Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 33

Tópico: Seicho-No-Ie: A filosofia.

Registro
    26-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Seicho-No-Ie: A filosofia.

Bom, como eu disse várias vezes em meus posts, como houve várias discussões sobre o assunto, decidi fazer um tópico para suprir as dúvidas, e para dizer um pouco sobre a minha filosofia.

Perguntas, após a leitura, são bem vindas. Coisas ofensivas DE QUALQUER TIPO contra a filosofia SERÃO reportadas e punidas conforme a moderação achar melhor. Vocês foram avisados. Isso não é um tópico de briguinhas religiosas, é um tópico sobre a filosofia. Eu não estou nem ai se você não acredita em Deus, não estou nem ai se a tua religião diz outra coisa, espero que tenha ficado bem claro isso.

Vamos lá...

O que é a Seicho-No-Ie?

A Seicho-No-Ie é um vasto sistema cultural aplicado a todas as áreas de atuação humana. É um ensinamento de amor que busca a solução abrangente de tudo - vida humana, sociedade... - e, além disso, é uma supra-religião que, pregando a unicidade da essência de todas as religiões, nega todos os aspectos fenomênicos.

A tradução do nome Seicho-No-Ie é Lar do Progredir Infinito.

A Seicho-No-Ie é ou não uma religião?

Como a Seicho-No-Ie adota uma linha de pensamento não dogmático, privilegiando a fé alicerçada no conhecimento e compreensão, muitos preferem conceituá-la como filosofia, rejeitando classificá-la como religião. Não há nenhum mal nesta postura, todavia, não é correto afirmar conclusivamente que a Seicho-No-Ie não é uma religião.

Analisando a etimologia da palavra religião, veremos que, segundo alguns filólogos, ela se origina do termo latino "religare", que significa religar. Isso é, a religião tem a finalidade de religar o homem à sua origem, à divindade, a Deus. Neste sentido a Seicho-No-Ie é, por excelência, uma religião.

"Como forma de pensamento, como religião ou filosofia, a Seicho-No-Ie é completa, portanto não há erro em classificarmos a Seicho-No-Ie como forma de pensamento, como filosofia e também como religião." - Masaharu Taniguchi

O Mestre Masaharu Taniguchi - Fundador da Seicho-No-Ie

Dr. Masaharu taniguchi nasceu em 22 de novembro de 1893. Possuidor de uma inteligência extraordinária, um espírito puro e profundo sentimento de humanidade, buscou ativamente, desde jovem, uma solução para os sofrimentos humanos. Apesar de ter sido aluno destacado nas escolas, abandonou o curso de Literatura Inglesa na Universidade de Waseda para sofrer junto com as pessoas de classes menos favorecidas, todos os tipos de sofrimento e miséria. Ele experimentou, na sua própria carne, a aridez da vida e a crueldade do mundo. Não podia admitir como justo o mundo onde os fortes exploram os fracos. Não podia conceber este mundo cheio de doenças, misérias e conflitos como criação de Deus. Se Deus é criador e é bom, como explicar o sofrimento daqueles que trabalham suando honestamente? Até escreveu um livro intitulado Crítica a Deus, tendo Judas Iscariotis como personagem central. Estudou as religiões e filosofias orientais e ocidentais, antigas e modernas em busca da resposta.

Finalmente, após um intenso e doloroso esforço à procura da verdade, quando estava submerso numa profunda meditação recebeu ele a revelação divina como uma voz, como um vasto murmúrio de ondas, que parecia dizer: "A matéria não existe! A carne não existe! O sofrimento não existe! O que existe verdadeiramente é unicamente Deus e o que veio de Deus! O homem não é carne, é espírito, é perfeito, é isento de pecado, é imortal! Deus está dentro de cada homem! O ambiente e as circunstâncias são reflexos da mente. Mude a mente, e a vida mudará. O próprio homem é que cria a sua felicidade ou infelicidade.”.

Desde então o mundo se transformou para ele. Libertou-se dos sofrimentos que o prendiam. O mundo era mesmo o reflexo da sua mente. Com a sua mente iluminada, a sua vida estava transformada.

O professor Taniguchi escreveu mais de 400 livros. A sua obra fundamental é A verdade da Vida. Esta obra é um tratado de filosofia, religião, medicina psicossomática, parapsicologia, ética, estética, psicologia aplicada, sociologia, economia, política, educação, enfim, é uma Filosofia-base de tudo que se refere à atividade humana. Algumas de suas obras traduzidas para o inglês bastaram para que a Religious Science Institute e mais outras universidades conferissem ao professor Taniguchi o título de Doutor em Filosofia.

