Postado originalmente por
Bob Joe
O próprio Tolkein já citou que não gostava de alegorias, então decidiu abandonar qualquer recurso que utilizasse seus personagens fantástico para representar elementos da natureza humana. E acho que é proposital e não uma limitação, por conta do trabalho dele de linguista, porque se você ler "Beren e Lúthien", que é uma história de um romance, vai perceber que ele teria a capacidade de trazer essa complexidade para a Terra Média da terceira era, se fosse a proposta.
Os personagens do Hobbit são mais complexos e têm mais nuances do que em LotR. Os diálogos também são bem melhores.
Tu provavelmente poderias me apresentar dois diálogos e eu te diria qual que é do Hobbit and qual que é do LotR.
Pra mim isso não é somente uma questão de ter personagens obsessivamente humanos (como George R Martin pra citar outro do genero), embora a minha maior critica seja sobre a falta de exploraçao moral no mundo de fantasia black and white, mas também sobre a desenvoltura dos personagens na sua cruzada. Eu gostaria muito de ter entrado no dia-a-dia da Galadriel, do Legolas, do Elrond, eu acho que seria muito foda entender como os elfos pensam sobre a natureza e sua logenvidade fisica. Mas eu me contentaria com um pouco de dialogo mais elaborado, e não somente campaign-like dialogo.
Quais? Já entrei uma uma conversa com um amigo sobre como o aprofundamento demasiado em questões humanas pode atrapalhar o lado da fantasia em uma obra fantástica. Principalmente temáticas mais voltadas à relacionamentos românticos. O público da fantasia gosta mais de world building, sistemas de magia, desenvolvimento de estruturas de poder e hierarquia. O desenvolvimento de personagens é agradável, desde que não vire o foco principal.
Eu acho Dune um bom exemplo nesse sentido. Tem um elemento gigante de world building, tu chega a sentir o cheiro da areia.
Mas os personagens são quebrados e os trade-offs das suas decisoes sao dolorosas e os diálogos são muito convincentes.
Eu acho que esse é o meu problema com LotR. Não importa quão fantástico o world building é, se os personagens não são realistas eu não compro o pacote.
Eu acho que o Stephen King conseguiu algo bem bom na séria "A Torre Negra". É fantasia (um pouco de ficção-científica, um pouco de western) mas tem dimensões psicológicas muito bem desenvolvidas em relação aos personagens. Mas é uma leitura longa em alguns aspectos, até porque foi uma série escrita de forma irregular, pelas questões da vida do King (principalmente em relação ao alcoolismo).
Mas ele mesmo diz que foi a tentativa dele de fazer o seu próprio Senhor dos Anéis.
Stephen King realmente é muito bom nesse sentido. E eu acho muito dificil comparar autores de epocas diferentes.
O proprio Tolkien viveu numa era que era preto no branco. Um inglês vitoriano, nascino durante a possessao colonial do emperio britanico e criado no industrialismo de West Midlands que virou um adulto antes de WWI.
Muito dificil comparar isso com um americano baby boomer, nascido depois da WWII que vivenciou vietnam e a decadencia moral dos sistemas de governo, etc.