Boas vindas!
15:40, horário de Brasília, dia 27 de agosto de 2006. É com receio e um pouco de ansiedade que venho a este fórum de discussões para compartilhar uma idéia particular que tenho desenvolvido há um certo tempo...
Resolvi revelar esta idéia depois que vi o tópico do Wakka Hill que tem um objetivo semelhante, possibilitando uma colaboração mútua bem proveitosa.
Ora, por que razão o tópico começa com a data e horário do momento em que tu escreves este tópico, Melgraon? (Caro leitor, me permita o uso deste recurso de dupla personalidade para explicar melhor, certo?)
A resposta é muito simples: Formalidade. É como se eu estivesse registrando em cartório a idéia diante de todos os presentes, minhas testemunhas. (Talvez essa formalidade toda tenha dado uma impressão de arrogância, como se eu já considerasse a minha idéia um sucesso. Porém, essa não foi a intenção em momento algum. Vale ressaltar que é o entusiasmo, e não a prepotência, que me levou a compartilhar a idéia com vocês.)
Agora, voltando ao objetivo do tópico, eu apresento a Bliblioteca Universal Tibiana (nome provisório).
Ok, e do que esta biblioteca se trata?
Imagine um clã, uma guilda, que esteja presente em muitos mundos tibianos, organizada nos mínimos detalhes, que reúna diversas pessoas em torno de um objetivo que, convenhamos, é no mínimo audacioso: Reunir uma biblioteca geral dentro do jogo, que tenha em suas prateleiras cada livro tibiano conhecido e, por que não? Livros reais passados para o mundo tibiano, bem como histórias do nosso querido fórum roleplaying, contando com jornal e site próprio, uma guilda direcionada ao divulgamento da propriedade intelectual pelo mundo através de um simples jogo!
1: Objetivos intelectuais e financeiros envolvidos.
Os livros são ótimos métodos para passar adiante algum tipo de informação, e Tibia é o jogo com mais cartas, livros, contos, lendas e semelhantes que existe, e não menos importante, é um dos únicos jogos onde se pode escrever livros, usando de documentos em branco que podem ser encontrados em todo o mundo tibiano. Obviamente, inicialmente haverá uma mão de obra tremenda, onde será necessária uma mobilização de proporções titânicas, para conseguir o máximo possível de parchments, books, letters, etc. Todos os tipos de documentos onde se é possível inserir um texto.
Como toda biblioteca, a B.U.T (Biblioteca Universal Tibiana), deveria ter várias cópias dos seus livros em estoque, no caso de roubo por parte dos usuários, ou até por maldade de algum jogador que resolvesse destruir um livro que estivesse em sua posse por pura e sádica diversão. E, para evitar este tipo de coisa, uma pequena taxa cobrada em gold seria cobrada aos jogadores que desejassem alugar ou comprar um livro, inibindo assim o mau uso dos serviços prestados pela guilda e ao mesmo tempo recopensando o trabalho árduo das pessoas envolvidas. Nada mais justo, não acham?
2: Organização.
Esta é a palavra chave, sem ela não conseguiremos nada. Inicialmente, Dezenas de pessoas buscarão livros brancos em todas as partes do Tibia, e outras farão arquivos com centenas de textos no formato do word, guardados em seu computador, buscando na internet todo e qualquer livro possível. Depois, Seria preciso filtrar o conteúdo dos arquivos para eliminar potenciais problemas. Então você me pergunta: Que problemas, Melgraon? Direitos autorais. Nós não daremos incentivos à pirataria, e, portanto livros protegidos por lei serão, a princípio, eliminados da lista (este assunto será abordado mais tarde).
Haverão também pessoas que buscarão livros tibianos de todo tipo, fazendo uma coletânea in game (e é nesta parte que a criação do Wakka~ entra nessa história toda, aproveito inclusive para propor ao mesmo uma ação em conjunto. Não mandei a proposta por MP para tornar o convite público).
3: Hierarquia.
