Bom, como eu disse várias vezes em meus posts, como houve várias discussões sobre o assunto, decidi fazer um tópico para suprir as dúvidas, e para dizer um pouco sobre a minha filosofia.
Perguntas, após a leitura, são bem vindas. Coisas ofensivas DE QUALQUER TIPO contra a filosofia SERÃO reportadas e punidas conforme a moderação achar melhor. Vocês foram avisados. Isso não é um tópico de briguinhas religiosas, é um tópico sobre a filosofia. Eu não estou nem ai se você não acredita em Deus, não estou nem ai se a tua religião diz outra coisa, espero que tenha ficado bem claro isso.
Vamos lá...
O que é a Seicho-No-Ie?
A Seicho-No-Ie é um vasto sistema cultural aplicado a todas as áreas de atuação humana. É um ensinamento de amor que busca a solução abrangente de tudo - vida humana, sociedade... - e, além disso, é uma supra-religião que, pregando a unicidade da essência de todas as religiões, nega todos os aspectos fenomênicos.
A tradução do nome Seicho-No-Ie é Lar do Progredir Infinito.
A Seicho-No-Ie é ou não uma religião?
Como a Seicho-No-Ie adota uma linha de pensamento não dogmático, privilegiando a fé alicerçada no conhecimento e compreensão, muitos preferem conceituá-la como filosofia, rejeitando classificá-la como religião. Não há nenhum mal nesta postura, todavia, não é correto afirmar conclusivamente que a Seicho-No-Ie não é uma religião.
Analisando a etimologia da palavra religião, veremos que, segundo alguns filólogos, ela se origina do termo latino "religare", que significa religar. Isso é, a religião tem a finalidade de religar o homem à sua origem, à divindade, a Deus. Neste sentido a Seicho-No-Ie é, por excelência, uma religião.
"Como forma de pensamento, como religião ou filosofia, a Seicho-No-Ie é completa, portanto não há erro em classificarmos a Seicho-No-Ie como forma de pensamento, como filosofia e também como religião." - Masaharu Taniguchi
O Mestre Masaharu Taniguchi - Fundador da Seicho-No-Ie
Dr. Masaharu taniguchi nasceu em 22 de novembro de 1893. Possuidor de uma inteligência extraordinária, um espírito puro e profundo sentimento de humanidade, buscou ativamente, desde jovem, uma solução para os sofrimentos humanos. Apesar de ter sido aluno destacado nas escolas, abandonou o curso de Literatura Inglesa na Universidade de Waseda para sofrer junto com as pessoas de classes menos favorecidas, todos os tipos de sofrimento e miséria. Ele experimentou, na sua própria carne, a aridez da vida e a crueldade do mundo. Não podia admitir como justo o mundo onde os fortes exploram os fracos. Não podia conceber este mundo cheio de doenças, misérias e conflitos como criação de Deus. Se Deus é criador e é bom, como explicar o sofrimento daqueles que trabalham suando honestamente? Até escreveu um livro intitulado Crítica a Deus, tendo Judas Iscariotis como personagem central. Estudou as religiões e filosofias orientais e ocidentais, antigas e modernas em busca da resposta.
Finalmente, após um intenso e doloroso esforço à procura da verdade, quando estava submerso numa profunda meditação recebeu ele a revelação divina como uma voz, como um vasto murmúrio de ondas, que parecia dizer: "A matéria não existe! A carne não existe! O sofrimento não existe! O que existe verdadeiramente é unicamente Deus e o que veio de Deus! O homem não é carne, é espírito, é perfeito, é isento de pecado, é imortal! Deus está dentro de cada homem! O ambiente e as circunstâncias são reflexos da mente. Mude a mente, e a vida mudará. O próprio homem é que cria a sua felicidade ou infelicidade.”.
Desde então o mundo se transformou para ele. Libertou-se dos sofrimentos que o prendiam. O mundo era mesmo o reflexo da sua mente. Com a sua mente iluminada, a sua vida estava transformada.
O professor Taniguchi escreveu mais de 400 livros. A sua obra fundamental é A verdade da Vida. Esta obra é um tratado de filosofia, religião, medicina psicossomática, parapsicologia, ética, estética, psicologia aplicada, sociologia, economia, política, educação, enfim, é uma Filosofia-base de tudo que se refere à atividade humana. Algumas de suas obras traduzidas para o inglês bastaram para que a Religious Science Institute e mais outras universidades conferissem ao professor Taniguchi o título de Doutor em Filosofia.
A Identidade de todas as religiões na sua essência e a razão do surgimento da Seicho-No-Ie
A Seicho-No-Ie é budismo, é cristianismo, é xintoísmo e é também todas as demais religiões, compreende-se que elas se identificam na essência, e a esse ponto de identidade se deu o nome de SEICHO-NO-IE.
“Portanto a Seicho-No-Ie não contesta nenhuma religião. O ensinamento da Seicho-No-Ie é aquele que leva todas as religiões à realização, é aquele que reacende a luz em todas as religiões, que são os faróis a iluminar o mundo”, diz o professor Masaharu Taniguchi.
A Seicho-No-Ie surgiu para dizer que por trás dos diversos formatos, dos diversos rótulos das diversas fragrâncias, existe uma única essência que salva as pessoas, que é a vitamina original, insípida e inodora.Postado originalmente por História sobre a origem das religiões
Em outras palavras, por trás dos diversos nomes das religiões das diferentes formas de culto, dos diversos hinos e orações, que constituem a forma externa das igrejas, existe uma única Verdade que salva a humanidade.