A Identidade de todas as religiões na sua essência e a razão do surgimento da Seicho-No-Ie

A Seicho-No-Ie é budismo, é cristianismo, é xintoísmo e é também todas as demais religiões, compreende-se que elas se identificam na essência, e a esse ponto de identidade se deu o nome de SEICHO-NO-IE.

“Portanto a Seicho-No-Ie não contesta nenhuma religião. O ensinamento da Seicho-No-Ie é aquele que leva todas as religiões à realização, é aquele que reacende a luz em todas as religiões, que são os faróis a iluminar o mundo”, diz o professor Masaharu Taniguchi.

Citação Postado originalmente por História sobre a origem das religiões
    Digamos que exista uma vitamina que tem o poder de salvar toda a humanidade. Mas essa vitamina não tem cor, nem cheiro, com aspecto semelhante à água. Por essa razão, as pessoas tinham dificuldade de identificá-la e não a tomavam. Foi então que surgiu um pregador, que pegou essa vitamina e a colocou em um frasco. Identificou-a com um bonito rótulo, tingiu-a de amarelo e ainda adicionou uma fragrância de cravo. Passou a salvar todas as pessoas. Elas passaram a acreditar que aquela vitamina contida naquele frasco e com aquele rótulo de coloração amarelada e com fragrância de cravo é que salvava as pessoas.

Com o passar do tempo, surgiu um segundo pregador que pegou aquela mesma vitamina original, sem cor, sem cheiro e colocou-a num frasco mais bonito, com rótulo arredondado, cor de rosa e, para combinar, adicionou um perfume de rosa. E passou a pregar que esta vitamina salvaria todas as pessoas. E todas elas foram salvas por essa vitamina, passando a acreditar que aquela vitamina contida naquele frasco com rótulo arredondado, cor-de-rosa e perfume de rosa é que salvava as pessoas.

Porem, passado mais algum tempo, surgiu um terceiro pregador que pegou a mesma vitamina original, sem cor e sem cheiro, colocou-a num frasco delicado, com rótulo pequeno, deu-lhe cor lilás e perfume de jasmim e passou a divulgá-la como uma vitamina milagrosa. Assim, as pessoas foram salvas, passando a acreditar que a vitamina de cor lilás e fragrância de jasmim tinha o poder de salvar as pessoas e que vitaminas de formatos, cores e fragrâncias diferentes não eram verdadeiras.
    A Seicho-No-Ie surgiu para dizer que por trás dos diversos formatos, dos diversos rótulos das diversas fragrâncias, existe uma única essência que salva as pessoas, que é a vitamina original, insípida e inodora.

Em outras palavras, por trás dos diversos nomes das religiões das diferentes formas de culto, dos diversos hinos e orações, que constituem a forma externa das igrejas, existe uma única Verdade que salva a humanidade.

Se até hoje, boa parte da humanidade não conseguiu alcançar a salvação, não é porque as religiões de até agora não fossem boas, mas se deve ao fato de os fiéis se apegarem à forma externa das igrejas e não saberem buscar a essência do ensinamento que salva a humanidade.

Verdade vertical e Verdade horizontal – Doutrina principal da Seicho-No-Ie

Denominamos de “Verdade” a ordem existente no “mundo real”. E o que vem a ser o “mundo real”? É o mundo realmente existente, o “mundo da Imagem Verdadeira”.

O mundo fenomênico, ou o mundo perceptível aos cinco sentidos, é projeção do “mundo perfeito da Imagem Verdadeira”.

Mas em que consiste basicamente a doutrina da Seicho-No-Ie? Ela é constituída de “Verdade horizontal” e “Verdade vertical”. A “Verdade horizontal” é a de que o mundo fenomênico não é existência real, sendo mera projeção da mente e, portanto, nele podemos manifestar qualquer situação, seja prosperidade ou pobreza, saúde ou doença, felicidade ou desgraça, segundo nossa própria atitude mental. A “Verdade vertical” é a de que o ser humano é filho do Ser Supremo, sendo, portanto, dotado de Vida infinita, sabedoria infinita e todos os demais atributos do Pai, perfeição essa inerente à sua Imagem Verdadeira. Contudo, embora o nosso EU verdadeiro seja um ser divino, eterno e perfeito, se não manifestarmos concretamente neste mundo essa natureza verdadeira e ficarmos apenas discutindo teorias elevadas, como fazem alguns doutores em teologia e religião, não estaremos vivendo na prática, a Verdade pregada pela religião.

A Meditação Shinsokan

A meditação Shinsokan é a base do Movimento de Iluminação da Humanidade. Consiste em captar o Eu Verdadeiro através da “percepção da Imagem Verdadeira”. Constitui a afinação fundamental da mente e se nós aprimorarmos a vibração mental através dela, aos poucos conseguiremos sintonizar-nos com os entes do mundo espiritual elevado e do nosso mundo celeste(mundo de Deus) e receber a orientação deles, muito mais do que isso, acabaremos por alcançar o mesmo estado de liberdade que Buda atingiu.

O homem não é corpo carnal. È um ser espiritual. A Meditação Shinsokan é uma prática na qual nos conscientizamos profundamente desse fato.

Por que praticar a Meditação Shinsokan?

- Como método de afinação mental

De acordo com as pesquisas dos psicólogos, o nosso estado mental nos dez minutos que precedem o sono é bastante importante, pois toda a atividade da nossa mente continua avançando sem parar na direção em que a deixamos ajustada, mesmo depois de a mente superficial estar completamente adormecida. Se aplicarmos este principio, poderemos fazer a afinação total da mente.

Por isso, precisamos, nos dez minutos que antecedem o sono, deixar direcionada a atividade criadora da mente, do lado destrutivo, para o lado construtivo; do sentimento de ódio e ressentimento, para o de amor e ternura; da impaciência, para a calma e a confiança; do desequilíbrio emocional, para a paz.

Para abastecer-se de energia biomagnética.

O corpo humano é uma espécie de bateria viva: quando se junta a mão direita com a esquerda, ou seja, o pólo negativo com o positivo, passa a circular nelas uma espécie de corrente elétrica vital e a pessoa irradia imediatamente seu biomagnetismo.

E ainda, sendo o intercílio um centro de poder espiritual – de onde irradiava luz espiritual quando Sakyamuni fazia suas pregações -, após certo treinamento, a pessoa começa a sentir uma luz espiritual irradiar-se da sua testa. Na Coréia, até há um método de cura que consiste em encostar a testa na parte afetada.

Os dedos e a palma da mão constituem outro centro de poder espiritual. Em quase todos os métodos de cura espiritual utilizam-se os dedos e a palma das mãos. Jesus Cristo curou pessoas doentes tocando-os com a mão. Quando os iluminados salvavam os espíritos dos seres e lhes davam a paz, utilizavam-se dos dedos e da palma das mãos.

Outro centro de poder espiritual é o alento. Desde a antiguidade, os japoneses têm o habito de curar doenças com o alento, isto é, assoprando a parte afetada.

Quando ficamos com as mãos postas na posição descrita anteriormente* e as mantemos na direção céu-terra, nós reunimos num só ponto três centro de poder espiritual: o intercílio, as mãos e o alento. Desse modo, cada centro de poder espiritual, que estava até então desativado começa a irradiar bioenergia, induzindo os demais reciprocamente, e formam um núcleo biomagnético, uma espécie de antena que capta a força vivificadora que permeia o Universo.

Acrescentando a contemplação mental da Imagem Verdadeira a essas vibrações do alento espiritual, elas sintonizarão com as vibrações da Imagem Verdadeira e formarão uma condição propícia para a manifestação da Imagem Verdadeira.

Aqueles que se interessarem pela posição correta da meditação, mandar MP.

Bom, basicamente é isso. Estou aberto para perguntas sobre qualquer um dos pontos, sobre a filosofia e sobre qualquer outra coisa a respeito do assunto, acreditem, tem MUITO mais, isso daí foi um resumo feito por mim, retirado do livro Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie 1.

Só pra recapitular, este NÃO é um tópico para se questionar sobre a existência de Deus, para trollar, para flammar e para brigar. Vou fazer de tudo para quem tentar qualquer coisa seja punido conforme o moderador achar correto.

Vamos ter respeito, creio eu que vocês já têm maturidade o suficiente para respeitar a opinião alheia. Discussões são bem vindas, já brigas, não.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    10-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Achei muito interessante essa filosofia, que, parece-me, fortemente influenciada por certos aspectos do hinduísmo.Claro que há várias outras religiões que influenciam.
    Mas muito interessante... Meditação! Eu acho isso muito legal, esse é um dos motivos que eu quero estudar o hinduísmo.

