Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Para cantarmos bem-humorados, já que o poder de compra cada vez mais esfacelado é apenas uma sensação (desmentida pelos dados!!!!).
![]()
.
"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.
(X) 16 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.![]()
Arctic Wolf ~
Mais que um lobo.
Lula inicia viagens de campanha nesta quinta com agenda em Natal
https://g1.globo.com/politica/eleico...em-natal.ghtml
Tem que começar com os fregueses, né? Vai lá prometer que precisa de só mais 4 anos para resolver a vida deles.
.
"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.
(X) 16 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.![]()
Arctic Wolf ~
Mais que um lobo.
Porque diabos o Brasil faz isso. Da pra transferir digitalmente porra.Os serviços do Autoatendimento (Título Net) para tirar o primeiro título, transferir título eleitoral, atualizar dados e regularizar título cancelado estão suspensos entre os dias 07/05/2026 e 02/11/2026, conforme prevê a norma eleitoral vigente. Os demais serviços continuam disponíveis.
Isso é o que mais está acontecendo na esfera pública. A migração para o Governo Digital está até que rápida mas as leis e burocracias não acompanham no mesmo ritmo.
Eu participo de uns editais do INEP e me vejo tendo que entregar virtualmente os mesmos documentos várias vezes, para o mesmo órgão. E muitos desses documentos já são digitais e emitidos por sistemas autônomos, outros já estão em serviços internos do próprio governo federal. Não é falta de capacidade tecnológica, é que a lei, normativas e portarias que regem editais ainda não dá oportunidades juridicamente seguras de fazer essas integrações. Inclusive, a LGPD tornou tudo muito mais sensível, por atribuir responsabilidades bem mais delimitadas.
No caso do TSE, existem intervalos que foram definidos pela lei eleitoral há muito tempo, e que não permitem determinadas ações no período eleitoral. Mas isso era feita, em muitos casos, para que os prazos de expedição não fossem ultrapassados por falta de pessoal e até por outras questões mais graves. Só que hoje algumas dessas operações seriam instantâneas se feitas digitalmente e consistentemente mais seguras do ponto de vista democrático (embora o pessoal da "urna adulterada" ainda prefira o bom papel, carimbo e máquina de escrever).
Mas eu admiro o pessoa da SERPRO, que é a galera que está tecnicamente por trás de todos esses sistemas. É um trabalho muito duro a nível de desenvolvedor, arquitetura de sistemas e regras de negócio. Muitas resistências, muitas leis federais, estaduais e municipais, muita gente indo contra, enfim. Deve ser um inferno pensar em software em cenários burocráticos do Brasil. Apesar disso, pela pouca experiência internacional que tenho tido, o Brasil está bem mais avançado em termos de Governo Digital que muito país rico.
Última edição por Bob Joe; 23-08-2026 às 09:56.
Liga das Lendas: Vintas
Antes de sair do país eu olhei alguns editais públicos pra dev. Sempre achei a remuneração extremamente baixa. Baixa o suficiente para apenas atrair os piores do mercado de trabalho.
Eu confesso que não vi nenhum edital para algo que requeria uma empresa grande com vários desenvolvedores para suprir um projeto, pois esse não era meu nicho mas deve ser requisito para esses projetos maiores. No entanto vi várias requisiçoes de sistemas bizarros por uma pexinxa. Um deles era um sistema de coleta, armazenamento, e manutenção de digitais para a camara de vereadores de um municipio com limite de $6,000.00 (incluindo o equipamento). Nota-se que não tinha nenhuma empresa que já tinha o sistema pronto apresentando-se pro edital - se existisse tal empresa, acredito que não valha nem a pena pra eles dedicar um tendedor para aplicar pra um edital de seis mil reais. Imagino que muitos dos aplicantes não tinham sequer experiencia pra desenvolver um script de calculadora, quanto mais um sistema e2e.
