Não é (apenas) sobre o governo Lula mas acho que dá para encaixar aqui. Notícia velha mas é preciso destacar a importância da decisão do novo governo de SP em relação ao uso medicinal da maconha:
São Paulo vai fornecer cannabis medicinal no SUS
Sendo o Tarcísio um dos principais candidatos a herdar os votos do bolsonarismo e brigar como o PT em 2026, acho positivo que essa medida tenha vindo dele.
Infelizmente não moro em SP, então espero que o governo federal vá para o mesmo caminho e disponibilize o tratamento em todos os estados. Assim, minha esposa, que é eletiva para o tratamento com CBD, não vai precisar importar e pagar uma fortuna ou ir atrás de uma cooperativa que não garante concentração do princípio ativo.
Outra decisão importante em relação ao uso medicinal da cannabis foi a conquista do pessoal da UFSC em relação à permissão judicial de cultivar e produzir insumos para estudos relativos ao uso medicinal da maconha.
É bizarro você conseguir encontrar a droga prensada, adulterada e cagada em cada esquina do país na mão de um traficante e não ter acesso legal e seguro aos princípios ativos dela como medicamento prescrito e em doses corretas. É o tipo de contradição que só o Estado pode proporcionar.