Registro
    02-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gostei
    Muito bom seu resumo, só que é complicado de entender essa mistura de filosofia, religião, etc.
    A verdade horizontal e vertical fazem sentido.
    Depois vou ler com mais calma pra ver se entendo melhor.
    OdD > VSQS

Ordem da Desordem.Agora,uma organização!

http://i35.tinypic.com/m8pi4p.jpg

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Interessante.

O conceito de Verdade Horizontal e Vertical parece muito com a alegoria da caverna de Platão, não sei se é uma influência ou uma variação do mesmo pensamento.

Eu realmente dou muito crédito à prática da meditação ou da projeção mental. A única diferença para mim é que não ligo ela a entidades e realmente não sei se poderíamos ligar à algo já estudado pela ciência. De qualquer forma é inegável a eficácia.

Quando fui ao Japão, a uns 3 anos atrás, tive oportunidade de visitar o Seicho-No-Ie International Headquarters em Tóquio, em um domingo. Apesar de entender pouco da língua na época, achei tudo bem interessante.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    24-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Puxa, gostei deste tópico Leirbag, está de parabéns.

Percebi que a Seicho-No-Ie tem muita semelhança com o budismo, afinal, parte do budismo faz parte dessa filosofia.

Pelo que eu entendi, esta filosofia não escolhe um lado, ela fica no meio, ela unifica as religiões. É como uma parte da história de Sakyamuni, quando ele percebe que o ascetismo não era o caminho.

Um belo dia, ouviu um barqueiro que passava no rio ensinando música à seu discípulo; dizia que as cordas de um instrumento, se muito frouxas, não emitiam um som adequado, e se muito esticadas, elas arrebentavam. Naquele momento ele percebeu que as austeridades físicas não eram o caminho para se alcançar a liberação. Que a privação excessiva debilitara seu organismo e o impossibilitara de meditar como deveria, afastando-o cada vez mais de seu verdadeiro objetivo, pelo qual havia renunciado à vida mundana.
    O caminho do meio. /\

Vou procurar ler mais sobre esta filosofia, obrigado pelo post-esclarecimento Leirbag!

Publicidade:

Registro
    26-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Já que 4 pessoas me pediram a mesma coisa, aqui está:

Antes de começar a meditação:

Quanto à postura e respiração, convém atentar para as seguintes recomendações:

a) Primeiro posicionar-se na metade posterior do assento, posicionando a bacia de forma a encontrar um ponto de assentamento confortável;

b) Posicionar os calcanhares unidos abaixo da cadeira, a ponta dos pés apoiados no chão;

c) Os braços devem formar um triângulo eqüilátero de forma que a ponta dos polegares fique quase tocando a extremidade inferior do nariz, a mão esquerda levemente acima da mão direita;

d) Quando formos expirar o ar pela boca o alento deve sair penetrando entre as mãos justapostas, que devem ser posicionadas de forma que entre as palmas das mãos fique um vão, como se estivesse ali segurando uma bola de tênis-de-mesa.

Com relação à respiração, convém fazer o seguinte exercício:

a) Inspirar o ar levemente pelas narinas, de forma a encher totalmente os pulmões(o praticante jamais deve inflar as bochechas ao inspirar)

b) Deslocar o ar inspirado para o baixo ventre – na verdade, o pulmão não é um órgão tão comprido que vá do tórax ao abdômen, mas falamos do diafragma, que deve ser flexionado para baixo, como se o ar chegasse realmente até o estômago – e com a sensação de plenitude, reter o ar por alguns segundos e, em seguida, expirar pela boca(a abertura entre os lábios deve ser da espessura de uma folha de papel) sem fazer barulho. Expirar lentamente, até sentirmos que os pulmões foram esvaziados. Não é preciso nos preocuparmos se já foram expelidos 70 ou 80% do ar e tentar regular quanto já foi ou não expelido. Mesmo que tentemos expelir tudo, ainda restará uma boa quantidade de ar;

c) Nesse exercício de respiração devemos observar, sentindo o inflar dos pulmões, o deslocamento do ar para o baixo ventre, dilatando o abdômen para a frente, acompanhando visualmente os movimentos;

A meditação Shinsokan – Procedimento

Entrar em posição de oração, serenar a mente o máximo possível, fechar os olhos, e seguir, mentalmente ou verbalmente, a seguinte ordem:

Canto Evocativo de Deus
    "Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes, abençoai-me com Vosso Espírito. Eu vivo não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai que permeia os céus e a terra. As minhas obras não sou eu quem as realiza, mas a força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra. Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-no-ie para indicar o caminho dos céu e da terra, protegei-me".