Os títulos de hierarquia precisam ser discutidos, mas termos como Escriba, Pesquisador, Bibliotecário Universal, Parlamentar, etc. Serviriam para descrever a atividade da qual o membro é responsável, sem exaltações nem títulos exagerados.
4: Criação da guilda e guildhall.
Jogadores voluntários Premium Account seriam os líderes e vice-líderes, e talvez fosse essencial a presença de um membro que tenha experiência em criação de guildas para organizar todo o processo. Uma guildhall não seria necessária inicialmente, pois pessoas de confiança poderiam guardar os livros nos depots de personagens destinados a este propósito.
5: Observação.
É claro que a idéia precisa ser amadurecida, pois muitos problemas ainda existem. Por este motivo, eu peço sugestões e críticas ferrenhas, para que eu possa resolver alguns erros estruturais.
Finalmente, esclareço que este tópico é um pequeno resumo de minhas idéias, que serão reveladas com o desenvolver do mesmo, e devo confessar que que não estou esperando ser o grande líder da guilda, pois estou sentino que os meus dias de tibiano estão no fim, com a proximidade do vestibular. Portanto, eu gostaria de voluntários que pudessem participar ativamente da idéia, de modo que eu seria apenas um membro simbólico, apesar de ter dado o empurrão inicial.
Comentem! Esta idéia pode vir a ser uma grande ferramenta para os roleplayers o mundo todo, e poderá ter muito sucesso. Conforme os comentários chegarem eu acrescentarei mais coisas ao conteúdo desta página.
6: Documentos:
(Por ordem alfabética, mostrando os tipos de livros que ja foram testados)
- Black Book (N/R)**:
Peso:13.00 oz
Preço:15 gold***
Capacidade: 30 linhas vert x 33 letras horiz= 990 caracteres*
- Brown Book (N/R)**:
Capacidade: 30 linhas vert x 33 letras horiz = 990 caracteres*
- Letter:
Peso:0.50 oz
Preço:8 gold (Cai de Dwarf)
Capacidade: 60 linhas vert x 33 letras horiz = 1980 caracteres*
- Small Book (N/R)**:
Capacidade: 30 linhas vert x 33 letras horiz = 990 caracteres*
*O "espaço" entre palavras também conta como caractere.
**N/R = Non Rewritable. Uma vez que um texto é colocado no documento e é dado "OK", não é mais possível mudá-lo.
***Preços de Venore (caso haja alguma mudança de preços entre cidades).
Dúvidas e Objeções Hipotéticas (devidamente respondidas):
1 - Sobre colocar livros "RL" no jogo:
#Usuário: "- Melgraon, acho que misturar livros da vida real com o Tibia é uma atitude que vai contra o Roleplay..."
#Melg~: "- Não tem problema. Os livros seriam tratados como literatura extratibiana, e inclusive poderíamos criar toda uma história de como os livros deste mundo tão estranho chamado "Terra" vieram parar nas bibliotecas do jogo, dando à guilda uma história própria que explicasse tudo, o que inculsive incentivaria o roleplay.
2 - Sobre a possibilidade das cartas serem reescritas:
#Usuário: "- E se alguma pessoa mal-intencionada resolvesse deletar o conteúdo das cartas (ou até mesmo jogar fora)?"
#Melg~: "- Um jeito de evitar isso seria questionar a pessoa sobre a razão pela qual ela gostaria de ter acesso às cartas, apenas permitindo se o motivo fosse plausível, e dando poucos documentos para cada pessoa. Por exemplo, permitiríamos à pessoa ver apenas um número limitado de "letters", de modo que, se ela deletasse o conteúdo, colocaríamos o "nickname" dela em uma espécie de lista de maus usuários e usaríamos o recurso do "ctrl-v" para recolocar os textos deletados nos seus respectivos lugares.
Se a pessoa jogasse fora, nós teríamos um grande número de reservas no estoque para repor o dano, ja que "letters" são facilmente adquiridas. Além do mais, todos os que estivessem interessados nas cartas estariam cientes destas preçauções, e não veriam vantagem em deletar ou destruir coisas sabendo que isso não nos traria quase nenhum prejuízo".
A.E. Melgraon I
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação