Postado originalmente por
My on easy
Todos os problemas que tu citou existem no país onde eu moro, que desestatizou nos anos 80. É um dos países com maior numero de oligopólios. Tem somente duas redes de supermercado - que chegaram cedo e dominaram o mercado resultando num dos maiores preços de alimento OECD. Existem 4 geradores de energia, que dominam o mercado de distribuição também (vendem energia mais barato pro seus segmentos de transmissão, destruindo concorrencia), todos os bancos (3 opçoes somente) são off-shore, então todo dinheiro pago em taxa de júros sai do país e não é reaproveitado na economia local. A classe de young-earners que são jovens estudados estão migrando em massa pra outros países que oferecem renda melhor. Uma crise imigratória feia aliado a uma população velha de boomers. Eu posso continuar aqui com vários outros exemplos. O Tesouro já admitiu que as escolhas nos anos 80 foram erradas e a qualidade de vida piorou desde então, e o problema da falta de competição não mudou nada.
Agora no Brasil tanto o PT quanto o Bozo vão governar com o centrão. Não existe isso de "esquerda" e "direita" no Brasil entre essas duas opçoes. O unico partido de "direita" que tem seja, talvez, o Missão. E partido de esquerda mesmo não dá pra considerar nenhum. Na maioria são partidos de causa única (reforma agrária, ou ambiente, ou outros pitecos) e não propoe uma visão ideológica consistente, então nem passa no meu critério. Esquerda "intelectual" como existe em outros países é somente uma fábula no Brasil.
Agora eu sou cético quanto ao governo Bozo Jr "desburocratizar" o Brasil, basta ver o que o Bozo pai fez (lembrando que Bozo pai tinha muitíssimo mais suporte popular quando ganhou as eleiçoes, ele tava voando). Ele extinguiu somente 0.81% de normas na CF. O Bozo filho não tem nem metade do suporte que o pai teve, nem metade da malandragem.
Muitos países não consideram errados a prática de lobby e, mesmo em países que isso é proibido, acaba acontecendo de forma mais velada. E excesso de regulação ainda ser apoiado por empresários que seriam afetados negativamente por aumento de custos, acaba sendo positivo por isso que mencionei, terem caixa para suportar, ver a concorrência que não tem quebrando e se sobressair.
Exemplo notável foi no inicio do século XX com a Heinz, qual fez lobby para regulação de alimentos em práticas que já adotava, apenas pelo motivo de ver sua concorrência do ramo de ketchup indo quebrando uma a uma por não se adaptar.
E assim, apenas citei isso mais para mostrar que nem sempre agendas ditas de esquerda são só defendidas por esquerdistas. Existe um jogo de interesse, gente a se beneficiar e no fim o povão sempre se prejudica. De forma ultra resumida, não queria me repetir do que já falei.
-
Sobre Bolsofilho, eu tenho uma esperança maior no Flavio que no Jair. Não em carisma, nisso o pai é milhões de vezes superior, mas por experiência política. O cargo de senador tem um peso consideravelmente maior que o de um deputado, o jogo político é bem mais complexo, afinal são bem menos senadores, não permitindo ter isso de "baixo clero".
Nisso, mais as conexões e vinculos que um senador acaba criando, acaba por passar uma credibilidade maior para migrar a um cargo do executivo do que um deputado, um vereador, ou mesmo quem nunca foi político antes.
Mas claro, deixando a questão "curricular", agora vendo "direita e esquerda". Todos os partidos precisam do centrão. Aquele primeiro ano do Jair tentando ser independente do centrão, por mais bonito que fosse o gesto, acabou sendo um ano desperdiçado.
O centrão é o mal necessário. E, me desculpe, mas dizem que o Missão seria apadrinhada pelo Temer, logo de todos os partidos eles são a opção que menos foge do centrão.
Fora o fato de não demonstrarem uma firmeza de ideologia, mudando de posicionamento a cada momento, e francamente, parecem ser um partido criado com intuito de ser uma distração pra tentar pegar distraídos que poderiam votar contra o Lula (não me refiro apenas o Flávio, mas em sentido amplo, por todos os demais), afinal se o partido tem ideologia tão flexível, de do dia para noite de repudiar algo para passar a defender (e vice-versa), parece ser um indício que existem apenas para pegar eleitor desatento que não viu que mudou de opinião e o que gosta da opinião atual. Mas não vou entrar em detalhes, pesquisem por si só, mas eles me deixam mais apreensivos até mais que o Lula.
Um hipotético segundo turno de Lula e Renan que, sim, é impossível, mas supondo que houvesse, seria a única hipótese que eu deixo claro que votaria no Lula.
Mas se quiser conhecer melhor o Missão/MBL, tem um dossiê completo que o Chief fez, recomendo:
https://mbl.chief117.com.br/