Me lembro também de alguns grupos da UFSC prestando alguns serviços para orgaos publicos utilizando bolsistas para programar certos sistemas, sem nenhum desenvolvedor experiente para guiar quaisquer decisoes arquiteturais, de qualidade de codigo, ou de seleçao de tecnologia. O projeto já começa fadado ao fracasso. No máximo tinha um ou dois professores auxiliares (sem experiencia no mercado de trabalho) dando alguns pitacos para ajudar no projeto - mas bem de longe no dia-a-dia.
Em relaçao aos sistemas nacionais de ID do brasil não tem como comparar o sistema atual com o do país onde eu moro. Também desconheço algum país desenvolvido que tenha um problema tão horrível quanto ao brasileiro.
Eu sinto na pele esse problema de um orgão nao falar com o outro porque volta e meia eu tenho que ir no consulado pegar algum documento, e o consulado precisa fazer *tudo*. E nem sempre isso é simples. Eu to num ponto agora que eu tenho que carregar comigo uma pasta com um monte de identidade Brasileira porque o consulado simplesmente requer multiplos identificadores para poder fazer a expedicao de alguma coisa. Tenho que carregar comigo:
- Carteira de identidade
- Passaporte
- Carteira de habilitação
- CPF
- Título eleitoral
- Número de reserva militar
- Certidão de nascimento
- Algumas fotos 3x4 em formato físico
- Diploma
Porque nunca sei qual deles vai precisar. Em comparação onde eu moro eu posso fazer *tudo* somente com meu passaporte.
Município e estado pagam pouco, e não é só pra programador. Quem paga melhor é o judiciário e o legislativo. Um analista no Senado/Câmara tem um inicial de quase 30k bruto só de vencimento. No âmbito do executivo federal, teve recentemente uma tentativa de definir uma carreira única para analistas (ATE), que começa entre 11k e tem um fim de carreira de 21k bruto. Isso sem as gratificações e demais bonificações (alimentação, saúde, titulação, cargos). Mas o atrativo maior é, e sempre foi, a estabilidade e a qualidade de vida, de não precisar ter medo de layoff ou ter que cumprir prazos absurdos que empresas geralmente impõe. Isso atrai gente boa também.
Na Serpro, que é empresa pública (o contrato é CLT e, embora haja uma certa estabilidade, ela não é garantida por lei), dá pra chegar a salários de até 30k e ainda receber PPLR. Acho um salário bem competitivo em comparação ao mercado.
Última edição por Bob Joe; 23-08-2026 às 18:57.
Liga das Lendas: Vintas
Concordo que esses salários não são tão ruins pro nível brasileiro.
Porém, será que são suficientes pra atrair talento real? Teríamos que desdobrar esses cargos em alguns pontos primeiro:
1. Quantos cargos desses realmente existem em proporção ao total do mercado de trabalho?
2. São vagas presenciais ou remotas?
3. Qual a tecnologia que está sendo utilizada?
Eu consigo enxergar o pior caso possível muito facilmente: Cargo presencial, muito difícil de se obter (poucas vagas), e tendo que passar alguma parte do tempo mantendo uma aplicação obscura da decada de 80.
O melhor caso possível já parece uma fantasia: Cargo remoto, fácil de obter, e trabalhando em codebase greenfield.
Frente a isso, também tem que se levar em consideração o custo de oportunidade que um desenvolvedor talentoso tem que enfrentar para aceitar uma vaga dessas.
Pra um programador experiente que tem um nível bom de inglês e muita experiência em desenvimento de nível enterprise, que sabe discorrer o que é DDD, ACID (e mais importante, seus trade-offs), tem conhecimendo profundo de algum database relacional (Postgres, MySQL, etc.), será que esse talento gostaria de aplicar pra um trabalho presencial para trabalhar na burocracia do governo (possivelmente em codebases legado), sendo que conseguiria ganhar muito mais trabalhando pra fora?
Na minha visão, a questão da estabilidade governamental iria atrair o pior tipo de programador. Já trabalhei com muita gente e os melhores programadores don't give a fuck. Eles só querem trabalhar nos problemas mais interessantes, e geralmente estes não estão alinhados com o excutivo federal BR.