Olá, galerinha do Mundo Fake. Começo hoje uma série de mini tutoriais ou pequenas dicas, como preferirem, para ajudar quem está começando a fakear. Sabemos que todo faker iniciante tem suas dificuldades e nada melhor do que construir uma base para que este consiga evoluir aqui dentro. Portanto, como o nome sugere, todo mês estarei postando aqui dicas fáceis e essenciais para os newcomers.
Neste mês, vou abordar o planejamento da fake, assunto este que muitos não sabem trabalhar bem ou nem tem ideia do quão útil pode ser adotar esse método. Sem muita enrolação, hora de por a mão na massa.
Sem sombra de dúvida, quando você produz uma fake de Tibia -assim como qualquer outra coisa- ela procede de uma "ideia-chave". Por exemplo, você decidiu utilizar uma tema que envolve guerras e violência no seu trabalho. A sua ideia-chave pode ter surgido após você ver um filme (ou algo do gênero) com essa temática. As causas que originam essa ideia são inúmeras, mas o ponto que quero chegar é: você não consegue fazer uma fake sem ter uma referência inicial.
O grande problema, entretanto. É ser fiel à referência. Quem já tem experiência consegue fazer sem problema algum, mas iniciantes, acabam se perdendo no próprio roteiro, cometendo erros como ser repetitivo, uma história que não avança ou se passa rápido demais, não mostra fatos importantes, deixa de lado o enredo e foca em piadas ou algo sem sentido etc. Tudo isso poderia ser evitado com duas soluções: um planejamento antes de começar e uma revisão após o término do trabalho.
O planejamento consiste em você estabelecer um roteiro para seguir e não improvisar a medida que faz um quadro na fake. Claro, em um nível avançado, tudo bem: você pode improvisar, mas vamos tentar esse método. A chance de pecar na história é bastante reduzida. Você só precisa fazer um bom enredo e claro, uma boa história. :o
Independente de você fazer cenários fodas, efeitos maravilhosos e alinhar tudo milimetricamente, sem uma boa história, 75%+ dos leitores vão parar no meio do caminho ou se chegarem ao final estarão indignados por terem perdido tempo lendo uma fake mal trabalhada. Quer um exemplo? Matrix. Cheio dos efeitos fodásticos e revolucionários, mas um final escroto (na minha opinião e de muitos).
Portanto, vamos aprender a fazer um bom planejamento para as fakes.
Como dito anteriormente, você precisa de uma ideia, uma referência para começar a fazer uma fake. Ler livros, mangás, notícias, assistir filmes, animes, cartoons, seriados, entre outras coisas proporcionam a todo instante ideias para criar uma fake. Agora, cada um optará por uma abordagem que corresponda ao seu estilo. Em dado momento surgirá aquela "luz" para transformar essa escolha numa fake.
Vou dar como exemplo o filme O Poderoso Chefão (The Godfather). Eu posso muito achar legal o enredo que ilustra a máfia e decidir então representá-lo. Todavia, você pode não simpatizar com a ideia e, aãh... sei lá, com um fato que ocorreu com você no Tibia servir de base para a criação de uma história referente a tal. Portanto, é como eu disse: são escolhas muito pessoais e que não tem métodos para ensinar, pois, digamos assim, vai um pouco do instinto individual de cada pessoa.
Paralelo a isso, suponhamos que você já teve a ideia-chave e ela narra a história de jovens que foram fazer uma quest e se depararam com a força do mal das deers. (Tema bem clichê e proposital)
Beleza. Agora, aposto que você adotou esse tema porque é algo bem comum aqui. E, empolgado já vai sair fakeando feito um doido, para postar o quanto antes né? :riso::riso::riso:
nada importante e escondido rs
Então você é um vacilão, porra. Vou te dizer como isso vai acabar: você será facilmente alvo de críticas dizendo que sua história não está nada original, você vai ficar triste e acontecerá uma das quatro opções abaixo:
1. Você vai ficar triste e parar de fakear.
2. Você vai ficar triste e cancelará a série.
3. Você vai ficar triste, mas como você é brasileiro e não desiste nunca vai continuar com a série e com esse estilo errado de fakear.
4. Você vai ficar triste, mas seguirá meus conselhos e subirá na vida, ganhando muita grana e mulheres.
Provavelmente, você optará pela opção 1,2 ou 3. Entretanto, se seguir a 4, infelizmente, era uma piada o lance da grana e das mulheres, mas parabéns: você fez a escolha certa rs. Sabe por que?
Escolher temas para uma fake é fácil. O problema muitas vezes encontrado é de ser original. Pense que não seria nada legal você ter o trabalho de montar uma fake e depois ser taxado de copião. Seria bastante chato, não acha? É por isso que devemos desenvolver nossa própria história. Pode ser difícil criar um estilo próprio no início, mas depois fica fácil. É só questão de prática. Lembre-se disso:
"Um tema pode ser clichê, mas a história nunca é a menos que você queira."
