc) - e se for algo fora do padrão, os fatos que a deixaram assim (mas isso pode ser explicado ao longo da história para dar suspense, fica a seu critério).
Além da ambientalização, a situação que compromete a história. Qual é o clima do conto? Guerras, aventuras, humor? E isso que você precisa transmitir ao leitor, mas subliminarmente. Apresente situações com os personagens que deixem subentendido.
E por fim, você precisa exibir quem será o protagonista, não? Apresente os personagens e já mostre a função de cada um, fazendo com que o leitor entenda a relação existente com tudo.
Vale lembrar que não é regra o que eu falei aqui, tudo bem? Você está livre para improvisar o quanto quiser, apenas tenha o bom senso de dar nexo as coisas. O problema de trabalhar com este tema, como tutorial, são as diversas formas de pensamento que tanto você como eu vamos achar para a mesma situação, deixando o assunto bastante volátil.
2. SEQUÊNCIA:
Já realizada a primeira etapa, a segunda consiste em estabelecer uma continuidade. E não se engane, é a parte mais difícil, pois além de precisar ter nexo com a apresentação, exige fatos e situações novas para se apresentarem a fim de que a história não torne-se monótona e tem de preparar o terreno para o final.
Não se assuste, embora seja a maior parte da história, as vezes, depois que consegue realizar o começo, ela engrena de vez. Só que, como já disse, você precisa pensar bastante em como se dará a sequência. Perceba que você criará mais fatos, situações e até ambientalizações, porque a história está se desenvolvendo, evoluindo para um final. Lembre-se disso.
É importante lembrar que você pode, depois da apresentação inicial, utilizar alguns recursos iniciais aqui, ou seja, inserir novos personagens -importantes.
3. FINAL:
Eis a parte em que tudo apresentado irá se relacionar e fazer sentido para o leitor. Se foi uma fake de aventura, mistérios poderão se encaixar; se for guerra, surpresas do confronto; e assim por diante.
O final, entretanto, não deve ser visto como: "ufa, estou acabando, vou por qualquer coisa aqui irairiari somalandro". Não, não faça. Você estaria estragando sua história por um motivo besta. Pense em algo bacana, talvez uma mensagem por trás de tudo, um suspense, um mistério que fica no ar, pense, pense e pense. O fim é para fechar com chave de ouro.
4. CARACTERIZAÇÃO DOS PERSONAGENS:
Uma das pouquíssimas coisas que o pessoal faz nas suas fakes é atribuir personalidades aos personagem. Desculpe o pleonasmo, mas é isso mesmo. É como subir para cima; descer para baixo.
Personalidade -> Personagem
Sacou o esquema?
Vou dar um exemplo clássico: Crowley como vilão. Nada contra você fazer isso, faça, mas você já parou pra pensar: e se ele não fosse o vilão que todos falam? Viu, já dá até uma boa ideia de história, mas não é isso que quero. Gostaria que refletisse na personalidade de todos os fakers aqui. Se parar para pensar, duvido, mas eu duvido que se você observar bem, não consegue achar um personagem para cada uma das características abaixo:
Mas o ponto chave disso tudo é que você não precisa seguir os meme's. A fake é sua. A história é sua. Os personagens são seus! Por isso que é importante fazer uma boa ambientalização e explicar a situação. Assim, caso um troll chegue e diga:Nerd
Nerd Tetudo
Malandrão
Pseudotransão
Exibido
Extrovertido/Engraçado/Brincalhão
Sério
Irritado
Mercenário
Chorão
Calculista
Vidente (+óbvio)
Azarado
Sortudo
Tímido
Troll
Se quiser postar no tópico quem você acha que é quem, a vontade. rs
-Mas o Crowley é vilão!
Aí você terá um bom argumento para explicar o porquê disso. Logo, dê as características ao seu gosto para que se encaixem perfeitamente na história.
5. SUSPENSE:
Fator fundamental em todos os tipos de fake é a inserção do suspense. Este, nada mais é do que deixar o leitor com um gosto de querer ler mais seu trabalho, adicionar e aumentar sua curiosidade. É importante que você tenha consciência de que suspense é sinônimo de terror ou serial killer (cuidado).
Essa técnica é bem aplicada para apresentar o vilão em um momento mais propício, uma situação de humor (como nas tirinhas de Tenso -por exemplo-), mistérios ao longo de uma quest etc. São inúmeras as situações que o recurso pode ser utilizado, basta saber usar. Infelizmente, não tem uma fórmula mágica exata. Você terá de usar o bom senso com uma boa análise autocrítica.
Com certeza, esta parte do tutorial será bem útil. Frequentemente, vemos novatos cometendo o erro na elaboração e no seu posterior desenvolvimento da história. Muitas vezes, para não dizer a totalidade, está diretamente ligado à fake com enredo batido, visto várias vezes, enfim, clichê.
Melhor do que ficar explicando como evitar isso, vamos exemplificar:
Certo, se você tem um pouco de cultura otaku perceberá que todos aí são personagens do anime Naruto (escolhi esse porque é bem popular e eu assisto, logo, posso avaliar com melhor precisão). Agora, sabe por que escolhi eles? Todos tem algo em comum: pai, mãe e/ou família mortos pela guerra direta e indiretamente.
Teoricamente, cada personagem tem sua história e o motivo da morte de seus parentes. Entretanto, na prática, você acaba vendo que a história fica um pouco batida, mesmo ela sendo MUITO trabalhada (santos flashbacks, Batman), como notamos ao assistir a um episódio.
p.s.: Desculpe o spoil. rs
Certo, agora o que isso tem a ver com o Mundo Fake? Tudo. Os novatos e até os mais experientes, às vezes acabam se levando pelos animes/cartoons e repetem as mesmas falhas ou, por já ser algo conhecido e eles repetirem, seus trabalhos são tachados de clichê.
Citarei exemplos clássicos de clichês do MF:
- Deer domal;
- Deer dobem;
- Deer neutra;
- Deer PK;
- Deer estilo Serial Killer;
- Deer genocida;
- Deer apocaliptica;
- Deer safadona;
- Deer fantasma;
- Deer vilã da história;
- Deer invencível;
- Super Deer;
- 99999999999999999999999999999999999999999999999999 9 de Hit;
- Hit superdevastador;
- 1 Hit que mata tudo e todos, explode uma área gigantesca, mas os protagonistas saem vivos e sem nenhum dano aparente;
- Crowley como vilão principal da fake;
- Vilão da fake é imbatível. O herói apanha a fake inteira, mas no final derrota com 1~2 hit apenas;
- Pais do protagonista assassinados;
- Protagonista domina todos os elementos;
- "Hey, tá de bobera? Bora fazer umas quests kkk";
- Uma fake de apresentação em que você lê a placa: Mundo Fake.
Todos esses e vários outros que existem por aí são fatos clichês que você encontra em várias fakes. O problema, repito, não está em usá-los como base, mas na justificativa em si.
Entenda que não estou vetando ninguém de usar esses temas. Apenas alerto que são bem populares e por isso necessitam de uma boa argumentação para que o leitor certifique-se de que está lendo uma fake consistente e inovadora.
Ótimo. Esta parte será bem interessante e sugiro que você preste atenção. Nas próximas linhas, irei listar vários meios e obras de aprimorar sua imaginação e, consequentemente, inventar histórias legais de se ler.
Dentre os meios possíveis estão hábitos comuns de muitos aqui: assistir a filmes, seriados e animes, ler livros, mangás e revistas etc.
E, para dar uma impulsionada, seguem abaixo vários filmes, seriados e animes que possuem uma boa história e servem, sem dúvida alguma, de inspiração para possíveis temas de fakes:
FILMES:
À Espera de um Milagre - Frank Darabont
A.I. Intelgência Artificial - Steven Spielberg
À procura dla Felicidade - Gabriele Muccino
Avatar - James Cameroon
Clube da Luta - David Fincher
Coração Valente - Mel Gibson
Efeito Borboleta - Eric Bress
Exterminador do Futuro - James Cameroon
Guerra dos Mundos - Steven Spielberg
Harry Potter - Chris Columbus
Matrix - irmãos Wachowski
Menina de Ouro - Clint Eastwood
Onze Homens e um Segredo - Steven Soderbergh
O Homem Bicentenário - Chris Columbus
O Patriota - Roland Emmerich
O Poderoso Chefão - Francis Ford
O Senhor dos Anéis - Peter Jackson
O Senhor das Armas - Andrew Niccol
O Show de Truman: O Show da Vida - Peter Weir
O Vidente - Lee Tamahori
Piratas do Caribe - Gore Verbinski
Prenda-me se for Capaz - Steven Spielberg
Sociedade dos Poetas Mortos - Peter Weir
Uma Mente Brilhante - Ron Howard
ANIMES/MANGÁS:
Bleach
Death Note
Dragon Ball
Fairy Tail
K. H. REBORN
Naruto
One Piece
LIVROS:
A Divina Comédia - Dante Alighieri*
*Obs: edição "Recontar Juvenil" ou "Reviver", direcionada a jovens. A obra original pode enlouquecer leitores inexperientes
O Hobbit/O Senhor dos Anéis/O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
Metro 2033 - Dmitry Glukhovsky
Noite na Taverna - Álvares de Azevedo*
*Alerta de "cenas" chocantes*
A Bíblia Sagrada*
*Essa não tem desculpa, qualquer lugar dá pra encontrar, e é entupida de diversas histórias interessantes, quer você seja cristão, ateu ou mesmo satanista.
As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica - Carmen Seganfredo
O Simarillion / O Hobbit /O Senhor dos Anéis - J.R.R Tolkien
As Crônicas de Nárnia - C.S Lewis
Fronteiras do Universo - Phillip Pulman
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
A Torre Negra - Stephen King
Obviamente faltam bastante filmes, animes e mangás na lista. Porém, nem tudo é mamão com açúcar né, champz. Na lista tem vários filmes úteis dentro do contexto do tópico, mas nada impede que outros filmes não sejam tão bons quanto. O mesmo vale para os animes e mangás.
Livros também são uma boa alternativa também, mas não citei nenhum porque nunca cheguei a ler um livro decente além dos requisitados pelo colégio (porque livros são tratados como materiais do satã aqui em casa, aí é meio difícil pedir algo rs). Entretanto, para aqueles que estão dispostos a pagar por um bom material de leitura, sugiro que pesquisem aqui e acharão facilmente algum do seu agrado.
Sim, vamos lá.E aí, tio. Eu denovo com as minhas dúvidas, tá ligado?
Bom, nesse caso, o mais indicado a se fazer é descansar a mente e, em um momento oportuno, pensar, pensar e pensar até vir algo na mente e você planejar algo legal.Se eu ver todos os filmes, fizer tudo que foi indicado e não vir nenhuma ideia para eu fazer uma fake?
Calma, amiguinho. É aceitável sim que seu trabalho seja criticado. Pois, infelizmente, é como falei no início do tópico: este tipo de tutorial não está mais para exatas que humanas, pois não há uma fórmula para se fazer corretamente. Por exemplo, um tutorial de alinhamento é só você saber quantos pixels alinhar em tal direção, aqui não é bem assim. O que eu posso te alertar é que você deve ver onde deixou a desejar nos posts dos usuários mais experientes e tentar melhorar no quesito, seja relendo o tutorial ou tirando dúvidas com alguém disposto a ajudar.Segui todos seus passos, mas fui arduamente criticado no fórum. Vou te processar. ò__ó
Cresça. E tenha a decência de pelo menos fazer um flood eficiente digno de escapar de alertas, filha da puta.Nem li esse tópico gigante aí cheio de texto. Só passei aqui pra floodar. RERERE SOUMALPRACARALHO!!1![]()
Claro. Na verdade, não existe lugar onde não se possa tirar uma ideia, exceto no caixão né. rsExiste outra maneira de tirar boas ideias para as histórias?
Tudo dependerá de você e do momento que você está. Sem mistérios.
Não.Jogo Tibia e mato dragão. Quer ficar comigo?
Bom, então é isso, galera. Espero sinceramente que essas dicas do tópico tenham sido de alguma forma úteis e ajudado no desenvolvimento e aprimoramento, de quem sabe, sua história. 8D
Infelizmente, não tem picolé pra quem leu tudo, mas gostaria de agradecer novamente pela atenção dedicada ao tópico e próximo mês tem mais. Não se preocupem, sairemos desse repertório de tópicos com vários textos. Próxima dica será com bastante imagens, pois falaremos de Layouts.
http://thegameguitarist.weebly.com - Inspiração para a Skin do Tutorial.
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