Após o Canto Evocativo de Deus, mentalizar o seguinte:

"Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira.
    (Visualizamos e contemplamos um mundo infinitamente vasto e esplendoroso.)”
    "Aqui onde estou é o mundo da Imagem Verdadeira.
    É oceano de infinita Sabedoria de Deus (várias vezes)
    É oceano de infinito Amor de Deus (várias vezes)
    É oceano de infinita Vida de Deus (várias vezes)
    É oceano de infinita Provisão de Deus (várias vezes)
    É oceano de infinita Alegria de Deus (várias vezes)
    É oceano de infinita Harmonia de Deus (várias vezes)"

Assim mentalizando, contemplemos os atributos de Deus que, em forma de luz, nos envolvem e se estendem por toda parte. Repetimos esta mentalização até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus.

"É o mundo da harmonia absoluta. Neste mundo da grande harmonia, eu, como filho de Deus, estou recebendo de Deus a Sua infinita força vivificante."

Respiração

Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:

"A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui..."
    (repetimos até completar a inspiração.)

Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:

"Pela luminosa força vivificante de Deus
    sou preenchido,sou vivificado,
    sou preenchido sou vivificado...(várias vezes)"

Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus.

Enquanto isso o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas.
    Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:

"A infinita força vivificante de Deus
    flui para o meu interior,flui,flui,flui..."

(repetimos até completar a inspiração.)

Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:

"Pela luminosa força vivificante de Deus
    sou preenchido, sou vivificado,
    sou preenchido, sou vivificado...(várias vezes)"

(repetimos esta mentalização, combinada com a respiração controlada,até alcançarmos o estado de concentração total.)

Então mentalizamos fortemente:

"Já não sou eu quem vive,
    é a Vida de Deus que aqui vive."(Várias vezes.)

Retornamos, em seguida,às frases iniciais:

"Aqui onde estou é o mundo da Imagem Verdadeira!
    É oceano de infinita Sabedoria de Deus, ...

[novamente, como explicado acima]
    (repetimos este processo cerca de 30 minutos.)

Ao terminar esse processo, finalizar a meditação com:

Oração pela Paz Mundial ( 2 vezes)

"O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da terra e preenche o coração de todas as pessoas com espírito de Amor, Paz, Ordem e Convergência para o Centro."

Canto da Grande Harmonia (2 vezes)
    "A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz."

Para melhor entendimento, visitar o seguinte site: http://www.snicaicara.org.br/menu.php?id=79

Registro
    10-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uma meditação bem complicada, longa, mas muito interessante. Como sou iniciante nessa área, eu não me atrevo a tentar de primeira.

Registro
    02-03-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

yoga é mais simples
    basta sentar no chão e fingir que esta a prestar atenção, quando afinal esta a dormir

flws
    Ordem da Desordem o forum dos EUHEUEHEUHEUHEUHE

Melhor LT que alguma vez viu. Ou leu. O que você quiser.

Registro
    24-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por filipus Ver Post
    yoga é mais simples
    basta sentar no chão e fingir que esta a prestar atenção, quando afinal esta a dormir

flws
    Oras, se esta a fingir que presta atenção, que benefícios você tira disso?

Registro
    02-03-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Psilocybe Mushroom Ver Post
    Oras, se esta a fingir que presta atenção, que benefícios você tira disso?
    durmo muito bem
    la esta silencio e tals
    em minha casa para dormir tem que ser as 2 da manha .____.

flws

Publicidade:

Ordem da Desordem o forum dos EUHEUEHEUHEUHEUHE

Melhor LT que alguma vez viu. Ou leu. O que você quiser.

Tópicos Similares

1. Respostas: 515
    Último Post: 15-12-2024, 03:04
  2. Tibia versus Filosofia & Sociologia.
    Por jhonyrlz no fórum Tibia Geral
    Respostas: 11
    Último Post: 15-05-2009, 22:03
  3. Matemática x Filosofia?
    Por Edi'bh no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 14
    Último Post: 05-04-2009, 13:07
  4. Minotauros em Rookgaard
    Por Teo Fawcet no fórum Newbie Island (Rookgaard)
    Respostas: 9
    Último Post: 28-05-2008, 23:54

Permissões de Postagem