Para ajudar quem está começando, nas linhas abaixo, vou mostrar o método que utilizo para o planejamento da fake. Para ficar fácil, vou usar uma fake minha recente: O Natal do Mundo Fake 2: O sequestro do gordão (aí caso você queira acompanhar para ver a transição "papel-quadro", fique a vontade. Só peço que não poste, Natal já acabou há séculos. :c)
A etapa inicial de um planejamento consiste em achar uma ideia-chave, uma referência, enfim, uma luz que lhe inspire a fakear. Nesse caso:
O próximo passo, é bastante semelhante. Seria uma continuação do anterior:Ideia-chave = Como será o Natal no Mundo Fake?
Basicamente, a fake tratará de exibir ao leitor o que está se passando no Natal no Mundo Fake. Entretanto, a partir dessa ideia-chave, podemos tirar ideias secundárias que podem nos servir para a construção do enredo. Por exemplo: mostrar o Natal de cada faker; utilizar a comédia para retratar; atribuir personalidades específicas.
Feito isso. Comece a juntar as peças desse quebra-cabeça. Você tem toda a base essencial. Agora, você precisa trabalhar o roteiro. A forma mais fácil de fazer isso, é elaborar uma sinopse de sua obra.Ideias secundárias = Natal de cada faker; usar a comédia; atribuir personalidades específicas
Essa segunda parte, já irá enriquecer o roteiro. As ideias secundárias são apenas ideias que surgem após você bolar a sua história. A dica que dou, é sempre anotá-las. Pois, mais cedo ou mais tarde, você poderá usá-las na fake. Pegue um papel e rascunhe essas ideias. Anote-as e depois olhe-as para pensar e mais coisa e anotar mais coisa ainda.
No nosso caso, na minha fake, o sumário ficou fácil por causa do título (mas isso é outra história, imagine que não tenha aquele título lá, ok?). Basicamente, se eu fosse resumir a obra, ela seria assim:Um sumário, por vezes chamado sinopse , é uma versão encurtada de um texto original. O principal propósito de tal uma simplificação é entender os principais pontos do texto original, filme ou evento, que usualmente são extensos, e portanto uma pessoa pode adquirir a essência da fonte em um período muito menor de tempo.
Adaptado de Wikipédia
O passo mais importante: enumerar em uma ordem cronológica os fatos que acontecerão.Sumário = Resumo da sua fake = facilita o entendimento/criação/abordagem da mesma!
Em mais um Natal no Mundo Fake, as coisas andavam no conforme até que, em seu programa de televisão, Limon Matador percebe que sua audiência andava baixa e seus entrevistados haviam sumido: alguma coisa de errada havia acontecido. Chefe do trabalho do Limon, Produtor, ordena que ele reuna um grupo de fakers para sair em busca de informações sobre o ocorrido. Aliados à Limon, estão Fred, Diferentaum e CJean. Os 4 amigos começam então uma engraçada aventura onde enfrentam situações inusitadas e bastante ousadas a medida que avançam em sua jornada.
Tudo que tem um pouco de enrolação, mas já podemos observar que a fake terá 4 protagonistas, um enredo focado na aventura e comédia com um pouco de suspense. Somado ao que já vimos antes, devemos solidificar o roteiro, ou seja, adicionar as situações que ocorrerão do início ao fim da trama.
A melhor dica que posso dar para você é tratar as cenas como capítulos de livros. Pense nos fatos que ocorrerão e estipule a hora certa de mudar a cena na fake para que não sature o leitor com o mesmo personagem ou a própria cena.Roteiro = Dividir acontecimentos em tópicos
O jeito mais fácil de enriquecer o roteiro é dividir as ações que acontecerão em tópicos.
Para facilitar a explicação, observe o esquema que eu fiz abaixo:
NOTAS:
- O esquema só exibe até a cena 3. É desnecessário fazer com todo o resto da fake, pois é basicamente o mesmo estilo: palavras-chaves para designar situações.
- Se quiser acompanhar na fake, a cena 1 começa na apresentação do Limon para o público. A cena 2, aborda os problemas da transmissão, com o sumiço dos fakers. Por fim, a cena 3, o momento em que o Limon sai da produtora.
A cena acaba com o Limon e o Diferetaum voltando para o ponto de encontro.
- Vale lembrar que não tem número exato de tópicos por cena, afinal, a história é sua. Só estou mostrando um número legal de tópicos em relação aos de quadro usados na fake, sem esquecer dos acontecimentos ocorridos.
É importante também fazer uma balança do que é mais importante para uma situação: humor, suspense, ação ou drama? Avalie a cena e pense qual estilo se encaixa melhor. Não custa nada, mas você pode fazer uma flechinha no seu rascunho dizendo que é pra por humor ou drama. Fica a seu critério.
