Página 274 de 274 PrimeiroPrimeiro ... 174224264272273274
Resultados 2.731 a 2.734 de 2734

Tópico: Governo Lula [Tópico Oficial]

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Eliasafe Ver Post
    Parabéns pelo doutorado, eu nem sabia que você tinha formação na área. Pelo tamanho dos textos, pensei que você tivesse feito letras.
    Vamos por partes:

1) Kernel do Tails e Hardening:
    Você tentou puxar a sardinha pra "hardening nível kernel", mas ignorou solenemente o básico do modelo de ameaça focado em anonimato. O Tails rodando sobre Tor não foi feito pra ser um snowflake impenetrável e sim pra ser indistinguível.
    Quando você recompila kernel, mexe em mitigação de memória, stack ou comportamento de baixo nível, você não está ficando "mais seguro" nesse contexto, você está aumentando a sua superfície de fingerprinting e destruindo o seu anonymity set. Isso é ir literalmente contra a cartilha da ferramenta. A defesa aqui não é ser o bunker fodão, é ser só mais uma agulha perfeitamente igual às outras no palheiro.

2) Burner phones e a realidade brasileira:
    Aqui você tocou num ponto real e admito que simplifiquei antes (pra você tanto faz, mas olha o nível de idiota que gosta de defender cybercrime aqui). No Brasil, a correlação entre CPF, SIM, IMEI e ERB da operadora é violenta. Isso não é teoria, é a nossa infraestrutura. Mas isso não torna o problema "impossível", só o torna operacionalmente um inferno:

Sem SIM: Viver de Wi-Fi público, e aí o BO vira análise de correlação (horário, deslocamento físico, logging de roteador, captive portal).
    Com SIM: Usar chip internacional/alternativo reduz o vínculo direto, mas o fantasma do KYC em algum ponto da cadeia, regras de roaming e padrão de uso continuam lá.

Resumindo, não tem passe de mágica, mas também não é o bloqueio absoluto que você faz parecer. O gargalo aqui é disciplina operacional e acabou.

3) "Qualquer um faz":
    Você tá batendo num espantalho. Ninguém disse que qualquer pessoa aleatória vai operar isso com perfeição na vida real. O ponto é que montar o ambiente hoje é acessível, o que é foda é manter a OpSec por meses sem dar um escorregão. E é aqui que 99% roda:

Mistura de identidades (cruzando persona fake com real).
    Repetição de padrão de comportamento.
    Descuido na rotina operacional.
    Vazamento indireto de dados.

O caso do Walter Delgatti que você mesmo citou prova exatamente isso, não teve quebra de criptografia ou zero-day mirabolante, teve burrice, ego e erro humano acumulado (bolsonarista é amador e ególatra, sempre).

4) O ponto central que você ignorou:
    O seu erro é tratar isso como um problema técnico de laboratório, e não é. Escapar da DCIBER não é sobre saber compilar kernel, usar a distro X ou dominar a ferramenta Y.
    É sobre conseguir operar por tempo indeterminado sem cometer um único erro correlacionável. E isso, meu caro, não escala com QI alto nem com diploma de doutorado, escala com disciplina paranoica, tipo a minha quando eu brincava de quebrar OT e sites aleatórios e escondia com medo de responsabilização, até desmontar o HD e jogar no lixo por via das dúvidas. Atualmente eu tenho Tails, uso VeraCrypt, meu PC pessoal é Linux, assino um serviço aqui e outro ali, tenho crypto e wallet, mas é óbvio que não faço nada e nunca fiz que fique registrado nos autos, sendo apenas uma discussão ficcional, excelentíssima autoridade

Você sabe que tem diferença do que se aprende em livro/aula e o que aprende na prática/convivência.
    A barreira de entrada técnica despencou. A barreira de sobrevivência, no entanto, continua altíssima.
    Eu não sou de Letras, só gosto de escrever mesmo. Trabalho há muito tempo na área, já fui desenvolvedor em sistemas embarcados, pesquiso na área de Comunicação e Sinais e Sistemas. Sou docente federal em um departamento de Eletrônica. Faço uns projetos aí pra empresas mas mais na parte de consultoria.

Enfim, na área de segurança, não existe prática sem técnica e teoria. E não existe teoria sem prática. Por isso discordei fortemente do seu argumento "Qualquer um com o mínimo de instrução faz isso aí". Você sabe que isso não é verdade, perceba que caiu até em contradição: “qualquer um monta”, “mas manter é extremamente difícil”.

Quanto aos seus apontamentos, eu sou obrigado a ser o professor chatão:

Anonymity set não resolve tudo. A ideia de “ser só mais um no Tor” pode ser válida na teoria, mas tem limitações práticas. Pessoal que trabalha com investigação digital forense não depende só de fingerprint técnico. Existem outras análises e ferramentas: correlação de tempo, padrão de uso, linguagem, horários, hábitos e até contexto social quebram anonimato sem precisar identificar o dispositivo. E quanto o dispositivo for identificado, se não for um "bunker fodão", você roda.

Eu concordo parcialmente com o argumento de que hardening piora anonimato mas acho que o ponto de vista é um pouco simplificado. Hoje, fingerprinting nem depende muito de analisar kernel, tem coisas bem mais simples e comprometedoras de indentidade, como padrão de navegação, resolução de tela/fontes, timing de requisições, comportamento de input, até latência de rede, que podem ser anotados bem antes de perceber que o kernel do equipamento foi mexido. Mas a maioria desses fingerprints só pode ser observado após a invasão, manipulação de comportamento ou quebra do dispositivo.

Ou seja, mesmo usando Tails “padrão”, você não vira automaticamente indistinguível. Modificar seus sistema, deixando-o mais robusto vai, no pior dos casos, dificultar outras fingertips mais simples de serem detectadas.

Sobre a questão dos burners phones, acho que, além de demonstrar mais uma vez que o "Qualquer um com o mínimo de instrução faz isso aí" (suas palavras, não minhas) é falso, ainda tem um pressuposto sensível na área: “Disciplina operacional resolve”. Você sabe e comentou isso que, na prática, pessoas cometem erros. E a investigação forense hoje é muito técnica mas também é muito humana (o que o pessoal lá da PF chama de HUMINT/OSINT).

No fim, fazer o que você propôs tem um alto valor e é muito requisitado no submundo (inclusive da política), porque existe um custo alto na vida e uma capacidade técnica grande do indivíduo: o cara não pode sair na rua, não pode deixar traços reais ou digitais em qualquer dispositivo, local ou na interação social com qualquer envolvido. Tem que viver paranoico. E o conhecimento técnico/disciplina técnica exigida vai muito além do básico. É por isso que, no longo prazo, a maioria cai, mesmo no Brasil onde a impunidade corre solto (principalmente em crimes digitais). Mas nesse mundo da política aí, existem perigos maiores do que ir preso.

Enfim, não discordo com tudo que você disse não. Concordo bastante, como você viu. Só acho que a ideia de que uma operação de anonimato é só uma questão "braçal", é falsa. Até porque lido com profissionais da área todo dia, seja os que estão ainda em formação, seja os que atuam no mercado, e consigo contar no dedo quem teria capacidade e disciplina técnica para fazer isso tudo sem se embananar.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Bob Joe; 30-04-2026 às 12:54.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    29-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

PL da Dosimetria: Congresso derruba veto de Lula e beneficia Bolsonaro; texto segue para promulgação
    https://g1.globo.com/politica/notici...ara-veto.ghtml

Péssima semana para a esquerda.
    .

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.

(X) 16 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.
    Arctic Wolf ~
    Mais que um lobo.

Registro
    27-06-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Eliasafe Ver Post
    Parabéns pelo doutorado, eu nem sabia que você tinha formação na área. Pelo tamanho dos textos, pensei que você tivesse feito letras.
    Vamos por partes:

Registro
    10-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Noooooo falou que é de humanas

Aí não

Tópicos Similares

1. Julgamento do Lula 24/01/2018 [Tópico Oficial]
    Por Don no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 46
    Último Post: 25-03-2026, 16:49
  2. Política | Governo Jair Bolsonaro [Tópico Oficial]
    Por Don no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 1693
    Último Post: 30-12-2022, 23:57
  3. Jogos | Half-Life 2: Tópico Oficial!
    Por *DangerBoy* no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 33
    Último Post: 29-03-2013, 17:02
  4. *Grand Theft Auto: San Andreas* (Tópico Oficial)
    Por Powpowpa no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 47
    Último Post: 29-12-2006, 21:27
  5. Futebol "Pretenção de tópico oficial"
    Por Jonh no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 185
    Último Post: 25-09-2005, 21:01

Permissões de Postagem