Mas sua comparação faz paralelo entre duas coisas diferentes. No caso do roubo ao banco, a condição do partícipe (conceito que o Moraes usou na sentença) decorre do crime ser, de fato, consumado. Você não seria condenado por assalto a banco por sair de casa com amigos na intenção de entrar no Banco do Brasil e roubar. Atos preparatórios para esse tipo de crime não são punidos no Brasil, a intenção de cometer um crime não é crime.
No caso de um Golpe de Estado, existe o debate sobre se as tentativas de cisão podem ou não ser consideradas atos preparatórios. Muitos concordam que sim. Só que, para isso, seria necessário um nível de materialidade para demonstrar que existiu mesmo uma trama, com participação de pessoas que poderiam efetivar o intento e características de crime em curso.
Na minha opinião, os eventos do dia 08/01, independente da intenção daquele pessoal em volta do QG das FA, não fizeram parte de nenhuma trama golpista que pudesse, posterior àquela ação, ter colocado em risco o Estado de Direito. E isso fica mais claro ainda hoje, após termos acesso aos inquéritos da tentativa de Golpe do governo Bolsonaro e militares no pós-eleição. O planejamento daquele grupo cessou em dezembro, com a diplomação do Lula e confirmação do resultado eleitoral. O que sobraram foram os influencers e agitadores bolsonaristas, muitos que mantiveram a esperança daquelas pessoas com intuito de angariar engajamento e Pix. Até onde a gente sabe (e não vi nada que indicasse o contrário), já não existia mais cadeia de comando ou gente a postos para tomada de poder em janeiro.
E assim, eu sou o cara que falou várias vezes aqui sobre a intenção golpista do bolsonarismo, que desperta ódios alheios por não amar o capitão e sua trupe do barulho e por preferir a democracia deteriorada do PT à uma aventura autoritária que quebraria o tecido social de forma irreparável, gerando um banho de sangue e lágrimas. Então, tudo que eu disse acima, é da posição de quem gostaria que esses maluquinhos do quartel tomassem uma lição. Mas é bem evidente pra mim que existem exageros, e os motivos deles existirem eu coloquei no meu post acima.
Eu até passaria pano para o Moraes se esses exageros fossem contra a cúpula golpista, porque não sou otário e sei que essa gente hoje pede uma clemência que eles não teriam caso tivessem tomado o poder. Seria educativo para os próximos que quisessem tentar. Mas contra esse pessoal maluco do dia 08/01, nada vai mudar. Se o Bolsonaro assumir em 2027, vai tentar de novo e, dessa vez, vai dar menos mole, ser mais violento, rápido e corajoso.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação