
Postado originalmente por
Ozco
E esses "grupões" estão sempre disputando ponto de tráfico e brigando entre si, porém, nenhum deles tentou tomar a extração de petróleo nem nada do tipo igual acontece na Africa, ou seja, o poder central continua inabalado.
Até porque essa é uma péssima ideia, inclusive para os Estados. É necessária muita tecnologia e capital intelectual para isso, além de um hardpower geopolítico. Basta fazer o que o PCC/CV/FDN/Milícias fazem: controlar as distribuidoras de gás e combustível. Mesmo as milícias africanas terceirizam o serviço para empresas ocidentais. Isso não é definidor de nada, o PCC já negociou diretamente com o governador de SP, o CV elege vereadores, a FND já tem deputados e as milícias elegem governador e até presidente da república. Se isso não é poder, eu não sei mais o que seria.
Aliás, na África, quem tomou conta do poder não foi exatamente o crime organizado (embora, hoje, eles estejam envolvidos com o tráfico de drogas e outros crimes). Em muitos países, foram milícias étnicas armadas e treinadas pelo ocidente e radicalizadas pelo Islã. É um outro cenário, totalmente diferente do Brasil (e muito mais triste e complicado). A China entrando forte da África agora está ajudando os governos autoritários de lá a fazer o que todo governo autoritário precisa para governar: impor ordem.

Postado originalmente por
Ozco
Gramcismo como tomada de poder só funciona em democracias, até o lula disse que o
não adianta tacar um socialismo ala cubana no Brasil e teria que ser um adaptado ao Brasil que é o modelo caótico que temos, e é por isso que grupinhos marxistas do ocidente usam as mesmas táticas pra causar caos e vemos notícias bizonhas de impunidade que seriam exclusivas do Brasil.
Acho que é até prioridade em focar em combater a parte cultural do que até lutar por liberdade econômica, lembre-se que foram na cadeia abraçar um pedófilo assassino e tentar pagar ele como vítima, é uma inversão de valores maquiavélica, o "burguês malvado" explora por dinheiro, agora isso é pura psicopatia.
Acho que você já sabe que, pra mim, isso tudo que você falou aí é tão besteira quanto cultura woke, né? Importação ideológica para tentar encaixar o combate à cultura woke em uma outra cultura e em outro contexto. Os grupos e estruturas de poder do Brasil são MUITO anteriores à ideologias do pós-Guerra Fria. Total perda de tempo esse debate, não tem UM problema estrutural real do país que tenha sido ou possa ser resolvido discutindo sobre cus, bucetas e cor de pele em um país como o nosso.
Só que discutir sobre isso é muito mais fácil do que sentar a bunda na cadeira, estudar e trabalhar forte. Qualquer imbecil é capaz de juntar palavras de ordem e jargões diversionistas para montar um discurso bonito contra "a grande ameaça do outro lado". Basta ver os nossos congressistas influencers, um mais burro e limitado que o outro.

Postado originalmente por
Ozco
Não existe direita no Brasil, estamos em uma coalizão de partidos de esquerda onde somente fazem pequenas reformas liberais (FHC, Temer) pra evitar um dano maior ou a criação de uma direita real, mas quando a situação volta ao normal, retiram tudo igual retiraram as ultimas reformas do Temer.
Isso é uma falácia, a do falso escocês. É óbvio que existe direita no Brasil. Só que você, assim como muita gente que comprou essa ideologia neocon, está MUITO à direita para perceber isso. É aquela história: pra quem sobe a montanha, tudo está abaixo. Para você, o que não é neoconservadorismo importado dos EUA é esquerda. E a esquerda é comunismo.
Isso é um fenômeno que dá pra observar à esquerda também. Não sei se já teve oportunidade de conversar com um "comunista de verdade" mas, para a maioria deles, Cuba, URSS e Coreia do Norte não são "o comunismo de verdade", apenas experiências fracassadas, seja por um inimigo externo (EUA), seja pela traição do movimento. E o Lula e o PT não são nem sequer de esquerda, são apenas "social-conciliacionista/reformistas".
A diferença é que eles se entendem como "radicalizados". Já você, acha que está defendendo a única verdade universal possível. Mas eu creio que um dia você vai perceber o quão radicalizado está e sair desse buraco ideológico de redneck americano. Vou te apresentar um Joaquim Nabuco, pra você ver o que é falar de Brasil, do ponto de vista da direita, sendo um brasileiro.

Postado originalmente por
Ozco
Empresário não é uma classe, empresa qualquer esquerdista abre, pega uma concessão com o paizão e vira "empresário capitalista malvadão". Antes servicem aos interesses de industrialistas e multinacionais e abrisse a porra do mercado mas nem isso, é 100% de imposto no lombo pros camaradas importarem da China e revenderem mais caro.
É doido como você usa o jargão comunista aqui. Eu não sei o que você entende como "classe". Eu não disse que empresários são de direita, disse que são um grupo que pode deter poder dentro da estrutura econômica e institucional do país. Muitos podem ser de esquerda mas acredito que a maioria é do partido e da ideologia "lucro e grana no bolso". Dito isso, é fato que o PT se cercou de um perfis do alto empresariado e de investidores nas últimas eleições, porque são esses caras que elegem candidatos.