Postado originalmente por
Bob Joe
Acho que o nível de liberdade tecnológica vai depender mais do projeto e do ministério/repartição. Na Serpro, que já visitei, você vai ter equipes que trabalham como em qualquer software house, mexendo com coisa legada, fazendo integração e pesquisando tecnologia nova, principalmente a nível de tratamento de dados. No INEP, que também sou próximo, tem bastante coisa legada (o e-MEC é um dinossauro) mas atualmente o pessoal está até vibecodando coisa nova usando Claude.
Não acho que o serviço público vá atrair o programador savant que trabalha 18h por dia codando como louco num quarto escuro, nem startapeiros descolados e muito menos o pessoal FAANG ou do mercado financeiro. Esse pessoal tem muito mercado. É um tipo específico de programador, que tem qualidade mas que é mais perfil escritório, terninho, crachá e que faz um percurso profissional mais seguro. Gente mais "comum", operários do código. Acredito que a maioria da galera que você conhece deve ser mais outlier nesse sentido.
Eu até trabalho com bastante gente "comum". Geralmente os programadores que fazem o básico e vão pra casa se encaixam nesse perfil. E tá tudo certo. Nem todo mundo precisa ser o tipo de programador ultra questionativo que quer melhorar tudo e não tem medo de comprar briga quando sabe que está com a razão.
Mas eu acho que eu sentiria muita falta disso num ambiente de trabalho. Por mais que eu, na maioria dos dias, me encaixe no "não quero meter o loco hoje - essa briga eu vou comprar outra hora", eu tenho respeito por quem investe esse nível e qualidade de energia no trabalho.
Mas eu acho que o mercado está mudando um pouco. Vários dos devs que são < 30 anos já estão na area porque "paga bem".
Se contabilidades pagasse mais, eles com certeza seriam contadores porque a motivação não é atraves da aptitude vocacional. E ta tudo bem também. Mas porra, é muito chato trabalhar num ambiente em que a maioria das pessoas são assim. Melhor ir trabalhar numa Dunder Mifflin da vida.
----
Agora no momento perfeito para a nossa discussão chegou uma cartinha do governo pra mim.
A eleiçao onde eu moro vai acontecer esse ano também, dia 26 outubro. E eu posso atualizar meus dados até dia 25 de Outubro, um dia antes da eleição. Pra um país pequeno, tem muito investimento em digitalização pra poder fazer esse tipo de serviço.