Então, vamos partes, é pior e mais complicado do que se imagina.
1- esse vídeo explica melhor a operação e mostra as lâminas e e-mail que o Baltar recebeu
https://www.youtube.com/watch?v=ST6t4KMaXvQ&t
A operação não é a Selic do BC, mas sim sobre o
contrato futuro dos juros negociado em bolsa e; está
vinculado à margem de garantia que ele tem em conta na XP, está margem hoje é de 57,62% de valores/investimento total que a pessoa têm em conta. Ou seja, para entrar na operação ele já tinha 1kk na conta para ter os 500 mil de margem, no segundo ou terceiro vídeo desta série, o Baltar dá a entender que o patrimônio dele é de 2 milhões +-, vai saber se isso tudo está na XP. Isto quer dizer que ele não teria a margem necessária e tomaria um stop da corretora/bolsa antes do 1 milhão, provavelmente nos 500 mil de loss.
Porém, há duas merdas nesta história, primeiro a conta-margem é flutuante e a quantia necessária pode ser majorada em um período de grande volatilidade (crise) e segundo o contrato de juros é muito volátil em crise, melhor exemplo é olhar o quadro da direita no vídeo aos 20:37, aqueles picos em 2018 e 2020, Joeslay day e Covid respectivamente.
Agora,
Agora vamos pensar no possível real pior cenário, está la o senhor Baltar, já com 470k de loss, chorando no banho antes de dormir por estar quase sendo stopado. Ao acordar, pega o celular e lê na primeira capa que, durante a madrugada, o Irã jogou uma bomba nuclear, que até então ninguém sabia da existência, em Israel ou que a Russia jogou uma forte em Kiev e não a tática no mar negro que se esperava. Ou algo mais simples, um bancão americano quebrou e o FED não conseguiu segurar. Neste dia, a bolsa nem abre, nos próximos talvez não. Quando está finalmente abrir, ele perceberá que foi stopado pela bolsa, mas não perdeu 500 mil ou 1 milhão, mas sim, tudo o que tinha e ainda estará devendo, isto acontece pois aquela alta que entre 2021 e 2023 acontece em um dia e existe stop sem negociação. É por isto que está escrito perda ilimitada na lâmina.
Se voltar olhar os comentários do vídeo, têm vários relatos de pessoas que cairam nessa ladainha e posso testemunhar que nos últimos dois meses, a minha gerente XP estava me procurando toda a semana para indicar alguma coisa, inclusive no dia 1 de Outubro estava chamando para ir lá fisicamente para ter uma conversinha, que só pode ser essa história ai. Depois que vários youtubers puxaram essa história e o assunto pipocou, magicamente o contato cessou. Então, é bem possível que eles encerrem essa história do Baltar, não duvido até que ele pessoalmente perca nada. Agora, se der uma fuçada nessa história mais profundamente, acho eu que há duas possibilidades, ou a XP está comissionando muito bem esses assessores e ela é a culpada ou tem algum player muito grande pagando comissão para eles fazerem isto. Até por que não sei se tem algo mais pilantra do que oferecer uma coisa que demanda uma posição futura do juros em longo prazo, ninguém vai escolher essa possibilidade da forma que foi feita, é estranhissimo.
Existe um cenário que ele ganha, até tem, mas não estou enxergando essa possibilidade não. Até por que se o BC abaixar artificialmente os Juros, o mercado poderia regular esse contrato a maior como foi ali em 2018-2019(primeira seta). O mais engraçado é que se o Lula morresse, seria positivo para o Baltar, dada a percepção que a falta do controle de contas públicas poderia tomar outra direção do que a atual e o mercado poderia querer precificar um ajuste que abaixaria os juros.

Postado originalmente por
Bob Joe
A XP ...