Curtir Curtir:  0
Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 71

Tópico: Extinção dos tópicos de chat

Registro
    17-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Extinção dos tópicos de chat

E ae pessoal!

Seguinte. A equipe toda está conversando internamente, revendo muitos conceitos, queremos acertar muitas coisas. Pra acertar, precisamos tomar decisões, e muitas delas podem não agradar a todos. Então pq mudar? Acreditamos que essas mudanças vão colocar algumas questões nos eixos, como deveriam ter sido desde o começo.

Um assunto muito polêmico é a existência dos tópicos-chat. Eles atualmente se tornaram um problema a mais pra equipe lidar, e se a gente olhar de perto, nunca deveriam ter sido criados. Pq nunca deveriam ter sido criados? Vamos voltar ao básico:
    Conceito de forum: espaço virtual colaborativo, criado para discussão de assuntos específicos. Esses assuntos específicos são agrupados por temas ou tópicos.

Conceito de tópico: série de posts dentro de um determinado assunto pré-estabelecido a partir do início, respeitando o fluxo da discussão proposta.
    A galera do board de mídia tá reivindicando um tópico de chat pra eles tb, nos moldes dos já famosos Chat EEEEEEEEEEEE e Chat - Esportes. Nós vetamos, assim como fizemos em outras seções que também já haviam solicitado no passado.

Ora, como não é viável criar um tópico pra cada seção, além da idéia não ser compatível com o conceito de forum/tópico, resolvemos (além de continuar vetando a criação deles) extinguir os já existentes. É uma decisão definitiva que segue a corrente de pensamento "chat para todos ou chat para ninguém".

Eis alguns argumentos da equipe pra ilustrar essa DECISÃO que tomamos:
    Eu acho que tópicos de chat fogem ao conceito básico de forum, que é criar tópicos e discutir aquele assunto de modo que fique registrado e disponível para consulta posterior. Além disso, os chats acentuam as panelinhas já existentes, fazendo com que surjam conflitos com muito mais frequência.

Uma ou duas exceções (se bem geridas) não seriam problema, a princípio, mas isso acarreta num outro problema que estamos vendo na prática: o pedido dos mesmos benefícios em outras áreas, exigindo uma demanda que não podemos atender.
    Eu não tinha nada contra os chats, mas:
    • O chat EEEE, que era pra ser um chat offline pra todos os usuários, agora é lar de meia duzia de pessoas que postam lá sem parar. O chat foi completamente desvirtuado do seu objetivo de criação.
    • A criação do chat Esportes agravou ainda mais a situação: deu a impressão de que cada sessão mereceria um chat. E não era essa a idéia.
    • Ora, existem milhares de maneiras de se ter chats online e offline pela internet, até no forum existem opções assim. Ter um chat em cada sessão seria um enorme desperdício de espaço.
    • Fora que, como vimos, o chat não costuma ser lar da maioria dos usuários de uma sessão, mas das principais panelinhas. A chance disso acontecer em outras sessões é grande.
    • A criação de um ou mais chats que são exceções pra regra anti-flood passa a impressão pros usuários de que não tem problema algum sugerir a criação de um tópico onde as regras não se aplicam, e isso é péssimo. Tanto é que já surgiram muitas fotos-resposta nos chats. A maioria do pessoal simplesmente acha que elas são permitidas lá.

Portanto, sou contra a permanencia do chat para: (1) evitar a criação de panelinhas nas sessões, (2) deixar claro para os usuários que o forum é um board de discussões, não de conversas aleatórias, que existem outras ferramentas pra essas coisas rolarem, e mais importante, (3) deixar bem claro que exceções pras regras não devem ser coisas normais ou recorrentes no forum.
    Na minha concepção é errado manter esse tipo de tópico por dois motivos:
    • Dificuldade de moderação nos tópicos, dada a quantidade de posts/tempo;
    • Existem meios apropriados pra esse tipo de conversação (MSN, Skype, TeamSpeak, Ventrilo... que seja).
    Então, o que faremos?

Em 3 semanas, mais precisamente no dia 25 de setembro de 2009, vamos fechar os tópicos de chat do nosso forum. Estamos avisando com antecedência pra não parecer uma decisão brusca e, nesse meio tempo, vcs poderão se organizar em outros meios de comunicação mais adequados, sem prejudicar a integração entre todos. ^^

Muitos vão protestar, contra-argumentar, mas a negociação não está aberta. Ouvimos o pessoal e levamos muitos pontos em consideração pra tomar a melhor decisão. Entendam que não é uma medida punitiva, não queremos acabar com a alegria de ninguém. Como eu disse, é uma decisão difícil e polêmica, mas qdo é analisada deixando de lado o egocentrismo, revela ter sido tomada com um caráter muito mais racional.

É isso... o aviso está dado. Nós da equipe TibiaBR queremos, acima de tudo, que o forum seja um ambiente agradável para todos, mas dentro de certos parâmetros que devem ficar bem esclarecidos. Dito isso, deixo um grande abraço a todos

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    22-01-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

que droga heim..pra cada coisa que eu quiser falar vou ter que criar um tópico?
    "Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama de violentas as margens que o comprimem" (Bertolt Brecht)

Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
    porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan. - Carlos Drummond de Andrade

Registro
    21-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que com essa decisão não só os usuários saem perdendo, mas também O PRÓPRIO FÓRUM. Sim, o próprio fórum. Quando não tem nenhum post novo nas sub-sessões, alguém chega lá e posta qualquer coisa relacionado ao tema da área no chat, pra movimentar um pouco, melhor do que sair criando tópicos.

Mas se a discussão não está aberta, fazer o quê?

F&A ETERNO BFR Avatar de el mont bolado
    Registro
    19-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

pq a seção games conta post e o fea, não então?

se lá no games não contar ignora esse post, é que eu ouvi uma vez
    -

a estrela solitária sempre estará presente em nossos corações

Registro
    17-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Wotten Ver Post
    que droga heim..pra cada coisa que eu quiser falar vou ter que criar um tópico?
    Não. Pra cada coisa que vc quiser falar, vc pode usar o msn. Leia a definição de forum e tópico no post acima para assimilar melhor essa parte. ^^

Citação Postado originalmente por Igns Ver Post
    Eu acho que com essa decisão não só os usuários saem perdendo, mas também O PRÓPRIO FÓRUM. Sim, o próprio fórum. Quando não tem nenhum post novo nas sub-sessões, alguém chega lá e posta qualquer coisa relacionado ao tema da área no chat, pra movimentar um pouco, melhor do que sair criando tópicos.

Mas se a discussão não está aberta, fazer o quê?
    Sabemos sim que a decisão é extremamente impopular, que os users não vão aceitar bem.

Acontece que eu discordo do seu argumento. Se não tem nenhum post novo nas sub-seções, isso quer dizer que o pessoal está muito concentrado em bater-papo, ao invés de utilizar o forum pra finalidade que ele se propõe. Com o tempo, esperamos que os tópicos voltem a ser um aglomerado de idéias que giram em torno do assunto principal, incentivando o user a postar apenas qdo necessário.

Publicidade:

Registro
    29-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Fiquei chateado com a decisão, de verdade. :triste:

Mas com a explicação, eu até entendo o lado da moderação.

Nossa, me chocou mesmo quando li o tópico \=

Vocês vão pelo menos deixar os posts? Ou vão deletar tudo de vez? :triste:

Citação Postado originalmente por Gdvieir
    Pra que deixar esse tópicop aberto se qualquer crítica não vai fazer voce~s mudarem sua opnião?
    De qualquer forma, considero uma péssima decisão, mas não vou perder meu tempo tentando convencê-los do contrário.
    Mano, não adianta postar com agressividade. (Porque teve agressividade. Pouca, mas teve) Eu também fiquei chateado, mas não adianta \=
    Última edição por Gatti; 03-09-2009 às 13:43.

Registro
    17-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gdvieir Ver Post
    Pra que deixar esse tópicop aberto se qualquer crítica não vai fazer voce~s mudarem sua opnião?
    De qualquer forma, considero uma péssima decisão, mas não vou perder meu tempo tentando convencê-los do contrário.
    Deixamos o tópico aberto pra dar mais espaço de esclarecer muitas coisas, de detalhar melhor nosso ponto de vista, de acordo com a reação de vocês (que já sabemos, não será positiva de início).

Citação Postado originalmente por Gatti Ver Post
    Vocês vão pelo menos deixar os posts? Ou vão deletar tudo de vez? :triste:
    Sim, vamos deixar os posts. O tópico será apenas fechado, mas poderá ser consultado. Mesmo que a consulta dele não tenha nenhuma utilidade prática, achamos sacanagem deletar. E não estamos aqui pra sacanear ninguém.

Registro
    20-10-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Anderslash Ver Post
    Com o tempo, esperamos que os tópicos voltem a ser um aglomerado de idéias que giram em torno do assunto principal, incentivando o user a postar apenas qdo necessário.
    Ander, pelo que já li de você te acho uma pessoa sensata. Olhe para o fórum em si, desde os wannabes do Tibia Geral aos sagazes do Off: você acha, sinceramente, que um dia chegaremos nesse nível? Seria fodástico demais, mas bem, o fórum gira em torno de ciclos de ex-jogadores de tibia, normalmente com 14~ anos (nada contra idade, eu mesmo tenho 15).

@
    Não concordo, mas fazer o que? O pessoal do F&A, por exemplo, só usava o Chat pra exatamente o que o Igns falou: não havia nada acontecendo, alguém postava algo de bobeira e vira um assunto no próprio chat.

Btw, vocês vão fechar o Chat? :wscared:

EDIT: É, vão fechar.
    Última edição por DeadFrog; 03-09-2009 às 13:47.

Registro
    17-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por DeadFrog Ver Post
    Ander, pelo que já li de você te acho uma pessoa sensata. Olhe para o fórum em si, desde os wannabes do Tibia Geral aos sagazes do Off: você acha, sinceramente, que um dia chegaremos nesse nível? Seria fodástico demais, mas bem, o fórum gira em torno de ciclos de ex-jogadores de tibia, normalmente com 14~ anos (nada contra idade, eu mesmo tenho 15).
    Bom... a gente trabalhar pra isso, almejando chegar a esse nível. Por isso existe a administração e moderação, pra contrabalancear o modelo de forum pra esse lado, caso contrário o forum seria uma Babilônia total. Mesmo que o forum jamais atinja um estado de perfeição conceitual, a nossa meta é fazer com que ela siga nesse rumo, chegando ao mais próximo que conseguirmos.

Se eu simplesmente disser que não acredito que o forum vai se tornar um lugar melhor, meu trabalho perde totalmente o sentido de existir.

Ah, e a parte "Ouvimos o pessoal"
    Ouviram o pessoal da equipe, mas não ouviram ninguém que utilza os tópicos.
    A única coisa que me mantia no fórum era o chat, sei que não deve significar nada pra vocês, mas um usuário de 2005 estará deixando o fórum no dia 25 de setembro de 2009.
    A gente sabe sim dos argumentos de vcs, por isso eu disse que era uma decisão impopular. Vcs querem o chat pq gostam, obviamente vão defendê-lo usando a paixão. Nossos argumentos são com base na razão.

Fico triste por vc deixar o forum. É realmente uma pena que um usuário tão antigo perca os laços com o forum apenas por causa do fechamento de um tópico que não bate com o conceito básico de forum, de um tópico que causa transtornos à administração. É uma pena mesmo.

E outra forma de nos comunicar já temos, mas ter o chat no fórum era ótimo, pois sempre aparecia novas pessoas que depois de um tempo se tornavam amiguenhos =(
    Conheci muitas pessoas aqui no forum. Entrei na equipe e fiquei amigo de muitos bem antes da existência desses chats, e continuo conhecendo gente sem precisar deles.

Acredite, sempre há novas maneiras de conhecer pessoas.
    Última edição por Anderslash; 03-09-2009 às 13:55. Razão: Escrevi mais coisas

Banido
    Registro
    19-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Achei muita sacanagem isso de excluir o Chat EEEEEEEEEEEE.

Sei que não mudarão de idéia, mas pôxa :triste:

Só meia dúzia de usuários que frequentam o Chat EEEEEEEEEEEE frequentam porque os outros simplesmente não gostam disso, não comentam lá porque não querem.

Foi bom enquanto durou.

@Edit

Agora que vi o esclarecimento de que não vão excluir o tópico acho que vai diminuir um pouco o baque.

Publicidade:

Última edição por Eddie Knox; 03-09-2009 às 13:57.

Tópicos Similares

1. Enciclopédia & Videoteca
    Por Pally team no fórum Paladin
    Respostas: 232
    Último Post: 25-03-2015, 09:12
  2. Jogos de Fórum | Tente Floodar.
    Por Suteba Dark Hell no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5637
    Último Post: 18-03-2012, 16:01
  3. Taverna | Fobias! euHEuh
    Por Kuja Slayer no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 50