Lembre-se que quanto maior sua organização, melhor para revisar o texto. Não, quando falo texto, não é uma dissertação argumentativa sobre seu trabalho. São tópicos mesmo. Quando achar que é a hora certa de acabar a fake e que está pronto pra fazer em formato de fake, pare. Respire fundo, descanse um pouco. E dê uma revisada final. Veja o que pode melhorar e o que deve ser corrigido. Simule novas situações. Questione-se se certa mudança não seria melhor. Seja severo como crítico. Tenha bom senso. Mude o que for necessário e então prepare-se para fakear, pois seu planejamento está praticamente acabado.
Com o roteiro pronto, você tem a sua fake no papel. Porém, no Mundo Fake, não é assim que vemos as fakes. Portanto, você precisa passá-las para o estilo tibiano usando todas os padrões que existem e blablablá.
No entanto, ao invés de fakear contando com a sorte sem ter nenhuma base, você irá trabalhar de acordo com o roteiro. Inicialmente, é bom seguir a risca, mas algumas cenas, contudo, você pode muito bem mudá-las totalmente, pois na hora de fakear, certas situações não se encaixam bem nos quadros e você acaba tendo que fazer uma mudança. Vale lembrar que elas não precisam ser drásticas, mas o suficiente para se adaptarem ao contexto geral da história.
Para quem já é mais experiente. As vezes, seguir um roteiro torna-se complicado, pois a mente está explodindo de ideias. São tantas que as vezes fugimos do roteiro e adicionamos coisas novas na base do improviso. É errado fazer isso? Não, pelo contrário, é muito bom. E, se você já tem uma base, pode muito bem comparar qual a melhor.
Na minha fake, cansei de mudar várias situações. Uma delas foi o próprio vilão. Para ser sincero, a ideia inicial era forjar um sequestro falso apenas para o Papai Noel desaparecer (sim, ele mesmo teria inventado a história), pois este havia se cansado da sua vida monótona. Porém, a medida que a história se desenrolava, percebi que uma mudança poderia vir a calhar. Felizmente, fiz a escolha certa e o final se encaixou perfeitamente. Mas claro, se estivesse improvisando provavelmente teria escolhido o primeiro final e ficaria uma bosta. :o
Aí está mais um motivo para se planejar bem uma fake. Além da base para desenvolvimento, a comparação.
Obrigado ninguém é a nada, mas seria bom pelos motivos já explicados.É obrigatório fazer um planejamento?
Depende de cada pessoa. Eu tenho facilidade para inventar histórias. De repente, se você não tiver, pode demorar um pouco, mas não se preocupe, o planejamento não precisa ser feito apenas escrevendo. A escrita é mais como um método para gravar as coisas. Você pode fazer mentalmente né, champz. Sei lá, quando estiver no banheiro filosofando no troninho, quando estiver vegetando nos pensamentos, você pode digitar no bloco de notas também...Demora muito tempo bolar um planejamento? Sabe... é que quero upar o char no Tibia. rçrç
Poxa, cara. É um rascunho, use gírias, abrevie, faça o que quiser. O rascunho é seu! Só não esqueça de filtrar os podres na hora de passar para a fake. Ninguém quer ver gírias do gueto, ok?Aff, é um saco seguir as normas da ABNT! Comofas/
Agora você vai tomar no cu, filha da puta. Se você fizer uma história fudida na sua fake, vou ser o primeiro a quotar aquela merda e te xingar até tu pedir pinico. Filha da puta. Filha da puta Bom, se não quiser seguir, fique a vontade. Apenas mostrei mais um método. ;p.Li todo seu tópico, mas não estou a fim de seguir seus conselhos. E agora?
Primeiro, sugiro que releia o tópico. Talvez você não tenha entendido algo. Caso sua dificuldade persista, me envie uma MP que terei o prazer de te ajudar, parceiro.Estou com dificuldades para planejar minha fake. Como procedo?
Puxa, que legal. Compartilhe aqui com a galera no tópico! 8DUtilizo de outro método para o planejamento. Quebra essa. ò__ó
Então é isso, galera. Espero que tenham aproveitado bastante a dica desse mês, pois embora seja um assunto um pouco falado, considero-o fundamental para organizar uma fake e retratá-la com sucesso.
Também agradeço quem teve a paciência de ler até aqui. Muito obrigado e espero que não tenha perdido seu com algo inútil. Entretanto, para ser legal com todos. Quem leu tudo vai ganhar de brinde um Picolé. o/
Brincadeiras a parte, novamente muito obrigado pela atenção. Em Fevereiro focarei na originalidade das histórias. Até lá!
http://thegameguitarist.weebly.com - Inspiração para a Skin do Tutorial.
Wikipédia - Consultas
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação