Página 305 de 305 PrimeiroPrimeiro ... 205255295303304305
Resultados 3.041 a 3.043 de 3043

Tópico: Governo Lula [Tópico Oficial]

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por My on easy Ver Post
    Concordo que esses salários não são tão ruins pro nível brasileiro.
    Porém, será que são suficientes pra atrair talento real? Teríamos que desdobrar esses cargos em alguns pontos primeiro:

1. Quantos cargos desses realmente existem em proporção ao total do mercado de trabalho?
    2. São vagas presenciais ou remotas?
    3. Qual a tecnologia que está sendo utilizada?

Eu consigo enxergar o pior caso possível muito facilmente: Cargo presencial, muito difícil de se obter (poucas vagas), e tendo que passar alguma parte do tempo mantendo uma aplicação obscura da decada de 80.

O melhor caso possível já parece uma fantasia: Cargo remoto, fácil de obter, e trabalhando em codebase greenfield.

Frente a isso, também tem que se levar em consideração o custo de oportunidade que um desenvolvedor talentoso tem que enfrentar para aceitar uma vaga dessas.

Pra um programador experiente que tem um nível bom de inglês e muita experiência em desenvimento de nível enterprise, que sabe discorrer o que é DDD, ACID (e mais importante, seus trade-offs), tem conhecimendo profundo de algum database relacional (Postgres, MySQL, etc.), será que esse talento gostaria de aplicar pra um trabalho presencial para trabalhar na burocracia do governo (possivelmente em codebases legado), sendo que conseguiria ganhar muito mais trabalhando pra fora?

Na minha visão, a questão da estabilidade governamental iria atrair o pior tipo de programador. Já trabalhei com muita gente e os melhores programadores don't give a fuck. Eles só querem trabalhar nos problemas mais interessantes, e geralmente estes não estão alinhados com o excutivo federal BR.
    Acho que o nível de liberdade tecnológica vai depender mais do projeto e do ministério/repartição. Na Serpro, que já visitei, você vai ter equipes que trabalham como em qualquer software house, mexendo com coisa legada, fazendo integração e pesquisando tecnologia nova, principalmente a nível de tratamento de dados. No INEP, que também sou próximo, tem bastante coisa legada (o e-MEC é um dinossauro) mas atualmente o pessoal está até vibecodando coisa nova usando Claude.

Não acho que o serviço público vá atrair o programador savant que trabalha 18h por dia codando como louco num quarto escuro, nem startapeiros descolados e muito menos o pessoal FAANG ou do mercado financeiro. Esse pessoal tem muito mercado. É um tipo específico de programador, que tem qualidade mas que é mais perfil escritório, terninho, crachá e que faz um percurso profissional mais seguro. Gente mais "comum", operários do código. Acredito que a maioria da galera que você conhece deve ser mais outlier nesse sentido.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    07-09-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Acho que o nível de liberdade tecnológica vai depender mais do projeto e do ministério/repartição. Na Serpro, que já visitei, você vai ter equipes que trabalham como em qualquer software house, mexendo com coisa legada, fazendo integração e pesquisando tecnologia nova, principalmente a nível de tratamento de dados. No INEP, que também sou próximo, tem bastante coisa legada (o e-MEC é um dinossauro) mas atualmente o pessoal está até vibecodando coisa nova usando Claude.

Não acho que o serviço público vá atrair o programador savant que trabalha 18h por dia codando como louco num quarto escuro, nem startapeiros descolados e muito menos o pessoal FAANG ou do mercado financeiro. Esse pessoal tem muito mercado. É um tipo específico de programador, que tem qualidade mas que é mais perfil escritório, terninho, crachá e que faz um percurso profissional mais seguro. Gente mais "comum", operários do código. Acredito que a maioria da galera que você conhece deve ser mais outlier nesse sentido.
    Eu até trabalho com bastante gente "comum". Geralmente os programadores que fazem o básico e vão pra casa se encaixam nesse perfil. E tá tudo certo. Nem todo mundo precisa ser o tipo de programador ultra questionativo que quer melhorar tudo e não tem medo de comprar briga quando sabe que está com a razão.

Mas eu acho que eu sentiria muita falta disso num ambiente de trabalho. Por mais que eu, na maioria dos dias, me encaixe no "não quero meter o loco hoje - essa briga eu vou comprar outra hora", eu tenho respeito por quem investe esse nível e qualidade de energia no trabalho.

Mas eu acho que o mercado está mudando um pouco. Vários dos devs que são < 30 anos já estão na area porque "paga bem".
    Se contabilidades pagasse mais, eles com certeza seriam contadores porque a motivação não é atraves da aptitude vocacional. E ta tudo bem também. Mas porra, é muito chato trabalhar num ambiente em que a maioria das pessoas são assim. Melhor ir trabalhar numa Dunder Mifflin da vida.

----

Agora no momento perfeito para a nossa discussão chegou uma cartinha do governo pra mim.
    A eleiçao onde eu moro vai acontecer esse ano também, dia 26 outubro. E eu posso atualizar meus dados até dia 25 de Outubro, um dia antes da eleição. Pra um país pequeno, tem muito investimento em digitalização pra poder fazer esse tipo de serviço.

Registro
    29-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Marca de sorvetes Häagen-Dazs deixa de ser distribuída no Brasil após quase 30 anos

https://g1.globo.com/economia/notici...s-brasil.ghtml

.

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.

(X) 16 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.
    Arctic Wolf ~
    Mais que um lobo.

Tópicos Similares

1. Julgamento do Lula 24/01/2018 [Tópico Oficial]
    Por Don no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 46
    Último Post: 25-03-2026, 16:49
  2. Política | Governo Jair Bolsonaro [Tópico Oficial]
    Por Don no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 1693
    Último Post: 30-12-2022, 23:57
  3. Jogos | Half-Life 2: Tópico Oficial!
    Por *DangerBoy* no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 33
    Último Post: 29-03-2013, 17:02
  4. *Grand Theft Auto: San Andreas* (Tópico Oficial)
    Por Powpowpa no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 47
    Último Post: 29-12-2006, 21:27
  5. Futebol "Pretenção de tópico oficial"
    Por Jonh no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 185
    Último Post: 25-09-2005, 21:01

Permissões de Postagem