Se até hoje, boa parte da humanidade não conseguiu alcançar a salvação, não é porque as religiões de até agora não fossem boas, mas se deve ao fato de os fiéis se apegarem à forma externa das igrejas e não saberem buscar a essência do ensinamento que salva a humanidade.
Verdade vertical e Verdade horizontal – Doutrina principal da Seicho-No-Ie
Denominamos de “Verdade” a ordem existente no “mundo real”. E o que vem a ser o “mundo real”? É o mundo realmente existente, o “mundo da Imagem Verdadeira”.
O mundo fenomênico, ou o mundo perceptível aos cinco sentidos, é projeção do “mundo perfeito da Imagem Verdadeira”.
Mas em que consiste basicamente a doutrina da Seicho-No-Ie? Ela é constituída de “Verdade horizontal” e “Verdade vertical”. A “Verdade horizontal” é a de que o mundo fenomênico não é existência real, sendo mera projeção da mente e, portanto, nele podemos manifestar qualquer situação, seja prosperidade ou pobreza, saúde ou doença, felicidade ou desgraça, segundo nossa própria atitude mental. A “Verdade vertical” é a de que o ser humano é filho do Ser Supremo, sendo, portanto, dotado de Vida infinita, sabedoria infinita e todos os demais atributos do Pai, perfeição essa inerente à sua Imagem Verdadeira. Contudo, embora o nosso EU verdadeiro seja um ser divino, eterno e perfeito, se não manifestarmos concretamente neste mundo essa natureza verdadeira e ficarmos apenas discutindo teorias elevadas, como fazem alguns doutores em teologia e religião, não estaremos vivendo na prática, a Verdade pregada pela religião.
A Meditação Shinsokan
A meditação Shinsokan é a base do Movimento de Iluminação da Humanidade. Consiste em captar o Eu Verdadeiro através da “percepção da Imagem Verdadeira”. Constitui a afinação fundamental da mente e se nós aprimorarmos a vibração mental através dela, aos poucos conseguiremos sintonizar-nos com os entes do mundo espiritual elevado e do nosso mundo celeste(mundo de Deus) e receber a orientação deles, muito mais do que isso, acabaremos por alcançar o mesmo estado de liberdade que Buda atingiu.
O homem não é corpo carnal. È um ser espiritual. A Meditação Shinsokan é uma prática na qual nos conscientizamos profundamente desse fato.
Por que praticar a Meditação Shinsokan?
- Como método de afinação mental
De acordo com as pesquisas dos psicólogos, o nosso estado mental nos dez minutos que precedem o sono é bastante importante, pois toda a atividade da nossa mente continua avançando sem parar na direção em que a deixamos ajustada, mesmo depois de a mente superficial estar completamente adormecida. Se aplicarmos este principio, poderemos fazer a afinação total da mente.
Por isso, precisamos, nos dez minutos que antecedem o sono, deixar direcionada a atividade criadora da mente, do lado destrutivo, para o lado construtivo; do sentimento de ódio e ressentimento, para o de amor e ternura; da impaciência, para a calma e a confiança; do desequilíbrio emocional, para a paz.
Para abastecer-se de energia biomagnética.
O corpo humano é uma espécie de bateria viva: quando se junta a mão direita com a esquerda, ou seja, o pólo negativo com o positivo, passa a circular nelas uma espécie de corrente elétrica vital e a pessoa irradia imediatamente seu biomagnetismo.
E ainda, sendo o intercílio um centro de poder espiritual – de onde irradiava luz espiritual quando Sakyamuni fazia suas pregações -, após certo treinamento, a pessoa começa a sentir uma luz espiritual irradiar-se da sua testa. Na Coréia, até há um método de cura que consiste em encostar a testa na parte afetada.
Os dedos e a palma da mão constituem outro centro de poder espiritual. Em quase todos os métodos de cura espiritual utilizam-se os dedos e a palma das mãos. Jesus Cristo curou pessoas doentes tocando-os com a mão. Quando os iluminados salvavam os espíritos dos seres e lhes davam a paz, utilizavam-se dos dedos e da palma das mãos.
Outro centro de poder espiritual é o alento. Desde a antiguidade, os japoneses têm o habito de curar doenças com o alento, isto é, assoprando a parte afetada.
Quando ficamos com as mãos postas na posição descrita anteriormente* e as mantemos na direção céu-terra, nós reunimos num só ponto três centro de poder espiritual: o intercílio, as mãos e o alento. Desse modo, cada centro de poder espiritual, que estava até então desativado começa a irradiar bioenergia, induzindo os demais reciprocamente, e formam um núcleo biomagnético, uma espécie de antena que capta a força vivificadora que permeia o Universo.
Acrescentando a contemplação mental da Imagem Verdadeira a essas vibrações do alento espiritual, elas sintonizarão com as vibrações da Imagem Verdadeira e formarão uma condição propícia para a manifestação da Imagem Verdadeira.
• Aqueles que se interessarem pela posição correta da meditação, mandar MP.
Bom, basicamente é isso. Estou aberto para perguntas sobre qualquer um dos pontos, sobre a filosofia e sobre qualquer outra coisa a respeito do assunto, acreditem, tem MUITO mais, isso daí foi um resumo feito por mim, retirado do livro Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie 1.
Só pra recapitular, este NÃO é um tópico para se questionar sobre a existência de Deus, para trollar, para flammar e para brigar. Vou fazer de tudo para quem tentar qualquer coisa seja punido conforme o moderador achar correto.
Vamos ter respeito, creio eu que vocês já têm maturidade o suficiente para respeitar a opinião alheia. Discussões são bem vindas, já brigas, não.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação
.




